Na Parte 1 desta série sobre os princípios do Design e da Decoração, falei sobre o EQUILÍBRIO e a SIMETRIA. Na Parte 2 sobre UNIDADE , REPETIÇÃO  a VARIEDADE. Na Parte 3 sobre PROPORÇÃO e na Parte 4 sobre ESCALA  e na parte 5 sobre RITMO   agora vamos falar sobre o CONTRASTE

Uma razoavelmente boa definição que encontrei foi: “Contraste é a diferença nas propriedades visuais que faz com que um objeto seja distinguível de outros e do plano de fundo” (wikipedia)

Eu diria que o Contraste acontece quando uma “coisa” gera um “atrito” com outra “coisa” por suas diferenças. E esta coisa pode ser: Cor, Tom, Escala, Estilo, Forma, enfim… um monte de coisas. Vamos aos exemplos:

contraste-cor

Aqui, um ambiente da Casa Cor Brasília 2011. Na 1a.foto (o original) o contraste entre as cores complementares amarelo e violeta está no seu máximo nível, pois as 2 cores estão fortes, saturadas. Veja que a poltrona parece “pular” na frente da parede violeta. Nas 2a. foto, acrescentei branco ao violeta, diminuindo sua força, logo, atenuando o contraste com o amarelo. E na terceira foto, acinzentei o amarelo, diminuindo mais ainda a força do contraste entre as cores.

Esta é uma forma de trabalhar o contraste – aumentando-o, o que cria mais impacto e vivacidade, ou diminuindo-o, o que faz o ambiente ser menos “estridente”, mais tranquilo.

achadosmylovelythings_blogspot_no--006

O Sofá preto faz um forte contraste com a parede branca. Um exemplo de contraste de tons.

adoroazuisblogspot MONOCROMÁTICO

As poltronas quase somem na parede da mesma cor. Não há contraste entre elas e a parede.

03-decor-charmoso-e-estruturas-a-vista-no-apartamento-paulistano

O sofá vermelho contrasta fortemente com o ambiente, todo em cores acinzentadas e neutras.

construcaodacasasala-vermelha-6

O que não acontece aqui, entre a parede e o sofá, pois quase não tem diferença de cor. Não há contraste entre eles.

vmdesignbloggEclectic-Apartment-Budapest-10-660x920

A “brutalidade” da parede contrasta com a “delicadeza” do lustre que também contrasta com o estilo rústico da mesa. O que cria unidade entre estes elementos tão contrastantes, tornando o ambiente bonito e dramático, é a cor prata, presente em todos. É importante ter, quando criamos contrastes de estilos como estes, algum elemento que os harmonize.

The Morumbi Residence by Drucker Arquiteturacontemporist2

As formas orgânicas e ousadas do lustre desta sala contrastam muito com o restante do ambiente, moderno e ele linhas retas. O que vale é que ele é branco. Imagine se fosse verde?  Necessitaria o acréscimo de algum(ns) elemento(s) que lembrasse sua forma ou repetisse cor, para não parecer um ET na sala, percebe?

Enfim, o contraste existe sempre que algo se sobressai em relação a outro algo ou ao ambiente inteiro, trazendo mais interesse ao conjunto. Mas precisa “conversar” com ele também. É interessante o uso do contraste não só nas cores e tons, pois contraste é muito mais que isso. E aí na sua casa, onde o contraste é usado ? E ele “encaixa” bem com o ambiente como um todo ? Dê uma olhada e me diga!

Fotos dos sites e blogs : CasaAbril, Achados de Decoração, contemporist, vmdesignblogg, construcaodacasa, adoroazuis e achadosdedecoracao

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Franciele,
    Cinza e preto são cores neutras. Vc pode colocar cores alegres e claras nas paredes (q eu deixaria em um bege claro, ao menos por enquanto) e objetos: Cinza e preto ficam bem com amarelo, vermelho, azul e verde (na minha ordem de preferência).
    bjo
    Rosana

  2. Gostaria de ajuda para decorar minha casa com que já temos pois não tenho grana pra fazer diferença então temos que fazer tudo com que tenho minha casa e pequena e mal decorada a cozinha é estilo americana com sala junto tem como me dar uma dica meus móveis são pro tom cinza e preto ea parede queremos pinta mas não sabemos que cor ficaria bom tem como me ajudar

  3. Olá! Adorei o seu blog e preciso de uma ideia,se possível?
    Minha sala do aptº é muito pequena e eu tenho 2 poltronas retro brancas,o piso da sala é piso frio na cor de madeira e as paredes brancas,cortinas claras,sei lá tenho dificuldade em criar algo que faça o ambiente fica aconchegante . . . . que cor eu poderia colocar nas paredes o que posso fazer para transformar em um ambiente aconchegante e lindo! Obrigado por sua atenção,um beijo na alma.
    Laura’Laurinha.
    Pelotas/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui