Já falei sobre as formas de instalação das cortinas e sobre os tipos de cortinas mais usados. Agora vou falar sobre Alturas e Comprimentos de cortinas e situações específicas nos ambientes. O assunto é sem fim (cortina é um troço muito diversificado..) mas vou tentar falar o que acho mais importante para que vc possa escolher melhor uma cortina.

Complementos da Decoração: Cortinas

1) A que altura a cortina deve ser instalada? 

Se a cortina não está em um cortineiro embutido ou um trilho no teto, esta dúvida é comum. Em geral, vc mede a distância entre o começo do teto e o começo da janela e instala a cortina no meio deste espaço, como na foto abaixo:

Complementos da Decoração: Cortinas

Mas há quem ache que, para um teto baixo demais, o melhor é colocar a cortina o mais alto possível, pois ela funciona como uma faixa vertical (e vcs sabem que faixa vertical parece “aumentar” a altura do teto, né ?) . Ou pode acontecer da distância entre o teto e o início da janela/porta ser muito “perto”.  Neste caso, o melhor pode ser colocar a cortina começando no teto.

cortinas1

Na 1a. foto, teto baixo, cortina começando no teto. Na 2a. foto, distância entre teto e início da porta perto demais do teto.

Veja que tudo depende da situação “arquitetônica” do espaço. E é claro: Se houver mais de uma cortina no ambiente, todas devem ter a mesma altura, ok ?

2) Qual deve ser o comprimento da cortina? 

Se a parede onde está a cortina de uma janela não tem nenhum empecilho para que ela vá ate o piso, ela deve ir até o piso!Eu prefiro que a cortina toque o piso, sem arrastar. Há quem prefira que tenha uns centímetros a mais…E isso tbém tem a ver com o caimento que vc deseja, com o tecido usado e até com o uso da cortina – se a movimentação for muito grande não é bom que arraste tanto.

cortina2

Veja a diferença do caimento entre uma cortina mais encorpada e outra bem leve com praticamente o mesmo comprimento. Eu prefiro que as mais encorpadas sejam rentes ao piso, pois o caimento fica mais bonito.

Se há um móvel encostado na parede da janela, prefiro que ela não vá até o piso, mas uns 15 cm abaixo da janela. Mas se houver espaço entre a parede e o móvel , ela pode ir até o piso desde que não fique um “aperto” feio. A cortina não deve ser volumosa demais para o espaço.

cortina3

No ambiente pequeno da esquerda, o sofá está encostado na janela e a cortina é volumosa para o espaço – melhor que seja curta. Na foto da direita, há espaço atrás do sofá para a cortina e (outra situação que exigirá cortina comprida) a janela é bem baixa.

3) E se houver na mesma parede porta e janela ? Ou mais que uma janela no ambiente?

Depende. Vc pode colocar 2 cortinas ou uma persiana e uma cortina ou até colocar a mesma cortina cobrindo tudo – eu não gosto muito desta opção, mas há quem goste – O que fica estranho é colocar cortinas diferentes no mesmo ambiente.

cortina4

Janelas com cortinas separadas e porta e janela com uma só cortina.

Tem alguma outra dúvida sobre altura, comprimento ou situações arquitetônicas específicas ? Diga aí nos comentários que eu acrescento a questão no texto para que outros tbém possam ser ajudados!

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, DecorarMaispormenos, cepaynasi , inspiringInteriors, tresstudio, littlegreennotebook

56 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Ana
    Eu não entendi bem a sua situação, mas se o sofá fica exatamente abaixo da janela, vc pode usar uma cortina curta, que cubra somente a janela e mais uns 10 a 15 cm OU pode usar uma cortina que vá até o piso e não seja muito encorpada para não ficar “embolada” atrás do sofá, entende? Qto à cortina ir até o balcão, 1 metro depois do sofá, eu não vejo necessidade. Aproveite esta parede para colocar quadros, etc.
    bjo
    Rosana

  2. Eu moro no apartamento pequeno meu sofá fica encostado na parede onde fica a janela sem contar que ele é 20 cm abaixo da janela e minha sala e americana então o balcão fica 1 metro de distância do sofa minha dúvida é a cortina pode ficar na parede toda até o balcão? A altura da cortina tem que ficaé rende ao sofá ou pode passar mais um pouco? Obrigada !

  3. Jane,
    Não entendi bem, mas acho que vc quer saber a altura em que o varão deve ficarem relação ao teto, certo? O melhor, ao meu ver, é colocar o varão na metade do espaço entre o teto e o início da porta. Veja aqui: http://blog.casacamafeu.com.br/como-saber-a-altura-certa-da-sua-cortina/
    bjo
    Rosana

  4. BOM DIA!! POR FAVOR ME AJUDEM NESSA DUVIDA. TENHO UMA PORTA BALCAO NO QUARTO , QUANTO O CERTO A CORTINA TEM QUE FICAR ACIMA DO VARÃO? OBRIGADO

  5. Oi, Carol!
    Eu prefiro 2 cortinas para não ficar pesado demais, Carol, Outra possibilidade, e principalmente se na parede da janela houver um móvel encostado, é usar uma persiana bem bonita com ou sem uma cortina curta.
    bjo
    Rosana

  6. Oi, Gizelli,
    Pode sim, principalmente se vc tiver algum móvel na parede onde está a janela. Também pode colocar persiana por exemplo, na janela. Caso coloque cortinas é mais fácil combinar as coisas se usar a mesma cor.
    bjo
    Rosana

  7. Boa noite!
    Minha casa tem porta e janela de vidro na mesma parede, a sala é grande, posso colocar duas cortinas grandes na mesma parede sem espaçamento , ou colocar uma cortina grande dou o espaçamento até a janela e coloco mais outra grande…
    Ou uma grande é outra pequena ? Oq vc acha ?
    Se poder responder agradeço, desde já obrigada!

  8. Bom dia…
    Tenho uma sala em L, onde, em uma parede tem uma porta de correr de vidro e na outra parede (formando o L) tenho uma janela. Gostaria de saber a posso pôr uma cortina longa na porta e uma cortina curta na janela. Caso sim, tem que ser da mesma cor?
    Desde já agradeço.

  9. Oi, Manoela,
    Sugiro que coloque próxima ao teto com um cortineiro nafrente (pode ser de mdf) escondendo o varão. Esta solução fica muito elegante.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Rachel,
    Eu prefiro, qdo há sofá na parede da janela, colocar cortina curta, fica mais leve. Então colocaria cortinas separadas. Mas depende muito do gosto e do tamanho da sala: Se ela for pequena talvez uma só grande cortina para a porta e a janela seja demais. Além disso, pense na funcionalidade para se movimentar e abrir / fechar porta e janela com uma só cortina ou com 2 separadas…
    bjo
    Rosana

  11. Olá!!! Tenho uma porta pivotante de madeira com janela de madeira na mesma parede…Qual seria a altura ideal para cortina? Devo colocá-la próximo ao teto ou no mesmo nível da porta?

  12. Oi, Gisely,
    A solução seria uma cortina para a porta e uma cortina ou persiana (ou os 2) para a janela. Se a janela tiver algum móvel encostado, faça a cortina curta.
    bjo
    Rosana

  13. Oi, gostaria de colocar cortina na minha sala para fazer acabamento para uma porta(que dar para o jardim) e uma janela. Sendo que não são na mesma parede, o formato é em L. A parte maior fica a porta e a menor a janela. Os dois lados tem cortineiro no forro de gesso, unindo os dois. E embaixo da janela tem um sofá. A minha questão é, se coloco as cortinas do mesmo tamanho? ou se coloco a cortina da janela menor, um pouco abaixo da janela?

  14. Oi, Sonia!
    Claro que pode sim! O que não seria legal era colocar cortinas diferentes em estilo e estampas em cada uma.
    bjo
    Ro

  15. Tenho tres salas integradas ( de uma se enxerga as outras duas e vice versa) com varias janelas e portas balcão. Posso colocar cortina só em algumas janelas e deixar as outras sem cortina? Por exemplo, uma dessas janelas é by window onde fica um bufet de madeira e bate o sol da tarde; eu quero colocar cortina só nessa janela. Nas outras tenho uma visão muito bonita de vegetação…..

  16. Bom dia, na minha sala tenho uma janela de 1,20 de largura e com 70 cm de distancia do teto. Na mesma parede da janela tenho a porta de entrada da residência que é parte de alumínio e parte de vidro. Como moro em condomínio e muita gente passa em frente à minha sala, gostaria de cobrir a janela e a porta para que não vissem o interior da casa. Qual solução seria melhor para o meu caso ao invés de colocar uma cortina cobrindo tudo?
    Grata.
    Gisely

  17. Oi, Liliana!
    Só a janela ter cortina não vejo qquer problema.É, inclusive, o usual. A cortina só deve ser curta se houver algum móvel na parede da janela, encostado nela. Fora isso, é usual que ela seja longa.
    bjo
    Rosana

  18. Bom dia, tenho um apartamento e a porta de entrada fica na mesma parede que a janela. Não é uma porta de vidro, fica estranho colocar a cortina só na janela? Vc tem alguma foto? A cortina seria longa?

  19. Oi, Ana Paula,
    Não entendi bem se é cor da argola ou da cortina, mas de qualquer forma, cores neutras são coringa pois não chamam muita atenção: branco, cinza, bege… Se vc está falando de cortinas, uma boa ideia é uma cortina que tenha cor parecida com a cor da parede, um pouco mais clara ou escura…
    bjo
    Rosana

  20. Olá Rosana

    Pretendo comprar argolas diferentes p/ cortina q ja tenho combinando o varão , porém quero ter a segunda opção qdo enjoar da cor qual seria uma cor neutra que posso usa-la como coringa o tecido que eu pretendo é voal mas estou aberta para sugestões

    Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui