Será mesmo possível viver e se sentir bem em um apartamento bem pequeno ? Muitos tem esta dúvida, uns acreditam que sim, outros que não. Outros vivem, mal ou bem, porque necessitam ou escolheram devido à comodidade do trabalho próximo. Mas dá para morar em um apartamento de 35 m2 ?

As fotos de apartamentos deste tamanho ou até menores se reproduzem na internet, muitas com soluções de marcenaria altamente sofisticadas cujo preço é maior do que o apartamento muitas vezes, o que não é uma solução para a maioria.

Para morar em um apartamento de 35 m2

Diferente disso, achei aqui uma postagem do blog Delicatissen mostrando um apartamento simples, sem marcenaria especial quase nenhuma e cheio de espaço livre… Vamos analisar como isso é possível e se é possível para vc?

para morar em um apartamento de 35 m2

Nesta foto dá para ver a entrada, lá no fundo do corredor. Ao lado a porta do banheiro, à esquerda o quarto, à direita a cozinha. Uma planta quadrada, que permite uma boa divisão dos espaços.  No corredor, esta parede “grossa” à esquerda esconde um armário grande, o único armário grande da casa. E a parede à direita tem também os armários da cozinha.

Ambiente claro, móveis pequenos, tudo bem pensado para ter mais espaço livre, luminosidade e ventilação. É isso que vc precisa quando mora em um apartamento pequeno!

E veja mais:

Se quer morar : O que você tem para guardar em armários cabe aqui ?

delikatissen 31130

O quarto não tem janelas ou portas, é aberto para a sala e o trilho no teto sugere a possibilidade de colocar uma cortina para alguma privacidade.  A cama é encostada na parede no canto direito e há um outro pequeno armário espelhado na lateral que até atrapalha um pouco a circulação e o uso da cortina, mas lugar para guardar coisas é precioso aqui! O sofá até poderia ter uma mesinha de apoio na lateral, há espaço. E tem estreitas prateleiras acima.

Um quarto sem privacidade lhe é conveniente ? Se não, procure um apartamento que permita alguma privacidade. Ou procure formas de criá-la.

delikatissen 3728

Esta foto foi tirada do sofá. Veja as janelas enormes. Não há televisão na casa, percebeu ? TV na sala é um costume bem nosso. A mesa de jantar é pequena, 3 lugares, e está encostada entre as janelas, permitindo boa passagem.

Veja tbém que há vidros na parede da cozinha, com o objetivo de levar a luz da janela para ela. E a porta de correr que fecha a cozinha corre por fora, para economizar espaço. Um pequeno armário guarda louças no canto.Ventilação e luz são primordiais. Poucas plantas de aptos pequenos são tão boas aqui.

Você não pode ser um(a) acumulador(a) de forma alguma, percebeu ? E tem que ser bem organizado(a)

delikatissen 31026

A cozinha, do tipo corredor, tem armários nos 2 lados.

delikatissen 827

Tudo pequeno, mas bem funcional. Me parece que o que vemos no lado esquerdo é a geladeira (ou lava e seca, que tbém não achei no ap? Não consegui descobrir!).

Refeições simples funcionam tranquilamente nesta cozinha – mas cozinhar para muita gente ou fazer muita fritura não vai funcionar bem, concorda ? E seus apetrechos de cozinha cabem aqui?

delikatessen1131

O banheiro tem vaso, box, pia mínima. e um pequeno armário. É bem simples (senti falta de uma cortina, ao menos…).

delikatissen 31226a

Olha a planta dele. Se fosse possível acrescentar uma janela no quarto e usar um pouco da área de estar para aumentá-lo, ficaria melhor ainda, ao meu ver. Serve muito bem para quem tem as características que enfatizei no texto, um casal ou pessoa só que trabalhe fora e arrume um jeito de lavar e secar roupa fora de casa (ou invente um jeito de lavar no banheiro e secar … sei lá.. na área de jantar? Ou se houver, talvez seja o caso, lavanderia compartilhada no prédio, o que é comum no exterior). Com uma criança as coisas começam a ficar mais difíceis mesmo…

Enfim, viver e se sentir bem em um espaço pequeno tem a ver com suas características pessoais e hábitos, o tamanho da sua família e é claro, a necessidade e disposição para se adequar de uma forma positiva se for necessário, porque ser infeliz é o pior de tudo.

77 COMENTÁRIOS

  1. É um apartamento simples mas é bastante espaçoso e tem muita vida! Obrigado por compartilhar essas informações.

  2. Eu acredito que um AP de 35 m² está ótimo para um casal que não tem filhos, ainda mais esse que é muito bem dividido…sem falar que essa decoração aí também é linda né!!! kkkkkk… Moraria de boa!

  3. Fantástico…. Aqui consegui ter uma visão mais prática do ambiente. A organização e disposição dos móveis e espaço ficou bem otimizado. Parabéns com esse artigo tive algumas idéias para meu apartamento.

  4. Rosana, simplesmente incrível.
    A decoração ficou fantástica, um apartamente que teoricamente não teria espaço ficou cheio de espaço.
    Tenho um apartamente de 65m2, não cabe nada. Amei a sugestão.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraço!

  5. Oi, Aline!
    Não!!! Como disse no post “achei aqui uma postagem do blog Delicatissen mostrando um apartamento simples, sem marcenaria especial quase nenhuma e cheio de espaço livre”
    Estou usando somente para exemplificar a questão.
    bjo
    ROsana

  6. Poxa, meu sonho é ter uma casa estilo americana.. *–* Muuuito top esse tipo de casa, decoração é simplesmente impecável.

  7. Nossa genial, um apartamento perfeito para solteiro ou casal sem filhos. Estou procurando um ap e todos tem mais ou menos essas medidas, estava preocupado mas agora minha cabeça está borbulhando de ideias para adequar o espaço.

  8. Olha a idéia é interessante, hoje moramos em casa (aprox 120m²) e estamos procurando imóveis para morar em outra cidade, mas infelizmente concordo com o que já disseram aí que pode funcionar bem para solteiros ou até mesmo recém casados sem filhos, no nosso caso temos uma pequena pimentinha e não nos adaptaríamos à esse life-style, infelizmente. Abs.

  9. É Makallister,
    Mas o pessoal está fazendo milagres para morar perto do trabalho ou em bairros que lhes interessem por alguma razão ou pela necessidade mesmo…
    Tbém acho muito díficil …
    abs
    Rosana

  10. Apartamento deste tamanho, sinceramente acho que só dá certo pra uma pessoa solteira, eu e minha esposa faz pouco tempo saímos de um ap de aproximadamente 60m2 , pra dois até que dávamos um jeito, mas com a chegada do primeiro filho ficou bem pequeno…35m2 difícil imaginar um casal vivendo bem.

  11. Lilian,
    Eu acho que aqui é pior, porque em geral, vc não encontra um ap de 35m2 com 2 janelas enormes como estas.
    E é claro, área de serviço comum aqui não existe…
    Eu tbém acho muito triste, LIlian!
    bjo
    Rosana

  12. Estou adorando seu blog!
    Na hora que bati o olho na planta, antes de ler seu texto logo após, também concluí que para quê um espaço de Estar tão grande se precisamos dormir, comer, tomar banho e lavar roupas????
    Noto ser um apartamento com características de decoração e acabamento de outro país, principalmente por não ter área de serviços. Meu irmão morava no centro de N.Y. e o costume lá é ter lavanderias (Laundry) na parte de baixo do prédio, do lado do Hall de entrada.
    Percebi que as construtoras aqui no Brasil querem seguir o mesmo estilo de planta, visto que o meu está assim: uma área enorme de estar e quase não tenho quartos, cozinha, banheiro e lavanderia… sofrível!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui