Quarto de bebê é um ambiente simples nas suas necessidades e complexo devido aos cuidados que a gente deve ter para a maior segurança e conforto da mamãe e bebê. Veja aqui O que NÃO fazer no quarto do bebê!

Andei vendo umas fotos por aí que me preocuparam nestas questões, por isso resolvi alertar o pessoal que está decorando o quartinho. Vejam só:

O que NÃO fazer no quarto do bebê

O que NÃO fazer no quarto do bebê

O espaço entre o trocador e o berço deve ser pequeno, para facilitar. Mas apertado assim vai ser muito inconveniente! Desconfio que não dá para abrir direito estas portas… E outra questão é a proximidade do trocador com a janela: Sempre é bom proteger o pequeno de correntes de ar, ainda mais desprotegido!

houseofturquoisei-VDNTzXc

Eu gosto de cor, inclusive em quarto de bebê, mas uma preocupação que devemos ter é não exagerar em cores contrastantes e fortes demais, principalmente na área que é visível para o bebê do berço (o pobrezinho vai ficar olhando aquilo o tempo todo, entende ?)

paracegar5

A não ser que o seu caso seja de TOTAL falta de espaço, não deixe um berço em uma área tão estreita assim! A vida vai ficar mais complicada, com certeza! Outra coisa que se deve evitar é a luz exatamente acima do berço. A visão do bebê deve ser protegida com iluminação indireta e de pouca potência.

apartment papel de parede teto 206

Um berço encostado em uma janela não é, definitivamente, o melhor lugar. Novamente devido às correntes de ar. Neste quarto as cortinas pesadas também podem ser uma grande fonte de poeira parada que pode causar alergias. O teto é lindão, mas novamente, não o usaria acima de um berço de bebê…Muito contraste e cores vivas.

casatreschiccv346_editorial_rodrigo_quadrado_17

Eu nem vou falar destas mesinhas (?!?!?) pois devem estar aí para “embelezar” a foto. Os detalhes que chamo a atenção são os pés deste berço… Imagina quantas vezes esta mãe poderá dar topada neles ? E com o bebê no colo ? Pois é. Ao comprar os móveis pense: Isso pode causar acidentes? E vc sabe que agora uma leitora me chamou atenção para o ar condicionado escondido atrás dos bichinhos de pelúcia ??? 

Elementsofdesign 3-683x1024

Finalmente, evite, mas evite mesmo, ter tapetes grossos no meio do caminho de um quarto de bebê. É perigoso mesmo.

ATUALIZAÇÃO: Nesta última foto veja que o fio da luminária está pertinho do berço! E isso pode ser um perigo para o bebê tbém se ele já fica em pé no berço (eletricidade e crianças não dão certos juntos!). Agradeço a atenção da leitura Fernanda Oliveira que me mostrou este problema que eu realmente não havia percebido!!!

E veja também:

E Veja também:

O que NÃO fazer no quarto de casal

O que NÃO fazer no Home Office

O que NÃO fazer no banheiro ou lavabo

O que NÃO fazer na cozinha

O que NÃO fazer na sala de Estar 

O que não fazer na sala de Jantar 

O que não fazer no jardim, varanda ou quintal 

11 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Neysa,
    Entendi sua colocação, mas ainda tenho dúvidas… ENfim, foto pode sempre enganar.
    Muito obrigada!
    bjo
    RO

  2. Os pés daquele berço de pintinho estão mais para dentro, se olharmos com atenção dá para perceber na foto como estão bem recuados, por esse motivo não oferecem o risco de alguém tropeçar, mas com certeza esses detalhes sempre tem que ser levados em conta. Parabéns pelo post!!!

  3. Oi, Ely!
    Aqui é a Rosana! A parede do banheiro pode ser mais fria (se for, não encoste o berço na parede, deixe um espaço) que as demais e produzir mais barulhos (de descarga, por exemplo. Isso pode, eventualmente acordar o bebe, mas só testando e varia de casa para casa). Além disso, é importante olhar sempre se não há vazamentos. Com esses cuidados e observação, não vejo problemas.
    bjo
    RO

  4. Nossa, Fernanda!
    Você está corretíssima!! Está vendo como é preciso muita atenção para fazer um quarto realmente seguro para uma criança?
    Muito obrigada por sua ajuda, vou acrescentar ao post!
    bjo
    ROsana

  5. Na última foto, tem uma tomada encostada no berco de onde sai o fio da luminária, de duas uma….ou o bebê pode tentar colocar algo na tomada ou puxar o fio se estiver de pé naquele lado.

  6. Oi, Letícia!
    Fiquei “passada” por não haver percebido isso!! afff….
    Q bom que tenho leitoras como vc. Muito obrigada e já coloquei o acréscimo desta informação!
    Um beijo grandão!
    ROsana

  7. Olá! Muito legal seus comentários. Viu que na penúltima foto colocaram uma prateleira na frente do ar-condicionado e ele foi todo escondido com ursinhos? Não funciona mesmo. Abs e parabéns.

  8. Adorei o post Rosana, os detalhes fazem toda diferença no quarto das crianças, acertar no enxoval já resolve a maioria dos problemas!

  9. O quarto do meu filho também foi todo preparado e projetado e ficou maravilhoso, as dicas aqui são ótimas, muito bom, estou sempre acompanhando o blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui