Ter ou criar um ponto focal no ambiente facilita muito a decoração. Uma forma de criá-lo é realçando a parede que vc escolher que vai ser o ponto focal, ou porque tem um formato diferente, ou  alguma outra tem um formato diferente que não lhe agrada ou porque é onde está um objeto (um sofá, uma obra de arte, enfim..) que vc deseja valorizar, etc.

Então, como podemos realçar esta parede? Aí vão 7 dicas, algumas óbvias e outras nem tanto.

1) Pintar com cor diferente – Esta é bem óbvia, mas a cor deve ser escolhida com cuidado: Cores quentes e vivas (vermelho, laranja, amarelo) fazem a parede “pular” prá frente, parecendo mais próxima do que realmente é. Logo, em salas muito estreitas é melhor usar cores frias (azul, verde), a não ser que o ambiente seja tbém comprido – aí vc pode usar em uma das paredes menores. Há quem prefira contrastes fortes (como 1 parede vermelha e as demais em branco). Eu acho mais sofisticado o conjunto menos contrastante formado por uma parede em vermelho e as demais em cinza claro.  É importante observar a cor dos objetos que colocar nesta parede

 

2) Pintar de forma diferente – Você pode, usando ou não a mesma cor das demais paredes, enfatizar uma delas com texturas, listras, enfim, criar uma textura ou padrão na parede que deseja realçar. 

3) Usar papel de parede ou tecido – Neste caso, a escolha vai depender do seu objetivo: Se deseja um realce suave, use tons diferentes da mesma cor das demais paredes e/ou desenhos simples e menos chamativos. Mas se quiser impactar, use cores contrastantes ou desenhos fortes.

 

4) Usar outros revestimentos – Pode ser madeira, pedra, laminado, cerâmica, enfim, há uma enormidade de revestimentos! Cuidado sempre com a harmonia, a iluminação (para realçar tbém o revestimento usado) e o efeito que o revestimento vai causar na sensação do ambiente (vai escurecer ? Parecer mais baixo? Mais alto? etc). Pode ser somente um painel ou toda a parede.

 

5) Usar quadros e iluminação adequada para eles – Quadros bem escolhidos (usar o estilo e algumas das cores do ambiente é uma forma segura de harmonizar) acrescidos de boa iluminação são fortes pontos focais.

 

6) Usar prateleiras ou estantes com livros e/ou objetos bem escolhidos  – Novamente, uma boa iluminação ajuda muito. E não exagere na quantidade de itens: Deixe espaços vazios e se usar fundos contrastantes vai enfatizar mais ainda.

 

interiordesignideasBrown-white-living-room-665x499

7) Usar adesivos, desenhos ou stencil – Fuja do óbvio e, se possível, crie ilusões, de forma que os adesivos pareçam objetos, ou pareçam exercer alguma funçao, por exemplo.

 

E vc pode misturar as idéias, como por exemplo, a última foto: Cor contrastante e adesivos fizeram uma composição bem original.

Fotos dos sites e blogs: ArquiteturadoImovel, Ivillage, HomeDesigning, MadebyGirl, HomeEdit, CasaAbril, KikaReichert, (um que não consegui achar o lugar de onde tirei), BrabourneFarm, BarbaraGroen, ApartmentTherapy e LivingWithWhite

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Kyvia!
    Vc pode pintar a cabeceira ou colocar roupa de cama e objetos que tenham cores vivas (se o papel for colorido, use as cores dele). Isso deve ajudar.
    bjo
    ROsana

  2. Olá, preciso mt de uma ajuda
    Pintei meu quarto todo de uma cor bem clara, quase Branco.
    E na parede que fica a cama eu coloquei um papel de parede, o problema é que a cabeceira da cama é de mdf Branco e o papel de parede tbm é claro. Ou seja, ficou praticamente tudo do mesmo tom. Sendo que o papel não destacou sabe? Acho que ficou desvalorizado.
    Quero mt dá um up e valorizar meu papel de parede. O que eu faço ?
    Por favor
    Me ajude

  3. Oi, Fernanda!
    Obrigada!
    Sim, realmente o laranja (ou qquer cor quente) pode fazer isso, mas vc pode diminuir este efeito pintando somente uma parte da parede e não toda ela. Por exemplo: Na área onde está o sofá (marrom combina com laranja) e dos lados, ou manter as paredes brancas ou colocar um off white tendendo para o bege, bem clarinho. Outra idéia é pintar a parede de um laranja que não seja extremamente vivo e encher esta parede de quadros com fundo branco e molduras em bege, branco, azul, enfim… diminuindo a área visível pintada em laranja, entende?
    bjo
    Rosana

  4. Oi Rosana, quero dizer que adoro esse site e suas dicas sao otimas. Parabens!!!
    Bom, mesmo com todas as dicas tenho dificuldades e tambem medo na hora de decorar. Moro em um apartamento de 55m e minha sala é muito pequena. Gostaria de dar vida a essa sala pintando uma das paredes, mas nao sei qual cor usar. Gosto muito da cor laranja, mas tenho medo dessa cor ” pular” pra frente como voce disse e dar a impressao de ser ainda menor. Tenho um sofa marrom escuro, piso capuccino, cortina clara e as paredes brancas. Gostria de uma ajuda.
    Um grande abraço.

  5. Oi, Greycy,
    Se a sala é bem clara, vc pode fazer sim um parede mais escura (sugiro o cinza de médio para escuro) e as demais brancas e pode colocar nela quadros em branco e preto e mais uma cor do seu agrado q pode usar tbém na cozinha (vermelho, laranja, amarelo, são boas opções).
    bjo
    Ro

  6. OI gata, eu acabei de me mudar e a minha sala e pequena a cozinha mais ainda e o que separa uma das outras e uma meia parede a mesa de jantar fica na sala nao tenho sofar so um jogo de cadeiras brancas e minha cozinha tem acessorios brancos com preto queria pintar a casa de branca e queria fazer uma parede preta ou cinza escura, nao sei se vai ficar bonito pq como ja disse e pequeno mas e bem claro, me ajude..

  7. Oi, Shaianny,
    Todas as paredes são laranja ? Se forem, como esta cor é muito viva, acho que vc deve investir em móveis e itens grandes (sofá, tapete, etc) em cores neutras (bege, branco, cinza, marrom…) e nos itens pequenos (almofadas, objetos) vc pode colocar um pouco de cor, que pode ser: bege+azul+cinza OU marrom+azul+amarelo, OU bege+vermelho… bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui