Nesta série ” Escolhendo as cores da decoração na prática ”  já falamos do Círculo Cromático, das cores contrastantes(ou complementares) e das harmônicas, certo? Falamos também das combinações triádicas (quem ainda não sabe clica nas palavras linkadas acima e volta – eu espero aqui). 

Escolhendo as cores da decoração na prática

Mas como sabemos que muita gente tem dúvidas sobre como isso pode ajudar a escolher as cores da decoração de sua casa, estou fazendo esta série que começou falando sobre como  fazer combinações de cores complementares sem ficar chocante. Depois falei de como fazer, na prática combinações de cores harmônicas sem ficar chatinho. E a pergunta agora é:

Como ter um ambiente usando combinação triádica sem parecer um carnaval ?

A combinação triádica envolve, além dos neutros que vc praticamente sempre vai ter, 3 cores. Apesar de serem cores que se harmonizam bem, isso pode virar , para muitos, um “carnaval de cores  que é um pouco demais”. Para relembrar, veja alguns exemplos de combinações triádicas (e como você encontra outros). 

circulotriádicas

LARANJA, VIOLETA E VERDE ou AMARELO, VERMELHO E AZUL (para encontrar mais combinações deste tipo é só escolher uma cor, pular 3 e assim por diante, ok?) (foto – modificada : rosaencantoblog)

E um exemplo de um ambiente bem colorido mesmo com esta combinação:

Escolhendo as cores da decoração na prática 

Vermelhos, amarelos a azuis fortes em grandes áreas. Um ambiente bonito porque as cores combinam entre sim mas para muita gente, é exagerado (foto:chinapdv)

cantinho combinação triadica

Outra combinação triádica forte (e que acho linda!) Veja que sempre há uma cor que é mais usada que as outras. (Foto:Achadosdedecoracao)

E como fazer para usar as combinações triádicas sem chocar os olhos mais sensíveis e até agradar aqueles que gostam de um ambiente neutro? É simples: Há 2 opções clássicas, que você pode usar juntas ou separadas:

A) Aumentar a quantidade de cores neutras

sala combinação triádica verm amar azul

Basicamente usando vermelhos, amarelos e azuis fortes, as coisas ficam mais leves com todas as paredes e alguns móveis em branco (foto:casinhadanane)

sala combinação triádica

Um cantinho também com cores fortes e muito neutro (Foto: Arrumadíssimo)

sala combinação triádica verm amar azul neutros

Aqui um extremo desta técnica: O ambiente tem tantas cores neutras que vc nem percebe que ele usa uma combinação triádica também de vermelho, amarelo e azul no tapete, cadeiras, almofadas e nas flores. Viu? (Foto:homesthetic)

B) Atenuar as cores fortes

Você pode atenuar usando matizes pastéis das cores envolvidas ou “acinzentando” estas cores. Veja: 

 sala combinação triádica pasteis

Pastéis leves e vc nem vê a combinação triádica (Foto: Rsvalente)

sala combinação triádica verm amar azul neutros 2

Muito branco e cores escurecidas acinzentadas /atenuadas (Foto:homesthetics)

sala combinação triádica neutra 2

E vc pode, para alegrar seu ambiente em cores neutras, colocar almofadas e pequenos objetos em combinação triádica. É um tiro certeiro para dar alegria e harmonia (Foto: Casa Abril) 

Espero que ousem mais no uso das combinações triádicas. Elas são realmente belas.

E não se esqueça de nossas redes sociais e serviços !

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui