Sala de Estar Sala de Jantar

Decoração – Pequenas salas

Infelizmente a tendência é que tenhamos cada vez menos espaço e por isso, a procura por soluções para decoração e organização de pequenos espaços é muito grande.  E apesar de falar muitas vezes que, não importa o tamanho do espaço que eu mostre aqui, há sempre um detalhe que vc pode adaptar ou usar na sua casa, nada melhor do que ver um espaço que parece com o seu e do qual vc pode tirar muuuuuitas idéias, certo ?
Então, vamos lá a uma seleção de fotos de salas pequenas, bonitas e com grandes idéias de decoração:

1) Colocar prateleiras estreitas em uma das paredes é uma boa estratégia para salas pequenas (mas mantenha arrumada e não “encha de bagulhos”, pf!) 2) Uma sala pequena pode ter uma parede escura SE houver boa iluminação natural e/ou vc acrescentar elementos claros 3) Bancos em L são perfeitos para salas pequenas. A mesa, neste caso, deve ter os pés mais para o centro, não esqueça!

1) Não adianta: Espaço pequeno -> Móveis pequenos! Sofás de linhas retas, com braços estreitos, cadeiras ao invés de poltronas.. O espaço vazio É IMPORTANTE!  2) Mesas redondas são ótimas, pq apertando , sempre cabe mais um! (Se vc colocar cadeiras menos espaçosas que estas da foto, melhor ainda, viu? 3) Os espelhos, sempre eles…Não precisa nem falar, né? 2)  3)

1) Móveis retráteis, cadeiras de pouco volume, uso das paredes… tudo isso ajuda o espaço pequeno a ser mais funcional. 2) Tá bom, vc gosta de móveis espaçoooooosos, confortáaaaveis… : Deixe espaço mínimo de 45cm para circulação e invista em em cores similares ou iguais às paredes (o móvel “some”!) ; 3) Mesa encostada na parede, banquinhos que podem ficar embaixo dela – Pronto! Quando não estiver usando, eles não vão ocupar espaço!

 

1) Se a sala é muito estreita, esqueça a mesa de centro, mas não deixe o pessoal “na mão” e coloque mesas laterais! 2) Veja só como afastando o sofá da parede vc pode, derrepente, criar um espaço muito útil!

Além disso: Use puffs ou bancos que podem ser mesa ou assento e lembre-se que móveis escuros parecem menores e paredes DEVEM ser usadas!

Fotos dos sites e blogs: Casa Abril, amerrymishap, yoquesedreamhomes, veneer, alifesdesign, Alkemie, tudoedimais, achados de decoração, arquiteturadoimóvel (ótimo blog!) e cafofofino

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

Maristela · 19 de maio de 2011 às 17:23

Olá, tudo bem? Passando para dizer que tem selinho pra vc lá no meu cantinho.
http://cantinhodamarimesquita.blogspot.com/2011/05/o-primeiro-selinho-gente-nunca-esquece.html
Beijocas…

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 18:43

Oi, Maristela!
Ah! Que legal! Puxa,muito obrigada, viu ?
Vou postar logo logo
Fiquei muito feliz com a lembrança e o carinho.
bjos
Rosana

Kelly · 19 de maio de 2011 às 13:08

Amo suas dicas. Parabéns pelo seu trabalho! Ajuda muita gente que não tem noção de decoração e dá um norte até para aqueles mais entendidos do assunto. Preciso de uma sugestão. Minha sala de estar é junto com a de jantar e minha mesa é redonda, de quatro cadeiras. Posso colocar uma mesa lateral redonda, ou é melhor quadrada para contrastar com a de jantar. Não tenho muito espaço e uma deverá ficar bem próxima a outra. Tenho receio de atrapalhar a circulação, mas não tem lugar para o abajur, que é o meu desejo para compor a decoração do espaço

Um abraço

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 20:09

OI, KELLY!
Obrigada! Na verdade vc pode colocar tanto uma quanto outra mesa, não é obrigada a seguir a redonda do jantar no estar. Outra idéia, já que vc tem pouco espaço e deseja mesmo é um abajur, é um abajur de pé. Já pensou nisso?
bjos
Ro

Renata · 19 de maio de 2011 às 12:03

Olá Rosana, tudo bem!!!!
Muito obrigada pelas dicas, foram ótimas!!!
Vou fazer exatamente assim, rsrs!!!
Só tenho uma dúvida e medo de ter muita informação nessa sala que eu acho pequena:esqueci de te falar que embaixo do painel com a tv e as prateleiras que vc disse que fica legal, pensei em botar um pequeno móvel fino (tipo esse do post pequenas salas dia 19-05)entao:eu tiro a mesa de centro pq acho que vai ficar muito apertado…..
sou muito insegura com decoração, só falta esta dica para começar as comprar os móveis!!
Ah, já votei no top blog brasil, boa sorte!!!!
Beijosss!!!!

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 18:40

Oi, Renata!
Perfeita a sua idéia, vai melhorar muito a circulação.
Puxa, obrigada pelo voto! Pede a família toda prá votar que eu fico mais feliz ainda! rs!
beijocas e boa sorte com sua decoração. Se desejar, mande fotos quando estiver pronta. Eu faço um post legal sobre o antes de depois (aliás, tira fotos do antes , rs!)
RO

Sonia · 19 de maio de 2011 às 20:52

Olá!
Os ambientes são muito lindos, práticos a aconchegantes, ficou faltando em alguns ambientes o que é novidade no mercado Lareira Ecológica.
Abçs.

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 09:52

Obrigada, Sonia!
beijos
RO

Kath · 19 de maio de 2011 às 09:27

Olá, tenho uma dúvida, o que podemos fazer em áreas livres embaixo da escada, na sala?? a escada é de 3 fases, como que formando um ” [ ” pra ir pro andar de cima rsrs

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 14:10

Oi, Kath,
Mande fotos para mim. Rosana@simplesdecoracao.com.br. Como ando enrolada, pode demorar, mas lhe respondo.
bjos
Rosana

Lívia Lorensini Tavares · 19 de maio de 2011 às 13:01

Olá, tenho um apartamento antigo, mto gostoso mas a sala nao tem janela, so uma porta pequena de vidro, como faço pro ambiente ficar mais agradável?

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 11:15

Oi, Livia,
Use cores claras, abuse do branco e coloque boa iluminação.
bjo
Rosana

Dayana · 19 de maio de 2011 às 23:44

oi estou reformando minha sala só q ela é pequena mais tenho filhos pequenos e nao queria uma sala muito clara qual a dica q vc pode me dar ?

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 11:28

Oi, Dayana,
Se vc não quer escurecer o ambiente mas tbém não quer branco devido às crianças, use cinza médio. Ele disfarça bem a sujeira.
bjos
Rosana

luzia gonçalves · 19 de maio de 2011 às 21:39

quero uma dica como decorar minha sala que vai ficar muito pequena,2,5 por 3 bjs

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 12:22

Oi, Luzia,
Coloque somente os móveis necessários, que eles sejam pequenos, compativeis com o tamanho da sala, pense sempre na circulação, use cores claras e cores mais fortes nos detalhes. Prefira tbém móveis multi uso, que podem ser dobrados, esticados, colocados sob outros qdo não estiverem sendo usados. Coloque poucos objetos de decoração e de tamanho médio a grande.
bjo
ROsana

wanderlucia · 19 de maio de 2011 às 22:39

Boa noite se eu te enviar uma foto do meu quarto e da minha sala vc pode me dar uma dica de pintura e decoração ? Estou com muita duvida eu quero um ambiente no quarto e na sala bem aconchegante e suave.

Grato wanderlucia

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 12:47

Oi, Wanderlucia,
Gratuitamente respondo somente a questões específicas. O que vc deseja é um projeto. Caso esteja interessada, envie a planta baixa, ou um desenho com as medidas e as fotos que lhe envio um orçamento em 4 a 6 dias úteis.
abs
Rosana

joao · 19 de maio de 2011 às 23:21

Oi, descobri hoje o blog e adorei. Tenho uma dúvida. Tenho uma sala pequena, um sofa chase com as duas poltronas retráteis, ele é marrom e o coloquei contra uma parede vermelha, de frente para o home. No centro não dá pra colocar mesa. Em um dos lados coloquei uma mesa de demolição mais baixa, que terminou de ocupar o restante desta parede. Pensei em colocar em cima livros, luminária. Fica estranho que a mesa seja um pouco mais baixa que o sofa? E na lateral tenho espaço para duas poltronas, que não sejam muito profundas. Elas devem ser iguais, uso que cor? A peça é bem iluminada, será que o marrom tá bem com a parede vermelha? Pensei em usar bastantes quadros com moldura branca pra dar um contraste. Posso colocar o tapete combinando com a parede ou com o sofá? Gostaria de uma ideia. Att. joao

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 13:03

Oi, João,
Não tem qquer problema a mesa ser um pouco mais baixa que o sofá. As cores marrom e vermelho combinam bem. Livros e luminária são perfeitos , só não encha com muita coisa a mesa. As 2 poltronas podem ser estampadas (podem ser listras) com por exemplo, bege e marrom e vermelho, por exemplo. Ou só bege e marrom. Os quadros com moldura branca ou bege ficarão bem. O tapete pode ser em um marrom médio.
bjos
Rosana

luciana · 19 de maio de 2011 às 00:33

olá

estou reformando meu apto e surgem duvidas o tempo todo.Escolhi um sofá com assento retrátil em sued na cor cinza.minha cozinha é branco e preto e estoun achando tudo muito frio e quero uma cor para uma parede.O q devo usar pra quebrar essa monotonia??

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 00:38

Oi, Luciana,
Se vc gosta de ambientes tranquilos e quer liberdade para compor e modificar, sugiro que coloque as paredes em um bege , tipo marrom clarinho e coloque almofadas e outros itens em vermelho (fica ótimo com cinza), marrom, branco, bege e se quiser, laranja.
bjo
Rosana

Aline · 19 de maio de 2011 às 11:12

Olá gostaria de um sofa “colorido” um azul sabe uma coisa bonita e elegante, mas que cor? com poltronas estampadas, mas como? Quanta duvida na hora da decoração.

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 00:59

Oi, Aline,
É difícil lhe ajudar, pois vc tem que ver o conjunto, o restante das cores da sua sala. Elas combinam com azul ? Há algo azul na sua sala hoje ? Azul fica bem com marrom e bege (é bem chique), com verde e branco (é refrescante), só com branco (+ Clássico)… Depende do seu estilo e gosto.
bjos
Rosana

adriana · 19 de maio de 2011 às 21:32

Ola gostaria de uma ideia para sala de estar, é pequena (16mt) pintei uma parede de vermelho e as outras tre de marfim. Meu sofa antido é de cor preta e fiz uma bancada d egranido com tijolos de vidro e pedra pedra. Como devo ousar na arrumação. Pensei em colocar uns puff e coloacr uma espelho na parede, Me ajude o q faço…

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 02:04

Oi, Adriana!
Coloque o puff se houver espaço e o espelho se a visão que ele vai refletir for boa. Sugiro objetos em cores claras, branco, verde oliva OU branco e amarelo tipo ouro velho, para clarear o ambiente.
bjo
Rosana

Saula · 19 de maio de 2011 às 13:28

Prezado, boa tarde! Minha sala e pequena também com os seguintes itens:
– sofá verde claro / rack com duas gavetas grandes branco e baixo / TV LED / tapete bege fofo / luminária de madeira com vidro / mesa de 06 lugares branca com cadeiras bege / espelho com moldura branca em parede texturizada verde. Gostaria de colocar cores para dar o contraste e também quadros. Praticamente não tenho objeto de decoração pois não gosto de ambiente muito poluido e também não sei o que comprar. Pretendo colocar um painel para a TV. Quais cores e objetos vcs sugerem? Obrigada

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 13:38

Oi, Saula,
As cores que vc tem hoje são verde claro, branco e bege. Cores que vão bem com estas são: Laranja e vermelho , que constrastam bem com o verde, avivam e aquecem o ambiente OU Azul, que combina com ele trazendo um clima mais tranquilo. Além disso, marrons podem ser usados em qualquer das 2 escolhas. Os objetos podem ser nestas cores e o painel pode ser em madeira clara.
bjos
ROsana

Gabriela · 19 de maio de 2011 às 10:55

OLá, conheci hoje o blog e adorei, parabéns!!

Gostaria de uma dica. Quero colocar um vaso de flor natural (chão), ao lado da estante/tack e uma mesa ao lado do sofá, porém não sei que cores escolher. O sofá é cinza e a estante branca e tabaco. Penso em colocar um lírio da paz, em um cachepot branco ou tabaco, e a mesa pequena, quadrada, para colocar um vaso e porta retrato. O que acha? Qual a sua dica?

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 15:53

OI, Gabriela,
Obrigada!
Cinza, branco e tabaco são cores neutras, logo, permitem o uso de muitas cores, mas se o piso for escuro, o vaso branco dará mais contraste. Qto à mesa, pode seguir as cores da estaate ou só uma delas.
bjos
Rosana

sandra · 19 de maio de 2011 às 20:38

meu sofá e verde oliva estou precisando de dicas par os arranjos e quadros

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 01:49

Oi, Sandra,
É difícil pq vc não disse a cor das paredes, cortinas, piso… E tudo isso importa.
aguardo
abs
Rosana

Claudia · 19 de maio de 2011 às 00:10

Por favor, estou numa duvida cruel , gostaria de saber se revestimento beje claro combia com vermelho tocado a ceramica. É para cozinha na casa de sitio,
no beje vai somente uma faixa vermelha.O piso é um beje meio mesclado claro. Gostaria muito de saber se fica bom!!! Obrigada.

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 19:29

Oi, Cluadia,
Bege combina super bem com vermelho. Provavelmente vai ficar legal.
bjo
Rosana

Marcele · 19 de maio de 2011 às 20:46

Olá, gostaria que você me ajudasse. Comprei um sofá na cor verde oliva. Qual cor posso colocar na cortina e no tapete. Meu rack é na cor tabaco. Se for pintar uma parede de fundo, vc indica uma cor clara ou no mesmo tom do sofá?

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 01:58

Oi, Marcele,
verde oliva fica bem com beges, marrom claro, por exemplo. Se a parede é a que está o sofá não pinte da mesma cor, mas sim de um marrom médio, por exemplo. Se não está, esta é uma boa idéia – verde oliva que pode ser igual , mais claro ou mais escuro que o sofá, mas a mesma cor, ok ?
bjo
Rosana

Catia · 19 de maio de 2011 às 09:23

Oi

Coloquei na minha sala sofas e poltronas de diferentes estilos, nas cores bege médio, marrom escuro com estampas e vermeljo e vermelho liso, a parede é amendoa clarinho, piso e forro em madeira bem escura. que tipo de quadro posso colocar? o tapete pode ser vermelho? Cortinas tem que combinar com o quê?

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 20:15

Oi, Catia,
Coloque quadros que tenham as cores que já existem na sala mais verde, para contrastar com o vermelho da sala. Acho que o tapete poderia ser marrom, que combina com bege e vermelho. O vermelho faria as poltronas em vermelho ficarem meio apagadas e se forem vermelhos diferentes não vai ficar bem. As cortinas podem ser de uma cor um pouco mais escura ou mais clara que as paredes.
bjos
rosana

ANGELITA · 19 de maio de 2011 às 23:01

PINTEI MINHA SALA DE BRANCO POR CAUSA DA CLARIDADE QUERO CORTINAS, SOFAS, PAINEL E RACK NAS CORES MARROM E TABACO, MINHA DUVIDA É A PAREDE DE FUNDO ONDE VAI O PAINEL E RACK QUERIA DE UMA COR DIFERENTE ESCURA, PENSEI NO MARROM,MAS FIQUEI COM MEDO, OQUE ACHA QUE DEVO FAZER?

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 12:38

Oi, Angelita,
Cuidado com o excesso de cores escuras. Sugiro que as cortinas e sofás tenham cores mais claras, pode ser até um marrom bem clarinho ou bege. O painel se for pequeno pode ser em marrom sim.
bjo
rosana

Marcela · 19 de maio de 2011 às 13:26

Olá! Tenho um sofá verde oliva (ele não é escuro, é um pouco acinzentado) as paredes pintei de bianco sereno (sherwin William) e os móveis são escuros, o piso é bem claro (bege clarinho). Preciso de uma cor para a cortina e preciso comprar 2 poltronas e não sei qual cor comprar, uma vez que a sala de jantar é no mesmo ambiente da sala de estar e as cadeiras são estofadas na cor marrom claro. Pensei em comprar as poltronas cinza claro e decorar com almofadas vermelhas (vinho). O que acha? Help me, please!? obrigada.

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 00:14

Oi, Marcela,
Sugiro que as cortinas sejam em um tom parecido com o das paredes e as poltronas podem ser listrada com marrom, verde, vermelho, com almofadas lisas em verde oliva. Mas a sua idéias de cinza claro com almofadas em vermelho ficará mais suave, mas poderia colocar as almofadas neste caso estampadas com estas cores já existentes na sala mais vermelho ou laranja.
bjo
Rosana (desculpe a demora)

aline · 19 de maio de 2011 às 23:51

Minha sala é pequena, bem pequena mesmo, meu sofá é preto e tem uma parede com textura vermelha, a cortina é branca as almofadas são vermelha com maron bem clarinho e o crapete marronzinho bem clarinho. Quero mudar porfavo me ajuda a deixar o ambiente maior e mais aconchegante.

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 00:41

Oi, aline,
Mude a parede de textura para um cinza médio para claro e acrescente itens em tons de cinza e branco por toda a sala.
Isso já vai dar uma clareada
bjo
Rosana

Ligia · 19 de maio de 2011 às 10:08

Oie..uma pequena dúvida…
Comprei um sofá cinza (não tão claro não tão escuro…hehehe) e minha mesa de jantar será de madeira…
Qual é a melhor cor de madeira para combinar com cinza?
Obs.: Quero dar uma misturada entre moderno e rústico na decoração!
O marceneiro deu isso tudo de cor pra escolher e agora? hahaha
http://www.duratex-madeira.com.br/Duratex/web/produtos/pattern/?id=2&subtype=3
Beijos!
Adoro o site!!!!

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 16:34

OI, Ligia,
Não sei se vc está falando da cor da mesa de jantar ou do piso, mas como mandou um link para laminados, acredito que seja cor do piso. Atualmente há uma tendência para pisos mais claros em laminado. Mas isso depende do todo, é meio difícil lhe dar uma sugestão. O que posso lhe dizer é que se vc quer que o piso fique do lado do moderno, escolha as cores mais claras. E que o sofá cinza é neutro, então combina com praticamente tudo. E se deseja enfatizar a mesa, que ela seja bem diferente da madeira do piso.
bjo
Rosana

Bianca · 19 de maio de 2011 às 12:55

Oi!!!

Tenho um parde sofá com os acentos e os braços verde musgo bem claro e seus encostos
são listrados de tons de verde musgo que variam de claro a escuro…e queria colocar algumas almofadas neles mas que ficasse um ambiente alegre e gostoso. Já cheguei a encomendar umas almofadas verde musgo do tom escuro para dar uma equilibrada no sofá mas queria uma outra cor que combinasse e ficasse divertido, já pensei em caramelo, mostarda, prata e laranja não muito forte mas queria uma opinião de cor pois não entendo nada disso.
Obrigada!!!

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 18:00

Oi, Bianca,
Das cores que vc escolheu eu não usaria o prata. O verde fica divertido com laranja e violeta.
bjo
Rosana

Aline · 19 de maio de 2011 às 09:36

Bom dia, comprei um apartamento e não gostei do piso (azulejo) pois ele é um pouco crespo e de duas cores e queria liso e de uma cor só. Não temos condições financeiras para trocar. Tem alguma idéia mais barata para resolver meu problema. As lajotas atuais não vão combinar com a decoração que quero fazer.

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 19:15

Olá, Aline,
Vc pode colocar cerâmica sobre o piso atual. Mas a base tem que ser muito bem nivelada. Contrate mão de obra com referências neste tipo de serviço.
abs
Rosana

Sofia · 19 de maio de 2011 às 21:32

Olá, minha sala de estar o q predomina é o grafite. O sofá é grafite com as almofadas (encosto) branca com grafite em forma de labirinto, o rack é branco com grafite, a cortina é branca, as paredes são brancas e o piso é branco com suaves detalhes cinza, ou seja, está tudo muito sem vida, sem cor. Eu gosto de cores, porém como estou montando minha casa agora fiquei com medo de errar e achei o preto e o branco mais neutros. A casa é alugada, não gostaria de pintar paredes, nem usar adesivos. Pretendo comprar uma planta artificial, um centro, uma mesa de canto, também pensei em um tapete, mas sou mto alérgica. O que vcs poderiam me sugerir em cores e decoração? que tipo de centro e mesinha ficaria mais legal?

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 20:18

Oi, Sofia,
O grafite, preto e branco são cores neutras. Vc pode acrescentar cores sem medo. Sugiro objetos e almofadas prata, vermelho e azul acinzentado. Não compre planta artificial, mantenha plantas verdadeiras. Dão trabalho mas são mais bonitas. Existem tapetes antialérgicos e tapetes de fibras que atacam menos os alérgicos.
Objetos de prata no centro de mesa seria legal. A mesinha pode ser em vidro e aço.
bjo
Rosana

Rosa Virginia · 19 de maio de 2011 às 14:40

Genteeeeeeeeeee!!!!

AAAAAAAAAAAmeei tudo! este site é d +!!!

Beijos daqui,

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 17:58

Obrigada, Rosa Virginia!
bjo
Rosana

Sofia · 19 de maio de 2011 às 22:12

Olá, enviei um comentário solicitando uma ajuda desde 24/02. E ainda está aguardando moderação??????

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 22:23

Oi, Sofia,
Infelizmente sim, desculpe. Tenho 212 comentários e 51 e-mails com dúvidas para responder. O Simples Decoração é a Rosana (esta que te escreve) que faz os posts, estuda, pesquisa e ainda vive nas horas que dá… Mas não estou reclamando. Faço tudo com muito prazer, recebendo ou não para isso. Prometi que nenhum comentário ou e-mail enviado para mim ficaria sem resposta, como acontece muito por aí, e estou mantendo minha promessa. Mas recebo mais de 50 e-mails e comentários por dia. Não dá para não demorar. São quase 23 horas e ainda estou trabalhando, provavelmente até as 2 horas da manhã e faço isso todo dia, inclusive sábados e às vezes domingos, faz 4 anos. Desculpe o desabafo, mas me esforço muito para atender a todos. Por favor aguarde um pouco que vou lhe responder, ok ?
bjo
Rosana

bruna · 19 de maio de 2011 às 15:01

oi,tenho uma duvida sobre minha sala,ve se voce pode me ajudar!
minha sala e pequena,o movel e imbuia com preto e o sofa branco,a cortina e bege,e as paredes brancas e tenho uma parte da sala que nao é tao utilizada pois a parede e bem menor “e nao da pra nada”,meu marido quer montar um bar,queria uma dica de como montar um bar nesse canto e deixar um ambiente bem agradavel para os amigos,ah e gostaria de saber se eu colocar uma mesa atras do sofa ira ficar muita informaçao!?

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 21:25

Oi, Bruna,
É impossível dizer sem ver o ambiente. Caso queira, envie fotos (em tamanho pequeno) para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Aurideia · 19 de maio de 2011 às 11:09

Adorei as opções, você tem um ótimo gosto. Lindos ambientes. Mas por incrível que pareça meu “apertamento” é menor que esses. Imagine o que posso fazer com 40metros quadrado (todo o apt), a sala é 4 metros e meio, quase nada né? Não consigo decora-lo, fui levada pela beleza e comprei um sofá espaçoso e caro(agora não dá pra desfazer dele),sinto falta de uma mesa por menor que seja, mas não consigo ver onde a coloco. Você poderia me ajudar mesmo sem conhecer meu ambiente?
Abraços!

Responder

rosanafe · 19 de maio de 2011 às 00:01

Oi, Aurideia,
Infelizmente não posso ajudar sem ver o ambiente. Mas será um um puff que vc possa usar como mesa e guardar ou colocar abaixo de algum móvel não resolve ?
bjo
Rosana

FABIANA · 19 de maio de 2011 às 10:19

Gostei muito também! Este site tem seu diferencial em designe para pequenos ambientes. Minha sala é mínima dos minimos e preciso colocar nela, duas poltronas pretas, uma mesa média com quatro cadeiras, um sofá chumbo, um rack médio com televisão, tudo isso vindo de uma mudança de uma casa enorme que eu residia. Estou desesperada sem saber como organizar isso tudo. Minha sala tem exatamente 5 x 3,5m… rsrsrsrs

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 21:14

Oi, Fabiana,
Obrigada. Se a sala não permite todos estes móveis, já que vc não pode mudar a sala, deve repensar os móveis… por exemplo: A mesa de 4 cadeiras pode ser trocada por uma extensível, com 2 cadeiras e 2 puffs que podem ser usados no ambiente em outros lugares qdo não estiverem sendo usados. Se o rack não dá, pense em colocar a TV em um painel e fazer prateleiras o máximo estreitas para os equipamentos. E por aí a fora. Não adianta forçar tudo pois vc vai ter uma casa “entulhada” na qual não irá se sentir bem.
bjo
Rosana

Letícia · 19 de maio de 2011 às 09:48

Bom dia, gostaria de saber se o sofá, na frente da janela, tem algum problema na funcionalidade. Minha sala tem 3m de largura por 4,56 de comprimento e as janelas são na parede de 3m.

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 23:28

Oi, Leticia,
Se o sofá na frente da janela proibir o acesso à ela, isso é ruim. Assim como o sofá ficar muito encostado na janela (imagino que a janela terá uma persiana ou cortina,certo?) Considerando que tenha persiana ou cortina, neste caso elas podem não ir até o piso. Se forem, que possam ser movimentadas sem grandes problemas.
bjo
Rosana

Nina · 19 de maio de 2011 às 11:22

Olá tenho uma pequena sala que estou transformando em sala de tv e de trabalho. Ela mede 2,50×3,35.
Em uma das paredes(toda ela) já tenho uma estante, que pretendo manter. É um móvel escuro com as prateleiras de vidro o que dá uma sensação de abertura. Na parede de frente a essa tenho uma chaise marrom café, que tb quero deixar pois é uma peça muito linda!
Em uma das outras duas paredes, a janela, que toda quase toda ela e a outra vazia, talvez aí a tv.
Gostaria de alguma sugestao quanto a tapete, decoracao das paredes,etc
Um abraço!

Nina

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 20:55

Oi, Nina,
A TV frente à janela pode incomodar pela claridade. Se não puder colocá-la na estante pense em cortinas grossas ou que tenham uma forma de escurecer o ambiente qdo necessário. Outra coisa é : Onde vai sentar para ver tv ? Ficará confortável?
O tapete pode ser em um bege claro a médio, pois os móveis são escuros. Na parede vazia pode ser a TV em um painel em madeira ou papel de parede OU prateleiras e/OU quadros com molduras coloridas para quebrar a neutralidade das cores usadas.
bjo
Rosana

Cris · 19 de maio de 2011 às 12:58

Olá… nossa fiquei encantada com o site e com a sua disposição! rsrs enfim, eu reformei o meu quarto e me dei de presente uma cama de casal e um guarda roupa grande tb!
Só que está tuudo branco. No início era o que eu realmente queria. Mas, agora está me dando aflição tudo muito branco…rs

Gostaria de algumas dicas de decoração. Posso enviar uma foto do meu quarto para você dar uma olhada e me ajudar???

Bjs

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 20:15

Oi, Cris,
Infelizmente no momento estou sem tempo para realizar este tipo de consultoria… Desculpe, mas não vai dar.
Uma dica é pintar um dos móveis ou os 2, colocar adesivos, pintar somente partes, enfim, acrescentar cores diminuindo a área em branco.
bjo
rosana

Grazi · 19 de maio de 2011 às 16:47

Olá! Gente, por favor me ajudem… Comprei um ap de 72 m2… Bom, minha sacada eu desmanchei e fiz sala. Só que não sei o que faço com a mesa de jantar o sofá o Rack etc… Queria uma ajudinha será possível? posso enviar fotos!

Bjus

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 18:06

Oi, Grazi,
Caso vc more no RJ tenho arquitetas parceiras que posso recomendar para um projeto para vc. Eu, no momento, não estou aceitando novos projetos devido ao excesso de atividades. Se for o caso, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
abs
rosana

Angela Costa · 19 de maio de 2011 às 16:51

Oi.
Minha sala é grande. Tenho um sofá em forma de U. Gostaria de uma opinião sobre a decoração, pois quero fazer uma estante fixa na parede. Poderia me dar uma idéia sobre:
Que cor forro meu sofá para combinar com a parede atras da estante?
Qual a melhor cor para a sala ficar bem clara?
E os tapetes devem combinar com as cortinas e o sofá?
As cortinas devem ser curtas e somente na janela, ou comprida e ao longo da parede?
Obrigada, por me ajudarem.

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 19:08

Oi, Angela,
Nao sei de que cor será a estante, logo não sei que cor o sofá deverá ter. Uma boa idéia é fazer tanto a estante como o sofá em tons neutros (por exemplo: parede branca, estante cinza claro, sofá bege ou marrom ou cinza médio). Estas cores tbém manteriam a sala clara. Os tapetes devem combinar com tudo, na verdade. Se quiser que eles sobressaiam faça contrastante com o piso (por ex. se o piso é claro, o tapete escuro). Mas se não quer,escolha tapetes que não contrastem tanto com o piso. Pensando no exemplo que dei acima, o tapete poderia ser marrom em qquer opção, mas teste para ver que marrom escolher. As cortinas podem ser em bege, branco ou areia, tons parecidos com as paredes brancas (estou usando o exemplo) e que não pesam. Cortina curta só se houver algo abaixo da janela. E ao longo de toda a parede se a parede não for comprida demais. Se quiser pode usar cortinas do tipo rolo e decorar a parede com quadros e prateleiras, por exemplo.
bjo
rosana

josefa · 19 de maio de 2011 às 08:49

Olá,apenas quero te deseijar um bélo!!!..dia com muita energia.

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 02:49

Puxa, Josefa!
Muito obrigada!
bjo
Rosana

FABIANE · 19 de maio de 2011 às 15:29

AMEI AS DECORACOES

Responder

Cristina · 19 de maio de 2011 às 17:04

Oláá.Estou adorando seu site,muito rico em informações,to amando tudo! E quero aproveitar e tirar uma duvida.Minha futura casa é bem pequena,o piso é caramelo e o teto é de forro de madeira invernizado.Quando entro na casa não sinto uma sensação muito boa,acho tudo muito escuro.As paredes são brancas,exceto na cozinha americana, ha uma parede cor de laranja, que vai da cozinha á sala.Meu sofá é vermelho,e vou comprar o rack branco,as almofadas,cortina e tapete claros para que deem uma quebrada no escuro do ambiente.é o certo?e o que mais devo fazer?As portas e janelas são de aluminio.E o balcão que divide a cozinha e a sala é de madeira.Espero poder me ajudar.Parabens pelo trabalho e sucesso do site.Bjo, Cris

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 11:05

Oi,Cristina
Talvez a sensação de escuro seja devido ao teto em madeira. Já pensou em pintá-lo de branco ? Isso tem um efeito muito grande na sensação de espaço. A parede cor de laranja deve tbém diminuir o espaço. Sugiro mudar para uma cor mais neutra ou uma cor fria (azul ou verde), que não dá esta impressão de espaço menor. Os demais móveis claros vão ajudar com certeza, mas a pintura do teto é o que será mais impactante.
bjo
Rosana

Regina · 19 de maio de 2011 às 16:17

http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/05/decoracao-pequenas-salas/
Neste endereço a estante apresentada no modelo da foto é em alvenaria ou em gesso ?

No meu apartamento o antigo morador construiu uma estante em alvenaria que eu acho ridícula, porém, como preciso de um armário e estou com o orçamento curto tenho utilizado a “tal estante”, o que fazer para melhorar a aparência sem ter que quebrar ?

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 20:59

Oi, Regina,
Me parece que esta estante tem a prateleira superior (a mais grossa) em gesso e as demais, em MDF… mas é um palpite, pois não tenho esta informação.
Talvez vc consiga amenizar a estante em alvenaria acrescentando módulos em MDF…
bjo
rosana

rosangela · 19 de maio de 2011 às 16:56

tenho uma sala pequena e gostaria de mudar o visual ela e preta e branca.

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 19:47

Oi, Rosangela,
para mudar o visual pense em acrescentar cores nesta sala. Sugiro cinzas e amarelos, que ficam super bem com preto/branco. Mas vc tem infinitas possibilidades, já que estas cores são neutras. Escolha 2 a 3 cores que goste e fiquem bem juntas e acrescente objetos com elas. Outra idéia é pintar uma parede com uma destas cores.
bjo
rosana

Ana paula · 19 de maio de 2011 às 14:55

Ola, vou fazer um ano de casada ainda estou terminando de montar minha casa mas ja estou arrependida de algumas aquisiçoes. Primeiro comprei uma luminaria pendente antes de ter a mesa e nao gosto dela. Detalhe, é o unico ponto de luz em casa.
Ai comprei a mesa mas depois que ela chegou eu ja nao gostei do tamanho tanto que a mesa chegou em março e so consegui encontrarcadeira no mes passado.
Gostaria de enviar fotos de casa para saber se realmente eu estou certa em relaçao ao tamanho da mesa e se combina a luminaria.
Beijos ana

Responder

rosana · 19 de maio de 2011 às 01:33

Oi,Ana,
Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Ro

Deixe o seu comentário!