E a lindinha da nossa editora de Jardinagem e Paisagismo vai explicar tudinho que vc precisa saber para entrar de cabeça na onda das belas kokedamas que estão aparecendo por todo canto da decoração. Leia este post e acrescente mais esta beleza verde tanto dentro como fora de casa, no sol ou na sombra! 

E no Canal do Simples Decoração no You Tube tem passo a passo ! Não esqueça de visitar!

Hoje vamos falar sobre uma tendência que tem sido vista com frequência nas Mostras de Decoração e Paisagismo: As Kokedamas – Lembra destas que mostramos na Expoflora 2017

varandaexpoflora2017 kokedama 0824_125741

Pois então: Kokedamas são estas bolinhas que aí estão pendentes – mas podem ser colocadas sobre uma mesa, por exemplo –  e vc vai saber tudo sobre elas agora!

A palavra Kokedama vem de koke=musgo e dama=bola,  a bola de musgo, que  é uma técnica japonesa, variante do bonsai. A bola é feita de uma mistura de terras e substrato,  coberta de musgo e nela as plantas são colocadas antes ou depois da amarração que a deixa firme e estável. 

kokedama4

kokedamas podem ser mantidas em pratos ou suportes como este lindo

E vamos ao passo a passo (que você pode ver também no vídeo no nosso canal)

20170906_205259

1- Faça uma mistura com terra vegetal, terra argilosa e substrato em partes iguais e em seguida umedeça essa mistura a ponto de você poder formar bolas de terra como na foto. O tamanho dependerá da espécie escolhida.

13912716_1706941216017377_934857387442912482_n

(para iniciar é melhor usar plantas pequenas…)

2- Se a planta escolhida tiver raízes, abra a bola ao meio, ou faça uma cavidade e encaixe a planta, daí feche novamente. Mas poderá plantar por estaquia também, podendo apenas espetar o caule ou a haste – um exemplo são as suculentas.

bolacomsfagno

3- Cubra a bola com musgo (sfagno) hidratado mas não se esqueça de espremer e retirar o excesso de água.

20170906_212534a

(aqui, com pequenas suculentas, a amarração foi feita antes e as plantas inseridas depois com auxílio de um hashi (pode ser qquer objeto pontudo que permita criar o espaço para inserir a raiz da planta)

4- Comece a amarração. Use sua criatividade. Você poderá usar, nylon, linha, lã, barbante, rami, etc.

kokedama10

(Vc pode fazer kokedamas com praticamente qualquer planta, como acontece com os bonsais, mas é claro que algumas são mais fáceis e simples de manter. O negócio é começar com essas e depois, se tomar gosto, continuar testando)

1959979_727860303925478_1451126922_n

5- Pronto. Agora é só decidir… você pode colocá-lo sobre um pratinho ou pendurá-lo. Faça vários porque os arranjos e as montagens ficarão mais bonitas.

kokedama11

6- Como regar? Mergulhe num balde com água por uns 5 minutos. As suculentas podem ser regadas 1 vez na semana, e outras espécies de acordo com a necessidade das plantas.

7- Como adubar? Dilua o adubo no balde com água e pronto. Ao regar, estará também adubando mas siga a bula para adubação perfeita.

kokedama2

Obs.: Lembre-se de primeiramente de decidir o local onde sua Kokedama ficará. Se for ao Sol poderá plantar suculentas; se for à Sombra poderá usar folhagens e orquídeas por exemplo. Prefira plantas mais resistentes. Lembre-se que orquídeas necessitam de solo mais poroso, especial para elas.

Então, inspire-se..

Se gostou dessa ideia, comente, curta e compartilhe. Se deseja fazer perguntas fique à vontade.

As fotos que não são minhas são de: RealstringgardensSiguta

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

27 COMENTÁRIOS

  1. Nas kokedamas de orquídeas se coloca terra tbm, ou tem como fazer com substrato próprio para orquídeas e musgo?

  2. Eu faço com a fibra tipo tecido das folhas do coqueiro q parece com juta, aí chamo de kokodama!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui