Você já tem a sua horta caseira? Se não tem, veja o passo a passo para fazer uma horta caseira e, se seu ambiente é pequeno, tenho também um post que mostra como ter uma horta caseira em pequenos espaços e depois volte aqui para saber o que plantar no Outono.

A horta Caseira no Outono

E agora chegamos no outono e vamos comentar aqui sobre os cuidados e as melhores verduras, frutas e legumes para plantar exatamente agora na sua horta caseira, seja pequena ou grande.

O Outono

Esse tempinho mais fresco, em que as noites ficam mais frias e, por isso, o solo não resseca tanto quanto no verão, é ótimo para plantar verduras que gostam de frio.

O que plantar, por região

Este país é grande, não é mesmo? Por isso o que se planta no Sul no outono pode não ser o que se deve plantar na mesma época no Nordeste. Então, veja:

mapa de cultivo horta no brasil - horta caseira no outono
Foto: Isla – Site: vamoscomermelhor

Região Sudeste

Semeie agrião, acelga, rúcula, alface (essa cresce bem rápido e gosta de ficar perto da rúcula!), cebolinha, couve, espinafre e ervilha (em 50 dias você já colherá, em clima úmido).

hortaliças de outono na região sudeste

Região Sul

Plante rúcula, aipo, acelga, agrião, repolho, cebola, alface, almeirão, couve.

Você pode plantar hortelã junto da couve para que as borboletas fiquem longe dela e a camomila junto à cebola melhora seu gosto e crescimento.

o que plantar na horta no outono região sul

Região Nordeste

Dá para plantar na sua horta caseira no outono do nordeste: jiló, pimentão, coentro, abóbora, abobrinha, mostarda, pimentão. A abóbora e a abobrinha precisam ser semeadas em covas amplas e com boa distância entre os pés.

o que plantar na horta no outono - Região Nordeste

Região Norte

Invista no tomate, abóbora, pepino, coentro, abobrinha, melão, repolho e melancia.

Em jardins e hortas caseiras, você pode plantar o tomate cereja (em meio período de Sol direto, regado de 3 em 3 dias. É o mais resistente), o italiano (regue uma vez por dia), o redondo (meio período de Sol) ou o coração de boi (gosta de Sol e rega abundantes). Todos eles não gostam de calor em excesso e devem ser podados quando chegarem a 10 cm de altura. Assim eles crescem mais fortes.

horta no outono - região norte

Plantar manjericão junto com tomate é uma ótima ideia pois o manjericão protege o tomate de pragas. A hortelã mantém as borboletas longe. Também o capim limão plantado junto com os tomates melhora o seu sabor.

Como a abóbora, o pepino precisa ser semeado em covas amplas e com boa distância entre os pés.

Região Centro-Oeste

Plante espinafre, nabo, tomate, ervilha, couve, maxixe, abóbora, pimenta-caiena.

o que plantar na horta na região centro oeste

O que você pode plantar em qualquer época e qualquer região: Beterraba, rabanete (se desenvolve em 30 dias, acredita?), salsa, chicória e berinjela. Veja como:

Beterraba: Coloque as sementes abaixo 1 cm do solo. Quando as mudas tiverem uns 5 cm, leve para o local definitivo.

Chicória: Quando as mudas tiverem umas 6 folhas leve para a horta no seu lugar definitivo. Mas você pode colocar as sementes já na horta diretamente no outono e primavera ou em locais com clima mais ameno.

Berinjela: Coloque a semente na água por um dia e depois coloque na superfície do solo (em sementeiras ou saquinhos plásticos), cobrindo um pouquinho com terra. Quando chegarem a 10 cm de altura, leve as mudas para a horta.

Salsa: Ela germina em até 6 semanas e deve ser plantada já no lugar definitivo. Atenção que sua raiz é profunda (pode chegar a 50 cm.

Rabanete: Semeie diretamente na horta.

Semeando

Se você vai usar sementes ao invés de mudas, preste atenção no tamanho delas: Sementes bem pequenas, que parecem um pozinho, você deve colocar por cima da terra (não cubra) e regar.

Já as pequenas, separe em grupos de 3 e cubra levemente com o substrato.

Horta caseira com proteção natural contra pragas
Foto de Origem Fatos em youtube – Proteção natural contra pragas no entorno do canteiro: Plantas repelentes ou atrativas são ótimas: citronela, crisântemo, hortelã, capuchinha..

As sementes médias e grandes devem ser colocadas abaixo da terra a uma profundidade umas duas vezes o tamanho da semente e cobertas com o substrato normalmente.

Ao comprar sementes leia sempre o rótulo. Ele tem todas as indicações que você precisa para plantar bem.

Plantas mais fáceis para iniciantes: Couve-manteiga, alface, rabanete, cenoura, espinafre, batata, batata-doce, manjericão, alecrim, hortelã, salsinha, coentro, pimentas, agrião da terra e mostarda.

Plantas que exigem mais atenção: Tomate (prefira o cereja), pimentão, cebola, alho, morango, repolho.

Cuidados

Mesmo no Outono, a área deve receber Sol de manhã ou de tarde, ao menos. As plantas começam a crescer mais lentamente, já se preparando para o inverno.

O Sol está fraco, mas continue a molhar as plantas até as 9 da manhã ou à tardinha, bem no pôr do Sol.

Olho vivo para pragas e adubação.

Pode quando for necessário cortar hortaliças muito grandes e galhos mortos (somente eles, ok?) e faça limpeza das folhas que caem no outono. E mantenha, como sempre, a terra úmida, nunca encharcada.

E aí? Animados (as) para cuidar da sua horta caseira no outono? Tenho mais uma sugestão:

Livro horta em Vasos Carol Costa

Atenção: Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas

E não esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui