Em dúvida sobre como decorar a cozinha sem gastar muito? Confira dicas que farão a diferença no seu orçamento!

Como decorar a cozinha sem gastar muito?

Se você está pensando em decorar ou reformar sua cozinha, já deve estar com dúvidas para escolher os melhores revestimentos, objetos e móveis com um bom custo-benefício.

Há muitas opções com diferença de valores enormes! Mas posso lhe dar dicas para ter uma decoração ou reforma perfeita economizando bastante.

Para isso, preparei esta lista de dicas que vão lhe ajudar nesse processo.

Se prepare para decorar sua cozinha

Antes de começar é preciso analisar toda a sua casa.

Se a sua cozinha é um ambiente fechado, reflita se você não sofre com problemas de circulação entre ela e os demais cômodos. Talvez seja a hora de pensar em integrar os ambientes e esse é o melhor momento.

Cozinha integrada cinza e madeira clara - Como decorar a cozinha sem gastar muito?

Os benefícios da integração

Uma das principais tendências de decoração são os ambientes abertos, que trazem maior amplitude para os cômodos, facilitam a mobilidade e permitem maior entrada de luz e melhor ventilação, ótimos para a saúde de sua família.

Assim, se seu orçamento permitir e você perceber essa necessidade, peça a um profissional capacitado (arquiteto ou engenheiro) uma análise da viabilidade dessa integração.

A integração pode ser possível ou não, dependendo da estrutura de sua casa ou apartamento, mas, de qualquer forma, você terá mais informação para decidir e não se arrepender depois.

Você vai gastar mais e a reforma será maior, mas pode resolver problemas que apenas a decoração do ambiente não resolveria.

A necessidade de harmonia na decoração

Independentemente de integrar ou não, a decoração da sua cozinha deve ter harmonia com a decoração dos demais ambientes:

cozinha integrada em estilo industrial

Observe se a arquitetura e a decoração da sua casa tem elementos mais contemporâneos ou se seguem uma linha clássica, para ir na mesma direção na decoração da cozinha.

Mudar totalmente o estilo da casa em um ambiente, ainda mais sendo a cozinha, causará estranhamento, acabando com a harmonia da sua decoração.

Analise as cores usadas em todos os cômodos, principalmente naqueles que tem comunicação direta com a cozinha e pense em repetir algumas delas, o que vai facilitar suas escolhas.

Utilize uma boa combinação de cores

Combinar cores é uma tarefa difícil. Para ter maior facilidade, a estratégia mais usada é escolher cores neutras que combinem entre si para as paredes e piso.

Cozinha onceito-aberto-com-estilo-industrial-foto-casa-de-valentina

Dessa forma, você tem mais liberdade para escolher as cores dos inúmeros itens que compõem a cozinha além de, no caso de cozinha integrada, não ficar presa(o) a uma determinada cor para decorar os ambientes a ela integrados.

Eletrodomésticos em aço inox são atuais e influenciam muito pouco no impacto das cores nos ambientes. Os brancos são mais baratos em geral e aceitam quaisquer outras cores.

Invista em um piso vinílico ou porcelanato

Na hora de decorar a sua cozinha, você deve avaliar qual tipo de piso é o mais indicado para o ambiente. Uma excelente opção são os pisos vinílicos, com aparência que simula diversos tons de madeira, porém fabricados em PVC.

Entre as vantagens do material está sua fácil instalação, alta resistência à manchas e possibilidade de usar um só piso em toda a casa (menos no box do banheiro).

Cozinha cinza e madeira com mesa de jantar e cadeiras vermelhas

Já temos pisos vinílicos com maior resistência à água, podendo ser usados em cozinhas, desde que você não tenha o hábito de jogar água no chão para limpar.

Eles suportam a queda eventual de água e aceitam limpeza com um pouco de água, detergente neutro e um pano limpo e seco.

Os porcelanatos, bastante frequentes nas cozinhas brasileiras devido à sua facilidade de higienização, estão disponíveis em diversas colorações e com inúmeros formatos e acabamentos, havendo inclusive, porcelanatos mais finos que podem ser sobrepostos ao piso atual, evitando quebra-quebra e gerando economia. E o porcelanato também pode ser o único piso para a casa inteira (isso também é economia!).

Eletrodomésticos devem atender suas necessidades e combinar com o estilo as cores da cozinha

Além de combinar com a paleta de cores da cozinha, os equipamentos devem combinar entre si, transmitindo mais profissionalismo e unidade.

As melhores lava-louças por exemplo, se apresentam em diversas cores e tamanhos. Você deve escolher aquela que melhor atende a sua necessidade do dia a dia e planejá-la embutida em seu armário seguindo todas as especificações do fabricante. Isso vale para todos os eletrodomésticos da sua cozinha.

Cozinha azul e cinza

Antes de se desfazer de sua geladeira, pense na possibilidade de fazer um envelopamento, no caso dela ter menos que 5 anos de uso, atender as demandas atuais e estar em boas condições internamente. Você vai fazer uma grande economia.

Invista em móveis funcionais e planejados

Para garantir o melhor uso do espaço da sua cozinha invista, se possível, em móveis planejados e projetos personalizados.

É possível também comprar móveis avulsos, mas antes da compra estude bastante como será a disposição, deles, dando maior importância para o conforto e segurança durante as atividades e a facilidade de organização e limpeza.

cozinha branca preta e cinza com azulejos geométricos

Liste todos os equipamentos que usa (se for comprar algum novo, escolha o modelo e considere suas medidas), analise o espaço necessário para a guarda de seus utensílios e só então comece a procurar os móveis que atenderão suas necessidades.

Armários de Cozinha

Quando compramos armários de cozinha esperamos que eles durem muito tempo. Por isso, aposte na melhor qualidade de madeira e estrutura que seu orçamento permitir. Não vale a pena se arriscar com armários que logo vão ser danificados.

Você poderá economizar muito retirando do projeto apetrechos dispensáveis, simplificando acabamentos, escolhendo puxadores mais simples, etc.

cozinha corredor branca e madeira

O importante é ter uma noção exata do que vai precisar e não ser levado(a) a compras desnecessárias. Por isso a necessidade de estudar, listar, observar bastante o que realmente fará a decoração de sua cozinha lhe ajudar no trabalho diário.

Uma opção mais econômica para os armários da cozinha são as prateleiras no lugar dos armários superiores. São ótimas para cozinhas pequenas e para quem não tem problema com a exposição das peças e tem facilidade em manter a organização.

Balcões ou ilhas

Sonho de muitos, as ilhas são ótimas para facilitar o preparo das refeições, diminuindo o ir e vir na cozinha, oferecendo mais um espaço de trabalho e refeições, e permitindo maior interação com a família e convidados.

É importante frisar, no entanto, que para ter ilhas é preciso mais espaço na cozinha. Ao menos 70 a 80 cm em volta de toda a ilha é o mínimo para famílias pequenas.

cozinha branca e madeira com ilha

Os balcões dividem a área da cozinha da do estar ou jantar, no caso de cozinha integrada e apresentam bancos para refeições rápidas, mas muitas vezes, em apartamentos e famílias pequenas, funcionam como mesa de jantar.

Atenção com a iluminação

Em ambientes de trabalho a iluminação é essencial, inclusive para sua segurança.

A melhor iluminação para cozinha é aquela que não produz sombras, mantêm a cor dos alimentos o mais real possível.

A iluminação deve ser reforçada nas bancadas de trabalho e refeição, pia e fogão, áreas onde é necessária maior intensidade de luz. Para isso, iluminação inserida embaixo dos armários ou prateleiras superiores e pendentes acima da área de refeição resolvem a questão.

cozinha branca e azul petróleo

Na iluminação, como decorar a cozinha sem gastar muito? Evite acrescentar iluminação desnecessária, fitas de led decorativas (de baixa intensidade), spots com foco fechado, etc. Usar iluminação que não seja embutida no forro também vai ajudar a diminuir seu gasto.

Renove, use de outra forma, faça você mesmo(a)

Quer ver mais como decorar a cozinha sem gastar muito? O faça você mesmo é uma grande fonte de economia. Renovar e criar novas formas de usar as coisas é, além de um jeito de gastar menos, uma boa atitude para com o meio ambiente.

faça você mesmo na cozinha

Latas, potes, vidros, madeiras, vasilhas, xícaras, panelas, enfim, muita coisa que deixamos de lado na cozinha ou até jogamos fora podem dar aquele toque pessoal na sua decoração. Transforme-os em vasos de plantas, flores, porta-talheres, porta temperos, organizadores de gavetas, expositores de temperos e inúmeros outros objetos tanto de uso como para decorar, criar uma hortinha, etc.

Enfim, a economia na decoração da sua cozinha depende de muita pesquisa, planejamento e criatividade, mas vale a pena!!! Agora você tem mais ideias sobre como decorar a cozinha sem gastar muito? Espero que sim! 

Dúvidas? Comente que eu respondo, ok?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui