Muitas pessoas me pedem idéias sobre de que cor pintar uma parede, qual cor escolher para o sofá, enfim! Todos tem uma dúvida enorme em relação às combinações de cores. Muitas vezes falo dos off whites – aqueles “quase brancos” que fazem um diferença danada em relação ao uso do branco, pq suavizam o contraste, dão profundidade e sofisticam. Vejam alguns exemplos:

Decoração - Combinando cores 1

Decoração - Combinando cores 2

Decoração - Combinando cores 3

As 3 fotos acima mostram off whites tendendo para azul e cinza: O toque azulado “refresca” o ambiente e o cinza (a última foto), dá alguma profundidade à sala em preto e branco. Se a parede fosse branca tudo pareceria um pouco  “chapado”.

Decoração - Combinando cores 4

Decoração - Combinando cores 5

Decoração - Combinando cores 6

Nas salas acima o off white com tendência para o verde, também refrescane. Na 2a  e 3a fotos um verde mais amarelado, que, por isso aquece um pouco os ambientes.

Decoração - Combinando cores 7

Decoração - Combinando cores 8

Decoração - Combinando cores 9

Aqui off whites quentes, tendendo para o vermelho e amarelo.  Perceba o quanto estes tons delicados modificam o clima da sala com um mínimo de cor. É esta a beleza dos off whites.

Fotos dos sites e blogs: MyDealHome, TheMarionHouseBook, LittleGreenNotebook, Decophoto, TudoEdimais, MyParadissi, StyleAtHome, DesignElements e TheDesignerPad.

45 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Adri Adri
    Todas as cores que vc citou são neutras. O sofá em cinza tbém é neutro o marrom escuro é quase neutro tbém. Cinza, beges, brancos, marrons ficam super bem juntos. E vc pode acrescentar cores mais vivas nos detalhes, como as flores das almofadas. Vc pode também usar amarelo queimado e tons de azuis tbém. Qto ao tapete, como o piso é bege, um tom mais escuro ficaria bem e pode ser em cinza – tipo grafite – ou marrom de médio para escuro (se o cinza do sofá não for escuro demais. Se for, sugiro o tapete em cor mais clara que ele ou em listras ou estampas em cinzas, marrons e beges, por exemplo). Nas cadeiras do jantar escolha uma das cores que usou na sala para harmonizar.
    bjo
    Ro

  2. Minha dificuldade e combinar o sofa bege do home theater com o cinza do sofá da sala de estar e a sala de jantar (ambas decoradas em tons de cinza, preto e vermelho). Obrigada!

  3. gostaria de uma ajuda. Meu porcelanato é bege, a parede areia e o teto todo de gesso (branco) e a nesta sala vai ficar uma sala de tv/estar e tbm uma sala de jantar, porém não sei qual cor de sofá e tapete colocar, pois gostaria de combinar a sala de tv/estar e a sala de jantar…
    obs: ja me falaram p/colocar cinza (sofá) e as almofadas florais com cinza e fazer isso nas cadeiras da sala de jantar. marron escuro seráq dá? e dai as cadeiras da salar de jantar?

    obrigada

  4. Oi, Tamires,
    Todas as cores são neutras, acho pode escolher manter a neutralidade, continuando com cinza mais claro ou mais escuro que os móveis nas paredes (poderia fazer cinza bem clarinho em 3 paredes e uma das paredes mais escura ou com papel de parede em estampado com cinza,branco e preto – poderia ser a cabeceira da cama). No caso de adesivos poderia colocar um em preto e branco – neste caso, o colorido ficaria por conta da roupa de cama e objetos (amarelo fica super bem, ou vermelho ou azul).
    bjo
    Ro

  5. Oi, Daniela,
    Provavelmente vc não consegue combinar os cinzas porque eles devem ter tendência de cor diferente. Por exemplo: Um cinza puxa para o verde e o outro para o azul…Aí fica estranho mesmo. Neste caso eu trocaria o revestimento de um deles ou para um cinza que combine com o outro ou para um preto.
    bjo
    rosana

  6. Olá. Gostaria que me desse uma dica em que cor usar para pintar meu quarto. O piso é preto e branco e os móveis são cinza claros. Eu estava pensando em colocar adesivos para paredes.

    Atenciosamente,

    Tamiris

  7. Olá,
    Gostaria de uma sugestão para harmonizar as cores das minhas salas. Atualmente minha sala de tv fica separada da sala de estar, mas vou me mudar para um apto em que a sala e enorme, de três ambientes, onde tv, estar e jantar ficarao integradas. Estou com dificuldade de combinar o sofá bege escuro da tv com o sofá cinza da sala de estar… Atualmente, estar e jantar harmonizam-se perfeitamente, com tons de cinza, preto e vermelho. Mas nao consigo casar o bege escuro (mesmo sendo neutro), com o cinza…
    Parabéns pelo blog!
    Abraços

  8. Oi, Carolina,
    O marrom e o bege são praticamente neutros, vc pode escolher muitas cores. Se vc quer um toque feminino, sugiro um rosa antigo, acinzentado, como a cor saia justa, ou o Terra Roxa. Se quiser um ambiente mais neutro, um verde acinzentado, como o Verdite tbém da suvinil ou ainda mais neutro, um marrom/bege que esteja entre as 2 cores do sofá.
    Um beijo
    Rosana

  9. Olá, comprei um sofá Marrom com as almofadas de encosto bege, oq vc sugere para a cor da parede? o sofá é de canto …

  10. Oi, Tereza!
    Será que vc não encontra um tapete listrado que tenha azul, bege, marrom e branco ? Ficaria muito bem e acho que será mais fácil de encontrar.
    bjo
    Rosana

  11. Gostaria que você me desse uma dica para cor de tapete para colocar no quarto dos meus filhos , 2 rapazes. Os móveis são de madeira e também uma das paredes, as outras são brancas, a cortina é palha e no computador uma linda cadeira azul turquesa. Tentei comprar um tapete nessa cor mas não consigo encontrar. Gostaria de dar um ar de de juventude,nesse quarto.

  12. Oi, Claudio,
    É provável que o branco fique bem, por ser uma cor neutra que fica bem com móveis de madeira. Acrescente objetos, almofadas, detalhes (como molduras de quadros,por exemplo) na cor branca no restante da sala, ok?
    abs
    Rosana

  13. Olá.
    Estou com uma dúvida, quero fazer um armário debaixo da escada na sala, mas tenho medo de fazer em madeira igual aos demais móveis da sala, tabaco, e não combinar. Pensei em fazer na cor branca, será que ficará bom? As paredes da sala são bege, pensei também fazê-lo bege mas também fiquei com medo de destoar.

  14. Oi, Maria Isabel,
    Em geral eu recomendo que o box seja transparente pois isso aumenta e clareia o banheiro. Mas como vc já o tem, vamos em frente: O piso, pelo que vi na internet é um bege que puxa para um pó de arroz, meio rosado, estou correta? Neste caso, Sugiro que a pia e o vaso sanitário sejam em marrom (mais escuro que o bege) e as pastilhas em tons diferentes de marrom (claro, médio e escuro, quase preto, em menor quantidade)+ branco.
    Bjo
    Rosana

  15. Olá!

    Estou reformando a casa e tenho muitas duvidas. O piso do meu banheiro e de porcelanato puxando para o bege ( Elizabeth acropoli), e o box de blindex e fume puxando para o preto. Quais as cores que devo usar nos revestimentos? Pia e privada preta combinam? Pastilhas preto e branco combinam com o piso bege? Me ajude!!!
    Obrigada

  16. Oi, Izolda,
    Desculpe a demora. Com preto e branco eu sempre sugiro cinza. Porque? É a mistura do preto e branco e diminui a agressividade do contraste pretoxbranco. Mas, na verdade, como preto e branco são cores neutras, vc pode usar qquer cor, praticamente, para o seu sofá (dependendo das cores que vc já tem no ambiente) que ficará bem. Vermelho, amarelo, azul, verde, fucsia, combinam com preto e branco tbém, mas olhe as cores que já tem no ambiente e escolha aquela que combina melhor (ou que já existe) com o q vc já tem.
    bjo
    RO

  17. Oi, Claudio,
    É possível que vc encontre laminados com o tom bem parecido com o mogno do bar. Mas se não encontrar realmente parecido, opte por um bem diferente. Isso pq se não são iguais é melhor que sejam diferentes mesmo para não ficar a impressão de que tentou e não conseguiu manter a similaridade. Neste caso, um laminado em tom claro e na mesma cor do mogno (só que bem mais claro, entende?) seria uma boa idéia. As paredes podem ser em branco, bege (procure testar para ter certeza que o tom de bege que escolher combina realmente com o piso, há muitos beges e só testando para ter certeza). Sendo claro o piso, o tapete pode ser em marrom médio a escuro, próximo à cor do piso do bar, o que ajudaria a combinar o ambiente com o bar. Para acessórios, almofadas e objetos, escolha 3 cores, sendo 2 frias (azul e verde por exemplo) e uma quente (amarelo ou vermelho, por exemplo) e use em estampas, lisos e listras conforme preferir, mas se prenda a estas cores em tons mais claros e mais escuros, o vermelho em menor quantidade. Vai ficar legal.
    bjo
    Rosana

  18. olá tudo bm? gostaria de ajuda,na minha sala tenho uma parede cm grafiato está pintada de azul acinzentado,o sofá é marron bm clarinho que cores posso por nas almofadas… agradeço.

  19. Oi, Priscila,
    Usei o seu e-mail como exemplo no post https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/09/criando-harmonia-na-decoracao/
    Espero que goste.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui