Muita gente pensa que é preciso um banheiro enorme para ter uma banheira, mas hoje em dia não é tanto assim! Temos modelos menores e quase sempre podemos mandar fazer uma banheira que se adeque ao espaço que temos.

10-banheiros-que-sao-verdadeiros-spa

Mesmo assim, é claro que um banheiro pequeno onde caiba uma banheira não é um banheiro mínimo, certo?

decor8-insideout2

Os especialistas informam que o banheiro deve ter, no mínimo, 1,90 m x 2,10 m para você ter uma banheira (sem hidromassagem)

andrewfranz-chelsea_apt_07

Digo que  quase sempre podemos ter ou mandar fazer uma banheira porque ela pesa muito (absurdamente mais com água, claro!). Antes de tudo, consulte um arquiteto ou engenheiro para ver se é possível uma banheira sem o perigo dela afundar no piso e causar um estrago enorme! Pode ser necessário reforçar a estrutura.

decoistmodern-bathroom-with-white-tile

Antes de efetuar a compra (ou iniciar a obra), pense na funcionalidade e na circulação (entrada e saída da banheira).

1-kindesigncasa-fh-studiomobile-11-1-kindesign

Veja também, se vai comprar um modelo pronto, que a banheira precisa passar pela porta – ou então ser içada pela fachada, o que pode ser uma grande dor de cabeça e gasto.

08-banheiros-pequenos-e-bem-resolvidos

Há 2 modelos que são os mais usados para banheiros pequenos: as de embutir e as freestandings (ou banheiras de apoio).

desiretoinspire-jpg140407_wedesign_guernsey9828

As de embutir precisam ser encaixadas em uma estrutura de alvenaria ou madeira (em geral) finalizadas com muretas revestidas com cerâmica, em geral.

interiordesignserved-fc3067f

Nesta estrutura vai também areia na parte inferior – para a banheira não deformar ou rachar  futuramente. E é preciso uma porta de acesso para o motor e aquecedor (se existir).

casa-claudia-janeiro-apartamento-hall-72-11

 Este tipo de banheira precisa mesmo de profissionais para instalá-las corretamente.

casavogue-casa-red-hook-nyt-09

Hoje temos banheiras em pequenos tamanhos como: 0,90 m de comprimento, 0,70 m de largura e 0,60 m de profundidade, um dos menores que achei. Outra:  120 x 80 x 40 cm. Vi banheiras de canto com 1,20 x 1,20 .

tendencia%20patchwork%20_designinnova%2018

As freestanding  são as mais fáceis de instalar, pois não precisam ficar em uma base – é só ter a entrada (quente e fria) e a saída de água.

arquiteturadoimovelecontemporary-bathroom

Como a de embutir, a de apoio também precisa de pontos de energia (220 volts)  aproximadamente a 30 cm de altura do chão e saída de esgoto o mais próximo possível da válvula do ralo.

box_de_chuveiro_arquitrecos_via_decorfacil_11

Se a banheira tiver hidromassagem, há toda uma instalação elétrica independente que deve ser feita.

banheiro-arquitrecos-via-achados-de-decoraa%c2%a7ao-2

As banheiras podem ser de porcelana, madeira, ferro, cobre, mármore,aço esmaltado (os materiais mais antigos).

box_de_chuveiro_arquitrecos_via_decorfacil_07

Agora você tem também banheiras de compostos mais leves e com superfícies mais lisas (ótimo para limpeza): resinas, acrílico, fibra de vidro, rochas vulcânicas e Corian.

cortina_no_banheiro_arquitrecos_via_decorfacil

  Para manter a água quente por mais tempo as de rocha vulcânica, acrílico e corian (nesta ordem) são as melhores.

box_de_chuveiro_arquitrecos_via_decorfacil_13

Os estilos mais comuns são o contemporâneo, com linhas retas,  o vitoriano clássico (em que as banheiras são apoiadas sobre pés estilizados) e o  “vitoriano” moderno, com linhas orgânicas.

homeditbathroom-built-in-ledge

Os modelos de canto, instalados nas quinas, ocupam menos espaço.

assuntoscriativos35-small-bathroom

As redondas e ovaladas podem ser encostadas na parede.

desiretoinspire-2-of-2illicodesign

E pense bem antes de decidir: Colocar o chuveiro dentro da banheira aumenta o perigo de escorregões e se vc tiver problemas de locomoção em algum momento, vai ser mais difícil entrar na banheira para usar o chuveiro.

Veja mais banheiros com banheiras neste post e neste também.

Fotos dos sites e blogs: 1-Kindesign, CasaAbril, andrewfranz , arquiteturadoimovel,  assuntoscriativos,  arquitrecos,  casavogue,  decoist, decor8, desiretoinspire , homedit e interiordesignserved

31 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Sirlei,
    O ideal seria chamar um engenheiro inicialmente para avaliar se é possível colocar a banheira. Há situações em que isso não é possível ou necessita de reforço na estrutura da casa.
    abs
    ROsana

  2. Elisa,
    É importante primeiro vc ter certeza se é possível colocar uma banheira no espaço sem danifica a estrutura (principalmente para apartamento, mas tbém é importante para casa, pois talvez vc precise fazer algum reforço na parte inferior). Uma banheira cheia pesa muito e algumas vezes pode nem ser possível fazer. Consulte um engenheiro.
    bjo
    Rosana

  3. Olá vou fazer um banheiro pequeno p meu quarto tem como com espaço pequeno uma banheira jundo ente toma banho de alvenaria

  4. Oi, Giane,
    Não sei se vc já instalou ou não. O importante é ter uma boa instalação, se certificar de que a estrutura (principalmente se for apartamento, mas mesmo sendo casa é super importante que a instalação reforce a estrutura do fundo, devido ao peso da banheira cheia de água) suporta.
    bjo
    Rosana

  5. Oi comprei uma banheira simples, e coloquei o chuveiro em cima, será que vou ter algum problema, com a banheira?, pois quando fiz o banheiro não m liguei nesse detalhe.

  6. Oi, Tamara!
    Existe sim esta opção, mas é importante escolher bem o tipo de banheira e o posicionamento correto do chuveiro para conseguir ter conforto e principalmente em relação a ter uma área plana o bastante no fundo para evitar acidentes, ainda mais com idosos em casa. Quer dizer, é preferível uma banheira com o fundo reto. Mesmo assim, em geral elas são escorregadias.
    Então é importante ter apoios nas paredes e banheira para diminuir o perigo de acidentes.
    Particularmente, sugiro banheiras com fundo bem plano e procurar lojas/profissionais especializados para uma instalação o mai segura possível
    abs
    Rosana

  7. Oi, Carlos!
    Depende do espaço e depende tbém se ele suporta o peso da banheira cheia de água (em um andar fora do térreo, principalmente, é super perigoso colocar uma banheira sem se certificar primeiro da quantidade de peso por metro quadrado q a estrutura suporta. Mas isso tbém é importante em uma casa mesmo térrea – o piso pode ceder). Então, aconselho vc a procurar um engenheiro ou arquiteto que possa analisar esta questão e, inclusive, acompanhar e se responsabilizar pela obra.
    Cuidado com a segurança sua e da sua casa nunca é demais.
    abs
    ROsana

  8. Pensa num blog maravilhoso é esse, estou pensando colocar uma banheira no meu banheiro fico feliz de ver esse post que já me deu muita ideal. OBrigadoooo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui