Já falamos sobre plantas, jardins e varandas aqui mas agora vamos a uma questão que tem a ver com decoração e organização do espaço e das plantas nele: Como organizar as plantas na varanda de forma que tudo fique bonito e atenda às funções que a varanda terá ? E aqui vão algumas dicas:

Objetivo e planejamento são essenciais para organizar as plantas na varanda

 como organizar as plantas na varanda

(fotos: tresstudio, sbastelkistle, deardesigner)

1) Planejamento do espaço: Decida, considerando as atividades que serão realizadas na varanda, as regras do condomínio (se existirem) , o tempo que pretende usar cuidando de plantas e o espaço total que possui, quanto dele será usado para as plantas. Este é sempre o primeiro passo, pois sem ter claro o objetivo funcional do espaço, não é possível organizar as plantas na varanda:

Como organizar as plantas na varanda 1

(fotos: CasaeJardim, Atmosfera Incorporadora)

 A varanda será usada principalmente como? Uma área para descanso? Receber amigos? Refeições rápidas? Cuidar de plantas ? Um espaço de trabalho ? Todas ou algumas dessas atividades? É preciso definir claramente as funcionalidades que você pretende do ambiente.

A atividade mais importante é que deverá ocupar mais espaço e a segurança nunca deve ser esquecida. Tanto a de sua família quanto, no caso de varandas acima do térreo, das pessoas que circulam no entorno.Cuidado com plantas penduradas que possam vir a causar acidentes. 

Como organizar as plantas na varanda 2

(fotos: Casatreschic, casaclaudia)

Para receber e fazer refeições, vc precisará de mais espaço livre, para a movimentação das pessoas, e assentos. As plantas tem uma função mais decorativa, podem existir em menor número e é melhor que não deem muito trabalho em sua manutenção. Afinal, elas serão, neste caso, coadjuvantes e não personagens principais.

Como organizar as plantas na varanda 3

(foto: stylemepretty)

Para descanso, pense em assentos mais confortáveis. As plantas podem ser em maior ou menor quantidade, de acordo com o seu gosto, espaço e/ou necessidade (por exemplo: para aumentar a privacidade e área de sombreamento). É claro que se você gosta de ter uma área verde para olhar quando está descansando, vai querer colocar mais plantas.

Como organizar as plantas na varanda 4

(foto: sfgirlbybay)

Para cuidar de plantas vc precisa de um bom acesso a todas elas, um móvel, prateleiras ou espaço para guardar materiais e ferramentas e/ou usar como bancada de trabalho. É claro que elas ocuparão mais espaço e terão mais atenção. Você deve organizar as plantas na varanda também pensando nas necessidades de luminosidade delas.

Como organizar as plantas na varanda 5

(foto:TDC)

2) Escolha plantas que convivam bem com as condições que a varanda oferece: Plantas de Sol para varandas ensolaradas e plantas de sombra para varandas sombreadas. O tempo de pesquisa será recompensado com belas plantas e menos trabalho. Clique aqui: Para saber de mais plantas de sol, meia sombra e sombra. Essas informações são de grande ajudar para organizar as plantas na varanda.

Como organizar as plantas na varanda 6

(fotos:casatreschic)

3) Escolha a melhor forma de plantá-las:  Há plantas que precisam de mais espaço (terra) para crescerem  (logo, recipientes maiores), as que ocupam mais espaço com seus galhos (deixe espaço em volta) e as que são praticamente verticais (podem ficar em canteiros estreitos). Há as que precisam ser guiadas (por isso precisam de apoio), as pendentes (que vc pode colocar no alto),  e as que precisam de regas e cuidados frequentes e por isso precisam ser acessadas facilmente.

Como organizar as plantas na varanda 7

(fotos: quintaldicasa, decoradornet)

4) Organize as plantas em conjuntos harmônicos: Trabalhe com alturas diferentes de vasos e/ou plantas, distribui-as de acordo com o espaço (não junte tudo em um pequeno espaço nem encha de plantas para todo lado) coloque as maiores atrás, misture cores e formatos de um jeito agradável e interessante aos olhos. Crie pontos de mais interesse.

Como organizar as plantas na varanda 8

(foto:claricacaires)

Isso é essencial: Se você colocar todas as plantas amontoadas, com vasos e plantas da mesma altura, não será possível ver a beleza de cada uma. Pense também em contrastes de cores: Plantas com folhas mais escuras atrás, mais claras na frente; Conjuntos de flores da mesma cor ou em cores que façam contraste ou combinem entre si.

Como organizar as plantas na varanda 9

(foto: desiretoinspire)

Pense como pintando um quadro ou decorando um ambiente. Na verdade é muito parecido.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui