Há inúmeras formas de combater a dengue, sendo a principal eliminar a água parada nos recipientes em geral, o que dificulta a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Mas use também a natureza, tendo por perto algumas dessas 23 plantas que ajudam a combater a dengue!

23 Plantas que ajudam a combater a Dengue

Na verdade, muitas plantas que exalam fortes cheiros são irritantes para insetos em geral, inclusive o mosquito da dengue. Então, use-as em casa, na varanda ou no jardim para aumentar a proteção da sua família.

1 – Citronela

A mais conhecida repelente, seu óleo é usado em repelentes comerciais. Nativa de regiões tropicais e subtropicais, gosta de Sol e alguma umidade, solo rico em matéria orgânica misturado a areia, e bem drenado.

Pode ser plantada em vasos grandes e profundos e tem touceiras em tom verde-claro, com folhas longas (até 1 m), parecendo com o capim limão.Regar com frequência mas não encharcar, molhando o solo e não as folhas. Ela não gosta de frio nem geada.

23 Plantas que ajudam a combater a Dengue - citronela e tagetes

2 – Tagetes ou Cravo-de-defunto

Ótima para ter em hortas pois repele muitas pragas além de insetos, mas pode ser plantada em vasos. Ela tem vida curta, é planta anual e pequena (30 cm).  O solo não precisa ser rico e as regas podem ser espaçadas após o florescimento. O efeito repelente acontece nas flores.

3 – Lavanda

Para que seu efeito repelente seja forte é preciso ter muitas plantadas no jardim. Gosta de Sol, precisa ser molhada somente no solo, que deve ser arenoso. Não encharque.

Lavanda e verbena

4 – Verbena

Apresenta flores em cores variadas, pequena (30 cm em vasos), gosta de Sol direto, mas tolera o frio. Solo rico em matéria orgânica e mantido úmido mas não encharcado.

5 – Ageratum

Planta pequena (30 cm) com flores pequenas. Pode ser plantada em vasos, maciços ou bordaduras. Precisa de Sol, mas não altas temperaturas.  Solo rico, bem drenado e com regas regulares. Ela é tóxica para crianças e animais.

Ageratrum e sarracenia

6 – Sarracenia

Planta carnívora com folhas em forma de trombeta que tem líquidos que permitem digestão de insetos. Precisa de Sol (com temperatura até 30 graus) e muita umidade – regue muito no verão e mantenha úmida no inverno.

Regue com água da chuva ou destilada. O solo deve ser uma mistura de musgo de turfa com areia (3 partes de musgo e 2 de areia). Coloque o vaso perto das janelas.

7 – Crisântemo

Suas flores são irritantes para diversos insetos e pragas e também para mosquitos, devido a uma substância que produz (piretrina) que é usada em inseticidas químicos. Gosta de claridade, mas não de Sol direto, e umidade, mas sem solo encharcado.

Crisântemo e erva dos gatos

8 – Erva dos gatos ou catnip

A planta que os gatos adoram é detestada por mosquitos, devido a um óleo produzido nas folhas. Tem crescimento agressivo, mas pode estar no jardim, desde que seja contida para não invadir todo o espaço.

9 – Jasmim

Devido a seu forte odor, qualquer jasmim afasta mosquito. Plante-o em vasos grandes ou no jardim, mas não perto dos quartos pois o cheiro pode incomodar.  A maioria deles prefere meia sombra, solo úmido sem encharcar, bem adubado, e bem drenado.

jasmim e capim limão

10 – Capim limão

Gosta de clima quente e úmido, Sol pleno, solo rico em matéria orgânica, mantido úmido e bem drenado. Pode ser plantado em vasos fundos e largos. Os pets adoram!

11 – Alecrim

Muito usada na culinária, seu doce perfume é um repelente natural. Plante-o, em boa quantidade, em vasos grandes e fundos, com terra adubada misturada com areia, já que ele gosta de solo mais seco depois de crescido. Mantenha-o em área com Sol direto e longe de ventos mais fortes. Molhe somente quando a terra estiver seca.

alecrim e louro

12 – Louro

As folhas de louro irritam os mosquitos. A planta gosta de altas temperaturas e deve ser plantado em vaso bem drenado, ao Sol. Não gosta de água demais

13 – Manjericão

Esse tempero delicioso afasta os mosquitos também devido ao forte odor. Plante onde conseguir Sol direto por, ao menos, 3 ou 4 horas/dia.  Em vasos, plante-o sozinho em solo rico em matéria orgânica, bem drenado e adubado com constância.

Mantenha a terra úmida. Ele não gosta de frio.

manjericão e funcho

14 – Funcho ou erva doce de cabeça

As folhas do funcho tem propriedades repelentes. A planta deve ser mantida em solo rico em matéria orgânica e bem drenado, sob Sol direto.Suporta até geadas, mas gosta de calor. Regue sem encharcar. Pode ser plantado em vasos, mas eles têm que ser bem profundos, devido às grandes raízes do funcho.

15– Orégano

Usado como tempero, gosta de Sol, temperaturas quentes, solo rico em matéria orgânica misturado com boa quantidade de areia. É fácil de manter pois exige muito pouco cuidado. Molhe com moderação.

oregano e melissa

16 – Melissa ou erva cidreira

Seu perfume adocicado repele os mosquitos. É da família da hortelã e da menta, todas com propriedades medicinais e que ajudam a afastar os insetos.

O solo deve ser úmido e rico em matéria orgânica. Essas plantas não gostam de muito calor e nem de muito frio, mas gostam de Sol.  Podem ser plantadas em vasos e jardineiras. As regas devem acontecer sempre que o solo estiver seco.

17 – Menta e hortelã

Siga as mesmas instruções da Melissa, mas molhe um pouco mais frequentemente. Atenção também com o crescimento dessas plantas, que pode ser muito agressivo.

hortelã e sálvia

18 – Sálvia

Outra planta com propriedades medicinais que também repele os mosquitos. Ela gosta de luminosidade, mas não Sol direto. Pode morrer por encharcamento.  O solo deve ser arenoso, com ótima drenagem. Vasos devem ser grandes e profundos, devido a suas grandes raízes. Regue moderadamente. Veja mais aqui.

19 – Tomilho

Este tempero que tem propriedades repelentes, pode ser plantado em vasos ou canteiros em solo muito bem drenado. Ele não gosta de muita chuva ou encharcamento e nem frio.

Tomilho e arruda

20 – Arruda

Seu forte odor repele insetos, mas atenção: Se você tem pets, mantenha os vasos em locais que eles não alcancem porque ela pode ser tóxica para eles.  Plantar em solo muito bem drenado e mantido adubado, sob Sol pleno. Regar quando o solo estiver seco.

21 – Poejo

Outro repelente natural de mosquitos, de meia sombra, que gosta de ser regada com água da chuva ou filtrada, sem encharcar e sempre que o solo (bem drenado e leve) estiver seco. Veja mais sobre ele aqui.

22 – Cebolinha

Você já reparou que ter uma horta cheia de ervas aromáticas e levar alguns vasos com elas para a cozinha ajuda a melhorar a alimentação e repelir mosquitos? Pois é!

A cebolinha também é da turma das plantas inimigas dos mosquitos! Ela precisa de Sol pleno, solo úmido, rico e bem drenado, além de regas constantes. Clique para mais informações.

poejo cebolinha e boldo

23 – Boldo

Assim como as aromáticas, algumas medicinais com odor, como o boldo, também ajudam no combate ao mosquito da dengue. Ele precisa de luz, alta temperatura e solo úmido, mas não encharcado. Veja aqui mais informações.

É importante observar que muitas dessas plantas, principalmente as ervas aromáticas, só tem efeito repelente efetivo em grande quantidade e mesmo misturando diversas em um canteiro.

Outra observação importante é que o que mais importa mesmo para a drástica diminuição do mosquito da dengue é não deixar água parada em vasos de plantas, pneus e outros recipientes, manter caixas de água fechadas e limpas, vedar o lixo e limpar frequentemente calhas e piscinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui