Conceitos

As cores na decoração(2)

No post AS CORES NA DECORAÇÂO(1) falei sobre os esquemas de cores Acromático, Neutro e Monocromático.

Agora vamos falar dos esquemas de cores contrastantes:

Quando usamos esquemas  harmônicos, as cores são como coadjuvantes:  tem um papel importante, mas o foco da decoração do ambiente (em geral) é um outro elemento da decoração, como um móvel, um detalhe arquitetônico, etc. Já no esquema de cores contrastantes (e em geral tbém) as cores são o foco, o destaque. São elas, principalmente, que chamam a atenção no ambiente.

Os esquemas contrastantes são mais dinâmicos e vivos e usam uma característica das cores que é a seguinte: Quando usamos uma cor junto a  sua cor complementar, as 2 são exaltadas.Como é isso ?? -  Vc está se perguntando…

Vou explicar: Temos as cores primárias – aquelas que não se consegue criar com a mistura de outras cores – que, no nosso caso, são Vermelho, Azul e Amarelo – e temos as cores secundárias, que são cores criadas com a mistura das primárias 2 a 2 :   Vermelho+Azul => Violeta Vermelho + Amarelo => Laranja Azul + Amarelo => Verde. Se misturarmos as 3 cores primárias teremos o preto.


(O último círculo cromático acima é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

E o que os estudiosos descobriram? Que quando colocamos lado a lado, por exemplo, o Vermelho(primária), com o Verde (que é a mistura das 2 outras primárias, Azul e Amarelo), tanto o verde como o vermelho parecem mais vivos, mais vibrantes, por isso esta combinação é chamada Combinação Contrastante.

Claro que acontece o mesmo com o Azul (primária) e o Laranja (vermelho + amarelo)  e com o Amarelo (primária) e o  Violeta (vermelho+azul).

O círculo com um monte de bolinhas coloridas, acima, é uma representação simples do chamado Círculo Cromático. Veja que ele mostra muitas informações: As cores quentes – vermelhos / amarelos, As cores frias – verdes/ azuis,  as cores harmoniosas (que são as que estão lado a lado – vermelho, vermelho-alaranjado e laranja, por exemplo) e as nossas combinações contrastantes – que, estão sempre em frente uma da outra.

Então, finalizando, vc pode criar combinações contrastantes fortes, usando as cores contrastantes OU vc pode atenuar um pouco este impacto usando, ao invés da cor diretamente à frente, uma das cores ao lado da que está diretamente à frente, entendeu ? Por exemplo: Ao invés de usar laranja e azul , use laranja e este lilás azulado entre o azul e o violeta. Vai ficar bonito e mais suavizado.

Outro esquema contrastante muito interessante é o triádico, que usa 3 cores, da seguinte forma:  Observando o Círculo de cores, escolha uma cor,qualquer cor,  por exemplo o AZUL,  pule 3 cores e pegue o AMARELO, pule + 3 cores e pegue o Vermelho.  (Prá falar difícil : Usa cores equidistantes no círculo..).

O último esquema contrastante é o que usa  2 duplas de contrastantes, por exemplo: Vermelho ,Verde, Laranja , Azul. Muito cor, não é? Por isso é um esquema difícil de usar e muito impactante.

Perceba nas fotos que em geral, os esquemas contrastantes são usados sobre uma base harmônica, isso é: Os grandes elementos da decoração, como as paredes, sofás, etc são neutros e os elementos menores é que usam o esquema contrastante. Isso para amenizar o impacto do contraste e dar vivacidade à base harmônica.

Continue lendo sobre os posts sobre cores. A página DICAS apresenta uma lista deles. Mas no próximo falo de BRANCO e AZUL

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

daniele · 28 de março de 2010 às 11:51

OLA GOSTARIA QUE VCS ME AJUDACEM TENHO UMA SALA DE ESTAR GD 6.5X4 E OS MOVEIS SAO ESCUROS MESA E RACK AGORA O ESTOFADO EM VERDE MUSGO APAGADO COM ALMOFAFAS LISTRADAS COM MARRON E NAO SEI QUE TIPO DE TAPETE COLOCAR QUERIA COLOCAR UM MARRON FELPUDO OU PRETO COM DETALHES PARA QUE DESTAQUE O SOFA MAS NAO SEI SE FIQUERI UM AMBIENTE E ACONCHEGANTE OU MUITO ESCURO ME AAAAJJJJUDDDA
HA A JANELA E 6.5 COM CORTINAS MARRON E O CHAO E TACO ESCURO POR FAVOR AGARDO RESPOSTAS
DESDE JA AGRADECE A ATENCAO…..
DANI

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 12:38

OI, Daniele,
Olha só: Móveis escuros, estofado verde musgo, almofadas listradas com marrom, cortinas marrom e piso escuro??? E vc ainda quer colocar tapete marrom ou preto ? Vc não acha que vai ficar tudo muito escuro e sério demais ??? Que tal um tapete mais claro, tipo mel ou castanho ? E que tal colocar almofadas em vermelho ou vinho ? Detalhes de decoração em verdes mais claros que o verde do sofá ? Se a sala fica escura demais com as cortinas em marrom, vc pode trocá-las por um marrom mais clarinho, tipo a cor mel que estou sugerindo para o tapete. E vc não me falou das paredes, mas imagino que sejam areia ou branco (tomara! Areia seria ótimo!) Vc pode tbém colocar almofadas estampadas, com fundo creme, em marrom e vermelho, acompanhadas de outras lisas em vermelho e marrom. Coloque cor nessa casa, Dani! Ouse e acho que vc vai se sentir mais feliz, ok?
Um grande beijo
Ro

sandra mara lopes da cruz · 28 de março de 2010 às 10:40

Oi gostaria de umas dicas de decoraçãopara uma sala de jantar, o jogo é em um tom de marrom. Gostaria de saber se poderia jogar uma cortina mais clara e objetos de decoração tb no claro, tenho uma tela com uma moldura clara. Gostaria de saber sobre essa combinação.Aguardo resposta e obrigada pela atenção.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 14:44

Oi, Sandra!
O marrom é um cor neutra, que combina com quase tudo. A cortina clara será ótima para não escurecer a sala. Mas vc não me falou as cores das paredes e outros móveis, nem as cores que existem na tela. Se enviar fotos ficará mais fácil lhe dar uma sugestão mais aprofundada.
aguardo
abs
Rosana

laura · 28 de março de 2010 às 16:15

Olá!

Eu estou tentando reformar a minha sala. Minha mãe fez pátina na mesa de centro, na mesa de jantar, no barzinho na cor café-com-leite, mas confesso q acho meio morto, a cortina é marrom, e o sofá é preto ( péssimo por sinal).
Eu queria pintar uma das paredes da sala de jantar nesse tom de verde da terceira foto ( dir p/ esquerda), ou até usar aquelas tintas de efeito da suvivil, mas neste tom, e o sofá eu vou trocar o estofado, e queria sugestão para o ambiente ficar leve, usando almofadas e dps abajures e etc… mas de uma sugestão de cores, obrigada!

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 00:14

Oi, Laura,
Estou entendendo e quase vendo seu ambiente, rsrs.. Mas com certeza terei melhor condição de lhe responder se vc puder enviar fotos do ambiente. Tire fotos de frente para todas as paredes e envie para mim Se por alguma razão não puder enviar as fotos, me informe que eu tentarei lhe ajudar mesmo assim.
bjo
Rosana

Camila · 28 de março de 2010 às 16:29

Boa tarde,
estamos construindo uma casa no interior em que pretendemos misturar tons provençais e rústicos nos móveis entretanto, ainda temos dúvidas quanto as cores da sala de estar e jantar que serão integradas. Pensamos inicialmente em tons de marrom, café com leite e verde com vermelho (não aqueles tons fortes mas algo mais suave) ou marrom com azul. Se puder integrar o xadrez em tons de café com leite… As paredes serão brancas pois o teto de madeira com vigas aparentes.
Caso o verde com vermelho não combine, podemos ainda assim usar nosso parelho de jantar que tens delicados motivos nesses dois tons sem que destoe da decoração geral?
agradeço

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 16:41

Boa tarde, Camila,
Sua opção por vermelho e verde suaves + café com leite é perfeita. Não se preocupe. Ainda mais com as paredes brancas e aparelho de jantar combinando, vai ficar perfeito!
Somente não exagere no vermelho e verde. Vá colocando os elementos e analisando o resultado, ok ?
abs
ROsana

camila · 28 de março de 2010 às 21:19

minha cortina é branca com maorron,
eu queria pintar as paredes da sala mas nao
sei as cores que podem ficar legal?

OBRIGADO.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 22:38

Oi, Camila!
Olha só: Vc não explicou se ela é estampada ou listrada ou se são 2 cortinas, uma branca e outra marrom.. Se o marrom é escuro ou não… Bem, de qualquer forma, branco e marrom ficam bem com quase tudo, são cores neutras. Particularmente, gosto do marrom com verde, com amarelo, com areia, creme, todas estas cores ficam bem. Se desejar que o ambiente pareça mais claro e maior, opte por cores claras. Se desejar pintar uma parede de cor diferente, pinte 3 de areia e uma de um marrom parecido com o da cortina ou se achar muito escuro, um tom mais claro da mesma cor, ok ?
Um beijo e obrigada pela visita
Rosana

CAMILA · 28 de março de 2010 às 17:12

minha sala tem uma parede com textura vermelha fica legal um sofa verde crow com lista preta

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 19:59

Oi, Camila!
Obrigada por me escrever!
Olha só: Considerando as cores envolvidas, saber as tonalidades exatas e detalhes (como por exemplo: As listras são largas ou fininhas?, o vermelho é aberto, gritante, ou atenuado, ou escuro? E o verde ? É claro, escuro, forte, bandeira ou oliva???) faz toda a diferença. Como eu não sei, fica difícil de lhe responder.

Mas posso lhe dizer o seguinte: Vermelho e verde são cores de alto contraste. Se as 2 forem fortes o conjunto ficará muito impactante, e acrescentando o preto, se as listras forem grossas, vai ficar bem pesado… Pode combinar, mas vc terá que atenuar todo o resto da sala, quer dizer, colocar cores neutras nas cortinas, tapetes, móveis e pingar alguns detalhes (objetos decorativos) em verde e vermelho aqui e ali (mas poucos), para harmonizar a sala.

Mas fácil será se, por exemplo, o vermelho for forte, mas o verde for atenuado, acinzentado ou tendendo para o oliva e as listras forem finas. Aí vc não terá tanto impacto e será mais fácil harmonizar, podendo usar mais verdes, marrons, cremes, no restante da sala (sempre pouco, já que uma parede vermelha necessita que vc tenha onde “descansar” os olhos)..
Espero ter ajudado
abs
Rosana

Priscila · 28 de março de 2010 às 00:08

Olá! Estou querendo pintar a minha sala mas estou em dúvida em relação às cores.Uma das paredes vou pintar de vermelho, agora as outras é que estou na dúvida.Comprei tinta cor areia, mas quando abri a lata achei ela um tanto escura(pode ser impressão, não sei…)e pensei em trocar por palha. Detalhes… meus móveis são maple com tabaco, meu sofá vermelho e o tapete de sisal bege escuro com marron.Que cor vc me recomenda.Já agradeço.( ah! o piso é branco)

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 00:33

Oi, Priscila!
O areia ficaria bom, pois dá uma quebrada no vermelho sem ser tão impactante quanto o branco, por exemplo. . Vc pode testar em um pedaço pequeno da parede para ver como fica de verdade ou misturar com branco até achar o tom correto (para misturar, não esqueça de medir as quantidades de cada cor da mistura em um outro recipiente… Senão vc nunca mais acha a cor). O palha tbém ficaria bom, é normalmente um tom mais atenuado que o areia. Se houver boa luminosidade, acho que ficaria melhor. Eu o prefiro,mas na verdade, o melhor é que vc teste e veja o que lhe agrada mais. As 2 cores são boas, o ambiente, a luminosidade dele e o seu gosto.
bjos
ROsana

Thiago Oliveira · 28 de março de 2010 às 11:58

olá, comprei um sofá verde musgo, com almofadas em listras brancas e pretas, que cor decoro minha sala?

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 12:22

Oi, Thiago!
Vc não me disse as cores das paredes, outros móveis, tapetes e cortinas! Além disso, queria saber se vc quer uma decoração masculina (por exemplo, no caso de morar só).
Vc me responde?
aguardo
abs
ROsana

Thiago Oliveira · 28 de março de 2010 às 13:59

minha dúvida é essa,qual cor pinto as paredes, vou morar comminha esposa, queria que ficase bem bonito, de gosto bem feminino.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 15:18

Ok!
Estou enviando anexo alguns esquemas de cores para lhe inspirar, ok?
abs
Rosana

Priscila · 28 de março de 2010 às 00:06

Rosane , muito obrigada pela atenção , mas sou muito indecisa. Gostaria que ficasse bonita a minha sala. Vou tentar trocar a tinta areia pela palha, se não vou pintar assim mesmo.Mas muuito obrigada pela paciencia. Abraço.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 00:30

Vai ficar bom, Priscila, não fique preocupada!
bjos e SUCESSO!
ro

Neide de Sousa Barosa · 28 de março de 2010 às 11:00

OLÁ,QUERO PINTAR UMA DAS PAREDES DO MEU QUARTO,DE LILÁS CLARo.Eu vi na escala de cores que misturando o vermelho e o azul da um tom de roxo.Gostaria de saber se essas duas cores misturadas com o branco se da um tom de lilas.Obrigada,aguardo resposta o mais breve possivel.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 14:28

Oi, Neide,
Dá sim, mas é um trabalho delicado encontrar a cor e além disso, conseguir faze-la novamente! Vc tem que ter noção das partes que usa.
Faça o seguinte: misture o vermelho com o azul (medidas iguais) em um recipiente separado, em pouca quantidade. Veja a cor que dá.
Se for a cor que vc deseja (não importa se mais escura ou mais clara, mas a cor !). Aí vc mistura o branco devagarzinho, mas saiba QUANTO de branco está usando. Por exemplo: 50ml de vermelho, 50ml de azul, 25 ml de branco. Isso é uma mistura de 1 vermelho+1azul+1/2 branco. Se ficar ok, tá pronto. Vc pode misturar o restante das cores usando esta percentagem: 1 medida (seja qual for) de vermelho , uma de azul e a METADE desta medida de branco, entendeu???
Se a mistura do vermelho com o azul não ficar a cor que vc quer, aí vc tem fazer nova mistura mudando as quantidade de vermelho e azul envolvidas até encontrar a cor que deseja e só depois misturar o branco….
Sorte prá vc !!!
bjos
Ro

André Franceschi · 28 de março de 2010 às 20:35

Gostaria de saber se pode colocar 2 quadros iguais pequenos em um lavabo tambem pequeno???

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 23:35

Oi, André!
Depende de como vc vai colocá-los. Corte papel no mesmo tamanho dos quadros e cole com fita crepe na parede até vc achar o melhor lugar. Assim vc tem uma idéia melhor antes de furar parede. Ah, e cuidado com a umidade nos quadros, viu ? Se forem a òleo não recomendo. Se forem de papel, a moldura tem que ser muito bem feita, com vidro e não permitir que a umidade entre, o que é bem difícil.
abs
RO

Jovilene · 28 de março de 2010 às 00:37

Oi! Gostaria de pintar minha sala mas estou na dúvida da cor, meu sofá é vermelho (mas uso capas, pois tenho crianças em casa, os móveis são marfim e a cortina bege beem clarinho. Por favor me ajude a escolher a cor da parede

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 17:31

Oi, Jovilene!
Com o vermelho eu adoro cinza ou branco off-white puxando para cinza, ou para verde. Poderia colocar a parede do sofá em um cinza mais escuro e o resto mais clarinho.
bjos
RO

maria sara · 28 de março de 2010 às 14:11

minha sala tem um verdadeiro beco e nunca sei o que colocar nele. É um espaço que ficou, por conta da ´engenharia´, inutil, espremido entre o corrimao da escada e duas paredes; deve ter 1,50m por 0,80 mais ou menos em forma de U. O que colocar nesse espaço? me incomoda ver esse espaço vazio.
Obrigada
Sara.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 01:51

Oi, Maria Sara
É difícil lhe dizer o que por quando não estou vendo o espaço… Se vc quiser mandar fotos, mande para rosana@simplesdecoracao.com.br. Mas, sugestões: Um aparador estreito ou uma prateleira com objetos decorativos e um (ou uns) quadro(s)? Prateleiras com livros e objetos de decoração ? um cantinho de leitura ?
Se puder mandar as fotos, aguardo
abs
ROsana

cida · 28 de março de 2010 às 21:24

tenho restaurante fiz uma reforma mais rustica agora nao como que vou pintar obrigada cida

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 18:33

OI, Cida!
Mande fotos para mim… Rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

Daniela C. Neves Camata · 28 de março de 2010 às 15:24

Estou adorando o seu site!As suas dicas sao realmente maravilhosas.
Estou de mundança para uma outra casa e estou pesquisando aqui o que posso fazer pra melhorar a decoraçao dela com uma pintura e usando os moveis que eu ja tenho.
Meu rack de tv é tabaco e preto e o sofá marrom e a casa pra qual eu vou me mudar é toda branca por dentro, eu pensei em pintar a sala de tv (que no meu caso é a mesma de visita rsrs) de alguma cor que a tornasse mais elegante e moderna, se voce puder me sugerir alguma ideia ficarei muito agradecida.
Parabéns pelo site.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 23:14

OI, DANIELA NEVES!
O rack é tabaco e preto e o sofá marrom, as paredes estão brancas… mas: e o piso? E o resto dos móveis ? E que cores vc gosta ? E qual o seu estilo ? E que clima deseja passar? Pense nestas perguntas para descobrir que cores vai usar. Marrom e preto dá para combinar com quase tudo! Se a sala for pouco iluminada pelo sol, aposte em cores mais claras para as paredes e como provavelmente vc vai acompanhar a cor do rack para outros móveis, use outras cores claras, como laranja, amarelo (se quiser aquecer o ambiente e torná-lo aconchegante – neste caso as paredes em um off-white puxando para areia bem clarinho fica legal) ou azul e verde (se quiser dar um ar refrescante e alegre – neste caso, as paredes em off white mas agora puxando para o cinza bem -muito – clarinho ). Se desejar pode fazer uma das paredes em um tom mais escuro do que os tons que usou nas outras. Prefira a parede que pegue menos sol para não escurecer demais sua sala. Ah , e vc pode tbém entrar nos sites da Suvinil ou Coral e brincar com cores lá. Eles tem uns programas que ajudam vc a escolher cores que combinem, ok ?
Um beijo e boa sorte na sua nova casa!
Ro

Adriana · 28 de março de 2010 às 08:59

Oi!

Rosane saiu a cartela de cores 2011,convido a tds para dar uma olhadinha no post,pode ajudar em algumas escolhas.

Abç.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 15:49

OI, Adriana!
Obrigada! Lindo o post sobre o assunto no seu blog!
bjo
Ro

Bruna · 28 de março de 2010 às 13:55

Olá, o sofa da minha sala de estar é cinza,(nem clara, nem escuro,rss)e o rack é castanho, já as paredes sãoem ton de palha bem clarinho e a cortina num tom cinza quase branco. Gostaria de uma dica para a cor do tapete.
Obrigada…

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 16:37

OI< BRUNA!
Estas cores me fizeram vir à mente o vermelho escuro, fechado, tipo vinho. Não digo para comprar um tapete vermelho, mas que tal colocar elementos, almofadas, etc em vermelho e comprar um tapete que pode ser listrado com marrom, vermelho e cinza ? Acho que ficaria bem charmoso. Pense nisso.
bjos
RO

iris perdigão · 28 de março de 2010 às 20:22

Rô, agora depois da reforma, a coisa esta linda! Mas tenho uma dúvida, piso de cerâmica colonial cor de creme, paredes cor terra, moveis de madeira, quer côr colocar as cortinhas?

Veja fotos no orkut?

Parabéns e mil Bjs.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 16:29

Oi, Íris,
Vou dar uma olhada e lhe respondo por lá, ok ?
bjo
RO

cristiny · 28 de março de 2010 às 14:28

as cores dos moveis da sala, cosinha, quarto ptresisam ser todos da mesma cor?

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 20:13

OI, CRISTINY,
Os móveis não precisam (nem devem, na minha opinião) ser da mesma cor, mas se vc usar madeira, por exemplo, não use mais que 2 madeiras diferentes em um mesmo ambiente. Mas pode usar móveis de madeira e outros laqueados, por exemplo, em branco, ou outra cor. O importante é que haja harmonia nos estilos e que a combinação fique bonita.
bjos
RO

ana paula · 28 de março de 2010 às 02:29

oi Rosanafe, gostaria da sua ajuda para decorar minha sala de estar e jantar,´pois não sei quais cores combinar nos objetos, almofadas etc…minha sala de jantar e estar são em L, meus moveis da sala de jantar tabaco com assento preto, e estante tb tabaco com preto, sofá bege escuro e duas poltronas marrons chocolate, paredes brancas e uma parede grande marfim…tudo me parece neutro mas muito pesado, gostaria de dicas p tornar o ambiente mais leve com esses moveis,,, e tb q cor ficaria bom para o luster da sala de jantar, se precisares de fotos posso manda-las.. agradecida Ana Paula

Responder

Sirlei Pimentel · 28 de março de 2010 às 12:16

Estou decorando uma sala pequena, que tem as paredes verdes claro,a pessoa já havia comprado o sofá cinza, a sala é retangular, sugeri a ela que colocasse o sofá em frente a porta, para ampliar o ambiente usar nichos na parede lateral ao lado do sofá, pois a parede de frente é uma janela onde colocamos uma perciana na parede inteira prata(suave,quase um cinza bem claro),em frente ao sofá para que a parede não fique limpa sugeri colocar pequenos quadros com molduras coloridas em tons de roxo( mais claro), verde, marinho e azul claro fazendo uma composição que ainda deve ser acrescentada mais dois quadros em tamanhos maiores.Colocaria tam bém almofadas em tons de roxo e sua variçoes, cinza e variaçoes, no máximo quatro almofadas. mesmo não vendo o ambiente o que acham da idéia, e pesei agora o que colocaria ou não na parede em cima do sofá.
Obrigada.
Sirlei Pimentel
(artísta plástica)

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 00:43

Olá, Sirlei,
verde, cinza, roxo, marinho e azul claro é uma boa composição. E é claro que vc como artista sabe disso. Acima do sofá vc pode colocar quadros usando estas cores e talvez com um toque de laranja, se desejar, para aquecer um pouco. Ou uma prateleira estreita para que ela coloque quadros que não precisem ficar presos á parede podendo ser mudados facilmente.
Sucesso
Rosana

cassia · 28 de março de 2010 às 12:55

Olá,
Adorei as dicas e preciso de ajuda,porque
acabei de comprar um apartamento que tem marmore preto no chão para separar a sala de TV da sala de jantar, que ficam no mesmo ambiente. Eu pensei em decorar a sala de Tv com as cores cinza,preto(chao e almofadas),branco e detalhes roxo. Nesse comodo eu gostaria de destacar uma parede com um cor diferente de branco, eu pensei em cinza o rouxo, o que me aconselha?
Já na “sala de jantar” eu queria colocar uma parede com cor diferente da sala de tv para demonstrar a mudança de ambiente, qual cor você me indica para não ficar feio em relação as cores usadas?
Obrigada.

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 20:35

Oi, Cassia!
Pensando nas cores, preto,branco, cinza, roxo eu penso logo em amarelo, que fica bem com preto, branco e cinza e contrasta com o roxo, mas tem que escolher muito bem este amarelo prá não ficar demais. Pense em um amarelo que não seja gritante, nem vivo demais, mas também não pode ser um amarelo palha clarinho por exemplo, pq não vai enfatizar muito. Pense em um amarelo tipo dourado, mas claro.
Teste bastante. Mas não colocaria mais uma cor diferente na outra sala não. Usaria tons diferentes de uma das cores já usadas na outra sala, por exemplo, o cinza.
Bjos
Rosana

lizeth · 28 de março de 2010 às 18:58

Ola Ro.minha sala é retangular,quase toda ela é janela,e bate sol a tarde toda,esquenta demais,alguma dica de cortina,que deixe pasar a claridade de dia mas que não pase o calor,pelo menos o menos possivel?algum tecido que me recomendes? eu queria usar essas de roll-on.obrigada

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 23:16

Oi, Liseth!
Uma idéia é persiana metálica, celular ou rolo com tela solar, atrás da cortina, de forma que vc possa controlar a luz e proteger o tecido. Uma cortina de tecido fino com forro de xantungue, tergal verão, gabardine ou brim tbém suportaria o sol por um bom tempo, mas acredito que vc deseja controlar a luminosidade e não aquecer a sala. Então, acredito que a persiana com um xale ou cortina na frente é a melhor idéia. Neste caso, o tecido pode ser sintético (organza sintética ou voal por exemplo) que suporta melhor o sol e pode ser lavado em casa.
bjos
ROsana

Talita Kipgen · 28 de março de 2010 às 13:43

Oi Rosane, queria uma ajuda sua… estou decorando meu quarto e não sei que cores usar… primeiro, porque eu costumo enjoar de tudo com muita facilidade… Até agora, a sapateira (que fica em frente à cama) é marrom (MDF imitando couro) e o papel de parede (sem desenhos, só com textura), acima dela tem um tom de bege e marrom… as cortinas são beges… tenho pavor de um quarto todo bege, e estava pensando em fazer a cabeceira marrom… que cor contrastante eu poderia usar e onde? Só na roupa de cama? E o esquema das cores equidistantes, quais eu poderia combinar com o marrom, e onde? Ah, mais uma coisa: meu marido adora espelhos e quer usar no painel em volta da cabeceira.. é muita informação? Obrigada!

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 12:47

Oi, Talita,
Suas cores são todas neutras, inclusive o marrom da cabeceira que é uma boa idéia. Então, eu acrescentaria cores vivas e fortes nos detalhes e roupa de cama , como azul royal OU vermelho Ou até o 2 que ficam bem tbém. O espelho só é ruim qdo reflete quem está deitado na cama ou uma bagunça que vc quer esconder, mas realmente não exagere colocando espelho por todo o lado, ok ?
bjo
Rosana

Zilda Rocha · 28 de março de 2010 às 09:23

Oi Rosanafe, acabo de alugar um apartamento relativamente pequeno. A sala retangular para dividir em dois ambientes. Os moveis de jantar sao brancos com detalhes em preto, quero colocar um safa novo,mas nao sei qual cor ficaria bem uma vez que a parede atraz onde ele vai ser posto e um vermelho bem vivo , nao quero mudar a cor da parede porque penso ficar ali pouco tempo, nao mais de um ano.Lhe pergunto que cor de sofa ficaria bem na minha pequena sala? muito obrigada. Zilda

Responder

rosanafe · 28 de março de 2010 às 20:37

Oi, Zilda,
Acredito que a cor perfeita para o sofá seria cinza, que é a mistura de preto e branco e combina super bem com vermelho.
bjo
Rosana

Sueliria Duarte · 28 de março de 2010 às 13:06

Boa Tarde.

Olá Rosafane. Adoro ler os post. A minha dúvida é a respeito de paleta de cores. Quando optamos por uma paleta de cores não estamos escolhendo apenas as cores das paredes mas dos futuros móveis, objetos de decoração. É isso?

Agradeço desde já.

Responder

rosana · 28 de março de 2010 às 13:40

Oi, Sueliria,
Isso mesmo, mas tbém piso e teto. Mas muitas vezes deixamos de lado o branco e o preto ao mostrar a paleta de cores de um ambiente.
bjo
Ro

Tania · 28 de março de 2010 às 11:08

Bom dia, gosto muito dos seus posts, estou compondo minha sala que tem muitos detalhes de madeira escura. O sofá é caqui, o piso é madeira escura. como clarear um pouco o ambiente com cortinas e quadros?

Responder

rosana · 28 de março de 2010 às 00:35

Oi, Tania,
Se puder, coloque tapete claro (ou com fundo claro). Não sei a cor das paredes. Se forem areia, branca, bege, use nas cortinas a mesma cor só que um pouco mais escura, bem pouco. Se for branco pode usar bege ou cinza bem clarinhos. Os quadros devem ter cores claras e alegres. Ilumine bem o ambiente e coloque objetos claros, use objetos brancos, bege claro, amarelo claro, nos móveis escuros. No sofá, use almofadas em branco, bege, marrons e vermelhos.
bjo
Rosana

Antonio · 28 de março de 2010 às 07:28

Olá Rosana,

Estou remodelando a minha sala. Tenho uma parede em xisto cor de ferrugem, moveis castanhos e sofa castanho. Pode-me indicar qual a melhor cor para pintar a outra parede aonde vão encostar os moveis. Qual os tons a usar nas almofadas e carpete?
Obrigado.
António

Responder

rosana · 28 de março de 2010 às 20:50

Oi, Antonio,
Me parece que tudo está tendendo para o marrom nesta sala. Então, sugiro que a outra parede seja branca ou off white tendendo para o cinza bem claro, para quebrar esta tendência. Nas almofadas e objetos, tons de bege, e branco e/ou cinza e acrescente uma cor de sua preferência, mais viva, para alegrar, como azuis, por exemplo. Para o tapete, sugiro ou um cru claro, bege ou cinza claro.
abs
Rosana

elaine · 28 de março de 2010 às 16:46

meu sofa da sala é branco de corino, a estante para tv de Led tabaco, o tapete vermelho, as paredes são na cor palha, qual tom que coloco da decoração de parede que colocarei acima do sofá maior da sala? a sala é bem pequena, tem uma porta blindex. Pensei num quadro mais contemporâneo ou uma estrutura metálica de folhagens, tipo de ferro.. o que acham?

Responder

rosana · 28 de março de 2010 às 12:00

Oi, Elaine,
As 2 opções são boas. Verdes, amarelos, marrons e, se quiser, azuis são boas cores para colocar nesta sala.
bjo
rosana

Alessandra · 28 de março de 2010 às 09:16

OLá!
Acabei de comprar um sofá caramelo claro, acho que é caqui o nome da cor. Tenho na sala um papel de parede com flores vermelho queimado com a amarelo. O tapete é cinza, preto e vermelho e tenho um pequeno divã branco com flores vermelhas e detalhes cinza. Isso tudo combina?
Obrigada
Alessandra

Responder

rosana · 28 de março de 2010 às 00:53

Oi, Alessandra,
caramelo, vermelho, amarelo, cinza, preto, vermelho, branco. Na verdade o caramelo, o cinza, o preto e o branco são neutros. E o vermelho e o amarelo são cores análogas. Teoricamente combinam, mas depende da estampa do papel de parede combinar com a do divã, principalmente se eles estiverem perto um do outro. Uma das estampas deve ser mais forte que a outra para ser mais fácil harmonizar. Se o papel de parede tiver uma estampa mais delicada, é bem provável que combinem, mas só vendo mesmo…
Se vc achar que combina e que ficou bonito, tá tudo certo, viu?
bjo
Rosana

Thaynara Santos · 28 de março de 2010 às 12:49

Gostaria de saber que cores uso na parede da sala para dar claridade sendo que o rack é imbuia com preto e o sofá marrom com almofadas bege e detalhes marrom?
E se posso usar listras a meu favor.E quais horizontais ou verticais?

Responder

rosana · 28 de março de 2010 às 19:12

Oi, Thayanara,
Vc pode optar por brancos off white tendendo para o amarelo ou para o bege ou cinza, bem claros, nas paredes. Listras podem ser colocadas nas paredes ou nas cortinas e se devem ser horizontais ou verticais, depende do pé direito de sua sala. Se quiser que pareça mais alta do que é , verticais. Se quiser que pareça mais larga, horizontais.. mas não esqueça que as listras horizontais farão o ambiente parecer mais baixo tbém ( e vice-versa).
bjo
Rosana

SILVIA · 28 de março de 2010 às 21:51

ROSANA,

MINHA SALA DE VISITA É PEQUENA. O SOFÁ É PRETO, AS PAREDES CINZA BEM CLARINHO(GELO). TEM DOIS PUFFS PRETOS COM LISTAS BRANCAS,RAQUE NA COR TABACO ESCURO COM DETALHES PRETO, MESA LATERAL TAMBÉM TABACO. EU COLOQUEI ALGUNS ENFEITES DA COR BORDÔ/ABAJU. AS ALMOFADAS SÃO ROXA E VINHO. EU ACHO CHIQUE O PRETO E O VINHO, MAS TAMBÉM NÃO SUJAM FACILMENTE.TENHO QUADROS LINDOS BEM COLORIDOS.TENHO TAMBÉM MUITAS FLORES E VELAS, POIS ADORO! AS FLORES SÃO VIOLETAS E VINHO. QUERO DÁ UMA INCREMENTADA COM PAPEL DE PAREDE E PRECISO MUITO DA SUA OPINIÃO SOBRE TUDO QUE FALEI!
BEIJO,
SILVIA.

Responder

rosana · 28 de março de 2010 às 17:50

Oi, Silvia,
Imagino que sua sala seja bem iluminada, pois todas as cores são escuras. Vc não sente falta de cores mais claras ? Se não, tudo bem!!! Em relação ao papel de parede, imagino que vc queira colocar em somente uma parede, certo ? Eu sugiro que vc pense em um papel com fundo semelhante ao das suas paredes (cinza) e desenhos, leves, simples e pequenos (compatíveis com o tamanho da sala) em tons de lilás e vinho. Ou somente uma destas cores. Nada pesado demais,pois as cores já são bem fortes, ok ?
beijoca
Rosana

SILVIA · 28 de março de 2010 às 23:55

ROSANA,
MUITO OBRIGADA, POR SUA AJUDA. VOCÊ FALOU EM CORES MAIS CLARAS…PODERIA SER NAS ALMOFADAS? QUAIS CORES FICARIAM BEM? PODEM SER LISTRADAS OU FLORAIS? TAMBÉM QUERO COMPRAR UNS ENFEITES DE LOUÇA COLORIDA TIPO SOLITÁRIA PARA COLOCAR AS FLORES QUE JÁ TENHO. QUE CORES FICARIAM BEM? E UMA PEQUENA CORTINA NA JANELA, QUE COR SERIA? FICA BEM VOAL, TIPO FININHA E TRANSPARENTE?

ABRAÇO!

Responder

rosana · 28 de março de 2010 às 01:42

Oi, Silvia,
Sim, poderiam. As cores: lilás, azuis, cinza claro (vc pode tbém usar algumas das cores dos quadros que considerar que ficam bem. Escolha 2 que combinem entre si neste caso). Pense nas mesmas cores para enfeites e almofadas. Podem ser listrada e/ou florais. Listras e flores, na mesma cor, ficam bem. Ou conjuntos com listradas e lisas com as cores das listras. Se vc não tem problema de sol batendo dentro de casa ou de privacidade invadida se colocar voal, use sim. É ótimo. A cortina poderia ser em cinza um pouquinho mais escuro que a cor das paredes.
bjo
Rosana

Dineia Faustina Santos · 28 de março de 2010 às 22:17

Olá, estou em fase de acabamento em minha casa e gostaria de saber se verde musgo combina com a cor palha, o ambiente é o seguinte: cor palha em tres paredes e verde musgo na parede onde tem grafiato onde colocarei minha tv, gostaria de saber o mais rápido possivel, obrigada.

Responder

Rosana Silva · 28 de março de 2010 às 15:02

Oi, Dineia,
Infelizmente atrasei a resposta, espero ainda lhe ajudar: O verde musgo combina sim com o palha. È uma boa cor para fundo de tv. Mas vc não disse a cor do móvel onde ela está. se for madeira clara ou branco é ótimo.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!