Será mesmo possível viver e se sentir bem em um apartamento de 35 m2 ? Muitos tem esta dúvida, uns acreditam que sim, outros que não. Outros vivem, mal ou bem, porque necessitam ou escolheram devido à comodidade do trabalho próximo.

As fotos de apartamentos deste tamanho ou até menores se reproduzem na internet, muitas com soluções de marcenaria altamente sofisticadas cujo preço é maior do que o apartamento muitas vezes, o que não é uma solução para a maioria.

Diferente disso, achei aqui uma postagem do blog Delicatissen mostrando um apartamento simples, sem marcenaria especial quase nenhuma e cheio de espaço livre… Vamos analisar como isso é possível e se é possível para vc?

delikatissen 3248

Nesta foto dá para ver a entrada, lá no fundo do corredor. Ao lado a porta do banheiro, à esquerda o quarto, à direita a cozinha. Uma planta quadrada, que permite uma boa divisão dos espaços.  No corredor, esta parede “grossa” à esquerda esconde um armário grande, o único armário grande da casa. E a parede à direita tem também os armários da cozinha.

Ambiente claro, móveis pequenos, tudo bem pensado para ter mais espaço livre, luminosidade e ventilação. É isso que vc precisa quando mora em um apartamento pequeno!

E veja mais:

Se quer morar : O que você tem para guardar em armários cabe aqui ?

delikatissen 31130

O quarto não tem janelas ou portas, é aberto para a sala e o trilho no teto sugere a possibilidade de colocar uma cortina para alguma privacidade.  A cama é encostada na parede no canto direito e há um outro pequeno armário espelhado na lateral que até atrapalha um pouco a circulação e o uso da cortina, mas lugar para guardar coisas é precioso aqui! O sofá até poderia ter uma mesinha de apoio na lateral, há espaço. E tem estreitas prateleiras acima.

Um quarto sem privacidade lhe é conveniente ? Se não, procure um apartamento que permita alguma privacidade. Ou procure formas de criá-la.

delikatissen 3728

Esta foto foi tirada do sofá. Veja as janelas enormes. Não há televisão na casa, percebeu ? TV na sala é um costume bem nosso. A mesa de jantar é pequena, 3 lugares, e está encostada entre as janelas, permitindo boa passagem.

Veja tbém que há vidros na parede da cozinha, com o objetivo de levar a luz da janela para ela. E a porta de correr que fecha a cozinha corre por fora, para economizar espaço. Um pequeno armário guarda louças no canto.Ventilação e luz são primordiais. Poucas plantas de aptos pequenos são tão boas aqui.

Você não pode ser um(a) acumulador(a) de forma alguma, percebeu ? E tem que ser bem organizado(a)

delikatissen 31026

A cozinha, do tipo corredor, tem armários nos 2 lados.

delikatissen 827

Tudo pequeno, mas bem funcional. Me parece que o que vemos no lado esquerdo é a geladeira (ou lava e seca, que tbém não achei no ap? Não consegui descobrir!).

Refeições simples funcionam tranquilamente nesta cozinha – mas cozinhar para muita gente ou fazer muita fritura não vai funcionar bem, concorda ? E seus apetrechos de cozinha cabem aqui?

delikatessen1131

O banheiro tem vaso, box, pia mínima. e um pequeno armário. É bem simples (senti falta de uma cortina, ao menos…).

delikatissen 31226a

Olha a planta dele. Se fosse possível acrescentar uma janela no quarto e usar um pouco da área de estar para aumentá-lo, ficaria melhor ainda, ao meu ver. Serve muito bem para quem tem as características que enfatizei no texto, um casal ou pessoa só que trabalhe fora e arrume um jeito de lavar e secar roupa fora de casa (ou invente um jeito de lavar no banheiro e secar … sei lá.. na área de jantar? Ou se houver, talvez seja o caso, lavanderia compartilhada no prédio, o que é comum no exterior). Com uma criança as coisas começam a ficar mais difíceis mesmo…

Enfim, viver e se sentir bem em um espaço pequeno tem a ver com suas características pessoais e hábitos, o tamanho da sua família e é claro, a necessidade e disposição para se adequar de uma forma positiva se for necessário, porque ser infeliz é o pior de tudo.

77 COMENTÁRIOS

  1. Oi, SIlvana!!!
    Caramba! Parece q vc ficou irritada com o post! Vamos lá:
    1) O guarda roupa está, como disse no texto, na parede que divide o quarto do corredor. E há o pequeno guarda-roupa ao lado da cama (que falei no texto). São as a únicas áreas para guarda de roupas visíveis – embaixo da cama pode-se guardar coisas, o que não sei se é o caso, mas é tbém uma possibilidade.
    2) Uma tv poderia facilmente ser colocada no lugar do quadro. Acredito que foi uma opção (falei sobre isso no texto). Realmente há pessoas que não tem tv, sabia? Eu conheço 2. E acho mesmo estranho tbém.
    3) A parede entre a sala (onde está o quadro) e a cozinha esconde o armário e a geladeira da cozinha – veja na 4a foto e na planta (tbém falei no texto). Deve ser um drywall fino, na verdade. E a outra, que não ocupa quase espaço algum pois é bem fininha, é o que entendo como uma opção por cozinha que possa ser fechada. Tem gente que gosta.
    4) A geladeira está ao lado do armário da cozinha. Veja na planta aquela separação no cantinho da cozinha. Eu até acho que ela deveria estar na entrada da cozinha, por isso fiquei em dúvida (o que escrevi no texto tbém, mas agora que vc falou realmente ali só pode ser a geladeira. É normal no exterior os edifícios terem lavanderias compartilhadas por todos – até acrescentei isso no texto).
    5) Usei privacidade para situações como visita de pessoas e vc não querer q vejam a área do quarto (ou se uma visita vier a dormir no sofá, quem sabe?) ou se quiser deixar a janela aberta mas evitar olhares curiosos de fora, coisas deste tipo.
    FInalizando, como falei no texto tbém, a escolha (se for, pq às vezes a pessoa é obrigada por diversas situações da vida) de morar em um apartamento pequeno assim necessita de adaptações, limitações, que alguns suportam – outros não… Eu por exemplo, só moraria sendo obrigada, prá lhe dizer a verdade.
    E acho que vc tbém, né ? rs!
    Um beijo e obrigada
    ROsana

  2. Normalmente, estes projetos são lindos mas poucos funcionais.
    Onde está o guarda-roupa ou espaço para uma arara para pendurar roupas ou colocar uma cômoda ou compartimentos para guarda de roupas pequenas?
    Olhando a planta: uma sala de estar tão grande sem uma TV. Sejamos sinceros – quem num apartamento deste padrão, não tem uma TV?
    Já que o apartamento é pequeno e temos que aproveitar o qto pudermos, por favor, por que ter 02 paredes no meio da casa para dividir cozinha do restante da casa?
    Alguém me diga onde está a geladeira?
    A gente fala de privacidade do quarto. Bem, que privacidade que se está falando? A casa não é minha? Não é só eu ou meu cônjuge que mora comigo e que divide a mesma cama? Que sentindo tem a palavra “privacidade” nesta situação?

  3. Para quem está querendo morar em Tókyo (eu), tem que se virar para economizar o máximo de espaço possível kk

  4. Adoro apartamentos pequenos, são muito aconchegantes sem contar que pra fazer a limpeza é muito rápido! rsrsr Adorei o texto. Bjos!

  5. Atualmente moro em um apartamento de 55 m2, junto com meu namorado e o cachorro. Para mim, já parece bem pequeno. Talvez o grande segredo seja a disposição dos compartimentos e móveis. Achei lindo como este está, super organizado. Gostei!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui