Dá para criar espaço ? É, dá! Com criatividade!

Uma frase que sempre repito aqui é que por menor que seja o ambiente ele sempre tem paredes (e se vc tiver sorte, tem 4 paredes!) . E parede usada é espaço a mais criado.

Há outras idéias também:

1) Por mais que vc queira aquela cama monstra de grande, compre um tamanho menor e tenha espaço para circulação e para talvez, ter outros móveis nas paredes laterais para colocar aqueles sapatos que não cabem no guarda-roupa, fazer aquele cantinho de estudo ou beleza, etc. Sugiro que invista em ter, por menores que sejam, 2 criados mudos. Fazem uma falta danada!

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 1Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 2

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 3Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 4

2) Mas se não tiver jeito e a cama ficar encostada na parede, faça um tipo lambri com uma placa de MDF que pode ou não ser revestida com espuma e tecido para não encostar o corpo na fria parede (um painel). E vc pode até dar um clima com uma mangueira de luz…Ou inclua um elemento qualquer (como uma luminária) e afaste-a o mínimo.

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 5Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 6

3) Também pode colocar uma prateleira ou móvel mínimo entre a cama e a parede, criando assim uma área de apoio que funciona como criado mudo.

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 7

4) Outra idéia é cama que tem gavetas ou área para guardar coisas embaixo do colchão… Sei que esta moda das camas box é forte (e cama box tbém economiza espaço) mas se seu problema é não ter onde guardar aquelas colchas, edredons, etc enormes, uma cama com espaço embaixo para guardá-los vai ser uma mão na roda!

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 8Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 9

5) Marcenaria não é barata, eu sei. Mas custa cada centavo o que vc vai ganhar de espaço (e se fizer um projeto com um designer de interiores ou arquiteto antes, vai ser melhor ainda).

 Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 10Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 11

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 12

Fotos dos sites e blogs: Ikeafamilylive, achadosdedecoração, habituallychic, casaabril, decophoto, videcorando, thedesignerpad, thediversionproject, shelterness e tudoedimais

100 COMENTÁRIOS

  1. OI, Fabiola,
    Não consegui entender bem seu problema, mas será que não pode criar uma abertura para ventilar o espaço que ficou sem ventilação ? Pode ser com basculante ou deixando aberto mesmo (já que é quarto de criança?) Isso é muito importante!
    bjo
    Rosana

  2. Amiga preciso de ajuda p criar um quarto p menino ( tenho 2 gêmeos) o espaço q tenho é pequeno …p fora ,já no outro daria uma janela…o tamanho q temos é 2,73(largura) por 3,20(tenho q separar um corredor p colocar porta e passar p outro lado q tem mesma medida…mas como coloquei ficaria s ventilação o 1º,p ventilação,pensei em colocar basculhante….(ficando um dente de mais ou menos 70 cmx 100 cm alt (como corredor)p fora.

  3. Boa noite Rosana!!! quero que me dicas de como decorar um quarto, que já esta com armário embutido na cor branco, mas não tenho espaço. desde já agradeço.

  4. Oi, Marcia,
    Com estas medidas vc deve comprar móveis pequenos e o essencial. Pense em puffs que possam ser usados como assentos e mesinhas, mesas extensíveis ou dobráveis, móveis que tenham dupla função, cadeiras que possam ser empilháveis, este tipo de coisa. Meça tudo que pretender comprar e certifique-se que dá nos espaços e há área boa de circulação.
    Use bastante as paredes (prateleiras, móveis presos às paredes, etc), cores claras e móveis de linhas retas e simples. Sofás de braços finos que não ocupem muito o espaço, cama box, e se for possível, pense em móveis feitos por marceneiro para ocupar melhor os espaços.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Carla,
    Como não sei a disposição de portas e janelas não tenho como lhe ajudar. Com 17m2 vc deve ter espaço bastante para este canto de trabalho. Se não tiver, pense em retirar o rack e colocar a tv na parede de forma que possa ver bem da cama e usar o espaço do rack para o canto de trabalho. Vc pode ter uma mesa de trabalho com até 50 cm de profundidade que é uma boa mesa.
    bjo
    Rosana

  6. Oi, clebya
    Acredito que vc já deve ter tentado outras posições melhores que estas para a cama, certo ? Neste caso, já pensou em trocar a porta por uma de correr ? E nas paredes em volta da cama vc pode revestir com madeira, como um lambri, para aumentar o conforto térmico.
    bjo
    Rosana

  7. Oi, Jessica,
    Móveis claros, retos, sem detalhes e pequenos (coerentes com o tamanho do ambiente), portas de correr são a melhor opção. Móveis multi uso (puff que é tbém criado mudo, por exemplo) prateleiras abertas em cor clara, com poucos objetos. E use as paredes!
    bjo
    Rosana

  8. Oi, Patrícia,
    O quarto deve ser mais para neutro (nem feminino nem masculino, cores neutras ou um verde leve nas paredes e grandes objetos) e no canto de cada um é q vc pode acrescentar objetos que personalizem, entende? Assim todos terão um cantinho para chamar de seu.
    Se possível acrescente divisórias, seja um biombo ou uma estante vazada, para dar alguma intimidade a eles.
    bjo
    Rosana

  9. gostaria de saber como fazer para arrumar um quarto com uma cama de solteiro e outra de casal com 16metro quadrados.

  10. gostaria de uma ajuda como fazer os pequeno moveis segue abaixo se pode me ajudar.

    cozinha americana 3 x 2
    qto casal 2.90 x 3.00
    qto 11 anos 2.70 x 2.90

    estou ficando maluca sem saber o que fazer, entrei aqui e encontrei voces, me ajudem.
    Te agradeço ´pois nao tenho condiçoes para contratar um profissional.

    Abraço
    Márcia

  11. Ola Rosana, moro em uma kitinete, e a parte do quarto tem +- 17m2. Tenho guarda roupa e na frente da cama (queen) um rack com tv e alguns livros. Gostaria de criar um espaço para trabalho. Qual a melhor disposição? Obrigado.

  12. Oi, Ely,
    Neste tamanho, a cama de casa dá, inclusive com criados mudos nas laterais. Mas não é possível um guarda roupa. Se vc colocar a cama encostada na parede de 2.00, terá por volta de 1 m disponível. O que dá para colocar prateleiras ou um armário de 40 a 50 cm de profundidade. Mas isso depende da posição da porta de entrada.
    bjo
    Rosana

  13. Oi, Mychelle,
    Dá para fazer muita coisa. Atualmente um quarto de 11 metros quadrados é grande… Se vc fez o projeto e não gostou, não deve aceitá-lo. Peça modificações até ficar do jeito que deseja realmente, ok ?
    bjo
    rosana

  14. Olá meu querto é cumprido porém estreito e gostaria de dicas para dar melhorada na decoração da minha cama box, ela fica no canto do quarto e para piorar é ao lado da porta e não dar nem abri-la totalmente. Gostaria de ideias para esse tipo de ambiente. Obrigada pela atenção
    Clebya

  15. oi eu gostaria de dica para montar meu quarto ele tem 3 X 2,85 (metros), gostaria q desse impressão de um espaço maior.
    Que tipo de moveis vc me aconselha a usar?

  16. gostaria de ajuda tenho três filhos uma menina e dois meninos minha casa e pequena e ela dorme com eles gostaria de fazer um ambiente aconchegante para eles me ajuda

  17. Oio, Gloria, Obrigada!
    Com um só quarto é claro que a sala deve ser usada para o seu filho dormir, né? Neste caso, uma forma dele se sentir mais à vontade é, na medida do possível, deixar a sala mais com a “cara” dele, claro que mantendo a idéia do uso geral. Mas pense um pouco nele na decoração, seja nas cores, nos objetos, pedindo a opinião dele, enfim. E o sofá-cama deve ser o mais confortável possível para ele dormir.
    bjos
    Rosana

  18. Adorei o site!!
    Tenho muitas dúvidas. Uma casa bem pequena para decorar e aproveitar os espaços para 3 moradores. Eu, meu marido e um filho adolescente. NO MOMENTO A CASA SÓ TEM 1 QUARTO. O segundo pavimento tão cedo não começará a reforma!!!
    help!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui