Você sabia que os terrários surgiram por acaso e devido ao estudo das borboletas? O médico inglês Nathaniel Bagshaw Ward (1791 -1868) colocou umas pupas  de borboletas (um estágio delas antes de se tornarem adultas) dentro de uma caixa de vidro fechada (chamada Caixa de Ward) com terra úmida para observar a metamorfose. E o que aconteceu?  As  sementes das plantas que haviam na terra se desenvolveram e assim surgiram os Terrários. Portanto, os verdadeiros Terrários são ambientes fechadosAgora vem com a gente e aprenda a fazer um terrário de verdade!

Aprenda a fazer um terrário

terrarios11 prenda a fazer um terrário

Eu adoro terrários faz tempo e gostaria de compartilhar com vocês uma técnica para montagem de um Terrário Fechado que aprendi em um livro antigo, faz mais de 20 anos!

Você vai precisar de:

1) Um recipiente transparente de vidro ou plástico com ou sem tampa. Para os iniciantes, prefiram os de gargalo largo pois será mais fácil plantar e fazer a manutenção.

2) Ferramentas de jardinagem ou adaptadas como colheres compridas, espeto de churrasco, hashi, rolhas de vinho, etc.

3) Filme plástico que servirá como fechamento caso não haja tampa no recipiente.

terrarios12

4) Carvão vegetal triturado (desses usados em churrasco)

5) Substrato para jardim, pedrinhas para drenagem e pedrinhas decorativas

6) Areia grossa e Areia colorida (a gosto)

7) Espécies com necessidades idênticas (que gostam de umidade e de sombra e que sejam de porte mini).

Como montar (acompanhe o desenho abaixo):

terrarios15

1) Limpe bem o recipiente.

2) Com recipientes de gargalo estreito, use um funil (pode ser feito com jornal) para despejar as pedrinhas como desejar. 

3) Depois, coloque uma camada do carvão vegetal triturado, uma camada fina de areia grossa e uma camada de substrato (o bastante para conseguir plantar nele , nesta ordem.

terrarios9

4) Abra espaço no substrato e comece a colocar as plantas. Use alguma ferramenta para fixar as raízes. Soltas elas não sobrevivem, por isso, comprima o substrato ao redor para ela ficar bem presa.Observe de vez em quando para ver se está ficando bonito. Não encha de plantas, pois elas tem que ter espaço para crescer. 

5) Decore com as pedras e regue o recipiente. Feche com a tampa ou com o filme.

terrarios8

6) Umedeça o substrato e após isso, só regue depois de um ou 2 meses. Notando gotinhas de água na parede do recipiente, abra-o para que a água em excesso evapore. Ao contrário, se perceber que o substrato está seco, regue novamente, jogando pouca água nas paredes do recipiente.

7) Mantenha a atenção para estes detalhes e você terá o seu terrário por muito tempo!

terrarios16

E agora você quer saber a) Que espécies são as mais indicadas? b) Por que não crio Terrários Fechados com suculentas? c) Se pode fazer Terrários com floríferas? d) Se  bichinhos como joaninhas e minhocas podem viver dentro do Terrário?  e) O que fazer se surgir mofo ou se algumas folhas murcharem?

Veja a 2a. parte deste post aqui.

Se gostou: curta, comente e compartilhe.

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Camila,
    Sobre aquele desenho do passo a passo, fui eu que fiz com grafite me baseando num livro antigo do qual infelizmente não tenho a fonte.
    Sinto muito
    bjo
    Marcia

  2. Também adorei!
    Eu fiz um terrário há muuuuuuuuitos anos, na escola, para um trabalho de ciências =)
    Vo me mudar daqui uns 2 meses e recentemente comecei a pensar em ter um terrário no apto novo… mesmo pq tenho uma gata, então tenho uma certa resistência em ter plantas pela casa, mas sendo fechado, meus problemas acabaram!
    Aguardo os próximos posts, vou ler todos!

  3. Taísa, que bom que gostou e que se interessa por esse assunto.
    Obrigada pelas perguntas.
    Vamos responder tudinho nos proximos posts sobre o assunto.
    Bjoooo.
    Marcia

  4. Que bom que gostou Thamara. Faremos um novo Post falando só sobre as espécies indicadas para terrários fechados.

    Podem durar muitos anos. O terrário fechado mais antigo que se tem notícia foi plantado em 1960 e foi regado pela última vez em 1972.

    Veja: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/01/aposentado-cria-planta-em-garrafao-fechado-ha-mais-de-40-anos.html

    No começo você vai apanhar um pouquinho até pegar o jeito. Mas depois não vão dar trabalho.
    Bjo. Sucesso. Até o próximo Post.
    bjo da Marcia!

  5. Boa Noite,

    Achei muito lindo os terrários, pois gostaria de saber se é possível fazer com suculentas?. Comprei umas mudas e fiquei interessada em fazer.

    Obrigado!

  6. Quero saber mais, especialmente que espécies são as mais indicadas, porque não posso fazer um terrário com suculentas e o que fazer se surgir mofo ou se algumas folhas murcharem.

    Adorei a ideia!

  7. Olá!! eu amei esse terrário! Ganhei duas bombonieres de presente de noivado e não sabia o que fazer com uma delas.. Gostaria de saber as espécies mais indicadas e como cuidar.. quanto tempo o terrario costuma resistir? Espero novos posts!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui