Uma das áreas mais complexas para planejar, projetar, construir e reformar é a cozinha… Ainda mais quando é pequena. Há tantos detalhes, os eletrodomésticos com suas especificações, gás, fogo, água, detritos, objetos a guardar, limpeza a ser mantida do modo mais fácil para o usuário e usuários que tem tamanhos e larguras diferentes convivendo e trabalhando neste espaço…É mesmo complicado.  Por isso vamos ver aqui alguns exemplos do que pode dar problemas ou dar errado e que algumas vezes pode ser evitado e em outras há que se conviver, devido à questões intransponíveis do espaço. E mais algumas ideias que são meio malucas mesmo. (rs!)

New-York-Loft-Renovation-011-1-Kindesign

(foto 1)

A melhor posição para a geladeira é o mais próximo da entrada da cozinha. Uma geladeira lá no final obriga todos que vão pegar um copo de água atrapalharem quem está cozinhando. Quando há crianças o perigo é maior ainda. Infelizmente, muitas vezes isso não é possível, mas tente muito antes de desistir!

onetogocozinha1

(foto 2)

 O complicado nesta foto é o espaço mínimo (nenhum, na verdade) entre o fogão e a pia.  Muitas vezes é impossível conseguir. Aí não tem jeito 🙁 … Mas o ideal é que haja uma bancada entre eles. Talvez, para remediar esta situação, foi colocada esta “mini ilha” no meio do espaço, infelizmente fazendo com que a circulação das pessoas seja outro problema… Se imagine andando para lá e para cá aí…

mixandchic pode nao dar certo-home-article-05-wm

(foto 3)

Uma cozinha bem bonita, mas pena que eu por exemplo, não devo entrar nela, sob o risco de quebrar metade dos copos e pratos. Isso pode funcionar, mas acho meio arriscado. E é bom ter cuidado com altura das coisas. Se vc não pode alcançar a não ser correndo perigo é melhor não.

cozinhaamericana10

(foto 4)

Muitas vezes pessoal não sabe bem onde vai colocar o micro-ondas, esquece que ele existe e aí… Aquilo é mesmo um micro-ondas, gente ??

decophotocozinhapb4

(foto 5)

Com certeza, um dos piores locais para o fogão é na entrada de uma cozinha estreita… O segundo talvez seja na frente da geladeira. 🙁

limaonagua cozinha-moderna-apartamento-pequeno-1

(foto 6)

É tão bom ter uma cozinha super iluminada, com a luz do sol entrando e iluminando tudo! Problema quando o sol bate na geladeira… tadinha! Vai sofrer para gelar as coisas…ATUALIZANDO: A leitora Lucia Marques  tbém sinalizou os seguintes problemas nesta cozinha (e está certíssima): A geladeira ao lado do fogão (a não ser que a paredinha contenha um isolante térmico, o forno vai esquentar a pobrezinha. E a adega em cima da geladeira???? será para manter os vinhos beeemmm aquecidos? 

vmdesignblogg6053565_original

(foto 7)

Nem pense nesta ideia de colocar um lindo lustre na cozinha… Você vai sofrer tanto para manter limpo que acho melhor trocar por uma luminária fácil de limpar.

desiretoinspire

(foto 8)

Outra ideia  funciona para quem não faz comida em casa: Manter isso limpo é um estorvo e como o armário superior tem a mesma profundidade do inferior, se você não for baixo (a) a possibilidade de dar com a cabeça neste armário existe.

styleathome5compdoladodoforno

(foto 9)

Tudo bem que a informática está em tudo quanto é lugar, mas ao lado do forno, não é um pouco demais ?

0__s_fit_achadosdedecoracao

(foto 10)

Este nicho poderia ser ótimo. Se tudo que está dentro dele ficasse dentro dele (e fechado, talvez?) mas estas prateleiras de vidro indo além dele, neste espacinho… não acredito muito que dê certo! ATUALIZANDO: A leitora Lucia Marques acrescentou:vinhos e bebidas coladas no fogão? e os copos? tudo pra manter tudo bem quentinho e engordurado…

freshome villaSweden13

(foto 11)

E finalmente, esta cozinha é linda… um sonho mesmo.. A posição da pia ficou bacana perto da janela, mas pensando no quanto vou ter que andar da geladeira para a pia, da pia para o fogão… eu já fico meio cansada… Não sei se haveria meio de fazer melhor sem ficar tão bonito  ATUALIZANDO E CORRIGINDO: O leitor William mandou um comentário me mostrando o erro que cometi ao analisar este espaço: Eu não reparei na pequena pia ao lado do cooktop na ilha, estão vendo ? Pois esta é A SOLUÇÃO que torna esta cozinha ótima para a área existente: A pequena pia evita muita “andança” e torna muito mais prático e funcional todo o trabalho. Obrigada William! 

É importante, em cozinhas grandes, manter pequena a distância entre cozinha, fogão e geladeira  para evitar andar tanto (parece pouco ? Faz isso todo dia, no almoço e no jantar!)

E veja também:

O que NÃO fazer no banheiro ou lavabo

O que NÃO fazer no Home-office

O que NÃO fazer no quarto do bebê

O que NÃO fazer no quarto de Casal

O que NÃO fazer na sala de Estar

O que não fazer na sala de Jantar 

O que não fazer no jardim, varanda ou quintal 

32 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Achei essa cozinha maravilhosa! ( da última foto mesmo).Porém, fiquei na dúvida sobre os fornos estarem diretamente ao lado da geladeira. A diferença de temperatura quando em uso, não seria adequada acredito…acho que um atrapalharia o outro.
    Adorei o seu blog com essas dicas que fazem toda diferença no dia-a-dia! Obrigada!Parabéns e sucesso!

  2. Olá, William!
    Muito obrigada! Vc está totalmente correto: Eu, a ceguinha, não reparei a pequena, porém indispensável pia na ilha. Isso com certeza evita o vai-e-vem enlouquecido e faz esta cozinha perfeita para a área onde está! Vou mudar isso agora e muito obrigada mesmo!
    Rosana

  3. Na última foto, acho que vc não percebeu, mas tem uma pia pequena na ilha. Perfeita para lavar os alimentos e as mãos durante o preparo dos alimentos. Simplesmente perfeita essa cozinha aí.

  4. Muito obrigada, Érika!
    É este o objetivo: passar adiante o pouco que sei de uma forma leve e agradável!
    bjo
    Rosana

  5. Me encantou o seu blog.
    A parte de ser muito informativo, quase que didático, há uma forma divertida de dizer o que esta errado e como poderia ficar melhor.
    Parabéns! Inteligente e bem sacado.

  6. hahahahhahah! Juro que não havia pensado neste fator de risco, Elizabeth! Adorei!
    um beijo e obrigada!
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui