As cores me fascinam, por isso vivo lendo, pesquisando e falando sobre o uso delas na decoração. Adoro pesquisar as curiosidades sobre as cores, como a influência das cores sobre elas mesmas, o quanto elas mudam a nossa percepção de espaço e mais algumas sobre as quais vou falar abaixo e que vão lhe ajudar a usar melhor ainda as cores na decoração.

Curiosidades sobre as cores para decorar melhor a sua casa

Por que sugerimos que vermelho, laranja e amarelo vivos sejam usados em poucas doses?

Quanto mais iluminado um ambiente é mais as cores quentes vibrantes “pulam” e “gritam”! Veja só esses 2 círculos cromáticos, onde simulo mais luz sendo jogada no círculo da direita:

Curiosidades sobre as cores - círculos cromáticos

Comparando com as demais cores, as quentes ficam bem mais chamativas quanto mais iluminadas. Além disso, você percebe, no círculo da esquerda, que essas cores – principalmente o vermelho, – parecem estar mais perto e até que ocupam mais espaço que as outras?

Pois é. As cores quentes nos chamam muita atenção! Por isso devem ser contidas na decoração de casa da seguinte forma: Usando em áreas pequenas, ou em paredes onde fixamos menos o olhar, ou em ambientes onde ficamos pouco tempo ou escolhendo tons atenuados, acinzentados.

uso do vermelho na decoração
casatreschic

Um belo exemplo do uso do vermelho: Cheio de neutros em volta, em diversos tons e estampas que são harmônicos – tudo muito certinho é chato!)

uso do amarelo na decoração
Terra

Um exemplo bom, um pouquinho empobrecido pelo uso do mesmo tom de amarelo sem estampa nos objetos que se destacam nesta sala harmonizada nos tons neutros terrosos.

comparação uso de vermelhos diferentes na decoração
Casatreschic

Veja a diferença e compare o quanto este ambiente perderia em sofisticação se o vermelho escolhido não fosse o mais atenuado da primeira foto. As cores atenuadas são mais sofisticadas!

Por que o cinza é o melhor parceiro de quase todas as cores?

Isso se deve a uma ilusão de ótica que nos faz achar que o cinza “tende” para a cor complementar da cor que está perto dele. E você já sabe que cores complementares exaltam uma a outra. Não é que as outras cores não “assumam” aos nossos olhos, a complementar da cor que está perto dela (isso se chama contraste simultâneo). A questão é o que o cinza, sendo um neutro e com menos luminosidade faz esse “efeito” ser mais delicado que o branco, por exemplo e não “mistura visualmente” a complementar com a sua própria cor. 

cinza com diversas cores comparação

O cinza é o mesmo, mas a nossa percepção dele é totalmente diferente dependendo da cor que o envolve: No fundo violeta ele fica amarelado, no verde, avermelhado, no amarelo puxa para o violeta e no laranja, para o azul! Exatamente, as complementares!

Algumas vezes vemos o que não existe e você pode usar isso!

ilusão de ótica - coisas que não existem
decoration2

Nas 2 fotos você vê um triângulo branco que não existe

Temos a tendência de “completar” formas que, na verdade, não existem. Então, podemos criar efeitos usando menos cores (e gastando menos!)

ilusão de volume com cores

Também percebemos volume quando usamos a mesma cor mais clara e mais escura no mesmo desenho. As vezes mesmo com cores diferentes temos essa impressão.

As cores e os sentidos

As cores mexem com a sua sensação de frio ou calor!

Na verdade, elas mexem até com o seu batimento cardíaco, sabia?

azul no ambiente dá sensação de frio
styleathome

Usar bastante azul claro, branco e não fazer contrastes fortes é certeiro para criar ambientes que passam a impressão de mais refrescantes.

Ambientes em preto e cores quentes nos passam a sensação ou até nos fazem sentir mais calor e em cores frias, sentimos que está mais frio.

vermelho faz ambiente parecer mais quente
decorfacil

Eu senti calor só de ver a foto. E você?

Isso é ótimo quando bem usado: Em locais quentes – use cores frias e vice-versa! Quem sabe vc até gasta menos energia?

A cor pode mexer com a sua vontade de comer

O laranja e o amarelo aumentam o apetite. Pesquisaram até que chocolate quente fica mais gostoso em uma caneca laranja! Mas se você quer diminuir o apetite compre pratos azuis.

cor influencia no apetite

Só testando, né ? kkkk

As cores e o humor

Amarelo, laranja e vermelho em demasia irritam – todas as cores quentes, principalmente muito vivas e inclusive cores frias extremamente vibrantes irritam. Elas cansam a visão rapidamente – Hospitais, clínicas, locais em que as pessoas já por natureza estão tensas, devem evitá-los. Em quartos, o vermelho em excesso pode causar até brigas! Mas estas cores, em boa medida, alegram, ajudam na criatividade e socialização – sua mente fica mais ativa, o que é ótimo para espaços de estudo e brincadeiras, ambientes dinâmicos de trabalho, etc.

cor laranja estimula a mente
apartment therapy

O cantinho de leitura e brincadeira em laranja e branco é uma boa pedida

O laranja é uma cor muito boa para letreiros de comércio – principalmente noturno, porque chama a atenção sem ofuscar em demasia, como o amarelo.

cores quentes tendendo para cores da terra - aconchego
TheNew

As cores quentes atenuadas, tendendo para o marrom e até verde (tons de terra) são muito mais acolhedores e fáceis de usar na decoração.

verde é uma ótima cor para quartos
casatreschic

Já o azul acalma e o verde também (cores frias associadas à natureza: matas, céu e mar). Por isso, o verde (não vibrante) é uma ótima cor para quartos, banheiros, clínicas. Mais que o azul, que em demasia pode deprimir.

As cores mudando a sensação do espaço

Você já deve estar cansada(o) de ver aqueles esquemas mostrando que as cores quentes dão a sensação de proximidade e as cores frias, de distanciamento.  E outros mostrando que cores escuras fazem as coisas parecerem mais distantes e as claras, “aproximam”.  Mas atente:

cores quentes e frias escuras e claras sensação de espaço

Uma cor quente escura pode parecer mais distante que uma cor fria clara, e uma cor fria escura pode parecer mais distante que uma quente clara como acontece nos exemplos acima. É a luminosidade da cor que faz diferença aqui, mas para simular o máximo de profundidade, por exemplo, use cores frias e escuras, como o azul escuro, por exemplo.

A versatilidade do rosa e dos tons que misturam vermelho e azul

Rosa é mais infantil quando mais claro, ainda mais acompanhado de branco. Mas quando é mais vibrante ou, ao contrário, mais acinzentado ou acompanhado de violeta e preto é mais adulto, podendo criar um clima de paixão, sedução ou até erotismo.

a versatilidade da cor rosa na decoração
amis arquitetura e decoracao e decorfaci

As misturas vermelho e azul tem a mesma versatilidade: o lilás (vermelho+azul + bastante branco) é delicado e romântico. Já o roxo (vermelho + azul) é ou melancólico ou sensual.

Quer diminuir a possibilidade de erro? Use azul

É a cor mais preferida das pessoas no mundo. Em quartos de bebê pesquisas dizem que reduzem o choro. Mas cuidado com os mosquitos, porque eles são atraídos por essa cor.

tons de azuis diferentes na decoração
AD e casavogue

O azul bebê é ótimo para quarto de bebê, claro! Mas se você quer passar uma ideia de maturidade e responsabilidade, use azul escuro. No escritório, por exemplo.

Espero que você tenha gostado porque com certeza verá muito mais posts sobre cores aqui! 🙂 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui