Semana passada tive a satisfação e honra de ser convidada para conhecer a fábrica da Todeschini, uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina.
Além conhecer a fábrica, o Show Room lá instalado, a linda Bento Gonçalves (RS)  e seus arredores, conheci um pouco da história desta Senhora empresa (Nasceu em 1939 – mais de 70 anos de vida!) e, o mais importante, percebi o resultado positivo da aplicação de seus valores na sua relação com os funcionários, a comunidade e o meio ambiente.

Acordeon Todeschini

Fabrica todeschini antescozinha modulada todeschinipremios todeschini

A maoria de vcs deve estar se perguntando: “Porque a foto do acordeon?” É que a Todeschini começou sua trajetória como fabricante de acordeões.E chegou a ser a maior fabricante  da A.Latina, com mais de 700 funcionários!

Mas, como a empresa diz na sua campanha 2012: “A GENTE AMA MUDAR COM VOCÊ“, a Todeschini mudou! E foi pioneira e líder na fabricação de cozinhas moduladas. Em 1990 tornou-se a maior fabricante de móveis planejados do Brasil, com produção de 8 mil móveis por dia.Daí prá frente, só sucesso, inovação (foi pioneira na introdução da pintura alto brilho no Brasil)  e muitos prêmios.

Todeschini fábrica 2012Fachada Fabrica Todeschini

(Olha eu na entrada da fábrica, com o grupo de arquitetos e designers convidados pela Todechini e a vista geral desta –  54 mil m2!)

Hoje esta grande empresa tem a fábrica que visitei (acima), mais de 330 lojas exclusivas (Brasil e exterior) e funcionários que parecem bem felizes: Há 6 anos consecutivos a Todeschini foi certificada entre as “100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latinapelo Great Place To Work ® Institute e por 8 anos consecutivos entre as100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil” .

Prêmio Top of Mind 2012 Todeschini

João Farina Neto, diretor presidente da Todeschini, que tive o prazer de conhecer, recebendo este mês, o Top Of Mind Amanhã 2012 – Rio Grande.

– Todos os funcionários têm, entre os muitos benefícios oferecidos, pagamento de parte dos planos de saúde e estudos, programa de participação nos resultados, incentivo e prêmios para idéias de melhoria em processos/produtos e ambiente, etc.

A Todeschini é também pioneira na preocupação com o Meio Ambiente no setor de Mobiliário Planejado: Em 2002 foi certificada pelas ISO 9001 e 14001, sendo a primeira do ramo moveleiro do país a certificar-se no sistema integrado.(SIC- Sistema Integrado de Certificação)

Possui sistema de enclasuramento de máquinas na fábrica, o que impede a eliminação de pó no ambiente industrial e atmosfera; Tratamento de efluentes que reutiliza toda a água da empresa; A Coleta Seletiva de resíduos existe faz 15 anos e a empresa tem 13 mil hectares de árvores plantadas onde tudo que é retirado para a fabricação de móveis retorna à natureza quatro vezes mais.

Fabrica Todeschini

Bons Números: Economia anual de 1.030 árvores, 137.000 KW de energia elétrica, 1,5 toneladas de ferro, 40 de papelão, 63,5 m3 de resíduos de MDP e MDF, 3 mil litros de diesel, 579 m3 de chapas de ferro, 102.175 folhas de papel (A4) e a redução da emissão de 90,5 toneladas de CO2.

 Boas Idéias: Já na década de 90, as equipes atuavam com base em Programas de Gestão Ambiental. Em 2011, mais de mil ideias propostas por grupos de colaboradores foram colocadas em prática, grande parte delas com foco nos aspectos ambientais da produção moveleira. A Todeschini substituiu o PVC do revestimento interno das gavetas por plástico reciclado de garrafas PET que apresenta maior resistência se comparada ao com PVC e é ecológico.

Bem, adorei conhecer a ótima Empresa que está por trás destes ótimos e lindos produtos, que vc vê abaixo, na Campanha que realmente tem total coerência com a história da Todeschini – “A GENTE AMA MUDAR COM VOCÊ

Todeschini - A empresa por trás do produto 1

Todeschini - A empresa por trás do produto 2

(Visita ao Show Room)

 Agradeço a atenção, carinho e apoio da  Todeschini, Richard Biazus, Felix Polo, Silvia Tonon, Paula e Adriana (Fatto Comunicação) e Jair da Dalla Valle.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Luciana Moreira,
    Sinto muito mesmo, mas tenho 100% de certeza que o que aconteceu não tem a ver com a qualidade dos móveis, já que os usou por 5 anos. Ou foi um problema na montagem executada, que, com o tempo, não suportou os móveis ou alguma modificação (obra por exemplo) no seu prédio que de alguma forma fez com que os móveis não se mantivessem. E, realmente, como a garantia já tinha acabado, a empresa não tinha qualquer obrigação com vc. Sei que por mais que nos esforcemos sempre há quem não fica satisfeito por alguma razão, passo por isso aqui no blog, mas considero que o histórico de sucesso da Todeschini, por tantos anos, demonstra que seus produtos tem qualidade. Sei que ficamos muito chateados quando algo assim acontece, mas considere os fatores que lhe falei.
    Um beijo
    Rosana

  2. Oi, Rosana.

    Foi com uma dorzinha no coração que li seu post tão empolgado e os comentários afetuosos aqui antes do meu. É que infelizmente não tive uma boa experiência com a Todeschini. No meu sexto ano de casada, minha cozinha planejada tão sonhada veio abaixo, só sobraram poeira, pedaços de madeira e estilhaços de vidro. Junto com os móveis, todo meu enxoval… Como já tinham se passado os cinco anos de garantia, ficou por isso mesmo, a empresa não pôde fazer nada por mim. 🙁

  3. Ô, Richard!
    Estou aqui com o coração realmente confortado com o carinho e atenção que vcs me deram… E morrendo de saudade, já , viu ????
    Vou voltar, eu ainda vou voltar… kkkkK!
    E o RJ está aqui esperando vcs, viu (e eu , claro!)
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Deise!
    Obrigada! Adorei BENTO GONÇALVES, adorei o passeio, o pessoal… Nossa, foi tudo maravilhoso! Só faltou vc!!!!
    rs!
    beijocas
    Rosana

  5. ahhhhh nao, por essa eu nao esperava!!!!
    ahhh se eu soubesse que voce viria…eu teria feito de tudo pra ir na visita!
    mulher!!! sabe q nao pude ir! uma pena!
    mas se eu soubesse que poderiamos ter nos encontrado la, com certeza teria me programado ainda mais pra realmente ir!!!
    magoei!

    na proxima eu vou messsssmo!!!!
    que otimo que aproveitou a visita e compartilhou com a gente!!!
    bjos!

  6. Rô,

    adoramos a visita! Foi tão divertida quanto proveitosa. Um beijo grande e leve sempre no seu coração o carinho da equipe Todeschini.

    Até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui