Muitos leitores e leitoras escrevem com dúvidas relacionadas ao tamanho e cor de tapetes. Então vamos falar sobre isso. Vamos, por passos, escolhendo o tapete. Vou começar com o tamanho na sala de estar.
Escolhendo o tapete
Em geral, em uma sala de estar, principalmente em estilo clássico, usa-se o tapete um pouco mais largo que o sofá (15 a 30 cm de cada lado) e indo um pouco (15 a 20cm) abaixo dele.
Mas se vc tem um tapete super maravilhoso, ou com um formato diferenciado, ou que por alguma razão deseja que seja visto, pode colocar todo à mostra e até não respeitar a regra dele ser mais largo que o sofá (mas faça isso por alguma ótima razão OU coloque outro tapete maior abaixo e não esqueça de colocar uma mesa de centro leve, preferencialmente em vidro transparente).
Quando não for possível que ele seja mais largo, que seja ao menos da mesma largura ou se estenda no lado em que for possível. As mesas laterais e poltronas podem ficar dentro/parte dentro – evite o desequilíbrio das mesas. Não funciona para tapetes muito altos – ou fora do tapete.
O tapete pode também envolver todos os móveis da sala de estar. Em home-theater são super importantes, pois, além do conforto, ajudam a melhorar a qualidade do som.
Existem casos e casos e o tamanho e formato do tapete deve se adequar a eles
Nesta sala, o tapete segue o formato circular do sofá.
Veja abaixo situações em que o tapete ou sua posição poderiam ser melhor escolhidos. Analise (antes de ver minhas observações) e veja se concorda comigo:
O tapete poderia ser colocado com uns 15 cm abaixo do sofá
Os 2 tapetes poderiam ser trocados por um só, retangular, que cobrisse toda a área do sofá até toda a poltrona. O tapete felpudo abaixo do tapete redondo pode causar acidentes.
Tapete muito pequeno e sem atrativos
Veja a parte 2 deste post (onde falo sobre o tapete na sala de jantar) aqui