E a lindinha da nossa editora de Jardinagem e Paisagismo vai explicar tudinho que vc precisa saber para entrar de cabeça na onda das belas kokedamas que estão aparecendo por todo canto da decoração. Leia este post e acrescente mais esta beleza verde tanto dentro como fora de casa, no sol ou na sombra! 

kokedama – O que é, como se faz, como manter

E no Canal do Simples Decoração no You Tube tem passo a passo ! Não esqueça de visitar!

Hoje vamos falar sobre uma tendência que tem sido vista com frequência nas Mostras de Decoração e Paisagismo: As Kokedamas – Lembra destas que mostramos na Expoflora 2017

varandaexpoflora2017 kokedama 0824_125741

Pois então: Kokedamas são estas bolinhas que aí estão pendentes – mas podem ser colocadas sobre uma mesa, por exemplo –  e vc vai saber tudo sobre elas agora!

A palavra Kokedama vem de koke=musgo e dama=bola,  a bola de musgo, que  é uma técnica japonesa, variante do bonsai. A bola é feita de uma mistura de terras e substrato,  coberta de musgo e nela as plantas são colocadas antes ou depois da amarração que a deixa firme e estável. 

kokedama4

kokedamas podem ser mantidas em pratos ou suportes como este lindo

E vamos ao passo a passo (que você pode ver também no vídeo no nosso canal)

20170906_205259

1- Faça uma mistura com terra vegetal, terra argilosa e substrato em partes iguais e em seguida umedeça essa mistura a ponto de você poder formar bolas de terra como na foto. O tamanho dependerá da espécie escolhida.

13912716_1706941216017377_934857387442912482_n

(para iniciar é melhor usar plantas pequenas…)

2- Se a planta escolhida tiver raízes, abra a bola ao meio, ou faça uma cavidade e encaixe a planta, daí feche novamente. Mas poderá plantar por estaquia também, podendo apenas espetar o caule ou a haste – um exemplo são as suculentas.

bolacomsfagno

3- Cubra a bola com musgo (sfagno) hidratado mas não se esqueça de espremer e retirar o excesso de água.

20170906_212534a

(aqui, com pequenas suculentas, a amarração foi feita antes e as plantas inseridas depois com auxílio de um hashi (pode ser qquer objeto pontudo que permita criar o espaço para inserir a raiz da planta)

4- Comece a amarração. Use sua criatividade. Você poderá usar, nylon, linha, lã, barbante, rami, etc.

kokedama10

(Vc pode fazer kokedamas com praticamente qualquer planta, como acontece com os bonsais, mas é claro que algumas são mais fáceis e simples de manter. O negócio é começar com essas e depois, se tomar gosto, continuar testando)

1959979_727860303925478_1451126922_n

5- Pronto. Agora é só decidir… você pode colocá-lo sobre um pratinho ou pendurá-lo. Faça vários porque os arranjos e as montagens ficarão mais bonitas.

kokedama11

6- Como regar? Mergulhe num balde com água por uns 5 minutos. As suculentas podem ser regadas 1 vez na semana, e outras espécies de acordo com a necessidade das plantas.

7- Como adubar? Dilua o adubo no balde com água e pronto. Ao regar, estará também adubando mas siga a bula para adubação perfeita.

kokedama2

Obs.: Lembre-se de primeiramente de decidir o local onde sua Kokedama ficará. Se for ao Sol poderá plantar suculentas; se for à Sombra poderá usar folhagens e orquídeas por exemplo. Prefira plantas mais resistentes. Lembre-se que orquídeas necessitam de solo mais poroso, especial para elas.

Então, inspire-se..

Se gostou dessa ideia, comente, curta e compartilhe. Se deseja fazer perguntas fique à vontade.

As fotos que não são minhas são de: RealstringgardensSiguta

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

E não esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

 

30 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma coquedama que está maravilhosa. Porém pareça que necessita mais terra pois percebo que perde um pouco cada vez que ponho de molho. Que devo fazer? Obrigada.
    Marcia

  2. Oi, Adriana!
    Leia estes posts, que vão lhe ajudar:
    http://aprendendocomasorquideas.blogspot.com/2017/07/como-fazer-substrato-para-orquideas.html
    https://flores.culturamix.com/dicas/qual-o-melhor-substrato-para-orquidea
    abs
    Rosana

  3. Oi Iremar.
    Na kokedama de orquídea não vai terra. Precisa fazer um substrato próprio para orquídeas.
    Bjooo

  4. Nas kokedamas de orquídeas se coloca terra tbm, ou tem como fazer com substrato próprio para orquídeas e musgo?

  5. Eu faço com a fibra tipo tecido das folhas do coqueiro q parece com juta, aí chamo de kokodama!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui