As cores são elementos extremamente importantes na decoração. Por isso eu vivo falando sobre cores aqui. Tem até séries! Agora selecionei 12 dicas para usar as cores na decoração de forma a trazer, além do aspecto visual, soluções para questões de conforto visual, problemas arquitetônicos (como tetos baixos ou altos demais, ambientes escuros, estreitos, etc) e outras questões que podem servir direitinho para melhorar algum aspecto da sua decoração. Vamos lá?

12 dicas para usar as cores na decoração

12 dicas para usar as cores na decoração

Quanto mais clara, mais uma cor reflete a luz. Então, se você escolher uma cor clara para a parede em frente da janela ou porta, a luz que vem de fora vai bater nessa parede e refletir para o restante do ambiente. Essa é uma maneira fácil de trazer mais luz natural para dentro de casa. É o mesmo princípio que nos faz sugerir colocar um espelho nesta parede – se o Sol não bater diretamente no espelho, é claro!.como fazer um teto baixo parecer mais alto

A ideia é simples: Como você não vê onde termina a parede e começa o teto acaba não tendo uma noção exata do tamanho dele. Então, engana direitinho, né ? como esconder um móvel grande demais

Essa é uma boa forma de diminuir o “protagonismo” de um móvel. Por exemplo: Quando o sofá é grande demais, mas você quer continuar com ele porque não atrapalha muito e é confortável. É claro que só vale se você gostar da cor do móvel em questão!

para diminuir o efeito de uma parede escura

prefira cores escuras no painel ou parede da tv
Projeto: @Robertrobl – Robert Robl

É aquele caso em que você quer uma parede escura mas, ao mesmo tempo, não quer que ela escureça muito o ambiente ou quer que ela parece mais alegre. Na verdade, o que você estará fazendo colocando um ou mais quadros em cores claras é diminuindo a quantidade de cor escura no ambiente. Dá certo sempre!

Se você já foi ao cinema você sabe: Em volta das telas é sempre escuro! E isso não é a toa! Alem de facilitar a sua concentração na tela, o fato de em volta estar escuro cansa menos a sua visão. Por isso também evite iluminação com spots acima da tela quando estiver vendo a tv.tetos coloridos ajudam com pé direito baixo ou alto

Quando o teto é muito alto você pode ter uma sensação de “frieza” no ambiente. Neste caso, nada melhor que uma cor escura no teto. Ela vai dar a impressão que ele é mais baixo e além disso, trazer aconchego (esse teto marrom chocolate então….). Além disso, você pode também “começar” o teto ainda na parede. Quer dizer, pintar uma faixa, da mesma cor do teto, na parte superior da parede. Assim vc achata mesmo o pé direito!

Já quando o teto é baixo, pintá-lo com uma cor clara ajuda a faze-lo parecer mais alto. Na primeira foto acima, o amarelo, além disso, reflete a luz de uma forma que parece iluminar. Veja que essa cor dá tanto a impressão de teto alto combinada com a parede escura que até fizeram uma faixa amarela na parede e mesmo assim, ele parece bem alto! Na verdade, isso fez o ambiente “clarear” e deu uma sensação de profundidade que vc não sabe direito onde começa o teto e acha que ele tem mais altura, percebe? Uma beleza de escolha de cores, viu?

as vezes uma faixa colorida muda tudo na decoração

Logo que olhei esta foto (o original é o da esquerda) tive uma sensação de que faltava alguma coisa lá no fundo da sala. Foi só “pintar” esta faixa amarelo mostarda, continuando a que já existia, que me senti em paz …kkkkkk! Você não acha que estava faltando ela?

cor vibrante no quarto, só na cabeceira

Sim, as cores influenciam o nosso astral. Pode ser que existam pessoas que se sintam descansadas e relaxadas olhando uma parede em amarelo vivo, mas tenho certeza que são poucas mesmo! O amarelo é Sol, luz, energia. A maioria das pessoas não convive bem com ela no quarto. Mas na cabeceira o efeito é minimizado porque você não dorme olhando para ela! Na verdade, deitada(o) na cama você nem a vê! Por isso ela pode sim, ser usada na cabeceira. Mas use um revestimento que não reflita o amarelo por todo o quarto, ok ?

cortinas e cores

Então, as cortinas que tem cores diferentes das paredes é claro que “aparecem” mais. E quanto maior o contraste entre as 2 cores, mais elas vão “pesar”. Serão quase como um móvel grandão ocupando o seu espaço visual. Mas se elas forem altas (até o teto), as linhas verticais do seu drapeado vão fazer você achar que o teto é mais alto. 

Já as cortinas que são da mesma cor que a parede ficam parecendo uma continuação dela. Então são tipo “invisíveis”, pesando muito pouco no ambiente, ainda menos se não forem volumosas.use poucas cores para decorar mais fácil

Você pode olhar, praticamente todos os ambientes deste post tem, na verdade, poucas cores diferentes. Esse acima tem azul e verde – fora os objetos em dourado e o branco  que é neutro. Até o cinza da parede é meio azulado. Esse número, em geral pequeno, de cores é a paleta de cores do ambiente e é importante – e mais fácil – ter um número pequeno de cores diferentes na boa decoração. Cor é informação visual que “enche o espaço”. Por isso deve ser usada com controle.corredores e cores

Isso você já deve saber, mas é sempre bom lembrar: Cores frias, principalmente claras, dão impressão de maior. Cores quentes, ainda mais quando saturadas (vivas) dão a impressão de menor. Listras, ainda mais quando coloridas, dão a impressão de que o ambiente é maior no sentido que elas estão – Veja este post onde falo especificamente de corredores e cores. Não esqueça isso ao decorar a sua casa.

use as cores para transformar os ambientes

É sempre importante pensar em originalidade e imaginar a capacidade de transformação que as cores podem fazer em um ambiente. Derrepente, nada além de uma pequena pintura em amarelo em volta da poltrona e você vê um cantinho acolhedor. Ou área de resplandece qdo envolta por amarelo em todos os lados de uma sala que, de resto, é toda azul e cinza. Talvez ideias impactantes como essas não sejam para todos, mas há outras, menos chocantes e também transformadoras:

cantinho impactante

O painel em cor escura conecta os móveis e cria como um cenário acolhedor e melancólico talvez. Há algo de teatral nessa composição. E as cores, todas sóbrias, mas mesmo assim, bastante importantes para este efeito. 

Use as cores, explore e teste o potencial que elas tem para transformar as nossas sensações e nos dar prazer!

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui