Já falei sobre as formas de instalação das cortinas e sobre os tipos de cortinas mais usados. Agora vou falar sobre Alturas e Comprimentos de cortinas e situações específicas nos ambientes. O assunto é sem fim (cortina é um troço muito diversificado..) mas vou tentar falar o que acho mais importante para que vc possa escolher melhor uma cortina.

Complementos da Decoração: Cortinas

1) A que altura a cortina deve ser instalada? 

Se a cortina não está em um cortineiro embutido ou um trilho no teto, esta dúvida é comum. Em geral, vc mede a distância entre o começo do teto e o começo da janela e instala a cortina no meio deste espaço, como na foto abaixo:

Complementos da Decoração: Cortinas

Mas há quem ache que, para um teto baixo demais, o melhor é colocar a cortina o mais alto possível, pois ela funciona como uma faixa vertical (e vcs sabem que faixa vertical parece “aumentar” a altura do teto, né ?) . Ou pode acontecer da distância entre o teto e o início da janela/porta ser muito “perto”.  Neste caso, o melhor pode ser colocar a cortina começando no teto.

cortinas1

Na 1a. foto, teto baixo, cortina começando no teto. Na 2a. foto, distância entre teto e início da porta perto demais do teto.

Veja que tudo depende da situação “arquitetônica” do espaço. E é claro: Se houver mais de uma cortina no ambiente, todas devem ter a mesma altura, ok ?

2) Qual deve ser o comprimento da cortina? 

Se a parede onde está a cortina de uma janela não tem nenhum empecilho para que ela vá ate o piso, ela deve ir até o piso!Eu prefiro que a cortina toque o piso, sem arrastar. Há quem prefira que tenha uns centímetros a mais…E isso tbém tem a ver com o caimento que vc deseja, com o tecido usado e até com o uso da cortina – se a movimentação for muito grande não é bom que arraste tanto.

cortina2

Veja a diferença do caimento entre uma cortina mais encorpada e outra bem leve com praticamente o mesmo comprimento. Eu prefiro que as mais encorpadas sejam rentes ao piso, pois o caimento fica mais bonito.

Se há um móvel encostado na parede da janela, prefiro que ela não vá até o piso, mas uns 15 cm abaixo da janela. Mas se houver espaço entre a parede e o móvel , ela pode ir até o piso desde que não fique um “aperto” feio. A cortina não deve ser volumosa demais para o espaço.

cortina3

No ambiente pequeno da esquerda, o sofá está encostado na janela e a cortina é volumosa para o espaço – melhor que seja curta. Na foto da direita, há espaço atrás do sofá para a cortina e (outra situação que exigirá cortina comprida) a janela é bem baixa.

3) E se houver na mesma parede porta e janela ? Ou mais que uma janela no ambiente?

Depende. Vc pode colocar 2 cortinas ou uma persiana e uma cortina ou até colocar a mesma cortina cobrindo tudo – eu não gosto muito desta opção, mas há quem goste – O que fica estranho é colocar cortinas diferentes no mesmo ambiente.

cortina4

Janelas com cortinas separadas e porta e janela com uma só cortina.

Tem alguma outra dúvida sobre altura, comprimento ou situações arquitetônicas específicas ? Diga aí nos comentários que eu acrescento a questão no texto para que outros tbém possam ser ajudados!

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, DecorarMaispormenos, cepaynasi , inspiringInteriors, tresstudio, littlegreennotebook

56 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Ana Paula!
    Desculpe a demora na resposta.. Já li 3 vezes mas realmente estou com dificuldade para visualizar sua situação. Caso deseje, envie um email com fotos para mim: [email protected], ok?
    bjo
    Rosana

  2. Oi Rosana!
    Adorei sua postagem porém tenho um ambiente bem inusitado…rs
    Uma sala de TV conjugada com a copa. Uma parede em L com janelas nos dois lados. Na parede da esquerda tenho um janela em blindex e um “blindex” (que não se abre). Na parede da frente da casa tenho lindas janelas adornadas em madeira (uma Janela grande no centro com dois “vitrôs” que se abrem verticalmente). Tenho cortinas nessa parede toda. Quero trocá-las. Fui eu mesma quem as fez e já estão bem gastas. Coloquei um varal fixo e alças nessas cortinas.
    Depois da sua postagem fiquei pensando em colocar um trilho no teto, que é rebaixado com gesso ( será que segura o trilho com a cortina? ) A cortina longa iria nessa parede da frente virando pra parede com o blindex fixo (colocaram apenas para iluminar o ambiente). Tem uma paredinha de1 metro de altura por 30 cm que divide o ambiente. É uma casa mais antiga por isso não tem cortineiro. A parede lateral vai da copa pra sala de TV. Pensei que poderia colocar uma persiana de rolo com blecaute apenas na janela de blindex. Tudo em tons bem claros. Seria possível assim? Consegue visualizar? Muito obrigada!

  3. OI, Danielle,
    Acho que vc poderia colocar a cortina indo até o final da parede. A não ser que não haja espaço para a cortina ter bom caimento entre a cabeceira e a parede. Neste caso, coloque como pensou, mas escolher algum quadro ou grupo de quadros ou até prateleiras (de forma que a altura seja segura) para decorar a parte da parede que ficará descoberta.
    bjo
    ROsana

  4. Tenho um quarto com uma janela de 1,45m centralizada, sobrando de cada lado aproximadamente 60cm. Do lado esquerdo ficará o guarda roupa ocupando pela profundidade esses 60cm, ficando rente ao início da parede,l. Do lado direito ficará a cama que tem 90cm de largura. A cortina entrará na lateral do guarda roupa e parte atrás da cama..fica bom isso?

  5. Oi, Maria!
    Você pode fazer as 2 coisas. Elas não devem ser iguais só não podem não ser harmoniosas com o resto da decoração. Se a janela não tem nenhum móvel abaixo, uma cortina até o piso ficaria bem. Mas se quiser que esta área seja mais leve, coloque mesmo a persiana e se desejar, um pequeno aparador abaixo da janela. Jà uma cortina para porta deve ser tal que não atrapalhe a movimentação das pessoas. Sugiro um tecido leve e não volumoso.
    bjo
    RO

  6. Olá, eu tenho um ambiente integrado, no qual é sala de estar e jantar.
    Neste ambiente tenho uma porta balcão que dá pra área da churrasqueira e de frente para esta porta, no outro extremo da sala, uma janela.
    Como devo proceder com as cortinas? Devem ser iguais? Ou posso colocar uma persiana na janela e uma cortina de tecido na porta balcão?

  7. Oi, Irislaine,
    Eu aconselho a usar uma cortina ou persiana que vá só um pouco abaixo da janela. Isso pq ocupa menos espaço (vc não vai precisar colocar o sofá mais prá frente para a cortina cair bem),não fica aquele bolo de pano apertado se vc empurrar o sofá para mais perto da parede e é mais fácil de manter limpo.
    bjo
    Ro

  8. Oi, Suelen,
    A melhor opção seria ter a tv lateral à janela. Se não for possível, aí sim, a cortina ou persiana ou os 2. Como embaixo da janela fica o sofá, acho que na janela vc deveria colocar persiana – principalmente se a sala for pequena, pq pesa menos no ambiente que uma grande cortina indo até o chão (que ainda ocupa espaço atrás do sofá). Qto à cortina na porta, a solução depende do modelo da porta e de como ela se posiciona na parede. Se ela for de correr e houver algum espaço de parede nas laterais é mais fácil. Se quiser mandar fotos, envie para [email protected]
    bjo
    Rosana

  9. Oi, Na minha sala, a porta principal e uma janela ficam na mesma parede, embaixo da janela o sofá, preciso colocar uma cortina pois a claridade da janela e da porta de vidro refletem nela e fica impossível assistir tv, se eu colocar uma cortina interessa cobrindo a parede toda, quando abrir a porta não vai estragar a cortina? Qual a melhor opção no meu caso?

  10. Oi Luciana
    O correto seria sim, mas sempre há as excecões. Vc pode colocar a cortina longa mas se a janela for estreita demais em relação à parede, o melhor é ou a cortina ser maior e vc colocar quadros por exemplo, na área que não será coberta por ela. Ou colocar persiana e decorar as paredes da mesma forma (pense em colocar algo abaixo da janela, quem sabe)?
    bjo
    RO

  11. Tenho uma pequena sala e nela há uma porta em uma parede e uma janela na parede ao lado, que da p o beco. Gostaria de usar cortina nessa janela. O indicado é cortina longa p janela onde n há nada embaixo? Essa cortina tem q ser da largura da parede?

  12. Oi, Thainara,
    Vc pode usar persiana sim. O que não recomendo é persiana vertical. Mas a horizontal fica bem no quarto. E pode tbém usar persiana e uma cortina na frente, se tiver espaço para instalação. Fica bem bonito em quarto. Cortina só deve ser comprida se abaixo da janela vc tiver móveis.
    bjo
    Rosana

  13. Bom dia, tenho muitas dúvidas com relação a cortinas e gostaria de sua ajuda. No meu quarto tenho uma porta de vidro de 2,5 metros que vai para a sacada e perpendicular a ela (em outra parede) uma janela. Qual opção de cortina eu tenho?
    Posso usar persiana nas duas? ou persiana para quarto de casal não é legal. A cortina da janela pode ser curta ou tem que ser comprida? Aguardo retorno e desde já agradeço.

  14. Tobias,
    Neste caso, sugiro que coloque a cortina em toda a parede, exatamente na área “para dentro”.
    abs
    Rosana

  15. Olá,
    Estou escolhendo uma cortina para minha sala e fiquei com uma duvida sobre a posição em relação ao teto.
    No meu caso, a parede da porta de vidro da sala é 15cm pra dentro da parede em relação a parte de cima proxima ao teto ( ficando como um degrau
    Neste caso, como deveria ser a cortina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui