Sempre defendi o uso de plantas dentro de casa. Qualquer ambiente fica melhor e mais aconchegante com plantas, mas não é só isso!

Gostaria de começar falando sobre uma espécie muito difundida, de muito fácil cultivo, que ocupa pouco espaço e tem uma característica especial, boa para todos e principalmente para os alérgicos. E poucos sabem disso!

limaonaagua quarto-branco-plantas

 

A diva a que me refiro é a conhecida “Espada de São Jorge” cujo nome científico é: Sansevieria trifasciata, que tem muitas variedades: folhas com margens creme-amareladas, com manchas verde-clara, acinzentadas com margens amarelas, de folhas curtas (anãs), rajadas, mais finas, mais largas, enfim, tem pra todos os gostos.

perfildaplanta Sanseveria boaddd

 

marcia4

Mas o melhor de tudovocê sabia da capacidade despoluidora dessa plantinha?  Eu li muito a respeito e assisti documentários sobre o assunto, daí fiz o teste: Vivo numa região bem poluída e toda manhã acordava com os olhos irritados e espirrava muito.

Quando soube que esta belezura tem como característica liberar muito oxigênio durante à noite (diferente da maioria das plantas) e que absorve diversos gases tóxicos dos ambientes internos – como o formol existente em madeiras tratadas, tecidos sintéticos, tapetes, carpete, tintas, etc, – coloquei-a para dormir ao meu lado.

Resultado: olhos limpos, sem irritação pela manhã e nada de espirros. E o quarto fica lindo!

marcia P1040342

Minha companheira no quarto

Portanto, indico muito para uso nos dormitórios, especialmente para os que sofrem de rinite e outras alergias respiratórias.

marcia P1040553

Esta composição de 3 vasos fiz para uma cliente usar no quarto dela e contém Espada de São Jorge, Espada anã e Jibóia.

marciaP1040708

Composição de Espada de São Jorge + Filodendro + Dinheiro em penca (uso no escritório)

O que ela necessita:

 Solo: coloque argila expandida, ou brita ou qualquer coisa que sirva como dreno; por cima coloque manta drenante; depois uma mistura em partes iguais de substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa. Daí é só plantar, lembrando que quem gosta de terra são as raízes. Firme bem as mudas para que não fique bambeando.

Clima: Sol pleno ou Meia Sombra (ótima luminosidade).

Rega: quando o solo estiver seco ou cerca de 1 vez na semana. Molhe o solo, não a planta, para não acumular água. A quantidade depende do tamanho do vaso. Não precisa encharcar. A terra precisa ficar úmida. Quando necessário passe um pano úmido nas folhas. Coloque areia no pratinho e seja feliz com sua “Espada de São Jorge”.

decorarosenbaum Pinterest c3cc9d7a

Ambiente by Marcelo Rosenbaum

Ah. Não deixe de nos contar os resultados. E se quiser saber mais sobre plantas despoluidoras, pergunte! Existem várias interessantes para ambiente interno, como  o Lírio da Paz, Jibóia, Hera, Samambaia paulistinha, Pleomele, Ráfis, etc.

Observação: Se vc tem pets, coloque a planta fora do alcance deles. Apesar deles serem inteligentes o bastante para não comerem o que não lhes faz bem, filhotes podem fazer isso e ela pode ser tóxica para cães. 

Qual você curte mais? Aguardo seus comentários!

Marcia Nassrallah

Fotos dos sites e blogs: Rosenbaum Pinteresthypeness , Marcia Nassrallah e  limaonaagua 

26 COMENTÁRIOS

  1. Vânia,
    Vou passar sua dúvida para a Marcia, mas posso lhe afirmar que o q me ajuda muito (pois tenho o mesmo problema e sei o qto é difícil…) é:
    1) Não ter qquer eletrônico no quarto (celular, tv, etc… no máximo o despertador)
    2) Uma hora ao menos antes, tentar desacelerar. Leia livros com assuntos leves, por ex, O que me ajuda muito mesmo é a meditação e o relaxamento. Há diversos vídeos e sites com técnicas as mais variadas e testando e repetindo vc vai encontrar a sua e vai ser cada vez mais fácil. Acredite! Só ficar 10 minutos respirando devagar e prestando atenção somente na sua respiração, simplesmente sentindo o ar entrando e saindo do seu corpo vai lhe relaxar bastante. Conte as respirações, de 1 a 10 e retorne novamente a 1. Se errar, comece novamente…Preste atenção na respiração e deixe os pensamentos passarem sem brigar contra eles mas delicadamente não dando importância para eles… Isso funciona!!!
    3) Durante o dia se forçar a fazer alguma atividade física, mesmo que seja 10 minutos dando a volta no quarteirão. Tente, mesmo, se mexer e gastar alguma energia. Persista, não desista!
    4) Tenha uma alimentação leve à noite.
    Espero que lhe ajude.
    Um beijo grande e força para nós vencermos esta batalha diária!

  2. Gostaria de saber se você conhece alguma planta que possa colocar no quarto que me ajude a dormir. Quero parar de tomar remédios para dormir. Tenho depressão. Obrigada.

  3. Oi, Vanda!
    Há quem diga que os efeitos são melhores quando a planta é cultivada na água mas devido aos riscos com a propagação da dengue é melhor evitar.
    bjo
    Márcia

  4. Ameiiiiiiii,sou super alérgica,mas será que tem problema colocar no quarto com minha bebê de cinco meses?
    Eu tenho essa planta aqui em,mas ela não está plantada de forma errônea,será q consigo recuperar?

  5. Parabéns Márcia! Ótima informação. Vai ajudar muita gente a resolver de forma simples e bonita problemas graves como as alergias respiratórias. Sucesso.

  6. Adorei saber sobre espada de São Jorge, elas são lindas, tenho várias mas não conhecia seus benefícios.

  7. adorei saber sobre esta planta…interessante mesmo. ..tenho em casa e não sabia sobre seu poder despoluidor. .abraços

  8. Michelle, obrigada. Existem várias plantas despoluidoras e vou escrever mais sobre cada uma delas. Mas alguns exemplos são: Jibóia, Clorofito, Ráfis, Pleomele, Lírio da Paz… Já em relação a crianças que gostam de comer plantas, o segredo seria deixá-las fora do alcance das crianças até entenderem que não são folhas comestíveis.
    bjos
    Marcia

  9. Marcela muito obrigada. O Simples Decoração é TOP e estou amando estar aqui com vocês. Espero que você melhore assim como eu. Nos conte o resultado, ok? E é isso aí, vamos levar vida para nossas casas.
    Bjo
    Márcia

  10. Olá!

    Adorei as dicas!
    Meu marido tem alergia à espada de São Jorge. E ambos sofremos de rinite alérgica (moramos em Brasília, super seco e poeirenta). Quero MUITO saber sobre outras plantas despoluidoras, em especial que não ofereçam riscos a crianças (tenho uma pequena de 1 ano e 4 meses que gosta de comer plantas). =)

  11. oi Marcia, adorei este post..sou alérgica a muita coisa e geralmente pela manhã, logo a após o banho tenho crise de espirros.
    já irei atrás da minha plantinha espada de São Jorge.
    obrigada
    beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui