Muita gente pensa que é preciso um banheiro enorme para ter uma banheira, mas hoje em dia não é tanto assim! Temos modelos menores e quase sempre podemos mandar fazer uma banheira que se adeque ao espaço que temos. Veja 20 banheiros pequenos com banheira!

20 banheiros pequenos com banheira

20 banheiros pequenos com banheira - banheiro pequeno com banheira 1
Foto: CasaAbril

Mesmo assim, é claro que um banheiro pequeno onde caiba uma banheira não é um banheiro mínimo, certo?

banheiro pequeno com banheira 2
foto: Decor8

Os especialistas informam que o banheiro deve ter, no mínimo, 1,90 m x 2,10 m para você ter uma banheira (sem hidromassagem)

banheiro pequeno com banheira 3
Foto: andrewfranz

Digo que  quase sempre podemos ter ou mandar fazer uma banheira porque ela pesa muito (absurdamente mais com água, claro!). Antes de tudo, consulte um arquiteto ou engenheiro para ver se é possível uma banheira sem o perigo dela afundar no piso e causar um estrago enorme! Pode ser necessário reforçar a estrutura.

banheiro pequeno com banheira 4
Foto: decoist

Antes de efetuar a compra (ou iniciar a obra), pense na funcionalidade e na circulação (entrada e saída da banheira).

banheiro pequeno com banheira 5
Foto: 1-kindesign

Veja também, se vai comprar um modelo pronto, que a banheira precisa passar pela porta – ou então ser içada pela fachada, o que pode ser uma grande dor de cabeça e gasto.

banheiro pequeno com banheira 6
Foto: CasaAbril

Há 2 modelos que são os mais usados para banheiros pequenos: as de embutir e as freestandings (ou banheiras de apoio).

banheiro pequeno com banheira 7
Foto: desiretoinspire

As de embutir precisam ser encaixadas em uma estrutura de alvenaria ou madeira (em geral) finalizadas com muretas revestidas com cerâmica, em geral.

banheiro pequeno com banheira 8
Foto: interiordesignserved

Nesta estrutura vai também areia na parte inferior – para a banheira não deformar ou rachar  futuramente. E é preciso uma porta de acesso para o motor e aquecedor (se existir).

banheiro pequeno com banheira 9
Foto: CasaClaudia

 Este tipo de banheira precisa mesmo de profissionais para instalá-las corretamente.

banheiro pequeno com banheira 10
Foto: CasaVogue

Hoje temos banheiras em pequenos tamanhos como: 0,90 m de comprimento, 0,70 m de largura e 0,60 m de profundidade, um dos menores que achei. Outra:  120 x 80 x 40 cm. Vi banheiras de canto com 1,20 x 1,20 .

banheiro pequeno com banheira 11
Foto: designinnova

As freestanding  são as mais fáceis de instalar, pois não precisam ficar em uma base – é só ter a entrada (quente e fria) e a saída de água.

banheiro pequeno com banheira 12
Foto: arquiteturadoimovel

Como a de embutir, a de apoio também precisa de pontos de energia (220 volts)  aproximadamente a 30 cm de altura do chão e saída de esgoto o mais próximo possível da válvula do ralo.

banheiro pequeno com banheira 13
Foto: Decorfacil

Se a banheira tiver hidromassagem, há toda uma instalação elétrica independente que deve ser feita.

banheiro pequeno com banheira 14
FOto: Achadosdedecoracao

As banheiras podem ser de porcelana, madeira, ferro, cobre, mármore,aço esmaltado (os materiais mais antigos).

banheiro pequeno com banheira 15
Foto: Decorfacil

Agora você tem também banheiras de compostos mais leves e com superfícies mais lisas (ótimo para limpeza): resinas, acrílico, fibra de vidro, rochas vulcânicas e Corian.

banheiro pequeno com banheira 16
Foto: Arqutrecos

  Para manter a água quente por mais tempo as de rocha vulcânica, acrílico e corian (nesta ordem) são as melhores.

banheiro pequeno com banheira 17
Foto: Arquitrecos

Os estilos mais comuns são o contemporâneo, com linhas retas,  o vitoriano clássico (em que as banheiras são apoiadas sobre pés estilizados) e o  “vitoriano” moderno, com linhas orgânicas.

banheiro pequeno com banheira 18
Foto: homedit

Os modelos de canto, instalados nas quinas, ocupam menos espaço.

banheiro pequeno com banheira 19
Foto: assuntoscriativos

As redondas e ovaladas podem ser encostadas na parede.

banheiro pequeno com banheira 20
Foto: desiretoinspire

E pense bem antes de decidir: Colocar o chuveiro dentro da banheira aumenta o perigo de escorregões e se vc tiver problemas de locomoção em algum momento, vai ser mais difícil entrar na banheira para usar o chuveiro.

Veja mais banheiros com banheiras neste post e neste também.

Fotos dos sites e blogs: 1-Kindesign, CasaAbril, andrewfranz , arquiteturadoimovel,  assuntoscriativos,  arquitrecos,  casavogue,  decoist, decor8, desiretoinspire , homedit e interiordesignserved

38 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Aline!
    Quando fiz a pesquisa, anos atrás, achei na sóbanheiras, mas infelizmente parece que ela saiu de linha.. Agora a menor que encontrei tem 1m de comprimento .Desculpe.
    Abs
    ROsana

  2. Olá Rosana. Parabéns pelo artigo! Gostaria de saber qual banheira vc encontrou com 90cm de comprimento, porque tenho um espaço de menos de um metro para instalar, mas até agora só encontrei banheiras maiores. Obrigada!

  3. Oi, Osni
    Só quem pode lhe dizer isso é um engenheiro, que vá ao local e analise se a estrutura vai suportar o peso da banheira ou ofurô que vc deseja comprar, ou se será preciso reforçar, ok?
    Não deixe de contratar um engenheiro confiável para fazer esse serviço, com o risco de sua casa ficar insegura para sua família!!!!
    abs
    ROsana

  4. Olá, tô.fazendo um puxadinho, é uma laje, já levantamos as colunas e vigas, colocaremos a laje em breve, espaço aberto. É possível uma banheira ou um ofurô nesta laje sem danificar a estrutura? Ainda quero colocar uma pequena fonte pra dar mais umidade pras plantas que alinirao tbm (minhas orquídeas).

  5. Edilene,
    É importante que vc tenha, antes de começar a construção, um projeto de toda a a casa, feito por um profissional capacitado. Isso vai fazer vc conseguir ter o que deseja,de forma segura e econômica. As pessoas comentam que um arquiteto ou engenheiro civil é caro, mas caro mesmo é vc ter uma casa desconfortável, insegura e/ou que faça mal à saúde de sua família por falta de Sol, excesso de umidade e ambientes pequenos ou grandes demais que podem lhe frustar no futuro… todos os dias… Além disso, em muitos locais é imprescindível a documentação técnica da casa para a devida legalizaçao.
    Sugiro que procure ou ao menos consulte um arquiteto ou engenheiro para ajudá-la e que ele acompanhe os trabalhos e se responsabilize por eles.
    abs
    ROsana

  6. Isaura,
    Pesquisei e achei uma de acrílico com tamanho 115 x 79 x 44 (cm) da Jacuzzi (código 99840803). Ela pesa 24k sem água e tem volume de 120 litros. Vc pode considerar que 1 litro de água tem mais ou menos 1 k, logo 120 k mais o peso da banheira.( Na prática, 999,973 gramas de água a 4 °C completam 1 litro. Com o mesmo líquido a 30 °C, bastariam 995,944 gramas)
    abs
    Rosana

  7. Gostei muito do Site, pois estava procurando banheiras com medidas pequenas e não encontrava,só fiquei na duvida quanto ao peso ,mas vou perguntar para a construtora
    Quais é o peso de uma banheira cheia, com medidas de 1,20 cm x 0,70 cm .

  8. Gostaria de saber qual a medida de um banheiro pra pode por uma banheira pois estou em obra mais ainda não fiz meu banheiro .
    E si caso tem que preparar o local que vai ficar a banheira o que devo usa pra fazer isso . Sendo que este banheiro será no chão mesmo já vi que dá muito trabalho para ter um em cima de laje

  9. Oi, Sirlei,
    O ideal seria chamar um engenheiro inicialmente para avaliar se é possível colocar a banheira. Há situações em que isso não é possível ou necessita de reforço na estrutura da casa.
    abs
    ROsana

  10. Elisa,
    É importante primeiro vc ter certeza se é possível colocar uma banheira no espaço sem danifica a estrutura (principalmente para apartamento, mas tbém é importante para casa, pois talvez vc precise fazer algum reforço na parte inferior). Uma banheira cheia pesa muito e algumas vezes pode nem ser possível fazer. Consulte um engenheiro.
    bjo
    Rosana

  11. Olá vou fazer um banheiro pequeno p meu quarto tem como com espaço pequeno uma banheira jundo ente toma banho de alvenaria

  12. Oi, Giane,
    Não sei se vc já instalou ou não. O importante é ter uma boa instalação, se certificar de que a estrutura (principalmente se for apartamento, mas mesmo sendo casa é super importante que a instalação reforce a estrutura do fundo, devido ao peso da banheira cheia de água) suporta.
    bjo
    Rosana

  13. Oi comprei uma banheira simples, e coloquei o chuveiro em cima, será que vou ter algum problema, com a banheira?, pois quando fiz o banheiro não m liguei nesse detalhe.

  14. Oi, Tamara!
    Existe sim esta opção, mas é importante escolher bem o tipo de banheira e o posicionamento correto do chuveiro para conseguir ter conforto e principalmente em relação a ter uma área plana o bastante no fundo para evitar acidentes, ainda mais com idosos em casa. Quer dizer, é preferível uma banheira com o fundo reto. Mesmo assim, em geral elas são escorregadias.
    Então é importante ter apoios nas paredes e banheira para diminuir o perigo de acidentes.
    Particularmente, sugiro banheiras com fundo bem plano e procurar lojas/profissionais especializados para uma instalação o mai segura possível
    abs
    Rosana

  15. Oi, Carlos!
    Depende do espaço e depende tbém se ele suporta o peso da banheira cheia de água (em um andar fora do térreo, principalmente, é super perigoso colocar uma banheira sem se certificar primeiro da quantidade de peso por metro quadrado q a estrutura suporta. Mas isso tbém é importante em uma casa mesmo térrea – o piso pode ceder). Então, aconselho vc a procurar um engenheiro ou arquiteto que possa analisar esta questão e, inclusive, acompanhar e se responsabilizar pela obra.
    Cuidado com a segurança sua e da sua casa nunca é demais.
    abs
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui