A quantidade de e-mails que recebo sobre que cor escolher para o tapete da sala é enorme! Já falei sobre este assunto em “Usando tapetes Coloridos“, “Combinando parede, sofá, tapete…” , “Escolhendo o Tapete – partes 1, 2 e 3″ e mais alguns, mas o assunto continua a gerar dúvidas e mais dúvidas. Então, vamos continuar falando sobre isso.

O mais importante, quando você vai escolher a cor, tamanho e estilo do seu tapete (ou qualquer coisa) é definir o problema e/ou o objetivo, que dizer: O que te incomoda e/ou o que você quer que o tapete acrescente no ambiente. Por exemplo:

1) Problema: “Minha sala tem pouca luz natural, os móveis são escuros…. “

arquiteturadoimovelaterialgirls

É claro que a melhor solução é um tapete claro! Ele refletirá a luz, principalmente se tiver um certo brilho, como o da foto acima. Neste caso, a cor do tapete existe nas partes mais claras dos sofás, o que facilita a harmonia entre eles.  Este tapete tem uma cor neutra, que não chama a atenção demais para si,  interfere de forma sutil no ambiente.

decoratrixsalon1

Mas, se além disso, vc sente falta de algo que chame a atenção, que avive a sala? No ambiente acima, um tapete em cinza claro, por exemplo, iluminaria o ambiente e ficaria harmonioso (afinal, o sofá tem cinzas). Mas o tapete verde, contrastando com as almofadas vermelhas trouxe mais alegria ao espaço. Com este objetivo é uma melhor solução.

2) Problema: “A sala é muito clara e os móveis tbém..fica tudo muito frio…”

assimeugostosala2untitled

Neste caso, nada melhor que um tapete em cores quentes (repare que ele tbém possui as cores do ambiente)

aroundmytablesalacalra

Mas, se ao contrário, vc a-do-ra que a sala seja clara, ama o piso clarinho  e deseja um tapete somente para dar aconchego? Então , sua solução passa por um tapete que não pese no ambiente, com cor não muito distante da cor do piso e que tenha uma textura gostosa (pode ser até mais grosso e fofinho que este da foto)

3) Problema: “Minha sala parece sem vida, fria, mas não quero acrescentar nada além de um tapete…”

casavoguecasa_maria_lantero_03

Nada como um tapete em cor viva para dar um up automático no ambiente (e vá, coloca uma almofadinha na mesma cor que fica legal!)

casavoguearquitetura_the_conran_shop_10

Mas vai que vc também não quer uma coisa assim tão “cheguei” qto um tapete amarelão? As estampas sóbrias estão aí para isso mesmo!E olhe como este tapete combina bem e alegra este ambiente?

4) Problema: “Comprei um sofá em uma cor forte e agora não sei que tapete colocar!”

abeatifulMess970c-800wi

Ora, ora…. vá nos neutros! Observe que o tapete é sóbrio na cor, mas tem uma textura interessante, além de ser um cru puxado para marrom, que tem em sua composição o amarelo que é a cor do sofá.

decoratrixsalon-azul-cielo-anthony-baratta

Mas se a sua questão for mesmo “abalar”, um tapete chamativo mas que tem a mesma cor do seu sofá é praticamente certo de ficar bacana! (mas cuidado para não exagerar nas cores do ambiente.. Este por exemplo, só tem azuis e brancos…)

Então, sintetizando: A sua solução pode ser uma ou até mesmo o contrário dela, depende do seu objetivo, de como quer que o tapete “funcione” no ambiente. Não há resposta sempre certa sem a compreensão do objetivo que vc tem em mente. Pensando sobre isso vc encontrar o SEU tapete!

Fotos dos sites e blogs : arquiteturadoimovel , decoratrix, assimeugosto.com, aroundmytable, casavogue   e abeatifulMess

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Priscila,
    Sofá retrátil com tapete pode realmente dar esse problema. Imagino que o tapete seja leve. Algumas vezes um tapete mais encorpado resolve. Outras, é preciso manter a área livre, colocando uma passadeira no lugar do sofá, por exemplo.
    abs
    Rosana

  2. Meu sofá é retrátil e o tapete de algodão, quando puxo o sofá pra frente o tapete embola todo,já coloquei parte dele debaixo do sofá, já coloquei fora e não da certo

  3. Oi, Suzi!
    Depende do tom dos azul e do vermelho que vc quer usar. Se usar tons fortes, vivos, pode ser demais. Mas se usar azuis leves e vermelho mais acinzentado, atenuado ou escuro, pode ficar legal sim!
    bjo
    ROsana

  4. Oi, Sandra,
    Entendo que as paredes da sua casa são de madeira, certo? Mas não sei se a madeira é clara ou escura. Se for clara, use tons mais escuros e se for escura tons mais claros. Como deseja neutros, eu sugiro bege, marrom, azul, verde. Para o tapete vc pode usar cinza mais escuro ou escolher um listrado com fundo escuro (cinza ou bege) e listras em tons de marrom e a cor usada no sofá.
    bjo
    Rosana

  5. Ótimas dicas.. Preciso de uma ajudinha na minha decoração, minha sala é toda de madeira com o piso cinza clarinho e a cortina também cinza que cor de sofá e tapete ficaria bom?. algo que desse uma corzinha nesse ambiente algo meio discreto.. bjos

  6. Oi, Maria Teresa,
    O piso é vermelho, é isso ?
    Eu sugiro que vc escolha cor clara e neutra para o tapete (bege, cinza claro) e o sofá (marrom médio, cru, cinza médio).
    Para a lareira vc pode usar madeira (ou pedras?) em cores claras tendendo para o cinza ou bege.
    bjo
    Rosana

  7. Oi, Heydi,
    No caso o verde é complementar do vermelho, (procure círculo cromático no blog, vc vai entender muita coisa…) e por isso uma cor “enfatiza” a outra. O azul tipo azul bic ficaria bom aí tbém, mas neste caso eu acrescentaria algo em amarelo, criando assim uma combinação de cores triádica (o azul+amarelo se torna verde.. então quando vc não quer que a combinação seja tão contrastante, vc pode usar ao invés da cor complementar, as cores que a compõem….)
    bjo
    Ro

  8. Ro,

    Gostei de todos os ambientes. Tapete é um aliado da decoração, com ele conseguimos transformar, dar vida, aconchego e beleza a qualquer ambiente. Eu sou suspeita em falar, em minha casa não dispenso, uso em todos ambientes.
    Aproveito para covidá-la para dar uma passadinha em meu blog: dojeitode.blogspot.com
    Um abraço

  9. Ou seja querida…pode se usar “tudo”…..amei a sala com tapete verde…..não vi nenhum pigmento verde na sala e o tapete ficou ótimo com as almofadas vermelhas…….poderia ser de outras cores? Por exemplo azul?

    Queria muito entender disso tudo….beijos ….amei as dicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui