Iluminação na decoração é um assunto complexo e que, infelizmente, tanto os cursos de arquitetura quanto os de design de interiores não oferecem, muitas vezes, conhecimentos básicos. Tanto que encontramos esses 8 erros na iluminação de ambientes. E alguns outros, infelizmente.

Além disso, com o avanço dos LEDs, muito do conhecimento anterior se tornou ultrapassado ou inadequado para a nova tecnologia.

Com mais de 15 anos pesquisando sobre decoração, consigo perceber alguns erros de iluminação nos ambientes. Não sou especialista no assunto, mas percebo o que não funciona, o que faz mal à saúde, o que estraga um ambiente.

E você também pode cultivar essa olhar: Incomodou os olhos? Não ilumina o bastante para a função que você vai exercer? Mudou muito uma cor? Não ilumina o que devia? Ilumina o que não devia? Questione! Provavelmente há algo errado e pode ser melhorado.

Dito isso, vamos aos erros na iluminação que vejo por aí e que quero compartilhar com vocês para que não os repitam em suas casas.

8 Erros na iluminação

1) Reflexos indesejados:

Esse erro é tão comum que acredito que há pessoas que os consideram “efeitos”. Não são. Eles acontecem quando uma luz direta atinge um espelho ou vidro, por exemplo.

sala com iluminação produzindo reflexos indesejados - 8 erros de iluminação

No caso acima, as 2 mesas com tampo de vidro recebem a luz dos spots do teto e a reflete de volta, criando manchas feias no teto da sala. Isso pode ser resolvido, em geral, com facilidade:

sala com iluminação difusa acima da mesa de jantar

Repare que a mesa tem tampo de vidro e a luz das luminárias acima dela não é refletida para o teto e não causa desconforto. Isso porque a luz está em uma luminária com vidro leitoso – luz difusa.

2) Espelhos retroiluminados que deviam mas não iluminam:

A iluminação do espelho abaixo, como se apresenta aqui, é decorativa. Como se pode ver, a luz “sai” pouco do contorno do espelho. Se esse é o objetivo, não há erro. Mas se o objetivo é iluminar, isso é um erro.

espelho retroiluminado no banheiro

Para que a luz atrás do espelho ilumine o ambiente é necessária uma instalação que “dê espaço” para a luz se espalhar mais no ambiente e maior intensidade de luz. Isso se consegue com afastamento da fonte de luz da parede e painéis ou fitas com maior quantidade de lumens por metro.

banheiro com boa iluminação indireta e banheiro com iluminação lateral no espelho
Marcelo Rosset (Foto Marco Antonio) e casadevalentina

Na foto da esquerda, quando a luz tem esse aspecto menos “duro” é porque há um difusor. Ele torna a luz mais bonita e agradável

Vale dizer que, para iluminar o rosto no espelho para maquiagem ou barba, uma das melhores soluções – também simples e barata – é a iluminação difusa nas laterais (veja que as lâmpadas da foto da direita são leitosas), com alto IRC e temperatura de 2700/3000K.

3) Somente spots com foco fechado para iluminação geral da cozinha

Usar somente spots com lâmpadas com luz direta e foco fechado para iluminar a cozinha, na maioria absoluta das vezes não funciona. Isso porque esse tipo de iluminação não ilumina por igual e produz sombras.

Iluminação geral com spots diretos na cozinha

A cozinha é um local de trabalho que precisa de muita luz e, provavelmente haverá áreas mal iluminadas ou as sombras produzidas pela movimentação das pessoas vão atrapalhar o trabalho.

Uma melhor solução:

iluminação geral difusa e iluminação na bancada da cozinha

4) Iluminação deficiente na bancada de cozinha:

Na foto anterior, repare no círculo vermelho: Aí você vê o ângulo que a luz ilumina a bancada. Perceba também que o perfil de led usado foi instalado tem intensidade e é um pouco distante da parede – isso é o que mais faz a diferença em relação à iluminação abaixo:

luz decorativa na bancada da cozinha
Divulgação Atlas

Aqui a iluminação é muito mais decorativa pois a luz “abre” em um ângulo muito pequeno e parece fraca. Na cozinha abaixo a área que a luz da bancada atinge é maior ainda. Uma ótima iluminação para trabalho:

Boa iluminação na cozinha

5) Temperaturas de cor muito diferentes no mesmo ambiente

Quando há luminárias com luz de temperaturas de cor muito diferentes e próximas o resultado estético não é agradável. E, na verdade, não há razão técnica para que isso seja feito. Portanto, é bom evitar.

temperaturas de cor diferentes e muito próximas na cozinha

Mesmo na cozinha não é necessário, para ter uma boa iluminação, que a temperatura de cor seja maior que 3000 Kelvin. O mais importante é: Um bom IRC para que as cores não sejam muito modificadas (Ideal: Maior que 90); A boa intensidade de luz no ambiente com uma maior ênfase nas áreas de trabalho, que precisam de mais luz.

É importante considerar os usuários do ambiente para definir a luminância necessária: Idosos precisam, em geral, de mais luz e há os que são mais ou menos sensíveis à luz.

Obs.: Não existe norma para iluminação de interiores residenciais. A NBR5413 e a que a substituiu 8995-1 são normas para ambientes de trabalho, mas são usadas como referência para ambientes residenciais, não como uma obrigação.

6) Luz direta e com foco fechado acima de camas

luz direta e com foco fechado em cima da cama

Muitos acham até bonito, mas luz direta incidindo nos seus olhos não é confortável. Em geral, essas luzes acabam sendo muito pouco usadas pois incomodam a maioria das pessoas.

Em quartos, evite luz direta mesmo em abajures nas laterais da cama. Prefira luz difusa e/ou indireta.

Iluminação indireta no quarto

7) Iluminação de quadros que não ilumina os quadros

Outro erro extremamente comum: Esses spots muito próximos da parede “lavam” a parede, mas produzem sombras nos quadros, até prejudicando a visão deles:

ILuminação incorreta nos quadros do quarto de criança

Para resolver é preciso que os spots seja, direcionáveis e estejam mais distantes e/ou tenham ângulo de abertura maior. Quanto maior o quadro a iluminar, maior deve ser o diâmetro do facho de luz ao atingir a parede:

ILuminação correta de quadro grande

Dessa forma é possível iluminar o(s) quadro(s) corretamente. É importante também que a luz tenha um IRC alto.

8) Luz direta focada acima de berço e trocador no quarto do bebê

luz direta acima do berço e trocador do quarto do bebê

Essa é uma das piores soluções para iluminação de quarto de bebê, mesmo que haja dimmer. Pode ter certeza que a criança vai se incomodar (e pode prejudicar sua visão). Quartos de bebê necessitam de luz difusa ou indireta e suave, de preferência com dimmer. Eles são muito sensíveis à luz.

Iluminação geral indireta no quarto da criança

A luz indireta como essa acima é uma das melhores para iluminação geral de quartos de bebês e crianças pequenas.

E para iluminação de atividades que precisam de mais luz, abajures com luz difusa, luzes indiretas e luminárias de piso também com luz difusa são a melhor pedida.

ILuminação indireta no quarto do bebê
Marília Zimmermann

Espero que estas dicas simples ajudem a melhorar a iluminação da sua casa, o que vai aumentar o conforto e poupar seus olhos. E quer saber mais sobre a iluminação de cada ambiente da casa? Veja aqui! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui