Já falei das flores amarelas e vermelhas. Vamos falar agora das plantas com flores azuis!

A cor da tranquilidade e contemplação não podia faltar para acalmar nosso jardim. Vou falar aqui de algumas lindas plantas com flores azuis, como plantá-las e mantê-las. Venha ver, se apaixonar e começar a mexer na terra comigo!!

Plantas com flores azuis

Agapanto (Agapanthus africanus)

Ela pode ser plantada em canteiros ou vasos por bulbos, mudas, divisão de touceiras (no final do inverno) ou sementes (entre a primavera e o outono). Adulta, chega a 1 metro de altura. Funciona bem para canteiros altos e em volta de muros.

Agapanto - Plantas com flores azuis
Foto: Depositphotos – PeterEtchells

O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica (metade terra, metade composto orgânico) e mantido levemente úmido. Se as folhas amarelarem pode ser que você esteja colocando muita água.

Convive com Sol pleno ou meia sombra (neste caso, ele vai florescer menos). Não tolera temperaturas ou umidade baixas. Use adubo orgânico após o florescimento.

agapanto
Foto: Casaecontrucao

Suas flores, duráveis e em buquê, aparecem na primavera e verão. Para ter mais flores corte os buquês quando perderem o viço. Depois de 4 anos ela vai diminuir a produção de flores e pode ser replantada por divisão de touceiras.

Azulzinha (Evolvulus glomeratus)

Delicada, a pequena (15 a 30 cm de altura) azulzinha dá um toque romântico no jardim, em vaso na varanda ou na jardineira. Suas flores aparecem o ano todo, principalmente em agosto, outubro e novembro.

azulzinha
Foto: Depositphotos – _kariphoto

Nativa da América do Sul. é fácil de cuidar e usada como cobertura em vasos e canteiros sob Sol pleno (5 a 6 horas de luz direta). Ela ajuda a manter o solo dos vasos e canteiros úmidos.

Não suporta geada e pisoteio e gosta de regas sempre que o solo estiver seco. Não encharque para que ela produza mais flores e não apodreça as raízes. É uma boa planta para cidades no litoral pois gosta de solos salinos.

Azulzinha
Foto: minhasplantas

O solo deve ser rico, com terra, areia e composto orgânico em partes iguais. Adube com esterco, farinha de ossos ou bokashi.

Para reproduzi-la use estacas de galhos lenhosos com 15 cm e enterre no substrato em área de sombra. Molhe todo dia até que elas se estabeleçam.

Cinerária (Senecio cruentus)

cineraria
Foto: Depositphotos – belchonock

Ele é pequena (20 a 40 cm), exala leve perfume e dá flores que aparecem na primavera verão, criando coberturas ou vasos cheios de flores (que devem ser bem drenados). Não gosta de geadas nem calor demais.

cineraria
Foto: Depositphotos- Icarmen13

Deve ser cultivada a meia sombra ou no interior das casas, em solo rico em matéria orgânica, que não deve ser regado demais. A rega deve ser feita na terra. Se multiplica por sementes germinadas no outono. Com o tempo perde o viço e deve ser replantada de 2 em 2 anos.

Hortência (Hydrangea macrophylla)

Fácil de cuidar e de crescimento rápido, chegando a 2,5 m, é azul quando o pH do solo está entre 5,2 e 5,5. Ela precisa de clima ameno, não se dando bem em locais muito quentes ou secos.

Hortência
Foto: Depositphotos – Torsakarin

Para plantar mais facilmente, adquira mudas. Não é exigente em relação a solos, mas cresce melhor em solos férteis com bastante matéria orgânica, bem irrigados e drenados.

Plante em meia sombra (Sol da manhã). Sem Sol ela não dará flores. Regue mantendo a terra úmida, principalmente na floração. Mas não encharque.

hortênsia
Foto: Depositphotos – hiro1775

Adube com adubo orgânico no inverno. Ela se propaga por estacas, retiradas após a floração. As podas devem ser feitas no outono. Corte os ramos que deram flores.

Iris (Íris sibirica, versicolor ou de Louisiana são as que melhor se adaptam aos climas do Brasil)

A íris gosta de regiões com clima mais ameno, como o Sul do Brasil. Plante no final do verão, em Sol pleno (em clima ameno) ou meia sombra e regue mais no início. Depois, de 5 em 5 dias ou mais, principalmente se o inverno for mais úmido.

flor Iris
Foto: Depositphotos – ohnanderson

O solo deve ser rico em matéria orgânica, fofo e misturado com farinha de ossos. Ela floresce na primavera e verão. Suas flores, em geral, duram um dia, mas são muitas!. Enquanto estiver florescendo adube de 30 em 30 dias com NPK 4-14-8.

Obs.: Algumas espécies dessa linda e perfumada planta tem rizoma, que é uma espécie de caule que fica embaixo da terra. Ele guarda nutrientes para a planta e é preciso cuidado na hora de plantar: Uma parte do rizoma deve ficar acima da terra. E é preciso uma distância de 30 cm entre 2 dessas plantas.

Plantas com flores azuis 1

Rizoma. Foto: sobiologia

Retire sempre as flores e folhas murchas e secas. Mantenha o solo úmido mas não encharcado e fofo, para não prejudicar o rizoma. Ela se multiplica por divisão de rizomas ou touceiras e você pode fazer isso a cada 3 ou 4 anos, no final do verão.

Bela Emília (Plumbago auriculata)

Suas pequenas flores, que formam buques, têm um aroma agradável e surgem do Verão ao Outono. Ela pode chegar a 2 metros de altura, precisa de Sol direito ou meia sombra (mas vai dar menos flores) e detesta vento forte, baixas temperaturas e geadas.

plumbago ou bela emília
Foto: Depositphotos – thapmanee_K

O Plumbago é resistente e de fácil manutenção. Pode ser usada para cercar vivas ou em vasos. Para plantar, use sementes, estacas, divisão de touceira ou mudas com até 30 cm de altura.

O solo, bem drenado, deve ter matéria orgânica em boa quantidade e areia. A rega deve ser frequente, principalmente na floração, mas sem encharcar.

plumbago ou bela emilia
Foto: Depositphotos – pongsak14

Adubar semestralmente com farinha de osso e esterco de gado, no final do inverno e início da primavera. Faça podas de limpeza sempre que necessário e de 2 em 2 anos uma poda mais radical no inverno para que ela floresça mais.

Há poucas plantas com flores azuis naturais (em comparação à enormidade de flores em outras cores), mas todas são lindas! Das que mostrei aqui, qual você mais gostou? Comente!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui