Banheiro

Banheiros – Combinando os revestimentos

Uma dúvida cruel que vira e mexe alguém coloca nos comentários aqui no SD é como combinar os revestimentos dos banheiros. Então, vamos ver algumas fotos inspiradoras e algumas dicas interessantes sobre isso?

Vou falar principalmente sobre cores para que vc possa usar as dicas independentemente do tamanho do seu bol$o, ok?

O 1o. banheiro apresenta uma combinação interessante: Veja que ele vai de uma cor bem escura no piso (ótimo para diminuir o trabalho com limpeza e bom para pequenos banheiros – piso escuro não diminui o ambiente como uma parede escura). Depois um verde água – que combina super bem com o piso –   na cerâmica que não chega ao teto. E acima um off white tendendo levemente para o bege, que expande e clareia o ambiente. Os móveis e bancada no mesmo tom do piso  harmonizam o espaço, repetindo a cor escura em um nível mais alto, ao mesmo tempo as cubas em branco trazem o claro da parte superior para baixo. Veja no 2o. banheiro uma variação similar a este esquema, agora a bancada trazendo a cor do piso para um nível mais alto e o móvel clareando o nível mediano.

 

Nos 2 banheiros acima uma combinação diferente que alguns pensam que não funciona: Cinza e Bege. Nos 2 ambientes o piso em cinza é repetido em uma parede e na bancada (na 1a foto, a parte inferior da bancada) e com os objetos em cinza, branco e preto. As paredes em bege clareiam e aquecem os ambientes. O importante é selecionar bem os tons de cinza e bege a serem usados.

Agora, acima, uma combinação harmoniosa, aconchegante e clássica: Um tom sobre tom, variando do branco até o marrom. Veja que todas as cores usadas são constituídas por estas 2 cores em quantidades diferentes. Por isso a harmonia. A atenção a ser tomada é não errar nos tons (há muitos beges e marrons diferentes!). Para isso, compre os revestimentos todos juntos ou leve exemplares dos já comprados quando for comprar mais um. A parede de fundo mais escura dá profundidade aos ambientes.

Base neutra e uma cor forte é uma combinação que sempre dá certo. A questão aqui é dosar a cor forte. Para um banheiro, quanto menor mais deve-se usar a base neutra (branco, cinza, bege…) para “ampliar” o espaço. Já em um lavabo a preocupação com isso pode ser menor, visto que é um ambiente onde se fica pouco tempo.

A tal cor forte pode ser usada em uma parede, em nichos, no frontão da pia ou até somente nos objetos, toalhas, etc.

Caso esta cor esteja nas paredes, os objetos  podem seguir  esta mesma cor ou ter cores contrastantes  e/ou harmoniosas com ela. Por exemplo: Verde e azul (adoro!) – Amarelo e vermelho ou/e laranja –  em banheiros com base branca ficam lindos.

Eu gosto muito de banheiros em verdes, azuis e amarelos cítricos, pois me passam uma sensação de frescor que tem tudo a ver com banho.

Fotos dos sites e blogs: Casa Abril, decophoto, decoratrix, tudoedimais,  e Contemporist.

Posts relacionados

Comentários:

Caroline · 07 de outubro de 2011 às 00:08

Adorei todos, lindos ideias ótimas…
Só não gostei do cano da pia branco aparenta ser de plastico, como a pia não tem como ficar sem o cano, colocaria um de metal ou esconderia de alguma forma.

Responder

[...] revestimentos dos banheiros é uma grande dúvida das pessoas. Para trazer algumas respostas, o Simples Decoração separou algumas fotos com exemplos do que é considerado o mais [...]

sinara · 07 de outubro de 2011 às 12:06

Gostaria de saber se o mesmo revestimenti que eu for usar nas paredes do meu banheiro eu tenho que usar o msm no chao?Como fica melhor?

Responder

rosanafe · 07 de outubro de 2011 às 00:54

oi, Sinara,
Vc não tem, mas pode. E neste caso vc tem que comprar revestimento para piso e usar nas paredes. Pq revestimento para piso pode ser usado em parede mas não o contrário.
bjo
Rosana

juciene dos santos souza · 07 de outubro de 2011 às 12:37

gostaria de saber se posso usar o piso para o chão do banheiro de um tipo e o revestimento de outro tipo sendo que conbinam.

Responder

rosanafe · 07 de outubro de 2011 às 14:04

Desde que combinem e sejam adequados para uso no banheiro, pode sim, Juciene!
abs
ROsana

Silvia · 07 de outubro de 2011 às 01:12

O piso do meu banheiro é uma cerâmica de 20cm x 20cm. Na parede posso usar revestimento no mesmo tom de 33cm x 45cm ou o tamanho do revestimento precisa ter pelo menos uma das laterais igual ao piso do chão?

Responder

rosana · 07 de outubro de 2011 às 20:02

Oi, Silvia,
Fica bonito quando eles “batem” certinho mas não é obrigatório.
bjo
Rosana

Elga · 07 de outubro de 2011 às 17:02

Olá Silvia,estou reformando meu banheiro q tem como medidas 1,40×2,80, comprei piso 50×50 marrom como madeira e bege 33×45 para parede + faixas beges c/marrom parecendo pastilhas e gostaria de usar cuba branca. O q vc acha?

Responder

rosana · 07 de outubro de 2011 às 18:21

Oi, Elga!
Tenho preocupação se não ficará muito escuro. Mas como vc já comprou… Não há problema com a cuba branca desde que o vaso sanitário seja tbém branco.
bjo
rosana

marilda · 07 de outubro de 2011 às 20:59

coloquei piso marron imperador no chao do banheiro e branco nas paredes com detalhe pastilhas marron qual e a cor ideal da bancada.

Responder

rosana · 07 de outubro de 2011 às 01:13

Oi, Marilda,
A bancada pode ser em tom de bege, como um crema marfim por exemplo.
bjo
Rosana

Vanessa · 07 de outubro de 2011 às 00:19

Ola, o meu banheiro tem apenas 15m e eu gostaria de coloca- lo preto com branco. Ficaria legal?

Responder

rosana · 07 de outubro de 2011 às 18:59

Oi, Vanessa,
Fica sim, preto e branco é um clássico. Mas coloque maior quantidade de branco nas paredes se o ambiente não for bem iluminado.
bjo
ro

Glau · 07 de outubro de 2011 às 23:04

Posso fazer parede tipo pastilha azul e branco acentuado em xadrez?

Responder

rosana · 07 de outubro de 2011 às 21:03

Oi, Glau,
Se vc quer dizer cobrir toda uma parede com pastilha azul e branco como um tabuleiro de xadrez, vc pode, é claro, mas se vai ficar legal depende muito do tamanho desta parede e do restante do ambiente. ENtendo que é um banheiro. Se for a parede de fundo e as demais paredes tiverem uma só cor, a probabilidade de ficar legal é maior.
bjo
Rosana

Luiz Quadros · 07 de outubro de 2011 às 11:48

Oi Vanessa,

Comprando um revestimento para o piso de cor clara (tipo 40×40 ou 50×50), podemos colocar um revestimento colorido só na área do BOX? Que cores e que tipo de revestimento ficam melhores? E no resto do banheiro, podemos deixar sem revestimento nenhum, só com o acabamento e pintura própria para ambientes úmidos?

Obrigado!

Responder

rosana · 07 de outubro de 2011 às 20:45

Oi, Luiz,
Não sou Vanessa, mas vou desculpar pq tbém demorei um ano pra te responder,né? rs!
Entao: vc pode colocar revestimento em cor clara (neutra – bege, branco, cinza OU uma das cores que vai revestir o box) e o box colorido, desde que estas cores combinem entre si. As cores e tipo de revestimento são outros 500: há muitas opções, as mais baratas são cerâmica mesmo e um pouco mais caras, pastilhas no box, por exemplo. Ou até cerãmica imitando pastilha, que fica mais barato e mais fácil de limpar. Vc pode colocar tinta acrílica ou epoxi nas áreas que não tem contato direto com a água e cerâmica ou pastilha no que tem (frente da pia e uns 15 cm acima do piso).
abs
Rosana

Mikaelly · 07 de outubro de 2011 às 10:59

estou reformando meu banheiro, mas nao vou trocar meu vaso, ele é cinza claro, quero trocar só a cuba, vou por branco. Será q combina? o revistimento é todo branco da parede e o chão é creme.

Responder

rosana · 07 de outubro de 2011 às 12:43

Oi, Mikaelly,
Ficaria mais harmonico os 2 itens na mesma cor.
abs
Rosana

Lena · 07 de outubro de 2011 às 10:32

Querida
Gostaria de uma orientação estou construindo meu banheiro..e escolhi um modelo em que o boxe fica de canto e as louças em forma de L(VASO E BANCADA) mas ainda não consegui me decidir qto ao revestimento e o piso,cor da bancada..as medidas são 1,80 x 2,00.aguardo retorno.Desde já agradeço.

Responder

rosana · 07 de outubro de 2011 às 10:37

Oi, Lena,
A decisão depende principalmente do seu gosto pessoal e do estilo que pretende ter no banheiro.Se o banheiro for uma suite é interessante que as cores combinem com as do quarto. De qualquer forma, sugiro que as paredes sejam claras e neutras e que vc use cores nos detalhes (frontão , nichos, etc), pois o ambiente é pequeno.
bjo
Rosana

maristela · 07 de outubro de 2011 às 21:16

OLá, vou ter 3 suítes e minha dúvida é em relação aos revestimentos( pastilhas) que ireu usar, coloco todas as pastilhas só diferenciando no posicionamneto ou em cada banheiro uso tons diferentes com o mesmo posicionamento

Responder

Rosana Silva · 07 de outubro de 2011 às 13:04

Maristela,
Usando as mesmas pastilhas vc economizará. Neste caso, sugiro que as pastilhas sejam em tons neutros e leves, de forma que vc possa variar na cor das paredes. E a idéia de variar o posicionamento tbém é ótima.
bj
Rosana

suzane souza · 07 de outubro de 2011 às 20:52

Ola,
Gostaria de saber se pode ser usado o porcelanato como piso pro banheiro?
ou se tem que usar somente pisos antiderrapantes?
obrigada!

Responder

Rosana Silva · 07 de outubro de 2011 às 22:42

Oi, Suzane,
Há porcelanatos específicos para banheiro e cozinha, que escorregam bem menos e há os antiderrapantes tbém. Consulte uma boa loja.
bjo
Rosana

cristiane · 07 de outubro de 2011 às 10:49

Oi Rosana me chamo cristiane e estou construindo minha casa agora chegou na fase dos revestimentos dos banheiros mas estou em panico pra decidir cores de louças e pastilhas se for colocar um dos banheiros e em tom de beje marmorizado á minha duvida e coloco louças brancas ? se colocar uma peça de madeira reta em baixo da bancada com nichos do lado do espelho tbem em madeira ,ficaria bom?

o outro banheiro os revestimentos que comprei sao brancos com alguns tons de cinza como se fossem risquinhos se for colocar pastilhas em tom de cinza e preto que cor escolho as louças e o nicho que vai dentro do box?e em que sentido coloco as pastilhas?

desde ja obrigado

Responder

Rosana Silva · 07 de outubro de 2011 às 20:35

Oi, Cristiane,
Sim, vc pode colocar as louças em branco. E a peça e os nichos em madeira tbém ficariam bem, mas teste algumas cores de madeira (mais claras ou amendoadas ou mais escuras) para decidir a que gosta mais.
No outro banheiro, use ou branco ou cinza nas louças. O nicho pode ser feito com as pastilhas ou em cinza. O sentido das pastilhas depende do modelo delas, eu não consigo dizer qual fica melhor… É uma questão de testar… Agora, olhe bem para ver se não fica pesado a cerâmica com riscos + pastilhas em 2 cores. Se ficar insegura, escolha pastilhas de uma só cor, ainda mais se o banheiro for pequeno. E use pastilhas apenas em detalhes e nichos…
bjo
Rosana

carla · 07 de outubro de 2011 às 17:57

gostaria saber cor do box meu banheiro e cinza pia e vaso tambem me ajuda

Responder

Rosana Silva · 07 de outubro de 2011 às 15:18

Oi, Carla,
Vc pode fazer em cinza mais escuro ou mais claro ou em branco. Pode tbém usar pastinhas misturadas com as cores de branco até cinza escuro. Estas são boas opções para mante-lo neutro.
bjo
Rosana

Júlio César Alvarenga · 07 de outubro de 2011 às 10:57

Estou pretendendo fazer mais um banheiro em casa com revestimento todo vermelho. Gostaria de saber se não ficaria muito cheguei ou cafona demais e como poderia mesclar com outras cores. E que cor de piso utilizar?

Responder

Rosana Silva · 07 de outubro de 2011 às 19:37

Oi, Júlio,
Todas as paredes em vermelho acho que vai ficar pesado… A não ser que seja um pequeno lavabo. Mesmo assim, sugiro misturar cinza de claro a médio (na maioria das paredes e piso) com vermelho (no box, nicho e acessórios) É uma ótima e sofisticada opção.
abs
Rosana

walter · 07 de outubro de 2011 às 21:12

Combina um granito verde ubatuba com reveitinentos em detalhes azuis,há a parede espelho do box com pastilhas dr vidro azuis com branco.obrigado.

Responder

Rosana Silva · 07 de outubro de 2011 às 22:02

Walter,
Depende muito do azul. Mas no geral, azul e verde são cores que combinam bem.
abs
rosana

Deixe o seu comentário!