Falou em Ritmo, a gente pensa em música, não é? Mas Ritmo  está presente em tudo: Ouça seu coração, veja as ondas do mar! Ritmo.

casacor-rio-de-janeiroSnack bar1

Seu olhar pula de cima para baixo , de um lado para outro ??? É o ritmo forte causado pela repetição irregular das luminárias aliada ao mesmo movimento irregular e cores das mesinhas

“Rítmo (do grego rhuthmós [movimento regular]) designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado.O ritmo está na constância (ou inconstância) dos acontecimentos. Na música, se refere à pauta de repetição a intervalos regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos e breves incluídos em uma composição musical.”

contemporist GAGA by COORDINATION ASIAga_150813_04a

O movimento  irregular no piso e  encosto das poltronas dá dinâmica ao ambiente, que de outra forma ficaria “achatado” e monótono com tantas linhas horizontais, percebe ?

“Se ampliarmos o sentido do termo, ritmo é um fluxo de movimento que pode ser medido ou controlado, visual ou sonoro que geralmente é produzido por uma ordenação de vários elementos diferentes.” O Ritmo está muito ligado à Repetição, é claro.

Os 2 ambientes acima, comerciais, exploram bastante o ritmo irregular. Isso dá dinamismo, “mexe” com você! Uma coisa ótima para restaurantes e bares: Você fica animado, não há espaço para o tédio.

Fernanda Guizi cabeceira_cama_box_usando_ripas_de_madeiras_agrupadasa

No seu quarto, você pode querer que este ritmo animado, irregular e  dinâmico esteja presente nos detalhes.

decorarepreciso image5a

Ou preferir mesmo ritmos mais regulares e tranquilos…

cj715_100ideias_20a

Ou mais ainda tranquilos e serenos, como neste quarto, em escalas de cores suaves ou linhas discretas (veja que o piso tbém as possui). Este quarto não parece uma música de dormir? rs!

minhacasaminhacara capture-20140910-191316_minia

O tranquilo ritmo regular dos quadros na parede aliado ao oferecido pelas almofadas e linhas da mesa é contrabalanceado como o ritmo irregular de formas e tons do tapete.

A Repetição, além de influenciar o Ritmo também facilita a Harmonia:

centsationalgirlamber-bottles-on-mantel-centsational-girl1

Repetição de material (vidro) e cor em formas diferentes – Conseguir a Harmonia é simples

cv329_ines_capobianco_04

Repetição de cores e formatos – Bastante sutil, mas veja só como vc percebe que estes objetos devem pertencer ao mesmo ambiente! Repetição, Harmonia e Unidade 

ivillagecoleção3

Repetição e Ritmo Irregular – Fica interessante, não ?

03-apartamento-com-decoracao-descolada-sem-abrir-mao-do-conforto

A repetição das cores e objetos ajuda na harmonia e unidade desta sala

mixandchic main_original_A

A repetição das formas curvas e cores faz o mesmo nesta sala.

Acho que ficaram bem claros os conceitos de RITMO e REPETIÇÃO nestes exemplos. Mas, analisando fotos de ambientes você poderá perceber que RITMO e REPETIÇÃO estão praticamente sempre presentes em ambientes harmoniosos. É só treinar o olhar para vê-los.

Na parte 1 desta série sobre os princípios do Design e da Decoração, falei sobre o EQUILÍBRIO e a SIMETRIA. Na parte 2 sobre UNIDADE , REPETIÇÃO  a VARIEDADE. Na parte 3 sobre PROPORÇÃO e na Parte 4 sobre ESCALA.

E no próximo post: O que quer dizer “Peso” na Decoração ???

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui