Podemos dizer que jardim vertical é qualquer instalação onde plantas são colocadas em um plano vertical, não é mesmo? Assim, você pode ter um jardim vertical em uma sacada, varanda, painel, muro do quintal e até dentro de casa. E em pequenos ou grandes espaços, ensolarados ou com alguma luminosidade natural, o que depende das plantas que você escolher.

Considerando isso, veja as ideias de jardim vertical que selecionei para você e escolha aquele que combina com seu espaço, seu estilo e as condições do seu ambiente. E aproveite as dicas!

(fotos: acervodeinteriores e voceprecisadecor)

DICA 1: Você pode usar muitos materiais para fazer o seu jardim vertical, desde vasos presos – use furadeiras e buchas, nunca só pregos – nas paredes ou estruturas, blocos de cimento, cerâmica, ou concreto, cobogós, tijolos de barro, módulos de plástico, jardineiras, garrafas pet, canos de pvc,  pallets, treliças, fibra de coco, tecidos ou plásticos, fortes e resistentes, mantas, borrachas, etc e temos diversos produtos, placas e kits prontos de diversos materiais que vc encontra em lojas do ramo.

(fotos: Diversos sites que vendem kits e materiais para jardim vertical)

E você pode criar instalações bem originais:

(fotos: apartmenttherapy e TheDecoJournaldesenho)

DICA 2: Plantas agrupadas precisam ter as mesmas necessidades de luz, água, vento e nutrientes.

E faça você mesma(o), com o que tiver à mão:

(fotos: virgulaDecoração e Casaabril)

DICA 3: Procure saber se as plantas têm raízes compatíveis com o tamanho e a profundidade do local onde vai colocá-las.

(fotos: condominiosverdes e arrumadíssimo)

DICA 4: Vasos em painel de madeira, treliças, mantas ou diretamente na parede: O importantíssimo é que tanto a madeira, quanto a parede e o piso sejam impermeabilizados e tenham manutenção frequente. Usando treliças, tela de galinheiro, etc é importante colocar manta de drenagem entre o material e a parede e/ou que ela não fique “agarrada” à parede.

(foto: Um produto cerâmico específico para jardim vertical – green wall)

DICA 5: É importante considerar espaço para que as plantas cresçam depois de plantadas.

(fotos: simplichique e propot)

DICA 6: Contrate especialistas para trabalhos maiores, mais elegantes e profissionais

(fotos: blogdecorandoonline e voceprecisadecor)

DICA 7: Plantas pendentes e flexíveis criam com mais facilidade o aspecto de “jardim vertical” e são mais fáceis de controlar. Se for necessário no ambiente, coloque na parte inferior, plantas de meia-sombra (ou até de sombra) e as pendentes acima.

Clássicos:

(fotos: tresstudio e suadecoracao)

DICA 8: Plantas e terra pesam. Certifique-se que a estrutura é forte e firme.

(fotos: casatreschic)

DICA 9: Para manter as plantas felizes, se preocupe com a drenagem – não deixe a água acumular – a adubagem – mantenha a terra nutrida, acrescente adubos e até troque a terra eventualmente se se sentir que as plantas estão fracas. E a rega – Por isso é importante que plantas que ficam juntas tenham a mesma necessidade de água.

Ou mais atuais:

(fotos: contemporist)

DICA 10: Se você não tem muito tempo ou não gosta muito de cuidar de plantas, definitivamente grandes jardins verticais não são para você (a não ser que tenha quem cuidar). Prefira poucas plantas e fáceis de cuidar, resistentes – suculentas por exemplo.

(fotos: Casaabril e homedit)

E minimalistas:

(fotos: arquitrecos e home-designing)

Como falei, tudo depende do seu espaço, estilo, condições do ambiente e orçamento. Ideias de todos os tipos é que não faltam:

(fotos: decordemon e depositosantamariah)

(fotos: just-carol – Expoflora e freshome)

Última dica:

Algumasplantas para lugares ensolarados: Aspargo, Barba de Serpente, Brilhantina, Clorofito, Hera, Lambari-roxo, Trapoeraba-roxa, ripsalis, camarão vermelho, Guaimbê, Russélia, helicônia, ipomeia, espada de s.Jorge, dedinho de moça, strelitzia,    Plantas de horta, como manjericão, alecrim, salsinha, orégano, sálvia, tominho, pimentas, hortelã, etc.

Algumas plantas para lugares sombreados (mas com luz natural): Samambaia, asplênio, calatéia, Coléu, Maranta, Renda portuguesa, comigo ninguém pode, fitônia, hera, Costela de adão (monstera), Neoregélia, bromélia, Pândano, peperômia, filodendro, Guaimbê, espada de s.Jorge, lírio da paz, Lambari, musgo..

E não se esqueça!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui