Na primeira parte desta série, falei sobre sobre o plafon uma das muitas luminárias decorativas, mostrei a lâmpada AR70 (halogena) ,  a DULUX (fluorescente de pino da Osram), a Halopin (halogena compacta da Osram) e a Palito (halogena também).

Na segunda parte falei sobre as luminárias de pé e mesa e as  Lâmpadas Led, incandescentes soft e mini-eletrônicas.

Na terceira parte falei sobre Lâmpadas incandescentes comuns, Lâmpadas Halógenas (Dicróica, mini dicróica, cápsulas e Par)

Na quarta parte falei sobre sobre as Lâmpadas Halógenas Lapiseira ou Palito  ou Duplo Contato e Halógenas AR

Agora vamos aos  pendentes e os lustres:

a) Pendentes e Lustres: Você sabe a diferença? Fácil! olha:

achados911-casa-cor-sao-paulo-2013-loft-do-casal

Diferente do pendente (1a. foto), o lustre tem diversos “braços” unidos em uma estrutura central e, em geral, ocupam “mais espaço” . Lustres existem antes mesmo de existir luz elétrica, grandes peças usadas na decoração de castelos dos nobres que usavam velas e para acendê-las era necessário abaixá-los do teto, muitas vezes bem altos. No século XX, até meados de 70, era moda e símbolo de status ter lustre em todo lugar: banheiro, sala, hall…mas os tetos foram ficando cada vez mais baixos e os lustres meio esquecidos. Algum tempo atrás voltaram em versões as mais diversas, formais, informais, clássicos, modernos, enfim…Mas sua aura de glamour permanece intacta.

lustres

Não há limites para a criatividade (e o luxo!) ! Em sentido horário, começando no alto à esquerda: Lustre Angelus (La Lampe), que usa lâmpadas vela do tipo bohemia (veja lá embaixo), totalizando 240w e este aramado em aço ; Lustre Taif (Lumini), que usa cristais de Murano e até 18 lâmpadas incandescentes com bocal E-14 (veja lá embaixo) chegando até a 1.080 watts !; Lustre Trilliane (Puntoluce) com Corpo com cristais encaixados Swarovski e  30 lâmpadas vela 40w com bocal   e14, totalizando 1200 watts!; E o Lightweight – Lumini  em metal anodizado e elementos em vidro soprado acetinado com 8 halógenas bipino GY6,35 até 25w. Repare que o Trilliane é chamado lustre mas não parece ter os tais braços e o Lightweight é chamado pelo vendedor de pendente, e de certa forma, tem os braços… Então, estas definições não são tão “amarradas” assim e dependem tbém da forma de construção da luminária…

 pendentes

Na 1a foto acima à esquerda, não há dúvida: é um pendente (o Bodyless – La Lampe, que usa Lâmpada fluo Eletrônica de 23 w); Na 2a foto tbém um pendente, (a Hope – Lumini) composto por finas lentes de policarbonato com 1 incandescente cristal com bocal E27 até 100W e 1  halógena com bocal E27 com até 70W; Na 3a foto, uma pegadinha: Esta luminária não é um pendente nem um lustre, tecnicamente falando. Veja que é presa diretamente no teto, não tem cabos nem braços, logo é um plafon com peças pendentes! E na 4a foto, o lindo pendente Le Soleil – Lumini, em policarbonato, que permite até 3 halopin com bulbo fosco com bocal G9 de até 60w.

 Vela Bohemia leitosa E14-208incandescentebocale148305722_Ampliada

Olha a tal da lâmpada bohemia! Depois o bocal E14 e uma halógena com bocal G9 (escolher lâmpada está ficando difícil! Siga sempre as especificações da luminária que vc comprar).

Um ponto que merece atenção é a posição do lustre ou pendente: Eles não devem atrapalhar nem a circulação das pessoas nem sua visibilidade – por exemplo: Em uma mesa de jantar, eles devem ser colocados de tal forma que não atrapalhem a visão da pessoa que está no outro lado da mesa. Uma medida que funciona, em geral, é o início do pendente ou lustre estar a, ao menos, 80 cm do tampo da mesa.

Outra questão: Pendentes ou lustres em cozinhas – O ideal é que as peças escolhidas suportem estes ambientes sem danificarem-se rapidamente e sejam fáceis de limpar. Então, lustre de cristal na cozinha pode ficar lindo, mas não é funcional.

No próximo post falo sobre as arandelas, spots, trilhos e balizadores (clique aqui)

Fotos: AchadosdeDecoração, LaLamp, Lumini, Puntoluce, CasaAbril e as fotos das lâmpadas de lojas pesquisadas no google.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rosana
    Esta lâmpada suporta uma led de até 12w, que corresponde a uma incandescente de 100w. Seria o bastante para este ambiente ? É isso q vc tem que avaliar. Particularmente, acho que a beleza do modelo pode não ser tão bem vista se ficar lá no alto de um ambiente grande. Mas é o meu gosto.
    Em relação a casa ser alugada, que tal conversar com o dono ? Muitos são inteligentes o bastante para aceitar um desconto no aluguel em troca de melhorias no seu patrimônio. Além disso, vc pode fazer um projeto que use em sua maioria, móveis que possam ser levados por vc quando for embora.
    Caso resolva fazer me escreva: [email protected]
    bjo
    Rosana

  2. Queria instalar um pendente com pegada industrial, mas o fio dele tem 1,5m de comprimento. Será que é viável para iluminação geral, tipo, no meio do quarto apenas reduzindo o comprimento do fio?
    É esse aqui: tokstok
    bjos ^^

    * tô reunindo coragem para pedir orçamento assessoria tua para dar um jeito na garagem gigante e sem uso para que minhas gatas possam ter um canto seguro para brincar. O que me impede é que a casa é alugada e não sei se o dono iria aprovar a benfeitoria.

  3. Oi Rosane, lindos, e acabo de encontrar um igual ao meu!!!! está na terceira organização de fotos que vc fez, com o fundo da imagem em preto. No dia em que eu o vi na loja fiquei doida. A princípio pensei que fosse de vidro ou algo semelhante, mas é um material que parece plástico. Ele é lindo, mas fica mais a noite, quando ligamos a luz (1 lâmpada apenas).

    abraço,
    Denise – dojeitode.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui