Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos

As cores na decoração(2)

No post AS CORES NA DECORAÇÂO(1) falei sobre os esquemas de cores Acromático, Neutro e Monocromático.

Agora vamos falar dos esquemas de cores contrastantes:

Quando usamos esquemas  harmônicos, as cores são como coadjuvantes:  tem um papel importante, mas o foco da decoração do ambiente (em geral) é um outro elemento da decoração, como um móvel, um detalhe arquitetônico, etc. Já no esquema de cores contrastantes (e em geral tbém) as cores são o foco, o destaque. São elas, principalmente, que chamam a atenção no ambiente.

Os esquemas contrastantes são mais dinâmicos e vivos e usam uma característica das cores que é a seguinte: Quando usamos uma cor junto a  sua cor complementar, as 2 são exaltadas.Como é isso ?? –  Vc está se perguntando…

Vou explicar: Temos as cores primárias – aquelas que não se consegue criar com a mistura de outras cores – que, no nosso caso, são Vermelho, Azul e Amarelo – e temos as cores secundárias, que são cores criadas com a mistura das primárias 2 a 2 :   Vermelho+Azul=> Violeta Vermelho + Amarelo => Laranja Azul + Amarelo => Verde. Se misturarmos as 3 cores primárias teremos o preto.

esferas_secundarias1

cores1circulo-cromatico1

(O último círculo cromático acima é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

E o que os estudiosos descobriram? Que quando colocamos lado a lado, por exemplo, o Vermelho(primária), com o Verde (que é a mistura das 2 outras primárias, Azul e Amarelo), tanto o verde como o vermelho parecem mais vivos, mais vibrantes, por isso esta combinação é chamada Combinação Contrastante.

Claro que acontece o mesmo com o Azul (primária) e o Laranja (vermelho + amarelo)  e com o Amarelo (primária) e o  Violeta (vermelho+azul).

O círculo com um monte de bolinhas coloridas, acima, é uma representação simples do chamado Círculo Cromático. Veja que ele mostra muitas informações: As cores quentes – vermelhos / amarelos, As cores frias – verdes/ azuis,  as cores harmoniosas (que são as que estão lado a lado – vermelho, vermelho-alaranjado e laranja, por exemplo) e as nossas combinações contrastantes – que, estão sempre em frente uma da outra.

decorpadDOTcom141

 

anhtracominhdotcom2

Então, finalizando, vc pode criar combinações contrastantes fortes, usando as cores contrastantes OU vc pode atenuar um pouco este impacto usando, ao invés da cor diretamente à frente, uma das cores ao lado da que está diretamente à frente, entendeu ? Por exemplo: Ao invés de usar laranja e azul , use laranja e este lilás azulado entre o azul e o violeta. Vai ficar bonito e mais suavizado.

Outro esquema contrastante muito interessante é o triádico, que usa 3 cores, da seguinte forma:  Observando o Círculo de cores, escolha uma cor,qualquer cor,  por exemplo o AZUL,  pule 3 cores e pegue o AMARELO, pule + 3 cores e pegue o Vermelho.  (Prá falar difícil : Usa cores equidistantes no círculo..).

O último esquema contrastante é o que usa  2 duplas de contrastantes, por exemplo: Vermelho ,Verde, Laranja , Azul. Muito cor, não é? Por isso é um esquema difícil de usar e muito impactante.

galleryapartmenttherapy1

jessicasprinkelcom141

asaabrilcombr111

Perceba nas fotos que em geral, os esquemas contrastantes são usados sobre uma base harmônica, isso é: Os grandes elementos da decoração, como as paredes, sofás, etc são neutros e os elementos menores é que usam o esquema contrastante. Isso para amenizar o impacto do contraste e dar vivacidade à base harmônica.

Continue lendo sobre os posts sobre cores. Mas no próximo falo de BRANCO e AZUL

Posts relacionados

Comentários:

Rosana Silva · 28 de Março de 2010 às 00:18

Oi, Helaine,
O azul tipo o Rio Danúbio da Suvinil fica super bem como o palha.
Mas se quer manter a neutralidade com um marrom como o Ninho ou o Cristal de Pirita que é mais claro.
bjo
Rosana

Responder

Anderlon · 28 de Março de 2010 às 14:44

Olá Rosana,

Tenho cortinas café com leite e móveis madeira escuro, estou pensando em pintar as paredes da sala de azul claro, mas estou na dúvida sobre a cor sobre tom que combina com azul, e se aplico textura ou não, pensei em marrom claro, grafite escuro, mas qual a dica?

Na sala de Jantar ou estar em apartamento pequeno?

Responder

Rosana Silva · 28 de Março de 2010 às 11:41

Oi, Anderlon,
Entre as cores que vc pensou eu prefiro o marrom com o azul. Ele não escurecerá tanto o ambiente como o grafite. Já em relação a textura, hoje as texturas usadas são muito mais delicadas que as antigas. Dê uma olhada no item Efeitos Decorativos deste guia da Suvinil : https://www.suvinil.com.br/pt/guia-de-pintura.aspx
abs
ROsana

edicarla · 28 de Março de 2010 às 15:09

Ola,queria muito tirar uma dúvida,
Tenho dois ambientes integrados,sala de estar e jantar,e optei em colocar um azul patinado numa parede Unica dessa sala.Queria POR detalhes vermelhos pra contrastar e também é uma cor que gosto muito
,fica boom???

Responder

Rosana Silva · 28 de Março de 2010 às 01:09

Oi, Edicaria,
Azul e vermelho ficam bem juntos, E se o azul da parede for mais leve, acinzentado, vc pode usar vermelho mais vivo.. Já se ele for vivo, use vermelhos menos vibrantes.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!