Continuando nossa série Princípios da decoração e design que começou no post 1, vamos lá com a minha análise de mais 6 ambientes, enfatizando os princípios e técnicas usadas para conseguir ambientes bem decorados e harmoniosos. Você pode saber mais sobre os princípios na nossa guia Princípios do Design de Interiores e também na série que você acessa aqui.

Princípios da decoração e design na prática

Princípios da decoração e design sala azul sofá cinza e quadros

A REPETIÇÃO aparece nas cores (o azul e o preto) e nas formas geométricas (no pequeno tapete, almofada e alguns quadros), acrescentando a VARIEDADE (formas geométricas e orgânicas nos quadros e outros elementos; diversos materiais e texturas)  e uma técnica bastante interessante é a que é usada na disposição dos quadros, que evitam a percepção da desproporção entre a altura do sofá e o pé direito da sala: Agora vc percebe o quanto ele é baixo neste espaço ? Ela cria um RITMO (faz o olhar “andar” pela sala) muito mais abrangente, subindo e descendo o olhar por toda a parede.

mixandchic.com-Maria-barros-31

O CONTRASTE entre a cor branca, preponderante no ambiente, com o colorido do tapete, almofadas e outros elementos, traz vida à sala. E a técnica de escolher, em sua maioria, cores quentes e harmônicas (amarelo, laranja e vermelho em sua maioria) para estes itens, aquece mais ainda a sala.

desiregiseletaranto11

Um recurso super interessante acontece nesta sala: Perceba que o PONTO FOCAL dela (neste ângulo) é o pequeno quadro vermelho colocado no grande espaço acima do sofá. Para conseguir este efeito usou-se do princípio da PROPORÇÃO  (chamando atenção por ser pequeno em um espaço tão grande) e da técnica na escolha da cor ( o vermelho que só existe neste quadro).

decorologywhite

Nesta sala, vou chamar atenção é para a técnica da escolha das cores, que, tenho quase certeza, partiu das cores do belo quadro acima do sofá. Veja que, sem exceção, todas as cores da sala, inclusive a das paredes, estão presentes no quadro. Sobre esta técnica falei neste post. Veja que isso produz uma HARMONIA  e UNIDADE quase automáticas ao espaço.

Maria Killam cores de sofa sempre na moda pinksofa

Outra técnica com cores que você pode usar na sua casa se quiser colocar uma cor escura na parede e estiver com medo de escurecer muito o ambiente: Colocar nesta parede, grandes objetos em cores claras, além de boa iluminação. Na foto, o sofá e o quadro fazem o CONTRASTE que chama atenção e diminui o efeito da parede escura.

mariakillam-contemporarytv

Um ambiente campeão em compartilhamentos no meu Pinterest é este. A técnica que o faz ser tão querido pela maioria, além da simplicidade na solução inteligente do espaço, é o uso da cor: Praticamente monocromático, estes tons quentes de bege a marrom criam uma sensação de aconchego difícil de não se apaixonar.

E veja o 3o. post desta série aqui

Fotos dos sites e blogs: mariakillamdecorologydesiretoinspiremixandchicBungalow5

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Alessandra!
    Dê uma olhada nestes posts:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2011/01/detalhes-na-decoracao-organizar-quadros/
    e
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/03/o-que-voce-ainda-nao-sabe-sobre-organizar-quadros/
    bjo
    Ro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui