Para finalizar esta série em que já falei das cores, papéis de parede, banheiros e cozinhas  e salas e quartos, vamos falar agora das tendências 2019 – iluminação, um dos pontos mais importantes da decoração.

Tendências 2019 – Iluminação

Tendências 2019 - Iluminação

Iluminação no teto mais leve e linear, fitas de led em efeitos delicados e os pendentes em preto fosco e dourado ou cobre ainda em alta (projeto Pietro Terlizzi)

É claro que ela também é influenciada pelos estilos de decoração que são tendência: Industrial, Minimalista, com toques dos Retrô, Art Deco, Japonês, étnico, Boho... aquela mistura livre e antenada que a gente vive hoje.

Iluminação sala 2

Aramado geométrico e trilhos (Projeto: escritório Spaço Interior )

A partir do estilo industrial, continuamos a ver as luminárias pendentes que tem feito sucesso já há algum tempo, em metal preto fosco e dourado ou cobre e aramados em formatos geométricos. E não podemos esquecer dos trilhos, que se mantêm firmes e fortes permitindo boa iluminação e tetos mais altos (uma benção!)

iluminação sala 3

Rasgo no teto e conjunto de lâmpadas com filamento à mostra (Projeto: Ana Yoshida  Foto Evelyn Müller)

Também as luminárias pendentes formadas por conjuntos de lâmpadas com filamento à mostra (meio industrial, meio retrô) ou as lâmpadas solitárias deste mesmo tipo. Tenha cuidado para evitar que os filamentos fiquem na linha do olhar. A luz é forte e pode incomodar.

iluminação sala 4

(Projeto Denise Barretto )

Mais atuais, com jeito minimalista, são estes pendentes finos (parecem canos, não é mesmo?) com luz bem dirigida, com facho fechado para baixo.

escritório iluminação 1

Sputnik (Projeto Monica Salgado)

Ligadas aos estilos Retrô e Art Deco, luminárias pendentes com lâmpadas leitosas ou não, agrupadas geometricamente em bases de metal cobre, preto  ou dourado (um modelo famoso é o Sputnik)  iluminando em diversas direções.

iluminação sala de jantar

(foto:Jeito de casa)

Há também luminárias deste tipo em modelos que conversam tbém com o Estilo Industrial chic. Novamente atenção para o cansaço visual que estas lâmpadas podem causar. Para evitar problemas, troque por lâmpadas leitosas.

iluminação sala 5

(foto:thedecojournal)

As formas orgânicas e esféricas estão presentes na iluminação de 2019. E esse tipo de lâmpada produz uma luz suave e bastante agradável.

iluminação mesa jantar 2

(foto:decordemon)

O minimalismo se apresenta nas lâmpadas com bulbo em vidro bem delicado, transparente.

iluminação cozinha 1

(foto:decorfacil )

E o estilo Japonês também está presente em delicados materiais e formatos. A luz dessas luminárias também é bastante agradável.

iluminação estilo japones 1

(fotos: Keltainen talo rannalla e tdc)

Outra tendência fortíssima são os grandes pendentes em fibras naturais uma coisa étnica e meio Boho.

iluminação estilo rústico 1

(fotos:Keltainen talo rannalla e decordemon)

As fitas de Led continuam e não vão embora tão cedo, criando belos e suaves efeitos decorativos. E o que acredito (e espero) vai aparecer cada vez mais é a iluminação linear, minimalista, futurista e discreta nos tetos dos apartamentos. Uma ótima escolha para os tetos baixos os rasgos aparecerão mais. Os perfis de Led se apresentam cada vez mais finos e delicados.

iluminação linear 2

(fotos: decorfacil)

As luminárias de piso, mesa, paredes e arandelas ou tem design inovador ou seguem as tendências retrô e industrial. E tem muito mármore sendo usado nelas. 

iluminação parede e arandela

(fotos:  Apartment34 e originalhome)

luminarias2

(fotos: depositodrops e originalhome)

Iluminação é sempre um assunto que não cabe em um post… Falta tanta coisa aqui!!! Mas acho que deu para perceber as linhas gerais para qualquer tipo de luminária e iluminação – afinal, a versatilidade das tendências  é enorme!!

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2 COMENTÁRIOS

  1. OI, Helena. Este projeto foi realizado pelo escritório Spaço Interior. Mas não achei informação sobre a luminária…
    abs
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui