Sabia que você pode usar a cor para conseguir efeitos interessantes, que são verdadeiros truques da decoração? Além dos famosos “faixa horizontal alarga” , “faixa vertical faz parecer mais alto”, “cores frias afastam” e “cores quentes aproximam” sobre os quais já falei aqui, veja outros truques legais:

Truques da decoração usando cores

1) Faça um móvel sumir!

Truques da decoração

Vc pode fazer isso com qualquer cor, desde o preto e até usando….

decophotoestante123

o branco!

homedit banana-living-room-sofa-walls-accessories

Passando, inclusive, pelo amarelo!

É só ter a mesma cor no móvel e na parede atrás dele! Isso dá a impressão que o móvel ocupa menos espaço e também pode ser usado para desviar a atenção daquele móvel que vc não gosta tanto e não pode se desfazer…

2) Ao contrário, chame toda a atenção para um móvel ou objeto específico:

decoratrix cocina_Abierta_con_comedor

Que pode ser desde um delicado rosa (no ambiente todo preto/branco)

apartment 472d7ebce08c5d

Até um amarelo enloquecido! (à frente do cinza que sempre enfatiza a cor que acompanha)

aparador-casaclaudia

Ou use cores complementares como o azul e o laranja – O pendente não precisa nem estar aceso para brilhar…

Você pode fazer isso para chamar mesmo atenção para um item bem legal ou para, da mesma forma, desviar a atenção de outro no mesmo ambiente

3) Fortifique a ideia de unidade – e aproveita para fazer o ambiente parecer maior!

decoritzion decoración_en_35m2_1

Um ambiente que é estar, jantar e cozinha fica mais “único” quando a mesma cor o envolve em uma área tão grande como este bege “rosado” nesta foto

As cores permitem muitos truques. É só saber usá-las a seu favor.

Fotos dos sites e blogs: projectnursery, decophoto, atelierrueverte , apartmenttherapy, decoratrix , homedit , decoritzion

3 COMENTÁRIOS

  1. OI, Mara!
    Sinto muito que vc esteja assim prá baixo. Tente pensar que isso vai passar. Qquer coisa que seja que esteja te colocando prá baixo vai passar. Mesmo que seja algo que não tem solução, a sua forma de reagir a isso vai mudar e vai se suavizar no tempo. É o que nós fazemos: Nos adaptamos ou/e revolucionamos, dependendo da situação. Minha sogra dizia: O q não tem solução, solucionado está. A única coisa que temos que ter clareza para separar é o que pode e o que não pode ser mudado. E daí refletir sobre a melhor forma de conviver ou resolver. No seu tempo. Pq cada um tem o seu tempo. Pense um dia de cada fez e um passinho mínimo a cada dia…. Sei que vai superar o que lhe aflige hoje, de um jeito ou de outro. Dar um tempo é sempre o melhor meio de ver as coisas que vivemos.Paciência. Fé, principalmente, na sua capacidade de se manter, mesmo que seja ajoelhada, pq isso não é demérito. Cada um sabe das suas lutas e dores. Então, se respeite, se dê tempo, pense um dia de cada vez. E siga. A vida é isso.

    E a arca? Então, acho que primeiro vc tem que decidir se quer manter ela com as características originais (há madeiras lindas embaixo de anos de maus tratos e vernizes) ou realmente pintar.
    O primeiro passo é sempre o mesmo: Lixar até cansar. Existem produtos no mercado para facilitar isso, mas eu sempre tenho medo de estragar a madeira. E olha que é o bom o trabalho manual estafante qdo vc está depressiva. Então, lixe. Teste lixas mais finas e mais grossas até ver qual será a melhor para lixar com “carinho”, devagar, ok ? Lixas muito grossas podem prejudicar a madeira.
    Vc deverá ver que a madeira vai ficar mais clara. nesse ponto, procure uma lixa mais fina e faça o acabamento, lixando cantinhos e tal. E depois limpe bem, retirando todo o pó.
    Aí vc decide: talvez lhe agrade o resultado só com isso. A madeira pode ficar muito bonita e vc sabe, madeira de verdade muitas nem existem mais…. Se agradar, é envernizar com verniz incolor para manter a cor natural (existem tbem os que escurecem ou clareiam). Se não agradar, aí vc pinta. Demãos leves, quantas precisar, mas em geral não passa de 3. Tem que esperar secar completamente a cada demão. Se quiser manter mais tempo, pode passar o verniz por cima depois que secar (e ele tbém pode ser transparente brilhante ou fosco, vc escolhe).

    Boa sorte e fique bem
    Bjos
    Ro

  2. Oiii
    Tenho uma arca antiga de madeira que não quero me desfazer e gostaria de pintar com um tom pastel, como estou sem grana para pagar um profissional, vc tem como me mandar um passo a passo de como fazer. Estou com um pouco de depressão e isto vai me ajudar.

  3. Olá, Rosana,
    Como sempre suas dicas são inspiradoras e muito fáceis de serem implementadas.
    Nos meus projetos levo em consideração esses “truques” com as cores e, também, as sensações que cada uma desperta. Até falei sobre essa importância em meu Blog

    Ficarei muito feliz se você passar por lá!
    Grande Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui