Simples Decoração - Porque o bom é simples

Iluminação Sala

O básico para iluminar bem cada ambiente da casa – A SALA

A iluminação de uma casa, além de ser bonita, tem que ser funcional. Por isso, como em cada ambiente são executadas atividades diferentes, a forma de iluminar também é diferente.  Quando temos ambientes integrados ou onde se realizam diversas atividades é preciso planejar para escolher e distribuir da melhor forma as luminárias. Veja  o que você não pode esquecer:

1) Em todos os ambientes: 

a) Todos os ambientes precisam ter uma iluminação central, que iluminará o ambiente inteiro, para o dia-a-dia e limpeza. Mas só um plafon central é muito pouco: Não atende necessidades específicas (como ler, cozinhar, passar roupa…),  não permite criar “climas” diferentes e não ajuda a enfatizar pontos interessantes ou “esconder” aqueles que vc não quer chamar atenção. Falo mais sobre isso neste post.

assimeugosto decoracao-quitinete-piso-madeira-600x384

Uma luminária central só não é o bastante… mesmo para ambientes pequenos. A iluminação acima do sofá deve ser direcionada para os quadros (o trilho com spots direcionáveis é uma boa opção quando os spots tem angulo mais restrito dimmers e/ou as lâmpadas led que não aquecem)

b) As luminárias escolhidas devem compor bem com o estilo da decoração. Isso não quer dizer q devem obrigatoriamente seguir o estilo. Um lustre chic em um ambiente industrial pode ficar muito bem sim!

c) Não esqueça que uma luminária à frente de um espelho duplica a luminosidade.

d) Evite reflexos feios no teto ,  luz direta na altura do seu olhar, encher seu teto de spots e colocar luminárias lindas que atrapalhem uma atividade (como por exemplo, spots fortes acima da tv ou do travesseiro na cama). Veja mais aqui sobre erros comuns na iluminação. E aqui diversos problemas que você pode ter por não pensar seriamente na iluminação.

2) Na Sala:

construindominhacasaclean-Iluminar

Estar e jantar no mesmo ambiente: Iluminação geral com o plafon discreto, com efeito difuso, na área de estar, deixando o show para a bonita e funcional luminária acima da mesa de jantar – que ilumina a área sem ofuscar.  Veja mais sobre iluminação da mesa de jantar aqui. Observe os spots que chamam atenção para os quadros e decoração. O pontilhado circular lembra que na área do sofá (que não estamos vendo) é importante um abajur de pé ou de mesa e uma opção para ter um clima aconchegante seria acrescentar uma fita de led com luz branca e quente embutida na base da cortina.

assimeugosto sala-linda-mesa-jantar-encostada-parede-espelho-600x398

Nesta sala de estar/jantar diversas luminárias, que podem (e devem) ser dimerizadas – para controlar a intensidade da luz – e ter circuitos separados – de forma que vc possa escolher quais acender –  permitem muitas variações no “cenário”.. Veja no teto um pequeno problema que é o reflexo da mesa espelhada iluminada pelo spot. Isso pode ser resolvido com filtros ou lâmpadas anti reflexo.

comprandoomeuape sala10

Uma sala simples e pequena com boa iluminação básica: O plafon, rebatendo a luz para o teto, produz uma iluminação suave. O spot (q é melhor usar led para não aquecer o ambiente) destaca o quadro. O abajur ilumina a lateral do sofá, podendo ser usada para iluminar com aconchego quando vc está vendo tv. Eu só acrescentaria uma luminária de pé onde coloquei o circulo tracejado, para a possibilidade de leitura no ambiente.

limaonaguaapartamento-60-metros-04

Iluminação de ambientes pequenos e integrados, como esta sala de estar / jantar com cozinha aberta (veja na foto abaixo) merece um bom estudo para, ao mesmo tempo que atenda todas as necessidades, não transforme sua sala em um show room de iluminação. Nesta sala se conseguiu isso com luminárias discretas (mesmo a sobre a mesa de jantar, que é diferente, mas tem um desenho limpo) e nada de excesso – a iluminação no desnível do teto é um charme a mais, mas poderia ser dispensado.

limaonaguaapartamento-60-metros-03

Nesta outra vista da mesma sala, veja que a discrição continua na cozinha: Luzes abaixo dos armário iluminam bem o trabalho e ainda há. no teto, apagados, spots  – veja o círculo maior – que  devem ser acesos ao trabalhar na cozinha. Este é um bom exemplo de que a boa iluminação é suave, discreta e não precisa chamar a atenção toda para si.

Além disso, há diversos efeitos de iluminação, que devem ser usados com muito critério: Apesar de lindos, usar muitos ao mesmo tempo quase nunca fica bem.   Veja mais sobre estes efeitos de iluminação aqui.

SAM_0278

Spots demais em uma sala pequena e temperaturas de cor diferentes – o resultado não é nada bom. 

Esta é a parte 1. Veja, na parte 2, o básico para iluminar bem o quarto da criança e do bebê 

e na parte 3, o básico para iluminar bem o quarto de casal e de solteiro

Fotos dos sites e blogs: antesedepoisdoape,  limaonaguacomprandoomeuapeassimeugosto e construindominhacasaclean

Posts relacionados

Comentários:

Decio · 28 de fevereiro de 2016 às 20:43

Dicas Top! agora sobrando uma grana vou juntar com minha esposa essas ideias e turbinar nosso apê. Iluminação faz toda diferença!

Responder

Rosana Silva · 28 de fevereiro de 2016 às 20:06

E como faz, Decio!
Obrigada!
Rosana

Jefferson Silvano · 28 de fevereiro de 2016 às 13:52

Olha, a decoração está ótima, mas com algumas falhas na iluminação…
Reparei que muitas vezes têm quadros atrás dos sofás, que são iluminados, mas que prejudicam quem está sentado, tanto na questão de temperatura, sendo uma lâmpada halógena, quanto na questão do ofuscamento da visão das pessoas, que só poderiam olhar pra frente.. lembrando que não se ilumina pessoas, somos serem de iluminação secundárias o dia todo, não precisamos ser ilmunados. O sofá por ser pertencente a um ambiente de estar com a família, vendo um filme, lendo, não deve ter uma iluminação tão forte. Outra coisa: dicróica é barata, bonita mas não valoriza um revestimento todo, coloca fragmentos dele em destaque, sendo um “disperdício” gastar uma fortuna colocando um revestimento que não é bem valorizado no ambiente. Peço que não me interpretem mal, é uma crítica construtiva, pois achei muito bom o site, preocupado em ensinar, e tem muitas coisas boas! Obrigado pela oportunidade.

Responder

Rosana Silva · 28 de fevereiro de 2016 às 16:44

Olá, Jefferson
Obrigada por suas considerações. É realmente difícil encontrar fotos de ambientes com iluminação perfeita. Entendo q vc esteja falando da 1a foto, que escolhi porque, apesar da luminosidade estar excessiva, veja que as lâmpadas estão em trilhos e os spots destes são direcionáveis. Usando led, com luz mais quente e tendo um dimmer é perfeito. Nos links q informei falo sobre estes problemas. Agradeço a vc e vou até acrescentar um comentário sobre isso.
abs
Rosana

Amanda · 28 de fevereiro de 2016 às 11:32

Iluminação é realmente muito importante, ainda mais quando se tem filhos em casa. Sempre me preocupei com esse aspecto e concordo com tudo que foi falado aqui. Obrigada pelas dicas :)

Responder

Rosana Silva · 28 de fevereiro de 2016 às 02:50

Obrigada a vc, Amanda!
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!