Nunca passamos tanto tempo em casa. Se antes o lar era sinônimo de descanso e relaxamento, agora, com a pandemia da Covid-19, as residências também devem servir a atividades de trabalho, estudo, exercícios físicos, várias formas de lazer e até manutenção de pequenas hortas e mini jardins. A vida é, ao máximo, dentro de casa.

a tecnologia na decoração da sala
Projeto: Oliva arquitetura foto: Julia Ribeiro

Por isso, é cada vez mais comum que os moradores invistam em soluções criativas e funcionais para criar ambientes multifuncionais, aumentar o conforto, a praticidade e a segurança em casa.

Usando a tecnologia na decoração da sala

Isso tudo sem deixar de lado a estética e usando cada vez mais a tecnologia, um elemento que, quanto mais inserido nos projetos de decoração e design de interiores, melhor funciona e menos é percebido, apesar de poder controlar muito do funcionamento da casa.

automação ar condicionado
Foto: VivaDecora

A tecnologia, além de garantir mais comodidade nas funções diárias da casa e na segurança, também ajuda a economizar nos gastos de manutenção a longo prazo e até evitar ou minimizar prejuízos com, por exemplo, vazamentos de água ou incêndios.

Confira alguns pontos onde você pode incluir a tecnologia na decoração sala:

  • Automação

Juliana Perin é especialista em decoração e escreve sobre o universo das Smart Home no site TechReviews. Para ela, a automação residencial teve grande evolução e é um dos destaques no combo tecnologia+decoração: “Hoje existem sistemas automatizados de iluminação, refrigeração, persianas, cortinas, som e TV que modernizam a sala, poupam o seu tempo, aumentam o conforto, diminuem os gastos e são mais fáceis de integrar”, explica Juliana.

casa automatizada
Foto: extec blog

Uma completa automação residencial inteligente permite que você monitore, gerencie e programe eventos remotamente.

Para cria-la você precisa que os aparelhos que vão ser controlados tenham conectividade elétrica, internet e “falem a mesma língua” de um equipamento que colete e troque informações com estes aparelhos, usando bluetooth ou wi-fi, através de comandos por voz (os smartspeakers – as caixas de som inteligentes que interagem com os equipamentos, como a Alexa).

automação na sala de estar
Foto: decorfacil

Podem ser usados também para essa interação: displays touch screen, espelhos inteligentes, teclados de parede, aplicativo de celular, computadores e tablets e via internet, remotamente.

Hoje podemos ter câmeras, alarmes, fechaduras eletrônicas, sensores de presença, cortinas e persianas, iluminação, eletrodomésticos e equipamentos controlados pela automação, e inclusive à distância, em todos os ambientes da casa. E eles estão se tornando mais acessíveis.

Automação fechadura acionada por digital
Foto: Divulgação do simpósio Intelbras de tecnologia residencial

Para um completo sistema automatizado o ideal é que a inserção da tecnologia seja feita durante o planejamento do design e decoração dos espaços, de modo que se incorpore naturalmente ao estilo do local, especialmente quando tratamos da sala multifuncional, que é sala de estar, tv, home office e jogos.

automação residencial
Foto: blog praconstruir

Considerar o sistema de automação que irá controlar todos esses equipamentos é prioridade no planejamento da decoração ou reforma, pois a escolha dos itens depende do grau de automação, sistema que será usado e conexões que talvez sejam necessárias.

É mais caro automatizar uma casa que não está preparada para a automação do que pensar nela desde o início.

tabela comparativa diferenças entre os tipos de automação
Foto: starthouse
  • Economia e beleza na Iluminação

Lâmpadas LED são mais econômicas e agora, praticamente obrigatórias. Atualmente temos perfis, luminárias e fitas Led que permitem efeitos pouco tempo atrás impensados. E já temos as lâmpadas led inteligentes com controle remoto que pode ser conectado ao sistema de automação e assistentes como a Alexa.

Iluminação controlada por celular
Foto: Philips Hue lâmpada smart que muda de cor e é controlada por celular
  • Comunicação e Lazer

No home office a tecnologia é imprescindível para nos conectar com clientes, fornecedores e companheiros de trabalho usando as plataformas de reuniões remotas.

E muitas vezes a sala de estar – que pode funcionar como home office em certos momentos, será usada para ver TV e se divertir com jogos.

automação acionada por celular
Foto: Divulgação do simpósio Intelbras de tecnologia residencial

Para isso é prioritário, no design de interiores, atentar para ambientes que proporcionem as conexões necessárias e permitam que as reuniões e a diversão ocorram sem dificuldade e com o mínimo de interferências técnicas ou externas e que haja conforto para a diversão na hora do lazer.

  • Conforto extra nos assentos e tecnologia nos móveis

Atualmente temos muito mais oferta de sofás, poltronas e cadeiras com design ergonômico cuja tecnologia atua para garantir conforto e saúde ao corpo. Estes mobiliários com sistema eletrônico de massagem são cada vez mais comuns e bem desenhados e são ótimos para os momentos de pausa e descanso.

smart amazon echo dot1
Foto: techtudo

E existe até mobiliário que se transforma através de comandos de voz, gestos e controle remoto. E não é tão novo assim… Um deles é o projeto City Home criado pelo  MIT Media Lab (EUA), apresentado ainda em 2014. Veja Aqui.

  • Sustentabilidade e brilho

Outra tecnologia que deve ser incluída na decoração da sala e quartos, são os tecidos e materiais de revestimentos ecológicos, mais resistentes e duráveis, além dos tecidos antimicrobianos, com proteção anti mosquitos, que regulam a temperatura, enfim… há um mundo sendo criado e muitos prontos para serem usados nesse quesito. Mantenha-se atento(a)!

tecido fibra ótica
Foto: Stylourbano

Mas se a ideia é que a tecnologia seja um destaque decorativo da sala, também temos tecidos que brilham no escuro, usados no mobiliário, cortinas e almofadas.

  • Degustação high tech

Inserir uma adega tecnológica na sala vai dar um up na decoração da sala de estar. As mais modernas têm tamanhos variados e configurações para determinar a melhor temperatura da bebida (existem opções que permitem até a escolha de uma temperatura para cada parte da adega).

adega controlada pela automação
Foto: jeanvinhosecia

A automação se tornou uma preocupação maior em 2020 e continuará de qualquer forma. A cada dia a casa inteligente está mais próxima de todos nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui