Com alguns cuidados você deixa sua casa linda e ainda cuida da natureza. Veja os cuidados para fazer uma reforma limpa e consciente.

reforma limpa e consciente

Transformar o próprio espaço muitas vezes é uma forma de mudar aspectos da própria vida. Investir em um novo móvel, uma nova decoração ou até mesmo a completa redefinição de um cômodo tem tanto a ver com o que está acontecendo dentro da gente quanto com a necessidade de se fazer uma reforma de apartamento.

pintando parede

(Foto criada por : rawpixel.com – br.freepik.com

A obra em si, independente da sua complexidade, é executada em várias etapas e cada um desses passos acaba gerando sobras, resíduos e entulhos. Separamos para você algumas dicas para que além de economizar em sua reforma, você consiga executá-la gerando o mínimo de lixo e esse seu período de renovação seja o mais completo possível.

Dicas para uma reforma limpa e consciente

  1. Planejamento consciente

A etapa mais importante de uma reforma ocorre antes mesmo de ela começar. É aqui que você define quais benfeitorias deseja fazer em sua residência bem como um cronograma das tarefas a serem executadas em cada dia de reforma, revelando um panorama detalhado sobre a quantidade de materiais que serão necessários para a obra.

planejando a reforma

Foto criada por freepik – br.freepik.com

Finalizado o cronograma, é o momento da comparação entre orçamentos de todos os artigos e insumos em diversos fornecedores. Comprar o necessário para a realização da obra evita o desperdício e diminui o valor total, mas você só será capaz de compreender isso executando um bom planejamento para a sua renovação!

  1. Escolha de profissionais qualificados

Os aspectos mais específicos de uma obra são complexos e é necessário contratar profissionais de confiança para a execução dessas tarefas. Investir na experiência garante a você que os materiais comprados serão utilizados corretamente e diminuem as chances de retrabalho ou atrasos no seu cronograma.

projeto de decoração

Em reformas maiores, leve em consideração contratar um profissional alinhado com a preservação do meio ambiente por meio da escolha por marcas sustentáveis e que trará soluções adequadas e conscientes para o seu projeto.

  1. Upcycling

Tendência para a decoração de interiores, o conceito por trás do upcycling tem como objetivo dar uma nova vida a materiais que seriam dispensados. Dessa forma, além de contribuir para a preservação do meio ambiente ao diminuir a geração de resíduos, você traz estilo para a sua decoração sem gastar muito dinheiro.

mesa de pallet

Foto: Historiasdecasa

Algumas ideias bastante utilizadas são o uso de pallets para o desenvolvimento de mesas, poltronas e camas, garrafas coloridas que podem servir como luminárias e até mesmo escadas de madeira antigas para você começar a sua horta caseira!

  1. Reforma simplificada

Uma forma de reduzir ou até mesmo zerar a geração de entulho em uma obra é a instalação de superfícies como pisos e azulejos sem que o anterior seja retirado. Hoje a sobreposição de materiais já é uma realidade e, além de diminuir o tempo de uma reforma, acaba se mostrando uma alternativa mais prática e econômica que a tradicional.

piso sobre piso

O mercado oferece empresas especializadas nessa técnica e você pode escolher em seu catálogo uma série de padrões de revestimentos contínuos que simulam aço, cimento queimado, granilite etc. É só escolher o que mais combina com você e agendar a instalação!

Tão satisfatório quanto ver o seu projeto ganhar vida é ter a consciência tranquila de que ele não fez mal algum ao meio ambiente. Escolha profissionais competentes, pesquise quais são as marcas amigas do meio ambiente, respire fundo e mãos à obra!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui