Os desafios e as características do ano que passou foram as grandes inspirações para estas 5 tendências de decoração para 2021.

2020 foi o ano em que tudo precisou ser repensado. Dos nossos costumes aos hábitos de consumo, as medidas de isolamento social transformaram a vida de todos ao redor do mundo.

Se antes usávamos nosso lar para descansar após um dia de trabalho, agora os espaços precisaram ser repensados para nos receber por muito mais tempo, acolher novos usos, nos proteger e, de alguma forma, nos conectar com exterior e a natureza.

5 tendências de decoração para 2021 - sala estilo industrial
Foto: @Cafofo_208

No início, muitos encararam esse novo olhar sobre a vida como uma prisão. Com o tempo, fomos nos habituando à nova realidade e transformamos nossas casas e apartamentos em verdadeiros portos seguros.

É por isso que a palavra que serve como guia para as tendências em decoração para 2021 é “acolhimento”.

sala de estar sofá azul parede rosa claro
Foto: arquiteturadoimovel

Nesse artigo você verá o que já está sendo feito em muitos apartamentos no Itaim Bibi e outros bairros em São Paulo, no Brasil e no mundo afora para vivermos essa transformação. Confira!

5 tendências de decoração para 2021

  • A ressignificação do hall de entrada

Antes um local de passagem rápida e que não existia em muitos apartamentos e casas, o hall se tornou a frente de proteção mais importante da casa. Quem não tinha um hall, de alguma forma o criou e quem tinha acrescentou espaço para novos e super importantes usos para a higiene de tudo que entra e sai da casa.

hall de entrada sala
Foto: vmdesignblogg
  • Home office para longos períodos

O que já era uma tendência se tornou uma exigência, necessitando de muito mais espaço e muitas vezes, mais de uma área na casa: o home office atende as crianças nos seus horários de estudo e os pais que foram trabalhar em casa, sendo também, para muitas famílias, um ambiente de lazer.

Home office na varanda
Foto: TokStok

Com isso, a necessidade de pensar mais em ergonomia no home office foi imperiosa: Afinal, trabalhar ou estudar por horas em uma cadeira que não dá o conforto necessário é extremamente prejudicial e rapidamente sentido pelo corpo.

  • A busca por espaços mais acolhedores

Uma das reflexões que parte das pessoas fizeram ao longo de 2020 é que a vida pode e precisa ser muito mais simples e tranquila.

Aquela correria costumeira dos grandes cenários urbanos deu lugar à possibilidade de ficar mais tempo com a família, fazer cursos em horários de expediente e poder dormir um pouco mais antes de começar a trabalhar.

quarto em cores neutras aconhedor
Foto: casatreschic

Desta forma, a procura por ambientes que deem mais aconchego, atendendo e facilitando esses momentos é uma das principais tendências de decoração para 2021.

sala de estar tranquila em cores neutras e azul sofá cinza
Foto: coco+kelley

Para ajudar a causar esse efeito aconchegante, os acabamentos, tecidos e texturas são repensados para transmitir essa sensação de paz dentro de casa. Assim, o linho, o algodão e todos os revestimentos que têm uma textura gostosa para nosso tato estão em alta.

Nesta vibe também está a procura por plantas, hortas caseiras, cantinhos de relaxamento, e tudo que nos conecta com a Natureza e nossa paz interior.

horta caseira na varanda
Foto: Detalhe de Projeto Arquiteta Júlia Guadix

Uma casa mais conectada à natureza é uma ótima pedida para quem vai ficar mais tempo no conforto do próprio lar. Então procure povoar cada um dos seus ambientes com plantas pois, além de deixar os espaços mais coloridos, elas melhoram a qualidade do ar do seu apartamento.

Quarto com parede rosa e plantas
Foto: vmdesignblogg
  • As cores que serão a inspiração de 2021

Coerente com a busca por aconchego, as cores escolhidas pelas grandes empresas que todo ano apostam em suas paletas são, em sua maioria, terrosas, com tons de fibras naturais, amadeirados, plantas, as cores do céu, enfim, cores relacionadas à Natureza.

Como exemplo, vejam algumas das cores das paletas denominadas Consciência e Resgate, da Suvinil: Até no nome reconhecemos a influência da Natureza das belas escolhas.

Cores da Suvinil para 2021
Foto: Suvinil
  1. Ambientes com estilo escandinavo

O estilo escandinavo é conhecido por trazer uma ambientação minimalista para os espaços e por isso é uma das opções mais indicadas para quem precisa de ambientes multifuncionais.

No ano que passou, nos vimos adaptando nossos cômodos para uma nova forma de viver – salas de estar que também acumulam a função de escritórios e quartos que se transformaram em home theaters ou até mesmo onde academias foram adaptadas.

apartamento integrado com office
Projeto: Arquiteta Júlia Guadix foto: Guilherme Pucci

Uma forma de construir ambientes multifuncionais sem sobrecarregar os espaços com muita informação é aproveitando ideias do estilo escandinavo, como a predominância de madeiras em cores claras para o acabamento de móveis e peças de decoração com linhas sóbrias e cores mais neutras como gelo, areia e tons pastéis.

Aproveite estas 5 tendências de decoração para 2021, adapte e renove a sua casa! E nos conte: Dessas 5 tendências de decoração para 2021, quais você também já está vendo por aí?

Boa sorte em sua renovação e que seu ano seja de resistência e esperança!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui