Todo mundo aí já sabe da história do Círculo Cromático, o que são as cores contrastantes(ou complementares) e harmônicas, certo? (quem ainda não sabe clica nas palavras linkadas acima e volta – eu espero aqui). 

Mas quem aí ainda tem dúvidas sobre como isso pode ajudar a escolher as cores da decoração de sua casa? Eu sei que tem muita gente que tem! Por isso estou fazendo esta série que começou com as combinações de cores complementares. E agora vou falar das cores harmônicas. E a pergunta é:

Como criar um ambiente acromático, neutro ou harmônico que não seja mortinho ou cansativo e triste de se ver ? 

acro-mono-neutro

PARA LEMBRAR😮 esquema de cores Harmônico pode ser acromático (usando preto,branco, cinza), neutro (só cores neutras – preto,branco, cinza, bege, off whites), monocromático (variações de uma só cor) e o que muitos consideram o harmônico mesmo, aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO:

rosaencantoblogcirculo_cromaticoharmonicas2

(foto: rosaencantoblog)

Se vc usar no seu ambiente, além dos neutros, somente estas cores do azul até o amarelo esverdeado por exemplo, estará usando um esquema harmônico (podem ser 2, 3, 4 quaisquer cores do círculo que forem vizinhas)

DITO ISSO, vamos ver como a gente leva alegria e interesse para um ambiente em que há pouca quantidade de cores ?

A) Contraste, contraste, contraste!

Você pode usar só uma cor, mas já pensou no quanto pode variar qualquer cor acrescentando branco e preto ? Pois é disso que estou falando quando falo em contraste: Vc pode conseguir que um ambiente seja muito impactante, mesmo com uma só cor, se usar contrastes fortes, quer dizer, se usar tons claros e escuros dessa cor.

jurnaldedesigninterior TextilematerialenaturalePolonia2024

(foto:jurnaldedesigninterior)

Cores neutras somente e muito contraste dos cinzas e beges, percebe? Além disso, há outra coisa nesta sala que a torna mais interessante ainda, que é a nossa segunda dica:

B) Texturas, texturas, texturas!

jurnaldedesigninterior TextilematerialenaturalePolonia2025

(foto:jurnaldedesigninterior)

Outra foto da mesma sala: Veja quantas texturas diferentes! Desde o vidro, frio e liso, até o puff e o tapete, cheios de reentrâncias e rusticidade! Isso torna esta sala super interessante, mesmo sem cores vivas além do verde das plantas que nos levam a outra dica:

C) Acrescente uma cor nos detalhes

Eu sei, se você gosta de “sem cor, por favor!” essa pode não ser uma dica válida em um primeiro momento, mas veja só o efeito:

jurnaldedesigninterior Decor15

(foto:jurnaldedesigninterior)

O amarelo nas almofadas e flores “ilumina” o espaço todo em bege e cinza que não tem tantas texturas diferentes assim. Mas se você realmente não quer “sair ” da paleta neutra, acromática ou monocromática, ainda há outra dica:

D) Estampas, Estampas, Estampas!

homesthetics e65fbc4a76

(foto:homesthetics)

A sala, que só tem marrom e uma cinza azulado, se salva de ser um ambiente sem graça devido aos tecidos estampados, viu?

designforum apartamento_indaiatuba_anderson_leite_07

(foto:designforum )

E esta, que se não fosse o tapete iria nos fazer dormir ?

chictip interior-design-Christopher-Elliott-Design-1-490x700

(Foto:chictip)

E veja a força das estampas nesta sala que só tem de cor não neutra o azul!

Então, veja que não é pq vc não quer cores nos seus ambientes que precisa ficar triste (ou ter um ambiente que pode lhe deixar triste!) Use texturas, contrastes e estampas! Vai ficar tudo lindo, eu garanto!

E não se esqueça!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ótimas dicas, acabei de se mudar para o meu novo apartamento e estava com uma grande dúvida sobre quais cores escolher, esse conteúdo me ajudou bastante.

    Parabéns ao autor!

  2. Excelentes dicas! Recebo sempre seus e-mails e estou aprendendo muito com você. Obrigada por sua generosidade. E já desbloqueei os anúncios! Afinal, você merece ser bem remunerada pelos serviços maravilhosos que você nos presta! Gratidão!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui