Na hora de construir ou reformar o banheiro surgem diversas dúvidas relacionadas a cubas, lavatórios e vasos sanitários: Qual cuba escolher? E o vaso sanitário? Como distribuir esses equipamentos no banheiro? Quais cores usar? Qual a melhor torneira para essa cuba? E por aí vai. Então, vem comigo para saber e ter mais confiança na construção ou reforma do seu banheiro ou lavabo.

banheiro com vaso com caixa acoplada, cuba de apoio e banheira - Cubas lavatórios e vasos sanitários

Cubas de apoio, torneiras de bancada e vaso sanitário de caixa acoplada

Cubas lavatórios e vasos sanitários

Você sabe a diferença entre cuba, lavatório e pia? Na verdade, estes 3 termos são muito usados de uma forma confusa, mas, em geral:PIA é a palavra mais correta quando falamos de cozinha. No banheiro temos o lavatório ou a cuba.

Lavatórios

O lavatório (que muitos chamam de pia de banheiro ou cuba suspensa) é uma peça única que pode ter, mas não precisa da bancada para se fixar. Ele pode ser suspenso ou ter uma coluna.

banheiros-com-lavatório

  1. Lavatório suspenso com mesa, torneira monocomando; 2. Lavatório com mesa e coluna

Atualmente ainda temos as chamadas cubas ou pias esculpidas que, quando se fixam sem precisar de bancada ou sendo uma só peça, são, tecnicamente, lavatórios. E as chamadas cubas de piso como também não tem bancada, são, tecnicamente, lavatórios.

banheiros com lavatorio ou cuba de piso

  1. Cuba de piso, torneira de parede; 2. Cuba e torneira de piso

Cubas

Já as cubas são as que, de alguma forma, são fixadas à bancada e podem ser: De embutir, de apoio, de sobrepor e de semi-encaixe:

As cubas de embutir são o modelo mais antigo e, em geral, mais baratas. São fixadas por baixo da bancada.

banheiros com cuba de embutir

  1. Cuba de embutir, torneira misturador alta 2. Cubas embutidas, torneiras de parede

As cubas de sobrepor tem suas bordas acima da bancada e o restante do seu corpo embutido nela. São encaixadas por cima da bancada.

banheiros com cuba sobreposta

  1. Cuba de sobrepor com mesa, torneira monocomando, vaso com válvula; 2. Cuba de sobrepor com mesa, torneira misturador, de mesa, alta

As cubas de apoio ficam sobre a bancada (que precisa ter altura mais baixa que usando outro tipo de cuba).

banheiros com cuba de apoio

  1. Cuba de apoio, torneira de bancada, vaso suspenso com válvula; 2. Cuba de apoio e torneira monocomando de parede

As cubas de semi-encaixe são ótimas para banheiros pequenos, pois você pode ter a bancada bem mais estreita que a cuba. Elas são apoiadas na parte traseira da bancada, ficando sua frente visível e na maioria dos modelos, projetada para fora da bancada.

banheiros com cuba de semi-encaixe

  1. Cuba de semi-encaixe com mesa, misturador alto de mesa e vaso sanitário com caixa acoplada; 2. Cuba de semi-encaixe com mesa, misturador alto de mesa e vaso sanitário com válvula

Todas as cubas permitem torneira instalada na bancada ou na parede. E as de sobrepor, semi-encaixe e de apoio podem ter espaço para instalar a torneira na própria cuba (neste caso, diz-se que a cuba possui mesa).

Há modelos que permitem a instalação como embutida ou sobreposta.

Torneiras

Falando em cubas e lavatórios a gente tem que falar em torneiras, não é mesmo? Então, temos: Torneira de parede, de mesa ou bancada, de piso e de teto.

As torneiras de parede são ótimas para economizar espaço na bancada. Elas e as de piso e teto necessitam de instalação hidráulica específica.

banheiros com torneira de parede

  1.  Misturador de parede, cuba de apoio; 2. Misturador de parede e cuba de embutir

As torneiras de mesa ou bancada podem ser de bica alta, média ou baixa.

Quanto a altura da torneira, o importante é considerar a distância entre a saída de água da torneira e saída de água da cuba ou lavatório (ralo): Deve estar entre 15 e 25 centímetros para ser confortável para colocar as mãos e não respingar para fora da cuba ou lavatório (a pressão da água também deve ser considerada, mas, em geral, pode ser controlada).

banheiros com torneira de mesa e bancada

  1. Torneira monocomando de bancada, cuba de semi-encaixe e vaso sanitário com caixa acoplada; 2. Torneira alta misturador de bancada, cuba de embutir e vaso sanitário com válvula

O jato da torneira deve apontar para o ralo. As torneiras altas funcionam melhor em cubas ou lavatórios mais profundos, que permitem uma maior distância.

As torneiras podem ser simples (só água fria), misturador ou monocomando e podem ter ou não sensor de movimento que permite usar sem tocar a torneira.

banheiros com torneira simples

  1. Torneira simples alta, de bancada, cuba de apoio e vaso com válvula 2. Torneira simples alta, de mesa, cuba de apoio ou sobrepor com mesa

O misturador tem 2 comandos para água quente e fria, de forma que você pode controlar a temperatura final da água.

banheiros com torneira misturador

  1. Torneira misturador alta, de mesa, cuba de apoio com mesa 2. Torneira misturador alta, de mesa, cuba de semi-encaixe com mesa

A monocomando tem um só registro que controla a saída das 2 temperaturas: em geral, acionando em uma direção ou na direção contrária você aquece ou esfria a água. Esse comando também controla o fluxo da água.

banheiros com torneira  monocomando

  1. Torneira baixa de mesa monocomando, cuba de apoio com mesa, vaso de válvula 2. idem 1

Vasos ou bacia sanitários

Há 2 tipos mais comuns de vasos sanitários: O com válvula de descarga, que pode ou não ser suspenso e o com caixa acoplada (que pode ser ou não monobloco, com a caixa acima ou atrás do vaso sanitário).

Existem ainda o vaso sanitário com triturador  (para instalação onde não há saída de esgoto) e o vaso sanitário à vácuo, que gasta bem menos água, é mais caro e precisa de instalações que suportem a pressão.

banheiros suspenso com vaso com válvula de descarga

  1. Vaso suspenso com válvula de descarga, cuba embutida, torneira de parede 2. Vaso suspenso com válvula de descarga e cuba esculpida

O vaso com válvula de descarga é o que tem o sistema de descarga embutido na parede, com somente o acionador desta visível. A água para a descarga vem da tubulação quando o usuário aciona o sistema. É o que ocupa menos espaço no banheiro, mas gasta mais água e tem manutenção do sistema de descarga mais complicada, por ser embutida. No vaso suspenso, a louça não encosta no chão.

O vaso com caixa acoplada tem, em geral, o sistema de descarga externo e um reservatório – a caixa – que armazena a água. Quando o vaso e a caixa são uma só peça, temos o vaso sanitário monobloco (mais caro e econômico em gasto de água que os modelos de caixa acoplada separada).

banheiros com vaso com caixa acoplada

  1. Vaso com caixa acoplada, cuba esculpida 2. aso com caixa acoplada, cuba de apoio e misturador alto

Os vasos com caixa acoplada são, em geral, mais caros mas tem instalação e manutenção mais simples e barata, pois o sistema fica fora da parede, além de gastar menos água na descarga.

banheiros com vaso com caixa acoplada monobloco

  1. Vaso com caixa acoplada monobloco, cuba esculpida. 2. Idem 1.

Algumas dicas rápidas

– Eu sempre prefiro louças em cores claras (branco, bege, cinza claro) por questões de saúde: É muito importante observar a cor da urina e fezes, ocorrência de sangue, etc. E seu vaso sanitário clarinho facilita isso.

– Os pontos de água podem mudar dependendo do tipo de cuba que você escolher. É importante observar qual cuba se adéqua melhor ao projeto hidráulico ou instalações existentes.

Leia este post para saber sobre as medidas mínimas e ideais no banheiro  . Também acesse aqui a página Guia Banheiro para saber mais sobre banheiros e lavabos. E não esqueça que há coisas que vc pode e outras que vc não deve guardar no banheiro. Clique aqui e saiba sobre isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui