Eu pesquiso em centenas de blogs e sites nacionais e internacionais e estava aqui pensando em sobre o que escrever para vocês, olhando fotos e de repente percebi: Caramba! Como se repetem estas cores de sofá!!! Sabe quais as cores de sofá mais usadas nas fotos de decoração?

as cores de sofá mais usadas nas fotos de decoração

1) Disparado, em mais ou menos 70% das fotos que tenho aqui, adivinha ? O Cinza! Seja escuro, claro ou médio. Claro que tem a ver com a invasão do cinza em tudo na decoração, mas também, quer cor melhor para você ter liberdade para trocar as outras cores todas da sala e continuar “funcionando”?  Veja só:

as cores de sofá mais usadas nas fotos de decoração - cinza

Com azul, vermelho, verde, amarelo, preto e branco, laranja, marrom – Todos ficam bem com o cinza! E sério: Ele não cansa! E ainda não fica exibindo, para nossa vergonha, qualquer sujeirinha !

2) Depois temos os beges, desde quase branco, areia, sarja, nude – estas cores que dizem que os homens não veem a diferença (rs!) –  isso é bem quase os 30% restantes, viu ?

sofábegebrancoÉ claro que praticamente todas as cores também ficam bem com estes neutros. Os muito claros só tem a questão de sujarem com facilidade..E são muito usados em ambientes mais formais.

3) Depois os marrons,  pretos e cores bem escuras (azul e vermelho principalmente)

sofaescuro

4) Aí então aparecem as cores vivas: Azuis, Verdes, Vermelhos, Rosas, Amarelos,  eu diria que nesta ordem, atualmente

sofacoresvivas

O azul turquesa ainda aparece, não tanto quanto tempos atrás, assim como as candy colours.

5) E só então é que vemos alguns poucos estampados

sofa colorido

E aí vc me pergunta: Mas porque é assim, Rosana ? Ora, porque cores neutras são mais fáceis de combinar, porque pessoal tem medo de cansar, porque tem muitas pessoas que acham que ambiente chique é ambiente neutro, porque muita gente gosta de ambientes neutros, porque quanto mais viva a cor do sofá, mais você precisa se preocupar nas cores que vão combinar com ela….enfim, por muitas válidas e não tão válidas razões. Mas a principal, a meu ver, é que somos conduzidos pelas chamadas “tendências” que são inseridas a todo momento na nossa mente… E fica a questão: E se as revistas mostrassem 75% de sofás coloridos ? Seu sofá seria diferente ? Para refletir, não é ?

25 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Monica,
    Como a sala é toda clara (piso e paredes) vc pode usar marrom, cinza médio para escuro, azul ou verde (que ficam ótimos com chocolate e podem ser em cores mais vivas).
    bjo
    rosana

  2. No meu home tenho um painel com rack cor de chocolate, piso branco e paredes branca, preciso mudar a cor do meu sofá , uso apenas um de três lugares bem grande . Qual cor sugere?

  3. Oi, Taine!
    Vc não falou sobre o restante das cores que tem neste ambiente, então fica difícil lhe dar alguma sugestão.
    Acho, mesmo assim, que se vc cansa rápido das coisas talvez seja melhor ter um sofá em uma cor mais neutra pois vc pode acrescentar almofadas e mudar tudo em volta sem que o vermelho pese demais no ambiente inteiro entende? Qdo vc escolher um sofá vermelho (ou qquer cor viva) vc fica meio presa em relação às outras cores que usa no ambiente, pois todas tem que “considerar” o vermelho que é uma cor de muita presença.
    bjo
    Rosana

  4. Boa noite, estou em dúvida entre um sofá de canto vermelho, bege, ou marrom, um detalhe, amo vermelho, mais tbm não consigo passar mt tempo com o sofá do msm jeito kk sou daquelas que fica mudando o cenário todo instante!
    qual séria a melhor cor ?

  5. Oi, Rita,
    Em geral bege com preto combina, pois são cores neutras, apesar d´eu achar que será importante acrescentar, mesmo que seja em objetos, toalhas, etc, cores claras, como branco ou beges mais claros. É q eu acho que fica muito masculino e sisudo… mas é gosto meu. Vc pode adorar…
    bjo
    Rosana

  6. Meu banheiro é revestido de bege eu estou em dúvida de colocar as louças preta.
    Gostaria de saber se combina os dois tons ?
    O revestimento é mesclado de um tom meio cinza quase preto mas é bem discreto a mescla. Por favor agradeço sua ajuda!!!

  7. Oi, Felipe!
    Isso depende muito do gosto da pessoa. Eu eu particularmente gosto muito de cores vivas quando uso cinza nas paredes, por exemplo, pq o cinza tem tbém a característica de enfatizar as cores que estão junto dele. Mas há pessoas que gostam de ambiente totalmente neutros e achariam “demais” um sofá em cor viva. Outra questão que muita gente considera importante é que o cinza funciona bem para “esconder” pequenas manchinhas e sujeirinhas que poderiam chamar bem mais atenção com cores vivas. Qto ao sofá grande e vivo, pode sim chamar muita atenção e ofuscar outros elementos. Neste caso, para dar um equilíbrio, é sempre bom ter alguns outros poucos objetos em cores similares à usada no sofá.
    abs
    Rosana

  8. O Cinza realmente é bastante usado por ser uma cor neutra e não gerar nenhum impacto mais agressivo… Porém, quando os outros móveis da sala são neutros não vale a pena apostarmos em um sofá com cores mais vivas? E quando o sofá for maior, corre risco de ficar muito chamativo?

  9. Oi, Ingrid,
    De forma alguma. Mas com esta escolha é importante que a cozinha tenha ótima iluminação, tanto natural qto artificial, e que as paredes sejam claras.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Camila,
    Eu escolheria o sofá com a cor menos viva, seja azul ou vermelho. Cores vivas demais enjoam. Se o azul for um azul acinzentado por exemplo, é uma boa escolha pois cansa menos e combina mais facilmente.
    bjo
    Rosana

  11. Boa noite
    Queria tirar uma dúvida por favor …
    se faço os móveis da cozinha com uma madeira escura e os utensílios (geladeira e outros) no preto, preciso seguir essas cores pros outros cômodos?

  12. Olá! Estou em busca do meu primeiro sofá! Irei me mudar semana que vem e ainda não me decidi.
    A sala tem pisos brancos e as paredes são na cor pastel carinho, com uma escada branca nesse cenário, que leva para os quartos.
    Moro em Rio das Ostras, então recebo visitas frequentes, e o medo é sobre o tecido e a cor.

    Estou apaixonada por um sofá azul e outro vermelho, mas não sei se enjoarei da cor depois, ou se não conseguirei mudar a decoração depois.

  13. Oi, Giovana,
    Se vc só tem esta sala, tirar o sofá acho que não seria uma boa ideia. Vc já pensou em uma mesa estreita com banco encostado na parede? Mesa extensível ? Se o sofá for muito grande /largo, trocar por outro mais “magrinho”? Se tiver poltronas trocar por cadeiras, bancos ou poltronas menores ?
    Veja as 3 últimas fotos deste post:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/03/10-dicas-para-uma-sala-pequena/
    E tbem este
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/09/area-de-jantar-em-ambientes-pequenos/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/05/sala-de-jantar-em-pequenos-ambientes/
    Espero que ajude
    bjo
    Rosana

  14. Oi, Luana!
    O marrom é praticamente uma cor neutra, combina com quase tudo. Se quiser um tom mais delicado, pinte a parede do sofá ou a em frente a ele com um bege similar só que mais claro (pode ser um papel de parede tbém , com fundo desta cor , já pensou nisso?). Se quiser uma cor mais viva, vc pode usar um vermelho rosado, como o chá de maça ou sol da tarde da suvinil, que fica lindo com marrom; outra cor que fica ótima com marrom é o azul. Se escolher cores mais escuras ou acinzentadas, pinte a parede da tv, mas se escolher cores mais vivas pinte a parede do sofá e use um painel ou papel de parede em cor mais acolhedora para a parede da tv, ok ?
    bjo
    Rosana

  15. Oi, Ivone!
    Veja todos os posts sobre pequenos ambientes Clicando aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/tag/apartamento-pequeno/
    Apesar de estar escrito Apartamento pequeno tbém serve para casas pequenas, em geral!
    Um beijo
    Rosana

  16. Olá Rosana,
    Desde que descobri seu site, passo diariamente para ver as novidades. E sempre gosto muito. E como confio na sua visão, gostaria de pedir uma sugestão. Moro em um apartamento pequeno, minha sala tem 12m2, eu sinto falta de uma mesa para receber as pessoas. Queria tirar o sofá e fazer uma sala de jantar. Meu marido e filho não gostaram da ideia rsrsrs. Mas queria colocar uma mesa na sala, tenho medo de não ficar bom. O que acha? Grande beijo!

  17. Estou num grande dilema, preciso dar uma cor, uma vida para minha sala que é toooda branca, acabei de comprar um sofá cor marrom ou bege escuro, sei lá e não sei como pintar uma parede ou fazer textura pois acho que nenhuma cor vai combinar, enfim, por conta disso minha sala continua toda branca. Socorro!!! 🙁

  18. Valeu pela dica vou usar na minha nova casa … sempre tenho acompanhado o seu blog, continue assim trazendo artigos interessantes, Valeu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui