Utilizando os corredores da casa

Cada espacinho de nossas casas , cada vez menores, deve ser analisado em termos de funcionalidade e/ou  decoração. Os corredores podem ser muito úteis, mesmo sendo  estreitos e pequenos e, se forem realmente muito pequenos, podem ter elementos que os valorizem esteticamente. Então:

Para qualquer largura de corredor, ele pode expor galerias com pinturas ou fotos de tamanho pequeno ou pequenas coleções. Isso pode ser feito criando nichos na parede iluminados internamente ou colocando-se prateleiras estreitas ou simplesmente pendurando os quadros na parede.

corredor5

Eles podem tbém ter revestimentos específicos ou com paginação diferente, cores diferentes, papel de parede, adesivos, tapetes e passadeiras (que devem ser evitados quando há idosos e crianças muito pequenas, principalmente se o corredor der acesso a alguma escada), forros rebaixados, iluminação com rasgos ou usando spots, balizadores, lugar para guardar chaves, celulares, enfim. Há muitas possibilidades..

alifesdesignblogspot2

corredor3 (2)

corredor1 (2)

corredor2 (3)

Para corredores mais largos, desde que se mantenha o mínimo de 85 a 90 cm (que é o ideal, a não ser que haja cadeirante na casa. Neste caso, o ideal é 1 metro)  para circulação, podemos ter armários, aparadores ou estantes, sem portas ou com portas de correr.

dominomagdotcom

decorologydotblogspotdotcom12

canadianhouseandhomedotcom2

forrodegesso_casaabril

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, Alifesdesign, canadianhouseandhome, decorology,dominomag, imagesdecoration

Quer saber mais sobre corredores ? Clique AQUI

57 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rosana,
    ADOREI as imagens que você me mandou e as dicas que me deu! E sem dúvida vou me inspirar sim!
    Obrigada pela atenção e pronto atendimento!
    bjs,
    Bárbara

  2. Oi, Bárbara!
    Tudo depende do que lhe agrada (claro!) e do estilo de decoração e cores da sua casa. Se vc tem uma casa com decoração mais clássica, a decoração do seu corredor deve seguir este estilo, então, seria mais clássica tbém, que pode ser conseguida com as fotos em preto e branco e/ou molduras iguais da mesma cor ou em variações da mesma cor e/ou uma disposição mais geométrica. Já se a casa é mais despojada, vc pode ousar mais, fazendo arranjos não tão organizados, com molduras diferenciadas, fotos coloridas, enfim, uma coisa mais lúdica. Mas vc sempre tem que ter em mente que isso faz parte da casa, logo, tem que combinar com ela, no estilo, nas cores. Vou enviar para vc por e-mail diversas organizações para vc se inspirar, ok?
    Um beijo
    Rosana

  3. Boa Tarde,
    Disponho de um corredor estreito que dá acesso aos quartos. Do lado esquerdo ele é todo liso e branco e do lado direito tem duas portas de quartos. Gostaria de fazer uma decoração nesse lado esquerdo com fotos. Como poderei fazê-lo? Utilizar fotos em preto e branco ou coloridas, em tamanhos e molduras iguais ou diferentes? A iluminação é apenas no teto (02 lâmpadas com luminárias presas) e não há iluminação direcionada às fotos.
    Preciso muito da sua ajuda :)!!!!!

    bjs,
    Bárbara

  4. estou decorando minha casa queria uma dica para o meu corredor que tem 1,87 m de largura gostaria de saber quantos aparadores ou poltrona seila , oq eu posso fazer?

    essas imagens ai em cima sao ótimas mais gostaria de uma dica obrigada.

  5. Boa noite,

    Estou em reforma e tenho um corredor estreito que da acesso da sala aos quartos com um banheiro entre os quartos, estou perdida na decoração, gostaria de uma ideia.
    Xau,

    Me ajude …

  6. Recebi seu e-mail, Rosana.
    Muitíssimo obrigada pela “aula” de decoração. São ideias excelentes que, com certeza, poderei aplicar ao caso do corredor de minha casa. Esqueci de dizer que as paredes são brancas, mas de um lado há duas portas em madeira (bem bonitas, por sinal), uma da segunda suíte e a outra do escritório; o final do corredor há uma outra porta (igual), da suíte master.
    Fiquei muito feliz com sua orientação.
    Abraços.
    Goreti

  7. Disponho de um corredor estreito e longo, o qual gostaria de decorar com fotografias de familiares. Como poderei fazê-lo? Utilizar fotos em preto e branco, em tamanho grandes (vários), com molduras em madeira, por exemplo? Ou mesclar fotos coloridas e P/B sobre painéis de madeira? A iluminação é apenas no teto (03 lâmpadas com luminárias presas) e não haveria iluminação direcionada às fotos.
    Aguardo sua opinião.
    Grata.
    Goreti Góes – Natal – RN.

  8. Oi, Jackeline!
    Me parece que coleções (de vasos, miniaturas, vidros, esculturas mesmo, etc) ficariam melhor que fotos, que provavelmente não vão ficar bem iluminadas, pois entendo que a iluminação vem de trás, estou certa ?
    Se desejar me enviar fotos dos nichos iluminados, mande para [email protected] e me diga tbém o que vc tem em casa que imagina poder colocar.
    bjos
    rosana

  9. Eu tenho um corredor comprido, com cerca de 1m de largura e mandei fazer nichos iluminados em um dos lados, mas não sei o que colocar dentro deles!! Uns falama para colocar fotos, mas não imagino como! Não ficariam melhores esculturas? Estou totalmente perdida …..
    Obrigada

  10. Oi, Carol,
    Sim, existe tinta imantada e cada vez melhores opções. Veja nos sites da Suvinil, Coral e Sherwin Williams.
    A idéia é boa. Mas não esqueça da iluminação, que fará toda diferença. Outra opção seria a que postei em https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/02/coisas-que-podemos-fazer/ . Dê uma olhada. Vc pode fazer tbém cordões de aço esticados com prendedores, mas tem que ser muito bem esticado para ficar ok.
    Espero ter ajudado.
    bjos
    Rosana

  11. Muito bacana o post, Rô!

    Meu corredor na casa nova é estreitinho e nem dá pra brincar com nichos ou prateleiras.

    Mas pensei, para ele não ficar morto, em fazer um mural de fotos. Ainda existe tinta imantada? Se sim, pensei em fazer uma parede imantada, com fotos todas em P&B, da família e dos amigos. Como gostamos de receber, faríamos sempre uma parede interativa, mudando as fotos.

    O que vc acha?

    Beijos, te linkei no meu blog!

    Carol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui