Simples Decoração - Porque o bom é simples

Sala de Estar

Decoração – Que cor escolher para o sofá ?

O maior número de dúvidas que recebo dos leitores é sobre que cores usar, principalmente na sala e uma questão constante é: De que cor compro meu sofá e poltronas? Então, vamos falar sobre isso, usando exemplos, o que é sempre bom:

É claro que para escolher a cor  destes móveis vc deve considerar o restante do ambiente e, além disso: Vc deve decidir se eles vão ou não CHAMAR A ATENÇÃO. Isso vc decide se perguntando: “Há alguma coisa que quero que chame a atenção na sala ? Que acho mais bonito ou mais interessante que o sofá e as poltronas ? “

 

 Nas salas acima o sofá é quase da cor das paredes, ele meio que “some”, percebe? Qual o objetivo?

1) Na 1a foto, para dar mais ênfase à estante vermelha atrás, à mesa na frente e maior leveza à área grande e cheia de objetos, mas o tapete é mais escuro para que esta área não fique “apagada”.

2) Na 2a. foto para enfatizar a linda COR CINZA sofisticando o ambiente com o cinza prata do sofá. Observe que o tapete é em um marrom parecido com a madeira do sofá e também não chama a atenção.

3) Na 3a. foto para permitir que o amarelo forte das cortinas e mesinha seja o ponto alto da sala, sem ficar pesado. Veja que o tapete também é quase da mesma cor que o sofá e por isso também não chama a atenção.

Situação contrária é quando vc quer (ou precisa) que o sofá seja o ponto alto da sala. Ou pq ele é lindo, ou pq a sala é “apagadinha” e vc quer avivar o ambiente com a cor do sofá, etc. Há 2 possibilidades, mostradas acima. Na 1a foto o sofá vermelho ANIMA a sala toda em tons neutros, inclusive o tapete e a poltrona, veja só!

Na 2a foto, uma idéia que lhe dá mais liberdade para “mudar o cenário” quando quiser: As almofadas é que chamam a atenção por suas cores vivas.

Na 3a foto, o sofá e poltronas escuras, dão profundidade e mais interesse à sala em tons neutros claros.

Na 4a foto, uma situação interessante: O sofá é neutro e o ponto alto são as poltronas cuja cor além de iluminar a sala, tem a função de harmonizar com o vermelho da parede da área de jantar. Com o fundo verde da parede atrás é uma solução mais equilibrada do que se o sofá fosse vermelho.

Outra situação ainda: Vc quer que a parede atrás do sofá seja o centro de atenção. Neste caso, veja as 2 soluções acima: Os sofás são em cores neutras, os tapetes claros tbém não pesam. As almofadas coloridas nos 2 casos tem o objetivo de criar algum contraste com o fundo, enfatizando-o ainda mais.

Sintetizando: Combinar as cores é uma coisa, mas a escolha das cores tem muito (quase tudo) a ver com o objetivo que vc quer ou precisa alcançar.

 Fotos dos sites e blogs: ninbra, casa abril, inspiringinteriors, acervodeinteriores, wunderweib, younghouselove e habituallychic

Posts relacionados

Comentários:

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 20:47

Oi, Jemina!
Se vc quer cores neutras, sugiro o sofá em cinza médio. Nas almofadas vc pode colocar cores mais vivas e alegres e inclusive estampas com fundo branco ou escuro. Praticamente tudo fica bem com cinza e branco.
bjo
Rosana

Responder

Deixe o seu comentário!