Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos Dicas

Escolhendo as cores da decoração na prática – Harmônicas

Todo mundo aí já sabe da história do Círculo Cromático, o que são as cores contrastantes(ou complementares) e harmônicas, certo? (quem ainda não sabe clica nas palavras linkadas acima e volta – eu espero aqui). 

Mas quem aí ainda tem dúvidas sobre como isso pode ajudar a escolher as cores da decoração de sua casa? Eu sei que tem muita gente que tem! Por isso estou fazendo esta série que começou com as combinações de cores complementares. E agora vou falar das cores harmônicas. E a pergunta é:

Como criar um ambiente acromático, neutro ou harmônico que não seja mortinho ou cansativo e triste de se ver ? 

acro-mono-neutro

PARA LEMBRAR😮 esquema de cores Harmônico pode ser acromático (usando preto,branco, cinza), neutro (só cores neutras – preto,branco, cinza, bege, off whites), monocromático (variações de uma só cor) e o que muitos consideram o harmônico mesmo, aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO:

rosaencantoblogcirculo_cromaticoharmonicas2

(foto: rosaencantoblog)

Se vc usar no seu ambiente, além dos neutros, somente estas cores do azul até o amarelo esverdeado por exemplo, estará usando um esquema harmônico (podem ser 2, 3, 4 quaisquer cores do círculo que forem vizinhas)

DITO ISSO, vamos ver como a gente leva alegria e interesse para um ambiente em que há pouca quantidade de cores ?

A) Contraste, contraste, contraste!

Você pode usar só uma cor, mas já pensou no quanto pode variar qualquer cor acrescentando branco e preto ? Pois é disso que estou falando quando falo em contraste: Vc pode conseguir que um ambiente seja muito impactante, mesmo com uma só cor, se usar contrastes fortes, quer dizer, se usar tons claros e escuros dessa cor.

jurnaldedesigninterior TextilematerialenaturalePolonia2024

(foto:jurnaldedesigninterior)

Cores neutras somente e muito contraste dos cinzas e beges, percebe? Além disso, há outra coisa nesta sala que a torna mais interessante ainda, que é a nossa segunda dica:

B) Texturas, texturas, texturas!

jurnaldedesigninterior TextilematerialenaturalePolonia2025

(foto:jurnaldedesigninterior)

Outra foto da mesma sala: Veja quantas texturas diferentes! Desde o vidro, frio e liso, até o puff e o tapete, cheios de reentrâncias e rusticidade! Isso torna esta sala super interessante, mesmo sem cores vivas além do verde das plantas que nos levam a outra dica:

C) Acrescente uma cor nos detalhes

Eu sei, se você gosta de “sem cor, por favor!” essa pode não ser uma dica válida em um primeiro momento, mas veja só o efeito:

jurnaldedesigninterior Decor15

(foto:jurnaldedesigninterior)

O amarelo nas almofadas e flores “ilumina” o espaço todo em bege e cinza que não tem tantas texturas diferentes assim. Mas se você realmente não quer “sair ” da paleta neutra, acromática ou monocromática, ainda há outra dica:

D) Estampas, Estampas, Estampas!

homesthetics e65fbc4a76

(foto:homesthetics)

A sala, que só tem marrom e uma cinza azulado, se salva de ser um ambiente sem graça devido aos tecidos estampados, viu?

designforum apartamento_indaiatuba_anderson_leite_07

(foto:designforum )

E esta, que se não fosse o tapete iria nos fazer dormir ?

chictip interior-design-Christopher-Elliott-Design-1-490x700

(Foto:chictip)

E veja a força das estampas nesta sala que só tem de cor não neutra o azul!

Então, veja que não é pq vc não quer cores nos seus ambientes que precisa ficar triste (ou ter um ambiente que pode lhe deixar triste!) Use texturas, contrastes e estampas! Vai ficar tudo lindo, eu garanto!

E não se esqueça!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

Posts relacionados

Comentários:

Chrystianne Leite · 19 de agosto de 2018 às 11:23

Excelentes dicas! Recebo sempre seus e-mails e estou aprendendo muito com você. Obrigada por sua generosidade. E já desbloqueei os anúncios! Afinal, você merece ser bem remunerada pelos serviços maravilhosos que você nos presta! Gratidão!!

Responder

Rosana Silva · 19 de agosto de 2018 às 20:15

Muito Obrigada, Chrystianne!!!
Um beijo grande!
RO

Elaine Souza · 19 de agosto de 2018 às 11:54

Ótimas dicas, acabei de se mudar para o meu novo apartamento e estava com uma grande dúvida sobre quais cores escolher, esse conteúdo me ajudou bastante.

Parabéns ao autor!

Responder

Deixe o seu comentário!