Dá para criar espaço ? É, dá! Com criatividade!

Uma frase que sempre repito aqui é que por menor que seja o ambiente ele sempre tem paredes (e se vc tiver sorte, tem 4 paredes!) . E parede usada é espaço a mais criado.

Há outras idéias também:

1) Por mais que vc queira aquela cama monstra de grande, compre um tamanho menor e tenha espaço para circulação e para talvez, ter outros móveis nas paredes laterais para colocar aqueles sapatos que não cabem no guarda-roupa, fazer aquele cantinho de estudo ou beleza, etc. Sugiro que invista em ter, por menores que sejam, 2 criados mudos. Fazem uma falta danada!

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 1Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 2

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 3Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 4

2) Mas se não tiver jeito e a cama ficar encostada na parede, faça um tipo lambri com uma placa de MDF que pode ou não ser revestida com espuma e tecido para não encostar o corpo na fria parede (um painel). E vc pode até dar um clima com uma mangueira de luz…Ou inclua um elemento qualquer (como uma luminária) e afaste-a o mínimo.

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 5Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 6

3) Também pode colocar uma prateleira ou móvel mínimo entre a cama e a parede, criando assim uma área de apoio que funciona como criado mudo.

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 7

4) Outra idéia é cama que tem gavetas ou área para guardar coisas embaixo do colchão… Sei que esta moda das camas box é forte (e cama box tbém economiza espaço) mas se seu problema é não ter onde guardar aquelas colchas, edredons, etc enormes, uma cama com espaço embaixo para guardá-los vai ser uma mão na roda!

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 8Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 9

5) Marcenaria não é barata, eu sei. Mas custa cada centavo o que vc vai ganhar de espaço (e se fizer um projeto com um designer de interiores ou arquiteto antes, vai ser melhor ainda).

 Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 10Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 11

Decoração - Criando espaço em quarto pequeno 12

Fotos dos sites e blogs: Ikeafamilylive, achadosdedecoração, habituallychic, casaabril, decophoto, videcorando, thedesignerpad, thediversionproject, shelterness e tudoedimais

100 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Bianca!
    Com só esta informação é difícil lhe ajudar. Mas sugiro que tente colocar os berços mais distantes, mantenha o quarto bem iluminado e ventilado e coloque o indispensável. Berços pequenos, móveis pequenos, nada volumoso ou grande demais. Mantenha a simplicidade pois vc tem pouco espaço e ele deve ser prático e fácil de manter limpo.
    bjo
    ROsana

  2. Oi, Líbia,
    A melhor solução é vc procurar um bom marceneiro para saber se é possível fazer esta transformação.
    bjo
    Rosana

  3. Olá rosana silva eu tenho uma box casal mais só a parte de baixo ela se quiser dividem em duas sem o colchão gostaria de saber se tem como transformar ela em uma bicama pois são novas e gostaria de reaproveita – las tem como transformar ela em uma bicama tenho um quarto vazio sem cama. Obrigada aguardo resposta.

  4. oi, Patricia,
    Olha, acho que um berço dá, mas não saberia lhe dizer onde colocar pois não sei a disposição de porta e janela, além da posição da cama no quarto (espero que ela seja de tamanho padrão e não maior)… De qquer forma, ao invés da comoda vc poderia mandar fazer uma tipo bancada presa à parede que pudesse ser fechada quando não usada, somente para fazer a higiene do bebe. E colocar os apetrechos necessários (pomadinhas, cremes,etc) em prateleiras na parede acima dela.
    E compre um berço pequeno mesmo e estreito.
    Bjo e boa sorte!
    ROsana

  5. Olá Rosana, Ameei todas as diicas. Parabeens!
    Estou precisando de uma dica para montar meu quarto junto com o do meu bebê, ele é 3 X 3 (metros). Gostaria de um socorro pois só meu quarta roupa é quase 3 metros ocupa uma parede toda, e tenho uma cama box de casal. Enfim o quarda roupa vou usar a metade dele pras coisas do bebe, entao nao preciso do quarda roupa de bebe, mas como vo decorar o quarto? Aonde coloco o berço e a comoda do bebe? Sera que devo compra a comoda? Tenho pouco espaço no quarto mas gostaria que fica se aconchegante.. Você pode me da algumas dicas? Eu pesquisei alguns quartos mas nao consegui nada. :/
    Por favor Rosana me socorre”.
    Agradeço desde ja. Beijoos’.

  6. Rosana! Socorro!!!!!!!!!!!
    Minha bebê está chegando e eu não tenho ideia de como organizar o quarto dela… tenho pouquíssimo espaço (2,60×2,80), ou seja, menos que 3×3… e ja ganhei o guarda-roupas (com portas de correr, mas mesmo assim)… não tenho ideia de como vou dispor os móveis! #HelpMe

  7. Oi, tudo bem? Esse post e bem antigo, mas espero que vice consiga me ajudar.
    Estou decorando minha casa e estou com dificuldades para o quarto de casal pois meu guarda roupa e grande e vou precisar colocar a cama encostada na parede, você poderia por gentileza mandar para o meu email mais idéias de como eu posso fazer?/

  8. Oi, Karen!
    Se não há jeito, faça como é possível. Sugiro que o móvel seja de correr e muito discreto, talvez sem puxadores (só cavas) de forma que pareça parede para quem vê de fora.
    bjo
    Rosana

  9. Ola!me mudei a pouco tempo e meu quarto e pequeno pois fiz uma suite; dentro dele e acabou limitando um pouco o espaço .fiquei sem parede para colocar meu guarda roupa a única parede e de frente da porta da saída do quarto que restou mais queria fazer um planejado mais estou com medo de ficar feio por ser de frente pra porta .por favor me de uma luz…aguardo sua resposta.

  10. Olá!Parabéns pelo site, muito bom!
    Estou montando meu apartamento (43 mts.), e a minha maior dificuldade está sendo o quarto do casal ; lendo as suas idéias ,me interessei pelo tópico 2, onde fala sobre encostar um lado da cama na parede, ficando só um lado pra entrada,só que já procurei e tem poucas sugestões na net, bem como poucas imagens para me inspirar , gostaria muito que me ajudasse!!
    Obrigado!

  11. Oi, Taimara,
    Imagino que vc está considerando o espaço do guarda-roupa, etc… Quer dizer, estes 60cm são realmente espaços vazios. Se forem e não houver nada nas paredes (a não ser quadros, por exemplo) , dá sim.
    bjo
    ROsana

  12. Olá tudo bem? Primeiramente parabéns pelo site e maravilhoso e tem ótimas dicas…
    Quero usar todas possíveis…
    Minha duvida e a seguinte, vou me casar esse ano e estamos montando nosso quarto, e meu noivo optou por uma cama queen, mesmo o quarto sendo pequeno, nas laterais até que sobrou espaço mas nos pés da cama entre a parede ficou um espaço de 60 cm… Vc acha isso o suficiente? Quanto deve ser essa medida?
    Desde ja muito obrigada…
    Grande abraço

  13. Oi, Elaine,
    Não sei se esta cor é uma que tende para o mostarda.. Mas, de qquer forma, provavelmente pintar a textura com um bege claro, tipo café com leite com muuuuuuuuuuuuito leite, um creme, bem suave,(tipo a Bem-Te-Vi – A042 da Suvinil) vai combinar com o verde seja ele qual for. Qto às cores dos quartos, o roxo combina com azul, cinza, lilás, rosa… Se os quartos forem masculinos prefira os cinzas e azuis acinzentados. Se forem femininos,cores mais abertas e vivas. No quarto azul vc pode pensar nestas mesmas cores OU em amarelos acinzentados. Não use cores fortes e vivas demais já que as paredes tem cores fortes.
    bjo
    rosana

  14. Boa tarde! Moro num apartamento de 3 quartos, sala cozinha e banheiro. A minha sala e corredor pintei de verde e fiz um desenho simples de gesso no teto, com um arco de gesso sentido aos outros comodos, gostei muito do verde achei que ficou bom, mas fiz uma parede de testura na cor Barroco, aff.. achei que ficaria legal mas não gostei.
    Gostaria da sua ajuda na cor para esta testura. Estou indecisa.
    Tenho 2 quartos pintado de roxo forte em duas paredes cada e 1 quarto de azul com duas paredes de azul mais forte. Gostaria que me enviasse dicas de cores para os quartos e para minha textura da sala. Aguardo a resposta. Obrigada pela atenção.

  15. Oi, Janaina,
    A melhor e talvez única disposição possível, seja a cama encostada na parede. Para dar mais conforto, coloque até a altura de 1,10m mais ou menos, uma placa de mdf presa à parede. Ela pode ser pintada ou estofada para maior conforto ainda.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui