Se você não sabe se está cometendo os 5 primeiros erros que falei aqui anteriormente, vai lá se certificar, ok? Porque hoje vou falar de mais 5 erros ao pendurar quadros na parede que não quero mais ver você cometendo por aí, tá bom? Então, vamos a eles:

Mais 5 erros ao pendurar quadros na parede

Distância / alturas entre quadros em conjunto:

Em relação à distância entre quadros em conjunto, tenho visto 2 situações: Ou os quadros estão mais distantes do que deveriam ou estão próximos demais:

Mais 5 erros ao pendurar quadros na parede

Na foto da esquerda, as duplas de quadros na vertical estão muito distantes e todo o conjunto um pouco alto. Quando os quadros estão mais distantes do que deveriam eu sinto que “falta liga”, sabe? A distância correta não existe, mas existe uma distância em que o grupo deixa de ser grupo – tipo quando amigos ficam muito tempo distantes e depois não conseguem mais reatar a amizade (já estou sonhando, né? Kkkk). Bem, o que você tem que fazer é testar muito. 

erro - quadros distantes demais

Aqui (foto à esquerda), além das distâncias um tanto aleatórias, veja que as molduras brancas na parede branca acabam não enfatizando os quadros (erro que vou falar abaixo). Se todos ou a maioria tivesse algum detalhe da moldura em tom mais escuro (como fiz nos 3 primeiros na parte superior) isso valorizaria o conjunto.

quadros em alturas erradas

Na foto da esquerda, todos os quadros estão muito altos. Além disso, todos estão distantes e em alturas diferentes, aleatórias e sem qquer razão. Na foto da direita, aproximei e baixei os 2 quadros acima do sofá, formando um conjunto. O quadrinho pequeno ficou mais ou menos em altura centralizado com eles. E o quadro da outra parede eu só coloquei mais baixo. E olha a diferença!

Em relação à altura:  É melhor que, se não houver razão para não fazê-lo, quadros no mesmo ambiente mantenham uma relação de altura – seja a mesma, seja centralizando em relação ao maior, seja colocando-os na mesma “reta” por cima ou por baixo, enfim, alguma relação.

sala branca com tacos e quadros alinhados

Nesta sala, bem bonita, me parece que o quadro pequeno à direita foi colocado ali para fazer tipo um conjunto com a mesinha lateral. Mas ele ficou agarrado na cortina e – como está perto do quadro grande acima do sofá, parece desalinhado, um tanto estranho. Na foto da direita, pensei que um quadro menor e alinhado pelo centro com o quadro maior, o conjunto ficaria bem menos estranho. Concorda?

Mais 5 erros ao pendurar quadros na parede que você não vai mais cometer 1

Nesta foto, o grupo no “dente” da parede está centralizado bem abaixo do outro grupo, acima do sofá. Veja como ficam mais harmoniosos os conjuntos quando eu coloco todos centralizados na mesma altura.

Mais 5 erros ao pendurar quadros na parede que você não vai mais cometer 2

Olha que louco, na primeira foto: Acho que para equilibrar o volume dos quadros colocaram 2 almofadas abaixo do quadro menor! E isso não tem o menor sentido! Seria melhor colocar 2 quadros, como na foto abaixo, não é mesmo? (Claro que não o mesmo quadro, mas vc entendeu, né?) Perceba que o que está acima está mais ou menos alinhado com a parte superior do espelho na direita. E isso dá harmonia ao conjunto.

Quadros com vidro comum de frente para janelas ensolaradas

erro- quadros com vidro na frente de janelas muito iluminadas

Se você pretende colocar um quadro de frente para uma janela de onde venha muita luz, ou evite quadros com vidro ou use vidros antirreflexo. Eu prefiro quadros sem vidro nesse tipo de situação.

Iluminação incorreta:

Quando um quadro está bem iluminado, a iluminação é suave, homogênea, dispersa por todo o quadro de uma forma bem equilibrada. Não há ofuscamento nem sombras sobre o quadro.

Dito isso, veja qual grupo de fotos de quadros está bem iluminado… Você tem dúvidas?

Grupo 1:

erro - iluminação errada nos quadros

Grupo 2:

quadros bem iluminados

A boa iluminação é aquela que não chama a sua atenção mais do que o que ela ilumina. Pense nisso.

 

Não aproveitar o contraste ou usá-lo excessivamente

erro - contraste entre quadros e paredes

Na foto da esquerda, apesar de as cores da decoração combinarem bem, os quadros estão muito juntos e a variação de cores das molduras acaba chamando mais atenção que os quadros em si. Já na foto da direita, como disse antes, não há qualquer contraste – a parede branca e as molduras em branco também acabam não valorizando as fotos. É necessário achar um meio termo: Molduras não devem ofuscar a arte. Mas também devem limitar e chamar a atenção, discretamente, para o que exibem.  

Esconder o quadro:

Eu queria entender qual o sentido de colocar quadros de forma que praticamente não possam ser vistos. Alguém entende? Fora isso, eu, como pintora, mesmo sendo um hobby, ficaria bem triste em ver meus quadros no chão de uma casa. Não sei quem inventou essa moda, mas ela não me parece uma forma de valorizar a arte. Afinal, se vc comprou, foi para exibir da melhor forma, não é mesmo? 

erro - Esconder os quadros

A atenção para esses “detalhes” faz toda a diferença na decoração de um ambiente. Preste atenção e realmente gaste o seu tempo para encontrar a melhor forma de expor os seus quadros. Isso vai fazer muita diferença no resultado final da sua decoração!

8 COMENTÁRIOS

  1. P mim tbem foi muito importante ,estava com dúvida se poderia colocar mais de um quadro em uma sala….fiquei grata por suas informações…..

  2. Oi Rosana, Parabéns pelo trabalho! Muito bacana sua página, conteúdo relevante e sem floreios. Como o nome diz, SIMPLES!

    Abs, Luiz Henrique.

  3. Oi, Núbia!
    Muito obrigada por seu comentário. Seu bem do seu bom gosto! Há pessoas que parecem nascer sabendo todas as técnicas para harmonizar um lar! Você é uma delas.
    Um beijo grande!
    Rosana

  4. Gostei muiti da sua explicação. Sempre procutei harmonizar os quadros nas paredes embora eu goste como o faço sem saber se e o certo, pelo que foi explicado acho que acertei
    Gosto muito da Simples maneira como enfatiza e nos ensina a Decoração de cada ambiente.
    Parabéns.

  5. Muito interessante suas observações e informações, sou montador de móveis e já cheguei a colocar 15 quadros em uma casa, porém não dei palpite, apenas segui como o cliente pediu, mas agora já tenho informações relevantes para auxiliar o cliente na melhor tomada de decisão para pendurar os quadros. Parabéns, obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui