Decoração e segurança? Mas o que segurança tem a ver com decoração / design de interiores? O mesmo que a saúde  ! TUDO! Veja aqui algumas dicas importantes para você ter uma casa (ou apartamento) bonita e segura para todos:

– Já falei sobre segurança aqui. E especificamente sobre a segurança dos idosos aqui. Sobre acessibilidade em geral, falei aqui. E sobre segurança de crianças falei aqui. Mas segurança nunca é demais…

Decoração e Segurança

– Antes de comprar ou alugar certifique-se da boa saúde das instalações elétricas. Investir na consultoria de um profissional não é dinheiro jogado fora! Mesmo que tudo pareça bem, pode ser que seu novo lar não suporte a instalação de um ar condicionado (ou todos os seus equipamentos e eletrodomésticos), sabia ?

 Decoração e segurança - sala grande

As instalações elétricas da sua casa podem não suportar isso tudo…

–  Também faz parte da segurança não sair derrubando paredes, abrindo janelas e portas, colocando piscina ou jardim, etc sem o acompanhamento de um profissional! Já falei sobre quem faz o que aqui. E falei aqui sobre o hábito de fazer mudanças estruturais sem acompanhamento.

Na área exterior da Casa – Jardins com plantas altas e densas, muros altos e fechados dão a impressão de segurança… mas quando você impossibilita a visibilidade está facilitando a vida do bandido que conseguir entrar na sua casa. Use elementos vazados nos muros, jardins mais abertos e mantenha uma iluminação razoável no jardim à noite. Mantenha o piso em boas condições, para ninguém torcer o pé à toa..

 Decoração e Segurança 1

Piso do jardim bem cuidado e boa iluminação noturna é segurança

– Muitos acidentes ocorrem dentro de casa. A maioria no banheiro e na cozinha. Queimaduras e incêndios causados pelo fogo – crianças e fogo são um caso sério agora, com a tendência das cozinhas abertas – , fraturas e quedas devido ao piso ou tapete escorregadios ou desníveis no meio do caminho, tombos devido à iluminação deficiente ou dificuldade de acioná-la à noite (com criança e idoso é imprescindível a facilidade para acender as luzes, mesmo antes de levantar da cama. Sensores que acendem a luz ao abrir a porta do banheiro são uma boa idéia).  Barras de apoio no banheiro deveria ser obrigatório, mesmo sem termos idosos em casa.

Outra questão séria no banheiro é o gás: Prefira que os aquecedores/boilers estejam fora do banheiro, mas se não for possível, mantenha parte do basculante obrigatoriamente aberto e coloque portas com aberturas (tipo venezianas) na parte inferior e/ou coloque exaustores na saída acima do forro (e certifique-se sempre que eles estão funcionando).

Decoração e Segurança 2

Decoração e Segurança 3

Um assento no box , basculante aberto e exaustor funcionando (principalmente qdo não há janelas) é segurança

 – Muitas vezes o piso do banheiro é antiderrapante mas são colocados tapetes escorregadios no box. Prefira tapetes com ventosas grandes e teste se realmente não escorrega antes de usar. Um assento no box ajuda muito a não acontecerem acidentes sérios.

Na cozinha mantenha de fácil acesso o que usa constantemente. Assim vc evita usar escadas e banquinhos para alcançar os objetos. Cuidado com produtos inflamáveis e tóxicos: Projete os armários e prateleiras de forma que eles fiquem fora do alcance de crianças mas não tão altos que não possa ve-los ao pegá-los (e se algum estiver aberto?)

No quarto, planeje de forma que vc possa acender as luzes ainda deitado(a). E use tapetes laterais bem fixos no piso para não escorregar. Na suite, não tenha móveis no caminho entre a cama e o banheiro.

Decoração e Segurança 4

Deixe à mão o que usar sempre

 – Na sala e nos quartos, cuidado com os tapetes muito altos – não deixe suas pontas no caminho para não tropeçar.  Escolha puffs ou mesinhas pequenas que vão ficar no meio do caminho que não tenham a parte inferior muito dura (eu quebrei um dedo do pé  em um puff de madeira que usava como mesa de centro…). Evite produtos que fazem o piso ficar lindo, brilhante e ESCORREGADIO!

Escadas  e corredores devem ser mantidos secos, livres de móveis, objetos e tapetes altos e escorregadios, com corrimãos seguros e boa iluminação (nos degraus bem colocados para não ofuscar é uma ótima ideía)

Decoração e Segurança 5

Decoração e Segurança 6

Balizadores iluminando os degraus da escada e interruptores acessíveis na cama é segurança!

Fotos dos sites e blogs: RadarDecoracao, CasaAbril, ApartmentTherapy, Yatzer e Acervo de Interiores

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal esse post. Realmente, costumamos pensar na beleza e organização e não na praticidade e na segurança dentro de casa. De qualquer forma, é necessário avaliar essas questões para que acidentes sejam evitados. Isso é bom para qualquer pessoa, mas é obrigatório para quem tem crianças ou idosos em casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui