E só se fala em crise! E o que o cuidado da casa tem a ver com isso? É claro que temos que economizar e deixar para depois o que não é prioritário. Mas você já pensou no que é prioritário na casa e em como pode fazer sua casa lhe ajudar a economizar e mantê-la segura, econômica, bonita e confortável ? Decorando em tempos de crise é sobre isso!

Decorando em tempos de crise

O QUE VOCÊ NÃO PODE ADIAR:

1) Qualquer coisa que envolva a sua segurança ou saúde e a de sua família: Infiltrações, problemas em telhados ou estruturais (fissuras e trincas nas paredes, escadas com problemas, vidros rachados, etc) e tudo que vc desconfiar que pode piorar lhe trazendo mais gastos.

problemas Decorando em tempos de crise

E atenção para esta:

2) Revisões elétrica e hidráulica: Você sabe que os preços de luz e água estão cada vez mais altos. Portanto, gastar em uma revisão nestes 2 itens é, com certeza, uma forma de economia. Procure bons profissionais e pechinche no preço. Peça soluções que resolvam, mas sejam mais simples e baratas. Pesquise muito os preços e condição de pagamento dos materiais, mas não compre materiais de baixa qualidade (esta economia acaba ficando cara). Leia mais sobre revisão elétrica aqui.

eletricaehidraulica

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA A CASA LHE AJUDAR A ECONOMIZAR:

1) Pesquisar e comprar (se for o caso) equipamentos, materiais e  acessórios economizadores de água e energia: O quanto puder invista em: Bacias sanitárias com caixa acoplada com pouco volume (se houver idosos ou cadeirantes, escolha bacia convencional com válvula econômica – a acoplada pode atrapalhar a movimentação deles); torneiras com temporizador por pressão ou com sensor de presença – Sim, são bem mais caros, por isso tenho outra opção: Arejadores! Muitos modelos mais novos já vem com elas e algumas antigas permitem a instalação. E os arejadores tbém podem existir ou ser instalados em chuveiros.
E não deixe de olhar esta reportagem sobre Apps e aparelhos que ajudam a economizar água! Tem temporizador para chuveiro e outras coisas legais que ajudam a mudar os hábitos e economizar água.

hidrauica2

2) Ficar atento a qualquer aumento de gasto de luz ou água sem explicação, descargas desajustadas, vazamentos, tomadas quentes – é sinal de gasto de energia e perigo de incêndio!

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA DECORAR GASTANDO O MÍNIMO:

1) Tudo quanto é tipo de coisas que você pode fazer sozinho(a) – Procure dicas, tutoriais, vídeos – A internet está cheia deles. Aqui no Blog mesmo tem muita coisa do tipo Faça vc mesmo(a)    Mas atenção! Se não se sentir seguro (a) é melhor contratar alguém ou esperar para quando puder contratar – Por exemplo: Colocar papel de parede em uma grande área não é tão fácil assim. Ainda mais se tiver estampas… Vc pode ter prejuízo ao invés de economia!

faca

2) Não sabe fazer nada ? Mentira! Sabe sim! E pode melhorar sua performance tbém procurando tutoriais. Outra ideia é trocar com amigos e familiares: Se um sabe pintar parede e outro sabe costurar, porque não oferecer e receber estes serviços nas suas casas ?  Hora de crise é hora de união e vcs vão se divertir, garanto!

É muito importante que em momentos estressantes, na vida e no País, tenhamos uma casa organizada, funcional e que nos dê conforto, força e tranquilidade para dias melhores que virão!

Fotos de diversos sites da internet (sobre hidráulica e elétrica), Apartment Therapy e Homens da Casa.

26 COMENTÁRIOS

  1. Eu realmente preciso fazer uma revisão na parte hidráulica da minha casa, mas, tenho andado muito ocupado fazendo móveis planejados para atender novos pedidos rsrsrs =)

    O Artigo ficou muito show, bem completinho, gostei !

  2. Nossa que lindas decorações, me deu várias ideias de como posso decorar minha casa, faz muito tempo que não dou um tapa no visual aqui e tava procurando algumas dicas de como poderia fazer isso sem gastar muito, muito obrigado pelas dicas, foi de grande ajuda.

  3. Que bom que encontrei seu artigo, estou precisando fazer algumas reformas aqui em casa, mas com a crise que vivemos hoje fica um pouco difícil, mas agora com a ajuda deste artigo já tenho algumas idéias de como segurar um pouco pra economizar. Obrigado!

  4. Como estou planejando uma reforma aqui em casa nesse final de ano, este site vai me ajudar a economizar bastante nessa reforma.
    Muito obrigada em compartilhar essas informações conosco.
    Beijos!

  5. Estou terminando de construir a minha casa, uma dica interessante para todos economizarem é fazer a instalação de um aquecedor solar, no início pode parecer um pouco caro mas a médio e longo prazo a economia de energia é incrível.

    Parabéns pelo site Rosana, suas dicas estão sendo muito valiosas.

  6. Com certeza, Décio, mesmo sem muita grana dá para fazer muita coisa e dar prioridade para o essencial é super importante.
    abs
    ROsana

  7. Estou precisando fazer algumas reformas aqui em casa e com esta crise está difícil, minha esposa vive me cobrando para podermos reformar mais está complicado, agora lendo seu artigo percebi que posso economizar e ter algumas prioridades que antes eu não conseguia enxergar, obrigado pelas dicas e vou avaliar quais são minhas prioridades na reforma hoje. Parabéns.

  8. Felizmente encontrei este artigo, aqui em casa estamos precisando fazer várias reformas mas com a crise atual não está fácil, felizmente depois de ler este artigo já tenho uma ideia do que posso segurar um pouco pra economizar como a troca dos espelhos das tomadas e o que preciso fazer urgente agora como reparo no muro que está quase caindo, o restante a gente vai levando e arrumando aos poucos..

  9. Obrigada, Carina Pedro!
    E é isso mesmo…Principalmente para itens hidráulicos, q supostamente devem durar muitos anos, é essencial que tenham qualidade.
    beijoca
    Rosana

  10. Que post bacana, Rosana! São dicas que a gente pode levar para além da crise, não é mesmo? Certas escolhas, quando são feitas apenas pelo preço, sem analisar o custo x benefício a longo prazo, pode nos trazer dor de cabeça e não uma economia de verdade.
    Um beijo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui