Banheiros são ambientes em geral pouco iluminados e úmidos. Logo, plantas para banheiro precisam ser de sombra ou no máximo, meia sombra e viver bem na umidade.

Mesmo assim, principalmente se seu banheiro tem pouca luz natural, será necessário, de vez em quando, levar suas plantas para áreas mais iluminadas da casa.

Se seu banheiro não tem luz natural nenhuma será necessário manter uma frequência maior nesses passeios, de 2 ou 3 em 3 dias no máximo.

Caso você não consiga fazer isso, em vez de plantas, coloque vasos de água com flores ou folhas de plantas como a costela de adão, que dura bastante.

plantas para banheiro - lavabo em branco e bege amarelado
Marina Salomão – Foto: Sidney Doll

Para saber quando é urgente levar as plantas para um local mais iluminado, observe se as folhas estão amareladas ou se começam a nascer muito distantes umas das outras. É o chamado estiolamento, que acontece quando elas “se esticam” procurando luz.

É importante controlar as regas: Plantas para banheiro devem ser regadas somente quando o solo estiver seco pois o ambiente já é naturalmente úmido.

banheiro cinza com piso hidráulico e banheira
Foto: Decordemon

As plantas sobre o caixote estão sofrendo de falta de sol (estioladas e com folhas amareladas)

Também é importante para ajudar as plantas para banheiro manter alguma ventilação no ambiente e deixar as plantas o mais próximo da fonte de luz (janela ou basculante). Plantas precisam de renovação do ar e alguma luminosidade.

7 das melhores plantas para banheiro

Dito isso, vamos a lista com 7 das melhores plantas para banheiro ou, melhor dizendo, às plantas que conseguem com mais facilidade, viver em ambientes com baixa luminosidade e muita umidade:

1) Espada de Santa Bárbara (Sansevieria trifasciata Laurentii)

Muito resistente, ela consegue sobreviver em espaços com pouca luz, mas cresce mais lentamente, o que é bom para banheiros pequenos.

A mini espada de Santa Bárbara, que, como as outras da espécie Sansevieria, purifica o ar, é ótima para banheiros pequenos e lavabos.

mini espada de santa bárbara
Foto: Plantar bem

É preciso muito cuidado com as regas, pois água demais pode apodrecer suas raízes. O solo deve ser uma mistura de terra vegetal com areia grossa em vaso com boa drenagem.

2) Jibóia (Epipremnum Pinnatum)

Facílima de cuidar, ela suporta muita coisa e não se dá mesmo bem com o Sol direto nem com o frio. É uma trepadeira, logo, colocá-la pendente em uma prateleira no banheiro é uma boa ideia.

Gosta de umidade mas a terra não deve ficar encharcada. Como todas as plantas em ambiente úmido, aguarde o solo secar para regar novamente. Para saber se está colocando água demais observe se as folhas estão ficando amareladas.

banheiro pequeno branco com planta jiboia
Foto: Diycore

Acrescente humos de minhoca trimestralmente para vê-la crescer bem. Na sombra vai crescer menos que em ambientes mais iluminados.

Ela é tóxica para pets e crianças. Portanto, tenha cuidado. Para saber mais sobre a Jibóia, clique aqui.

3) Aglaonema (Aglaonema Spp.)

Conhecida como café de salão, ela se adapta bem a espaços com pouca luz, é fácil de cuidar mas deve ter boa ventilação e não ser encharcada, apesar de gostar de umidade.

Ela precisa de um solo fértil, com uma boa mistura de substrato rico em matéria orgânica com areia e bem drenado. Adube com humos de minhoca mensalmente.

vasos de fitônia e aglaonema no banheiro
Foto: ideiasdecor

Pode ser apresentar com a folhagem verde e também com partes em rosa ou vermelho.

Infelizmente também é uma planta tóxica, mas também purifica o ar.

4) Lírio da Paz (Spathiphyllum Wallisii)

O Lírio da Paz é uma planta muito fácil de cuidar, que gosta de umidade, mas não de encharcamento, e não sobrevive bem sob Sol direto, além de não gostar de frio. Uma planta perfeita para o banheiro ou lavabo!

banheiro com banheira e planta lírio da paz
Foto: Decorfacil

Use um vaso com boa drenagem e substrato misturado a humos de minhoca e areia. Clique aqui para saber mais sobre como cuidar do Lírio da Paz.

5) Peperômia filodendro (Peperomia scandens)

Uma pendente bela e delicada, além de fácil de cuidar, a Peperômia gosta de meia sombra, mas com iluminação e clima quente. Então, vive bem em banheiros bem iluminados com luz natural e boa ventilação.

Plante em vasos com boa drenagem com a terra vegetal leve e solta misturada a areia e humos de minhoca. Adube trimestralmente e retire sempre as folhas secas.

banheiro branco com banheira e planta peperômia pendente
Foto: Decorfacil

Só regue quando a terra estiver seca, pois ela acumula água em seus caules.

Não é necessário podá-la a não ser que cresça demais. E você pode fazer mudas com cada raminho que retirar.

6) Comigo ninguém pode (Dieffenbachia)

Como as plantas anteriores, a comigo ninguém pode é uma planta tropical, que vive bem em ambientes de sombra (apesar de ter seu crescimento retardado) e que não deve ser encharcada.

Plante-a em vaso com boa drenagem, com terra rica em matéria orgânica e leve, se necessário, misture areia.

banheiro em branco e madeira com lirio da paz, samambaia e comigo ninguem pode
Foto: Casaeconstrucao

Para saber quando regá-la observe quando suas folhas ficarem “caídas” (isso também acontece com o Lírio da Paz) e o solo seco.

Planta tóxica, deve ser mantida longe do alcance de animais e crianças.

Existem diversas variedades, muitas com manchas claras que podem desaparecer em ambientes de sombra.

7) Samambaias

Existem centenas de espécies de samambaias e com características e portes bem diferentes, mas todas elas vivem bem em ambientes de meia sombra, gostam de umidade e detestam o vento, mas precisam de boa luminosidade de todos os lados.

Para o banheiro pequeno ou lavabo as de pequeno porte ou mini samambaias são ótimas.

A renda portuguesa (quando pequena) e a avenca ficam lindas em pequenos banheiros pois são bem delicadas.

Banheiro em cinza claro com planta samambaia
Foto: Decorology

Já se você tem um banheiro grande e bem iluminado, pode escolher samambaias que ocupam mais espaço (amazonas, azul, de metro, paulistinha).

Você também pode escolher o dinheiro em penca, a fitônia e também a Lambari (clique para ler sobre elas).

A Carol Costa também falou sobre 6 plantas para banheiro. Dá uma olhada!

Depois desses exemplos, acredito que você já percebeu o que é importante para escolher plantas que sobrevivam bem ao seu banheiro: Elas devem gostar de sombra ou meia sombra e umidade e, para mantê-las, tenha sempre cuidado com a rega em excesso e adube de acordo com a espécie.  E é isso. Simples, não é mesmo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui