Você sabia que a decoração e organização do quarto podem contribuir para a saúde mental? A escolha das cores das paredes, a iluminação, a disposição dos móveis e objetos de decoração, tudo isso pode contribuir com a energia do ambiente.

Como a decoração e organização do quarto podem auxiliar a saúde mental?

decoração e organização do quarto podem auxiliar a saúde mental
Foto: Vcprecisadecor

Para deixar o espaço em que você descansa mais aconchegante e tranquilo, cada detalhe deve ser escolhido com cuidado, a começar pelas cores que revestem as paredes.

Quarto verde menta
Foto: Delikatissen

Cores:

Caso você queira uma tonalidade única, sugerimos escolher o branco clássico, alguma das chamadas cores off white ou cores muito pouco saturadas (quer dizer, cores bem claras, tons pastéis, com bastante branco em sua composição).

Se quiser adicionar um toque de cor, mas manter a neutralidade, aposte em cores delicadas, relacionadas à Natureza ou em madeira nos detalhes.

Quarto em cores neutras e madeira
Foto: DomumArquitetura

Mas caso queira enfatizar uma parede com uma cor mais forte, faça isso na parede da cabeceira. Assim, ao dormir, essa cor não vai atrapalhar seu sono. De qualquer forma, evite cores vivas demais, principalmente vermelho, laranja ou amarelo. A não ser que você saiba que tem pouca sensibilidade aos efeitos dinamizadores dessas cores. Os verdes e azuis acinzentados são muito indicados.

quarto com parede em azul acinzentado e detalhes em amarelo
Foto: Vmdesignblogg

Além do tom principal, use cores complementares, que podem aparecer em detalhes da decoração ou em um papel de parede estampado.

Plantas:

Para complementar, adicione uma planta natural. Além de decorativa, a planta é funcional, pois ajuda a limpar e melhorar a qualidade do ar, neutralizar as energias negativas e manter o ambiente tranquilo.

Detalhe quarto - planta e cores terrosas
Foto: dci

Aromas:

Para reforçar a presença da natureza, que tal usar os benefícios da aromaterapia?  Os óleos essenciais ajudam a restabelecer o equilíbrio mental, espiritual e físico. Seus aromas podem estimular ou inibir a produção de determinados hormônios e secreções que influenciam as suas emoções. Só tenha cuidado com alergias, a qualidade do produto e o uso em excesso.

Iluminação:

Em relação à iluminação, escolha lâmpadas quentes (3000 ou 2700 K) que ajudam o corpo a relaxar. E luminárias que iluminem indiretamente e sejam difusas, tudo para ter luz que não seja ofuscante, mas sim delicada e fluida.

quarto em cores neutras iluminado
Foto: AprimoreDecor

É importante controlar a quantidade e intensidade da iluminação, pois a incidência da luz diminui a capacidade de produção de melatonina, um hormônio importante na regulação do sono. O ideal seria dormir completamente no escuro para a maioria das pessoas.

Detalhe quarto cores neutras iluminação e cabeceira
Foto: Casatreschic

Para controlar a iluminação artificial invista em dimmers, que permitem controlar a quantidade de luz das luminárias . Além disso, os comandos de iluminação devem ser colocados ao alcance de quem está deitado.

Quarto cinza e azul cabeceira madeira
Foto: MuitoChic

A incidência de luz natural também deve ser controlada, seja por uma cortina ou persiana ou até as duas soluções. Mas entre as 10 horas da manhã e quatro horas da tarde, deixe as janelas abertas para entrar luz solar, limpar e renovar o ar.

quarto com jardim de inverno
Foto: Delikatissen

Segundo Anabel Rodríguez, consultora de saúde do portal Saudável e Forte, a vitamina D, presente nos raios solares, pode auxiliar na saúde mental, pois essa substância é essencial no funcionamento dos neurônios. A deficiência da vitamina D pode levar até a transtornos emocionais, sabia? Portanto, principalmente se executar atividades no quarto durante o dia, deixe o Sol entrar!

Acessórios de decoração:

Outro elemento que pode auxiliar em suas emoções é a decoração. Escolha objetos que estimulem sua criatividade, relaxamento, inspiração e determinação ou que relembrem momentos especiais vividos com amigos e familiares.

Detalhe quarto cores neutras almofadas
Foto: Casatreschic

Um item importante na decoração do quarto é o espelho, no entanto, tenha cautela: O espelho deve ser colocado de forma a , não refletir você dormindo, pois isso pode gerar inquietação, estresse, insônia, entre outros males  para muitas pessoas.

Quarto com cabeceira espelhada
Projeto: Giseli Koraicho Foto: Eder Bruscagin

A roupa de cama também pode influenciar na qualidade do sono. Investir em um conjunto com peças de boa qualidade, confeccionadas em fibras naturais como algodão e linho é essencial, pois esses tecidos permitem a transpiração da pele.

quarto detalhe almofadas
Foto: Casatreschic

E, complementando, um fator essencial: Para manter a saúde mental em dia, não basta que seu quarto esteja bem decorado. É fundamental que o ambiente esteja limpo e bem organizado, pois a desordem do ambiente pode causar estresse e ansiedade e a sujeira, doenças.

Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

2 COMENTÁRIOS

  1. A roupa de cama também pode influenciar na qualidade do sono. Investir em um conjunto com peças de boa qualidade, confeccionadas em fibras naturais como algodão e linho é essencial, pois esses tecidos permitem a transpiração da pele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui