Sala de Estar

Decoração – Que cor escolher para o sofá ?

O maior número de dúvidas que recebo dos leitores é sobre que cores usar, principalmente na sala e uma questão constante é: De que cor compro meu sofá e poltronas? Então, vamos falar sobre isso, usando exemplos, o que é sempre bom:

É claro que para escolher a cor  destes móveis vc deve considerar o restante do ambiente e, além disso: Vc deve decidir se eles vão ou não CHAMAR A ATENÇÃO. Isso vc decide se perguntando: “Há alguma coisa que quero que chame a atenção na sala ? Que acho mais bonito ou mais interessante que o sofá e as poltronas ? “

 

 Nas salas acima o sofá é quase da cor das paredes, ele meio que “some”, percebe? Qual o objetivo?

1) Na 1a foto, para dar mais ênfase à estante vermelha atrás, à mesa na frente e maior leveza à área grande e cheia de objetos, mas o tapete é mais escuro para que esta área não fique “apagada”.

2) Na 2a. foto para enfatizar a linda COR CINZA sofisticando o ambiente com o cinza prata do sofá. Observe que o tapete é em um marrom parecido com a madeira do sofá e também não chama a atenção.

3) Na 3a. foto para permitir que o amarelo forte das cortinas e mesinha seja o ponto alto da sala, sem ficar pesado. Veja que o tapete também é quase da mesma cor que o sofá e por isso também não chama a atenção.

Situação contrária é quando vc quer (ou precisa) que o sofá seja o ponto alto da sala. Ou pq ele é lindo, ou pq a sala é “apagadinha” e vc quer avivar o ambiente com a cor do sofá, etc. Há 2 possibilidades, mostradas acima. Na 1a foto o sofá vermelho ANIMA a sala toda em tons neutros, inclusive o tapete e a poltrona, veja só!

Na 2a foto, uma idéia que lhe dá mais liberdade para “mudar o cenário” quando quiser: As almofadas é que chamam a atenção por suas cores vivas.

Na 3a foto, o sofá e poltronas escuras, dão profundidade e mais interesse à sala em tons neutros claros.

Na 4a foto, uma situação interessante: O sofá é neutro e o ponto alto são as poltronas cuja cor além de iluminar a sala, tem a função de harmonizar com o vermelho da parede da área de jantar. Com o fundo verde da parede atrás é uma solução mais equilibrada do que se o sofá fosse vermelho.

Outra situação ainda: Vc quer que a parede atrás do sofá seja o centro de atenção. Neste caso, veja as 2 soluções acima: Os sofás são em cores neutras, os tapetes claros tbém não pesam. As almofadas coloridas nos 2 casos tem o objetivo de criar algum contraste com o fundo, enfatizando-o ainda mais.

Sintetizando: Combinar as cores é uma coisa, mas a escolha das cores tem muito (quase tudo) a ver com o objetivo que vc quer ou precisa alcançar.

 Fotos dos sites e blogs: ninbra, casa abril, inspiringinteriors, acervodeinteriores, wunderweib, younghouselove e habituallychic

Posts relacionados

Comentários:

Telma Pereira · 29 de novembro de 2011 às 09:07

Muito boa sua matéria! E super didática pelas fotos e explicações que você passa. Parabéns pelo seu trabalho e pelo blog! Já algum tempo te encontrei e passo sempre por aqui. Inclusive já te linkei em algumas matérias do meu blog.
Um grande abraço,
Telma Pereira

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 01:44

Obrigada,Telma!
bjos
Rosana

maria célia · 29 de novembro de 2011 às 09:23

Que belas salas!!!vcs estão de parabéns!!!!!

Responder

Angel_RJ · 29 de novembro de 2011 às 19:44

Rosana vc é demais! Q post perfeito! Eu q estava em dúvida qto ao sofá marrom e eis q há uma sala com um. Com certeza vou seguir as dicas.
Bjks

Responder

Andressa · 29 de novembro de 2011 às 17:49

Parabéns pelo trabalho!!! Quero trocar o safá aqui de casa, mas estou com mt dificuldade pq meu pai é diabético e suas pernas são fracas. Quero comprar um sofá moderno, bonito. Mas os sofás que encontro são todos baixos, pq a moda ultimamente é assim. Vc poderia me indicar um lugar que venda sofás altos e modernos? Sem aquela cara de antiquados? Obrigada

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 16:46

Oi, Andressa,
Desculpe a super demora na resposta… Final de ano é terrível.
Infelizmente não conheço loja especializada em sofás para idosos, mas uma idéia é adaptar da seguinte forma: Compre um sofá em tamanho normal (uns 45cm em geral) com almofadas soltas e troque as almofadas do assento por almofadas mais altas e com espuma mais firme. Assim vc aumentará a altura do sofá para aumentar o conforto do seu pai.
bjo
Rosana

Carol Carneiro · 29 de novembro de 2011 às 20:06

Ei! Adoro o cinza no sofá revestido de linho ou chenille. Um cinza chumbo fica super bacana se o ambiente for bem iluminado, senão, aconselho cinza pouco mais claro, de forma que não deixe aparente a sujeira do dia-a-dia e ao mesmo tempo que seja tom leve. Combina muito bem com qualquer outra cor: amarelo, vermelho, azul, preto, branco… bjs: Carol Carneiro

Responder

Ana Caroline · 29 de novembro de 2011 às 00:05

Olá ! Adoro suas dicas .. são um maximo
Mas tenho uma duvida em relação a essa matéria.
Tenho um sofá em L marrom escuro e não sei com que cor de tapete por e a cor da parede ? O que faço ?

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 12:58

Oi, Ana,
Vc pode fazer um monocromático, tipo o tapete marrom mais escuro, a parede marrom bem clarinho (bege) ,por exemplo. Mas na verdade, marrom é um cor quase neutra, combina bem com quase tudo. Tudo depende tbém do restante da sala e do piso e do seu gosto pessoal, se deseja uma coisa impactante (por exemplo, um sofá marrom escuro em uma parede amarela fica show) ou mais tranquila… Enfim, tenho pouca informação…
bjo
Rosana

Jéssika · 29 de novembro de 2011 às 08:46

Olá, Bom dia!!
Estou montando a minha casa,e estou com algumas ideias mas preciso trabalhar elas direitinho para não exagerar.
Então venho aqui pedir umas dicas…eu havia pensando na minha sala pintar uma parede de amarelo canarinho e quero o sofá cinza chumbo e o restante das paredes serão brancas. Estou com receio de pesar, ficar uma ambiente extressante.Eu quero a minha casa completamente aconchegante.

Agradeço desde já!!

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 14:54

Oi, Jèssica,
EU gosto de amarelo canario com cinza chumbo.. Acho lindo. Mas é um tanto dinâmico demais, o amarelo canário “grita”. Se vc quer completamente aconchegante, escolha um amarelo mais atenuado, como um tendendo para o mel, o ouro velho, entende? Vai continuar lindo com cinza.
bjo
Ro

Sidnea Oliveira · 29 de novembro de 2011 às 14:36

Boa tarde

tenho paredes da sala pintadas em perola e uma na cor verde amazonas, qual cor colocar de sofa e o rack?

Obs: o rack vai ficar na frente dessa parede verde.

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 23:43

Oi, Sdinea,
Se o rack vai ficar na parede verde, eu usaria branco, para enfatizar.
Qto ao sofá, pode ser bege médio (mais sóbrio) ou um vermelho mais fechado, que contrasta com o verde bem.
bjos
Rosana

renata · 29 de novembro de 2011 às 18:30

ola dede que conheci o site passo aqui todos os dias dando uma olhadinha nas dicas sao todas muito uteis, parabens, mostaria de mais uma dica meu sofa e cinza minha sala e gelo qual a melhor cor para uma poltrona? Pode ser uma cinza claro ou fica muito cinza?

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 10:37

Oi, Renata,
Vc pode escolher uma poltrona etampada com fundo cinza como o sofá e cores alegres e claras, como o amarelo e azul, de forma a clarear e alegrar o ambiente.
bjos
rosana

sandra · 29 de novembro de 2011 às 14:45

estou precisando de uma sugestao quanto a cor do sofa que combina com meu ambiente. A sala é pequena, as paredes sao da cor palha e teto branco, o piso carvalho reno da duraflor e a estante na parede em frente ao sofa é em tons de marron com 2 gavetas brancas. A mesa da sala é com base em imbuia e vidro e o buffet tambem em imbuia. Ainda nao pensei se devo colocar tapete. Por favor me ajude sugerindo as melhores cores para o sofa.

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 16:57

Oi, Sandra
Sua sala está bem neutra, mas a embuia escurece. Portanto sugiro que o sofá tenha cor mais clara, como bege médio, cru, café com leite, OU azul médio, verde médio…
abs
Rosana

Gabriela · 29 de novembro de 2011 às 01:57

Desculpe, o estofado das cadeiras é azul… Detalhe, a mesa é de varanda! Ganhei ela e achei bem a pena , pois a Madeira é jacarandá! Por favor mi ajude!

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 17:20

Oi, Gabriela,
Vc pode acompanhar o azul ou não. No caso de não acompanhar e o sofá ficar perto das cadeiras, escolha uma cor neutra, como marrom, bege, cru, etc.
bjos
Rosana

paloma · 29 de novembro de 2011 às 11:22

Ola! na minha casa tem na sala uma parede roxo e godtaria de saber qual cor de sofa compro para que de para combinar as almofadas coma parede roxo?no aguardo…brigada

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 20:42

Oi, Paloma,
O amarelo fica ousado com o roxo. E eu acrescentaria almofadas em lilás e fucsia. Mas se deseja algo menos chocante, o sofá pode ser verde oliva e as almofadas em laranja e roxo. Acrescente tbém brancos para suavizar o ambiente.
bjo
rosana

Maria do Rosario · 29 de novembro de 2011 às 10:46

Oi!
Queria saber que cor combina com amarelo canário, pois meu marido sem minha permissão pintou a casa toda por dentro de amarelo canário e agora eu tô sem saber que cor colocar no exterior da casa.
Me ajude por favor!!

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 18:24

Oi, Maria,
Se ele pintou todas as paredes em amarelo canário, tenho quase certeza que ele mesmo não vai aguentar muito tempo.. Cores fortes assim em todas as paredes cansam rapidamente. Nem acho que o grande problema seja a cor externa, mas lidar com esta cor forte em todas as paredes… mas … No exterior vc pode usar marrons médios OU, se quiser um toque mais alegre, azuis acinzentados.
bjo
Rosana

priscila lucas · 29 de novembro de 2011 às 14:43

ola, estou com um grande problema, meu sofá é cinza bem escuro, as paredes cinza claro, sendo a principal com textura e painel de pedras. gostaria de saber que cor fica melhor a cortina, tapete e almofadas, queria dar uma alegrada na sala. a sala é pequena.
um grande abraço e parabens por todas essas materias que nos ajuda na hora mais crucial, a decoração.
att Priscila lucas

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 00:02

Oi, Priscila Lucas,
O cinza é neutro, logo, combina com tudo praticamente. Vou falar do meu gosto, mas vc pode pensar em cores que goste e ousar, viu? Se o painel de pedras tem coloração puxando para o amarelo, pense nas cortinas em um bege. Se não, a cortina pode ser em um estampado bem discreto, tipo listras bem finas, com cinza, vermelho, azul (pouco) branco ou bege. Ou somente bege mesmo. O tapete pode ser em marrom médio. Almofadas e objetos em vermelho, azul, amarelo, branco, preto e bege.
Veja que estou usando: Cinza, branco, preto, bege – cores neutras + vermelho, azul, amarelo. O tom destas cores depende do seu gosto, mas use ao menos 1 deles mais vivo para alegrar o ambiente.
bjos
Rosana

Maria do Rosario · 29 de novembro de 2011 às 16:08

Que bom com contar com a opinião de uma profissional no assunto!
Vc acha que tbm posso pintar de azul acinzentado a área de churrasqueira, sendo que fica mto próxima da casa e com um fogão a lenha na cor terra cota e com chão marrom. obgda!!

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 20:13

Oi, Maria do Rosário.
Vai ficar bem o azul acinzentado sim.
bjo
Ro

ANA SILVA · 29 de novembro de 2011 às 19:03

PRECISO DE AJUDA PARA DAR UM JEITO NA MINHA SALA. ELA MEDE 5X7, O TETO É BRANCO E AS PAREDES SÃO “ORANGE” (ISSO PODE MUDAR!) TENHO UM RACK TABACO COM BRANCO, QUE EU GOSTO.AS CORTINAS SÃO DE VOIL AMASSADO BRANCO. TENHO UM SOFÁ EM CAMURÇA COR MARFIM, GRANDE. ELE É BONITO, MAS PRECISO COLOCAR UMA CAPA NELE, POIS TENHO UM GURI DE 06 ANOS, ENTÃO, JÁ VIU, NÉ?! TÁ MANCHADO. PENSEI EM UMA CAPA ESCURA, NÃO SEI SE MARROM OU CHUMBO. TENHO TAPETE GUARDADO COR MARROM CASTOR. QUERO MUITO UMA SALA ALEGRE E ACONCHEGANTE!POR FAVOR ME AJUDA COM ISSO? FICO-LHE MUITO AGRADECIDA!

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 13:14

Oi, Ana,
Procurei no site da suvinil e da coral esta cor ORANGE e não encontrei. Achei um melon orange que é um laranja meio acinzentado bem forte, não sei se é este…
Se for um laranja forte assim, sugiro que o tapete tenha capa o mais claro possível (considerando que vc tem uma criança). Se for um laranja mais clarinho vc pode usar o chumbo, pois o cinza com o laranja fica muito bem. Na verdade o marrom tbém fica, mas “esquenta” mais a sala, o que pode ser “muito”..
bjo
Rosana

Caroline · 29 de novembro de 2011 às 17:19

Olá, minha sala tem as paredes na cor palha e a parede principal em verde bem claro. Pensei em usar um sofá preto, mas fiquei apaixonda por um bege, por favor, ajude-me a resolver esse dilema pela “técnica”?rs

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 23:18

oi, Caroline,
Infelizmente, acho que a parte “´técnica” não vai lhe ajudar muito não, pq qquer dos dois devem ficar bem. O preto vai ficar mais sério, necessitar de mais coloridos claros (em almofadas, etc) para alegrar, mas fica bem com o preto e como a parede é palha, dá um contraste interessante. Já o bege vai dar mais leveza e claridade ao ambiente e para deixar mais vivo o ambiente vc poderá usar cores vivas e fortes (nos dois casos, pode usar laranja e azuis). Se a sua sala é escura, sugiro o bege. Se não é, pode usar qquer dos 2.
bjo
Rosana

ana paula vargas mucelin · 29 de novembro de 2011 às 00:11

OLÁ! estou querendo mudar o meu sofá forrando ele e pensei no roxo! Como devo proceder com as cores das paredes, está tudo branco,achas que um sofá roxo é muito chocante, devo forrá-lo de uma cor mais discreta?

Responder

rosanafe · 29 de novembro de 2011 às 12:24

Oi, Ana,
Não precisa. Deixe-o roxo e pinte as paredes de um cinza médio ou um off white tendendo para cinza ou para azul, bem clarinho.
bjo
Ro

raquel · 29 de novembro de 2011 às 20:20

nossa,simples decoração é tudo de bom!!!!minha duvida é?terminei de construir minha casa recentemente pintei a parede de frente da sala de verde bem clarinho,a porta fica na lateral e janela de frente p/ rua,tenho três e sessenta e cinco de frente, para lateral total de três e trinta,mim ajude a montar minha sala que cor compro o sofá?!e a cortina e o tapete,obs:tenho criança em casa de apenas 2 aninhos preciso de uma cor escura para o sofá, desde já brigadinha simplesmente amo simples decoração,estou aguardando muito ansiosa até lá.ah as outras paredes são marfim.

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 12:33

Oi, Raquel,
COm o verde, vc pode comprar um sofá marrom, eles combinam bem. A cortina,tente um tom areia ou cru. Para o tapete, vc pode escolher um listrado com estas cores que já existem na sala OU um bege escuro, mas mais claro que o marrom do sofá.
bjo
Rosana

Andressa · 29 de novembro de 2011 às 16:38

Oi Ro,

Quero mudar a cara da minha sala. Hoje ela é toda pintada de pérola (é um amarelo clarinho horrível), o sofá é um bege mais escurinho, minha TV fica na parede e não tenho rack/estante (para aproveitar melhor o espaço, pois a sala é bem pequena), ainda está sem cortina e tapete (recém-casada, rs), ou seja, uma sala SUPER sem graça.
Me dê algumas dicas de que cor colocar na parede, cor de tapete e cortina para combinar com o sofá. Quero uma sala mais viva e ao mesmo tempo aconchegante, não tenho cor preferida, gosto de todas as cores.

Acompanho sempre seu blog, muito bom. Parabéns!
bj bj

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 12:55

Oi, andressa,
Vc pode mudar a cor das paredes para um off white tendendo para uma cor que gostar mais. As paredes claras em tons neutros são boas para ambientes pequenos. Após escolher a cor das paredes escolha cortinas que sejam um pouco mais escuras que elas. E use umas 3 ou 4 cores vivas que vc gostar da combinação nos objetos pequenos e que vc possa mudar facilmente. Vc vai trazer cor para um ambiente neutro, sem pesar.
bjo
Rosana

Kethlyn · 29 de novembro de 2011 às 14:12

Olá, amei seu site, está tudo mto lindo e caprichado.
Ajude-me por favor. Quero dar um ar de modernidade na minha sala, amooo preto e branco, minha decoração é toda assim, mas queria alegrar um pouco o ambiente.
Quero comprar um tapete para minha sala nova, ela está prontinha, só falta o tapete mesmo, queria umas dicas, meu sofá é preto (couro ecológico), as paredes são da cor Algodão Egípcio(bem clarinho, a estant é preta e branca, também coloquei nichos na parede (estes são brancos), minha cortinha é beeem clarinha.
Gostaria de umas dicas.

Beijos

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 23:58

Oi, Kethlyn
Como já disse aqui, uma cor que adoro misturar com ambientes em preto e branco é o cinza, pq é a mistura das 2 cores e as “ameniza” de certa forma, pois o contraste é muito forte. Então, tapete cinza! Mas acrescente cores em objetos, para que ela não fique muito fria. Sugiro cores quentes, como amarelo, vermelho, laranja, que ficam (como quase qquer cor) muito bem com cinza.
bjos
rosana

Fabiana · 29 de novembro de 2011 às 14:55

OLÁ ROSANAFE, GOSTARIA MUITO DA SUA AJUDA, TERMINEI DE COMPRAR OS MOVEIS DA MINHA SALA MAIS ESTOU TOTALMENTE PERDIDA NAS CORES DA DECORCAO,MEU SOFÁ É PRETO DE CANTO E O PAINEL DE PAREDE TBM JUNTAMENTE COM 4 NICHOS É PRETO E O RACK EM TOM AMENDOA,JUNTO TENHO A MESA DE JANTAR Q É AMENDOA COM PRETO,PARA QUEBRAR UM POUCO ESSE ESCURO GOSTARIA DE SABER QUE COR DEVO USAR PARA AS ALMOFADAS,TAPETE,OBJETOS DE DECORACAO E QUADROS;LEMBRANDO Q AS PAREDES SAO CLARAS E AA CORTINA EM VUAL BRANCO.ME AJUDE POR FAVOR.OBRIGADA DESDE JÁ,BJOS fABIANA

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 19:34

Oi, Fabiana,
Use cinza claro, branco, bege, amarelo, marrom claro. Todas estas cores são neutras. Por isso, acrescente 2 cores claras que vc gosta e que combinem entre si e use tbém. Sugestão: laranja e azul.
bjo
Rosana

PAULA · 29 de novembro de 2011 às 13:50

Olá…

Meu sofé é cinza chumbo… as paredes da casa são brancas. Ainda não coloquei piso, nem rack, nem tapete…

Pensei em não alterar a cor da parede. Vou deixá-la branca. Mas penso em colar um adesivo de parede em cor preta no canto para dar um detalhe…

Estou com dificuldade para escolher o tapete… pensei em um rack chumbo com preto… mas não sei que cor de tapete posso usar… também pensei em comprar umas almofadas em tom de chumbo, preto e duas rosa pink para dar uma cor.

O que você me sugere??

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 00:25

Oi, Paula,
O tapete pode ser vermelho fechado que fica ótimo com cinza. Trocaria as almofadas em chumbo (q não vão sobressair) por vermelhas tbém e ao invés do rosa pink colocaria azul turquesa. Vai ficar bem atual.
bjo
Rosana

marizete · 29 de novembro de 2011 às 09:34

Bom dia.
Comprei um sofá mas não sei bem a cor, se é marrom meio acinzentado escuro,e gostaria de saber a cor do tapete e da textura minha cortina é branca com bege. bjo

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 20:10

Oi, Marizete,
O tapete pode ser mais claro ou mais escuro que o sofá, me parece poder ser em marrom ou cinza ou preto, mas depente do piso e do quanto sua sala é escura. Se ela for escura OU o piso for escuro, prefira uma cor mais clara. Na textura, coloque uma cor leve pois a textura já chama a atenção. Uma idéia é a mesma cor da parede só que em um tom mais forte. Se a parede for branca, pode ser bege, areia, cinza…
bjo
Rosana

hebna michelly · 29 de novembro de 2011 às 22:43

ola, estou com um grande problema o rack da minha sala e cinza com preto e nao sei q cor de sofa eu deveria compra meu marido q na cor cinza ou preto mas nao sei se vai tudo muito combinadinho minha parede e branca e penso em coloca um quadro nela nao sei ainda e q cor de cortinas dvo usar?
me ajude preciso saber logo ok um abraço hebna michelly

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 14:49

Oi, Hebna,
Vc pode colocar o rack em cinza médio e acrescentar objetos, almofadas, etc coloridos em cores que vc goste, já que cinza e preto são neutros. Eu adoro cinza com vermelho, azuis e amarelos. Escolha 1 ou 2 destas cores e vai ficar legal. Qto às cortinas, para quebrar o cinza/preto, use um tom de bege médio.
bjo
Rosana

catia da costa silva · 29 de novembro de 2011 às 13:31

minha sala e cor de palha e uma parede de verde e meus moveis sao escuro que cor de sofa posso colocar na sala me ajude

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 12:17

Oi, Catia,
O sofá pode ser marrom, que fica bem com palha e verde e é neutro.
bjo
Rosana

Claudia · 29 de novembro de 2011 às 17:46

Olá ! Gostaria de saber que cor de tapete combina com sofa cinza (chumbo) e as almofadas . Obrigada!

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 19:24

Oi, Claudia,
Vc pode usar cinza claro ou bege médio. Para as almofadas, use cores já existentes na sala. O cinza fica bem com vermelho, laranja, amarelo e azul.
bjo
Rosana

silvana · 29 de novembro de 2011 às 18:40

Oi, minha parede esta na cor palha e uma das paredes num verde limão, porem com o trabalho de marmorato. Por favor qual a dica para a cor do rack, cortina, e principalmente sofa?

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 20:08

Oi, Silvana,
Com a parede limão, sugiro que o sofá seja marrom chocolate, que fica super bem e dá uma quebrada na vibração do verde limão. O rack pode ser em madeira de média para escura. As cortinas em cor parecida, talvez um pouquinho mais escuras que o palha. Acrescente objetos em vermelho ou laranja para contrastar.
bjo
Rosana

karina · 29 de novembro de 2011 às 19:36

Boa Noite, gostaria de saber qual a cor devo cobrir meu sofa, sendo q as paredes da minha sala é perola, tenho duas poltronas pretas e meu rack é mel com preto.

espero respostas,

atenciosamente

Karina Fernandes

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 23:39

Oi, Karina,
Entendo que vc quer saber de que cor estofar o sofá…Bem, não se preocupe muito pois todas as cores são neutras praticamente… Como o rack é mel com preto e as poltronas em preto, sugiro que o sofá seja cinza de médio para claro, que é neutro, combina com o preto e com o pérola e permite que vc acrescente objetos e almofadas coloridas (laranja, bege, mel, vermelho..) para alegrar e clarear o ambiente.
bjo
Rosana

fabiola · 29 de novembro de 2011 às 06:33

o meu sofa e marrom…e ganhei um tapete fio de seda marrom. oque fazer para dar umaharmonia entre eles. bjs aguardo resposta.

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 10:48

oi, fabiola,
Sendo os 2 tons em marrom, acredito que devem ter tendência para cores diferentes (um puxa para o vermelho, outro para o amarelo, sei lá!). Sendo assim, às vezes mesmo sendo a mesma cor, pode não combinar. Uma possibilidade é vc colocar almofadas no sofá com cores parecidas com a do tapete. Outra possibilidade é usar uma 3a cor que combine com os 2 e chame mais atenção (talvez um verde ?). Vc deve testar estas 2 opções e ver a que mais lhe agrada.
bjo
Rosana

Elaine · 29 de novembro de 2011 às 16:13

Adorei as combinações!!!!!
Estou construindo e a pouco me surgiu a dúvida de como combinar pisos, sofás e objetos de decoração. As dicas foram super úteis!!!!
Obrigada
Elaine

Responder

elisangela · 29 de novembro de 2011 às 10:02

bom dia! gostaria de saber se posso deixar sofá e poltronas com mesmo tom cinza claro.

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 18:46

Oi, Elisangela,
Claro que pode. Acrescente cores alegres nas almofadas (preferencialmente que já existam no ambiente).
bjo
Rosana

sthefany · 29 de novembro de 2011 às 15:34

ola meu sofa e cinza claro mas tem almofadas dele mesmo mesclado cinza claro com cinza escuro e meu rack e cinza com preto como fsco pra ficar legal tenho pouco dinheiro e nao sei que cor de tapete uso?

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 22:54

OI, Sthefany,
Vc pode colocar um tapete em vermelho fechado (que fica ótimo com o cinza) ou se quiser ser mais formal, em preto. Neste caso acrescente muitos objetos em branco e cinza claro e, para alegrar, use uma cor viva em detalhes, que pode ser vermelho, azul, verde,amarelo.
bjo
rosana

ellen stefhany · 29 de novembro de 2011 às 10:23

Olá, meu rack é imbuiá com preto, sofá cinza, parede branca, que cor posso usar de tapete,cortina e pufs. Ao mesmo tempo que quero algo chique, quero um ambiente alegre,agradeço desde já, um abraço.

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 22:58

Oi, Ellen,
As cores que vc tem são neutras. Logo, vc pode usar as cores que quiser para compor o espaço. Sugiro que use uma paleta com preto, branco, cinza, vermelho fechado e uma outra cor, que pode ser azul, laranja ou amarelo.
bjo
Rosana

Lidia · 29 de novembro de 2011 às 16:05

Ola, me ajude na cor do sofa,tenho duas paredes com paineis de madeira rustica tipo demolição do chão ao teto cinza com detalhe da porta marrom, mesa de jantar de vidro com base de madeira escura, espelho vertical no chão com moldura madeira igual a mesa, sendo que um painel é home da tv e outro é da mesa de jantar, o restante das paredes e contina são brancas.meu marido prefere bege clarinho, tenho medo de ficar tudo do mesmo ton sofa e painel e eu prefiro um tom bege médio, sendo que a sala não é grande meajude por favor

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 19:57

Oi, Lidia,
O bege claro é uma opção. Verde claro tbém ficaria bonito. Se escolher o bege, acrescente almofadas coloridas em cores claras e vivas. se escolher o verde, acrescente almofadas em bege e laranja.
bjo
Ro

Pamella · 29 de novembro de 2011 às 22:47

Boa noite
Gostaria de parabenizá-la pelo site primeiramente. Gostaria de pedir umas dicas – tenho um rack preto, numa sala branca e cortinas beges. O que você me sugere em relação à cor de sofá, tapete e um possível papel de parede?
Agradeço desde já a atenção.
Pamella

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 20:08

Oi, Pamella,
Estas cores são neutras, logo, vc pode manter o neutro, com sofá em cinza, tapete em marrom e papel de parede com beges, brancos, cinzas. E colocar cores alegres nos objetos e almofadas. Outra opção é um item com cor viva, como o tapete em vermelho fechado por exemplo, o tapete em cinza médio e o papel de parede e objetos de decoração podem ter as cores neutras já existentes, com toques de vermelho..
bjo
Rosana

MARAISA · 29 de novembro de 2011 às 11:56

Ola, meu sofa e cinza grafite e gostaria de uma sugestao para cor de tapete e almofadas.
Obrigada.

Maraisa

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 01:47

Oi, Maraisa,
Cinza médio ou claro fica bem com sofá cinza grafite. Nas almofadas coloque cores vivas e alegres que já existam na sua sala. Se não tiver,acrescente: vermelho, amarelo, azul, laranja… estas cores ficam bem com cinza.
bjo
Rosana

karla · 29 de novembro de 2011 às 09:19

O site está lindo!!!!!!!!!!! Gostaria de saber se daria certo eu pintar, a minha sala, o meu quarto e o quarto do meu filho de cinza bem claro????? E mais, o meu sofá é marfim amarelado e o meu raq é tabaco, combinaria co a cor cinza??????????? Eos quadros seria branco ou preto?????????? Me ajude por favor!!!!!!!!!!!!! Desde já agradeço.

p.s: Gostaria que me rspondesse já mandei vários e-mails para outros sites de decoração e nenhum me ajudou até agora. POR FAVOR ME AJUDE!!!!!!

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 01:43

Oi,Karla,
O Cinza é ótimo! Combina com tudo, praticamente! Aproveite e coloque objetos em cores vivas (como vermelho, no quarto do filho, azuis no seu…)
Vai ficar legal!
bjo
Rosana

roseli · 29 de novembro de 2011 às 20:00

OI, GOSTARIA DE SUA AJUDAR PARA DECORAR MINHA SALA.
MINHA RAQUE É MARROM, COM DE TALES PRETO E PRATA, AS PAREDES DE MINHAS SALA SÃO PEROLA E A CORTINA TAMBÉM COM UMA PARTE POR SIMA DE COR BEJE BEM SUAVE.GANHEI UM TAPETE PRATA, E GOSTARIA MUITO DE USAR NA SALA. VOCÊ ACHA QUE FICARIA BOM COM ESSES TONS QUE JÁ TENHO NELA? E QUE COR DEVERIA COMPRAR O SOFÁ? FICARIA MUITO GRATA COM SUA OPINIÃO, OBRIGADA.

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 02:12

Oi, Roseli,
Provavelmente ficará bem, sim. O sofá pode ser preto, bege, cinza mais escuro que o tapete… Estas são cores que vão dar uma base neutra para vc colocar elementos coloridos, que podem ser em azul, bege/ amarelo/dourado e cinzas por exemplo.
bjo
Rosana

Paula · 29 de novembro de 2011 às 14:01

Boa tarde, Rosana.
Gostei muito das suas sugestões, mas ainda tenho dúvidas sobre a cor e modelo do sofá que coloco na minha sala de TV. O apartamento é pequeno (90m²) e ainda não coloquei as cortinas, nem as cadeiras da sala de jantar, que é integrada à sala de TV (onde possui o tampo da mesa de vidro transparente).
Ter as cadeiras pode me ajudar na escolha da cor do meu sofá ou não tem nada a ver conjugar as cores das cadeiras com a cor do sofá (considerando que estão no “mesmo” ambiente)?
Outra coisa é em relação à cor propriamente dita. O piso é de porcelanato e bem clarinho. As paredes são num tom “branco neve” e contrastam um pouco com o teto, já rebaixado. Fizemos um móvel planejado no ambiente. O modelo “parece um rack integrado com um painel” (será que você me entende? rs). A cor deste móvel (de MDF) é num tom “meio avelã”, mais claro… e as gavetas no tom “laca preto”. Será que, com essas descrições, você conseguiria visualizar mais ou menos a minha sala e me dar uma boa dica de qual a cor do sofá que devo comprar? Um grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho =). Att., Paula

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 22:33

Olá, Paula,
Vc não precisa que as cores das cadeiras sejam as mesmas que as do sofá. O conjunto de cores usadas é que deve ser harmonioso e, além disso, usar em objetos e detalhes as mesmas cores no estar e jantar faz com que eles fiquem tbém mais harmoniosos e de uma forma mais discreta e livre, pois se vc tiver a base neutra (os grandes objetos e paredes), como é o seu caso até agora (avelã, preto, branco) vc pode mudar todo o visual mudando as cores destes detalhes, entende?

Por exemplo: Vc pode comprar um sofá que tenha uma cor “puxada” do avelã do rack, seria um bege, que pode ser médio ou até marrom. Ou cinza escuro, ai já “puxado” do preto das gavetas. E então usar almofadas e objetos em tons quentes (vermelho, laranja, amarelo,enfim, quentes) ou frios (azul, verde) ou, o que gosto mais, uma mistura de quentes e frios (como amarelo, azul, cinza, marrom por exemplo) e espalhá-los pela sala. Sendo que as cortinas podem ser em um tom neutro (cinza, bege) tbém.

Outra idéia seria ter o sofá em um tom forte, que pode ser, por exemplo, um vermelho fechado, um azul médio vibrante ou outra cor que vc goste e neste caso, as demais cores terão que combinar com esta cor e é interessante “pingar” alguns itens nesta cor no jantar e no rack, mas poucos..
Enfim, vc tem grande liberdade para escolha das cores com as coisas do jeito que estão. Se escolher um sofá em tom mais vivo ou forte terá que considerar esta cor na escolha das demais cores. Se escolher um sofá neutro terá mais liberdade para escolher as cores vivas para os detalhes e variar estes elementos de tempos em tempos. Ok?
bjo
ROsana

Amanda · 29 de novembro de 2011 às 09:44

Olá..Preciso escolher a cor de um sofa de canto que combine com a minha sala.A sala é conjugada com a cozinha toda em preto e branco, o piso em um tom amadeirado e as paredes são de cor clara.Gostaria de saber a sua opinião.

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 20:18

Oi, Amanda,
Sugiro, para combinar com a cozinha, que o sofá seja em cinza.
bjo
Rosana

Vanessa · 29 de novembro de 2011 às 10:08

Bom dia!

Comprei um conjunto de sofá na cor marrom claro, lembra um pouco a cor que achei nesse site – (http://loja.mixcriativo.com.br/produtos.asp?produto=4422). Gostaria de saber qual cor coloco o tapete e as poltronas?

Muito obrigada.

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 20:27

Oi, Vanessa,
Este marrom é bem vivo… sugiro que o tapete seja em bege e as poltronas podem ter um fundo nesta cor e estampas em bege. Se quiser algo mais vivo, fundo nesta cor e estampas em azul ou azul liso (um azul mais acinzentado) e aí coloque almofadas em azul e bege no sofá e em marrom e bege nas poltronas.
bjo
Rosana

Ana · 29 de novembro de 2011 às 08:52

OLá Rosana, MInha sala tem paredes claras e a escada ´é de granito preta , queria uma ideia para minha sala ficar moderna e ao mesmo tempo chique….

Estava pensando em um sofa preto mas to com medo de deixar minha sala escuraaa por favor me dê ideiasss….

Grata*-*

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 21:39

Oi, ANa!
Não sei o tamanho da sala e nem se ela tem boa luminosidade. Mas se ela não for mínima e naõ for escura demais, vc pode sim, colocar o sofá em preto (principalmente se eele estiver distante da escada), deixar as paredes claras e acrescentar objetos em cores claras tbém. Tudo isso vai ajudar a não escurecer a sua sala. Mas que o sofá não seja grande além do necessário, ele deve ser proporcional ao espaço que vc tem e vc deve deixar bom espaço para circulaçaõ.
bjo
Rosana

giovanna · 29 de novembro de 2011 às 02:44

meu piso e como um jogo de xadrez posso colocar meu sofa prata com almofadas coloridas e as cortinas q cor devo colocar as padedes sao brancas o teto e azul

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 19:29

Oi, Giovanna,
O sofá prata no piso preto e branco é ótimo.Sugiro as cortinas em cinza que seja mais escuro ou mais claro que o prata do sofá. Sendo o teto azul e se vc se sente confortável com ele, sugiro acrescentar objetos em azuis mais claros e mais escuros que o tom do teto.
bjo
rosana

VANESSA · 29 de novembro de 2011 às 11:07

OLA MEU SOFA E PRETO E RAK E PRETO E BRANCO,POSSO COLOCAR CORTINAS PRETA E BRNCA?E QUAL MOFADAS POSSO COLOCAR NO SOFA?

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 19:11

Oi, Vanessa,
sugiro que a cortina seja em cinza. O contraste preto/branco é muito forte.
As almofadas podem ser em cores mais vivas e alegres que vc goste, já que todas as cores são neutras.
bjo
Rosana

NATALLY · 29 de novembro de 2011 às 10:48

ESTOU COM UMA DÚVIDA ENORME
NÃO SEI QUE COR COLOCAR NO MEU SOFÁ
E NA PAREDE COM TEXTURA QUE FICA ATRAS DO DELE
MINHAS POLTRONAS SÃO DE MADEIRA,TABACO, COM O ASENTO BEGE
FAVOR AJUDA!!!!!

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 19:51

Oi, Natally,
Considerando somente as poltronas, sugiro que o sofá seja em bege como os assentos e que a parede seja em uma cor similar à das demais paredes (mais escura ou mais clara) se as demais paredes forem brancas, use uma cor que goste com o bege do sofá, que é neutra, logo, fácil de combinar com muitas cores, como azul, verde, etc. Acrescente objetos e almofadas em cores similares à cor da parede (não precisam ser iguais).
bjo
rosana

maria cristina · 29 de novembro de 2011 às 12:45

eu tenho um sofa grafite,q cor de tapete posso colocar pra ficar legal,meu rack é branco,mesa de vidro com cadeiras estofadas com branco,tenho um aparador de vidro tambem,minha sala é dividida com um balcao,entre cozinha e sala estar e jantar,obrigado,to esperando a sua resposta

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 00:39

Oi, Maria Cristina
POde ser cinza mais claro que o sofá. Manterá a neutralidade e enfatizará o branco.
Mas acrescente almofadas coloridas e alegres.
bjo
rosana

Cleusa · 29 de novembro de 2011 às 14:06

Ola gostaria de uma sugestão..
Uma parede da minha sala é em laranja o restante é todo branco…
Queria uma sugestão de sofá, que cor posso colocar.??

Um abraço
cleusa

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 00:43

Oi, Cleusa,
Com a parede laranja, o sofá pode ser cru ou branco (para ficar mais leve e neutro) ou marrom médio ou chocolate (para dar mais contraste)

bjo
Rosana

marcia dos santos · 29 de novembro de 2011 às 14:35

Pintei as paredes da sala de verde-claro.Que cor deverá ser o sofá, o rack e as cortinas????

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 12:11

Olá, Marcia,
O verde claro fica bem com marrom claro e médio, contrasta fortemente com o magenta, combina de forma alegre com o laranja e com os azuis. Vc pode, por exemplo, ter um sofá marrom chocolate, rack em madeira clara (com detalhes em branco, cinza ou preto, se desejar) e cortinas em bege ou marrom claro. E almofadas e objetos em laranja, azul, branco, verde mais escuro, branco..
bjo
rosana

marcia dos santos · 29 de novembro de 2011 às 14:39

e a cor do tapete?

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 12:14

Considerando que vc gostou do sofá em marrom chocolate, ele pode ser cinza médio.
bjo
rosana

Tatiana · 29 de novembro de 2011 às 23:00

Boa Noite!!Comprei duas poltronas vermelhas com detalhes em preto e agora estou na duvida sobre a cor do sofá que compro, pensei em comprar um marrom escuro e umas almofadas vermelhas mas não sei se vai combinar, o piso ceramico é claro. Preciso muito da sua ajuda.
Obrigada
Tati

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 11:35

Oi, Tatiana,
Acho que marrom escuro não vai ficar bem não… O mais fácil seria ou vermelho ou Cinza escuro, tipo grafite, ou preto. Sugiro o cinza escuro. E almofadas em vermelho.
bjo
ro

Zélia · 29 de novembro de 2011 às 11:26

Olá estou numa dúvida danada, com a escolha da cor do sofá, pois tudo esta muito claro na minha sala, a cortina é clara, a mesa é de alumínio com as cadeiras bege bem clarinha, a cerâmica é clara e as paredes são cor de biscoito, Também bem clarinha, queria de verdade colocar um sofá preto, se não der, que cor devo colocar?

Obrigada!!

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 20:53

Oi, Zélia,
Eu acho que o sofá preto ficaria sim. Faria um bom contraste. Outra cor poderia ser marrom, que combinam com as cadeiras em bege claro. Acrescente almofadas e objetos coloridas vivas tbém e alguns objetos em preto (ou marrom médio/escuro, se escolher o sofá marrom)
bjo
Rosana

Lola · 29 de novembro de 2011 às 17:33

Este comentário não está sendo feito para ser aceito, mas para lhe contar uma coincidência… Estava eu, sentada na cama, lendo seu site e elogiando-o para meu marido, quando ele diz: “Amor, ela trabalhou comigo”. Coincidência! :)

Abs,

Lola

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 17:39

Já te escrevi! Curiosaaaaaaaaaaaaaaa! Quem é o seu marido? kkkkkk!
Obrigada pelos elogios!
bjo
rosana

Lola · 29 de novembro de 2011 às 13:25

Você já conseguiu a pessoa que queria? Eu havia pedido para Eduardo ver com o Bernardo, do projac, Caso já tenha resolvido o problema, avise-me. :)
Ah! Estou esperando minha resposta… Ansiosa…

Beijo!

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 22:43

Oi, Lola,
Desculpe, tive diversos problemas no blog e um deles foi perder todos os comentários pendentes. Até o final da semana devo saber se realmente não terei como recuperar ou vou recuperá-los. Desculpe!
Se quiser, envie a questão novamente…
mil,mil desculpas.
bjo
Rosana
AH! já consegui a pessoa. Muito obrigada!

Lola · 29 de novembro de 2011 às 21:47

Olá! Como não me recordo como havia escrito, vou descrever como é minha sala e perguntar o que está certo e o que poderia ser mudado…

Tenho uma sala comprida, porém com apenas 2,80 de largura. As paredes são em um tom bege com teto branco e o piso marfim (laminado). Meu rack é branco, meu tapete preto e meu sofá que era branco, com os adolescentes, teve que mudar a cor para preto, como o tapete. A mesinha de canto é em madeira preta, pois fica entre o sofá e a cortina branca. A cortina, no momento é um corta luz que por dentro é branco, pois gostamos de ver tv!
Na outra parte da sala acabei de comprar uma mesa com pés em madeira preta e vidro fumê, com cadeiras da mesma cor dos pés da mesa e forro branco. Tenho perdidas ao lado do sofá e ao lado da mesa, duas estantes brancas que eram do escritório e acho que posso aproveitar na sala, (ou não) ao lado do sofá ou do rack.

Além da dúvida de onde vão ficar as estantes, de como será a cortina, que cor colocar com o branco que quero por fora, pois gosto de cortinas claras e ambiente iluminado, tenho dúvidas em relação a cor do sofá e do tapete. Eles podem continuar da mesma cor (preto)? Ou seria melhor trocar um dos dois para cinza? As almofadas do sofá, enquanto eu não decido todas as cores, são duas vermelhas grandes. Pensei em mudar o forro do tampo das cadeiras para cinza, mas fiquei com medo de ficar escuro demais, assim como tb pensei em usar cinza na cortina abaixo de uma branca de voil ou organza, mas tb tive medo de começar. Fora a ideia de um aparador ao lado da mesa, para colocar os pratos a serem servidos e um espelho grande do outro lado, na parede maior, de frente para porta de entrada, este não sei a cor da moldura, pensei em branco, e tb não sei se deve ser quadrado, minha preferência, ou redondo, ou mais de um redondo, por causa da mesa e tb já pensei em pintar a parede toda de branco, para dar mais luminosidade…
Como vê, estou perdida, pois não posso colocar tudo, ver como fica e trocar se não gostar!

Não gosto muito de enfeites, porém, como meu marido adora um quado de “new York”que temos, ele fica acima do sofá e algumas outras peças pequenas, vermelhas, ficam sobre o rack e a mesinha. Preciso compras alguns quadros e objetos para decorar tb!!! Mudei de uma casa grande para um apartamento, estou meio confusa… Nem deu para vc perceber não é??!!!!

Beijjo grande e espero ter dito o mais importante que é a cor do sofá e do tapete,rsss….

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 09:12

Oi, Lola,
Então:
Esta é uma ótima explicação do ambiente!! Dá trabalho mas eu tenho uma ótima idéia dele e acho que assim posso ajudar melhor.
Vc melhora a impressão de sala comprida mas estreita ou pintando uma das paredes mais estreitas (ou as 2) em uma cor quente (da família dos amarelos, vermelhos, laranjas…não precisa ser uma coisa berrante não – um off white tendendo levemente para o amarelo já faz diferença – e pode ser até uma cor fria mas tendendo para o quente, como um azul tendendo para o lilás, entende?) e/ou, como vc pensou, colocando espelho nas paredes mais compridas – como a sala é comprida use espelhos redondos, quadrados ou conjuntos de espelhos em formatos diferentes, pq se usar espelho retangular ele vai enfatizar o comprido da sala.

A base está toda neutra, mas realmente o tapete e o sofá em preto deve estar desequilibrando – sugiro que o tapete seja em cinza como vc pensou OU estampado OU listrado, com branco, preto, cinza, e mais uma (ou 2) cor que, na verdade pode ser qquer uma, mas pensei aqui em amarelo/marrom – um tom dourado, tipo ouro velho – não é brilhante não, que no final é como um tom de bege – e pensei no vermelho que vc já tem, mas sugiro um vermelho que não seja vivão, uma cor mais “adulta” . Uma idéia pode ser pegar este quadro q seu marido ama e usar uma (até 2) das cores que vc gostar nele – e que combinem – na estampa do tapete, nas almofadas e nos detalhes.

A cortina: Vc pode colocar persiana branca ou bege ou madeira clara, e cortina á frente – em bege mais escuro e tecido leve translúcido ou não – OU 2 varões: um com uma cortina bem leve translúcida (voal) em bege mais clara que as paredes e outra em bege mais escuro que as paredes e em tecido não translúcido (assim vc controla a luz tbem).
A mesa: Eu mudaria o forro branco para OU o tal bege dourado OU (o q gosto mais) uma estampa em cinza e vermelho e/ou bege. (pense aqui q se não quiser usar o dourado e vermelho mude para as cores que desejar – sugiro manter o bege)
As estantes: Se elas forem baixas e/ou vazadas (para não atrapalhar a luz) e puderem ser colocadas dividindo os ambientes de estar e jantar e diminuindo a impressão de comprido da sala seria ótimo. Elas poderiam ficar em branco mesmo, com objetos coloridos incluindo as cores que escolher. Dependendo do formato, uma pode até servir como aparador, será? Se não, vc pode pensar em um aparador bem fino (30 cm já comporta um prato) ou até uma prateleira presa à parede, simplesmente.

A parede que esteja de frente para a janela pode ser deixada em branco para refletir a luz de fora.
Vá fazendo as coisas aos poucos para ter idéias melhores ainda durante o processo. O primeiro passo será definir as cores.
bjos
Rosana

Ronise Malaquias Carlos Valadares · 29 de novembro de 2011 às 09:42

Bom dia! Tenho uma sala pequena com paredes brancas em que, com medo de sobrecarregar, coloquei uma mesa de 4 lugares com cadeiras em tom de bege escuro e o sofá de camurça com outro tom de bege escuro. Agora faltam cores! Pensei em apostar nas almofadas. Neste caso posso lançar mão de cores vivas como amarelo, verde, azul e vermelho ou tenho que seguir uma linha diferente?

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 19:41

Oi, Ronise,
Vc pode sim, usar almofadas e objetos coloridos para alegrar a sala. Mas sugiro escolher no máximo 3 cores, usando uma delas mais que as outras e acrescentando a estas tons de bege mais claros que os usados nas cadeiras e sofá. Por exemplo: Almofadas estampadas/listradas com fundo bege claro e estampa com azul e verde, outras lisas em azul, verde e bege. E não esqueça de alguns objetos nestas cores espalhados por todo o ambiente.
beijos
Rosana

simone · 29 de novembro de 2011 às 23:14

Ola meu sofa cinza com folhas preta .estampado a parede da sala e branca que cor de cortina e tapete combinaria mais minha sala e pequena

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 22:16

Oi, Simone,
estas cores são neutras, logo, vc pode escolher muitas cores mesmo…mas sugiro que a cortina seja em cinza mais claro que o sofá ou bege claro a médio, ou cru, ou marrom claro (bem claro) e o tapete pode ser preto ou cinza, depende do piso (se for claro, opte pelo preto ou cinza escuro.. se for escuro opte por cinza claro ou prata).
Acrescente almofadas e objetos em cores mais vivas e alegres como azuis, com bege e/ou prata.
bjo
Rosana

Caciana Lau · 29 de novembro de 2011 às 10:16

Oi!comprei uma estante preta com cinza mas n sei que cor comprar o sofá?

Responder

rosana · 29 de novembro de 2011 às 17:43

Oi, Caciana,
O preto é uma cor neutra, vc pode comprar o sofá na cor que desejar, só não sugiro o preto mesmo ou cores muito escuras para não ficar tudo escuro… Um cinza claro ou um bege manteriam a neutralidade e vc poderia acrescentar cores mais vivas e claras em objetos.
bjo
Rosana

juliana lessa · 29 de novembro de 2011 às 05:40

olá quero saber qual cor de sofá compra, ja que a parede da sala é camurça. preciso de uma cor ´que não suje logo, pois tenho crianças em casa!!!!!
obrigada

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 23:19

Oi, Juliana,
Opte por cores que não sejam escuras demais, pois acabam sujando tão rápido qto as claras. Sugiro um marrom um pouco mais escuro que o camurça da parede. E q acrescente almofadas coloridas nas cores que tiver na sala.
bjo
Rosana

Danubia do Prado · 29 de novembro de 2011 às 10:53

òla preciso de uma dica ,que cor e estampa de papel de parede posso usar em minha sala as paredes sao brancas o sofa e chumbo cortina e tapete champanhe as poltronas estampadas e almofadas champanhe com azul turquesa obrigada.

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 21:57

Oi, Danubia,
Sugiro uma estampa om fundo em cinza claro e que tenha, na estampa, tanto o champanhe como o azul turquesa, só que este em menor quantidade.
bjo
Rosana

Érica · 29 de novembro de 2011 às 21:48

Boa noite! Gostaria de saber sua opinião ! A minha sala uma só parede é camurça e as outras é branco o meu sofa é coral com a cortinas amarelo tipo cromo ,não chega ser amarelao mesmo não e o meu rack é preto com branco, vc acha que deveria ser de outra cor a minha sala e gostaria de saber a questão sobre o tapete qual a cor que cobina com td isso que falei para vc. Desde ja obrigada pela sua atenção e espero a tua resposta.bjs.

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 02:29

Oi, Érica,
Eu pensei em mudar a cor de carmurça para um cinza claro que fica super bem com coral e é a mistura de preto com branco do rack.
O tapete tbém poderia ser em cinza um pouco mais escuro que esta parede.
bjo
Rosana

Thaís · 29 de novembro de 2011 às 15:16

olá,gostaria de pedir uma ajuda na decoração da minha sala,ela é em duas paredes de frente uma para outra da cor uva francesa em textura,e nas outras duas é cinza prata,as duas cores perolizadas e dão destaque na sala,meu painel de tv está na de cor mais escura e ele é imbuia com preto,agora vem a duvida,que cor escolher para o sofá,cortinas,tapete,almofadas,enfim…por favor me ajude,já pensei em várias possibilidades porém tenho medo de aplicar e não ornar….aguardo resposta urgente,obrigada!

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 23:33

Oi, Thais,
A cor uva é bem forte e escura. Neste caso, eu prefiro que os demais elementos sejam claros e neutros, como sofá cinza claro prá médio ou bege ou marrom claro, tapete em um tom mais escuro que o sofá (eu não sei a cor do piso – ele deve combinar com a cor do tapete), cortinas em pérola, areia ou bege e nas almofadas colocar cor – o uva, azul que fica super bem com o uva, e detalhes em azul e cinza. Tenha certeza que os tons que escolher destas cores combinam entre si.
bjo
Rosana

Renata Andrade · 29 de novembro de 2011 às 21:01

Ola, venho primeiramente parabenizar pelas dicas postadas aqui; e gostaria muito que também pudesse me ajudar. Tenho uma mesa de jantar quadrada(tampão em vidro) com oito lugares na cor tabaco. O estofado das cadeiras são bege em suede amassado. E de frente, tenho um aparador com um mega espelho atras, uma mesa de centro grande, uma mesa lateral redonda tbm grande…e um jogo de sofá de dois lugares cada um na cor bege. A cortina é toda em voile branco e os moveis em tabaco. A dúvida é a seguinte: qual a cor que eu posso estofar o meu sofá? Que cor posso colocar na parede da sala de jantar? Gostaria de ter uma sala mais alegre, mais colorida, porém aconchegante. Desde de já agradeço muito pela dica, e fico aguardando ansiosamente a resposta.
Abraços,
Att,
Renata Andrade

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 15:27

Oi, Renata,
Todas as cores que vc falou que tem na sala são neutras: tabaco, bege… acredito que suas paredes são brancas, mas não sei a cor do piso. De qualquer forma, se vc quer mais alegria com aconchego, sugiro que pense em tons terrosos e acrescente verdes + bege nos objetos e parede. Qto ao sofá, sugiro que mantenha em uma cor neutra, pois não me parece que vc irá gostar de uma cor muito “cheguei”.. Então , repita o bege, mas um bege médio, não escuro, pois vc já tem os móveis em tabaco. A parede da sala de jantar pode ser em verde, um verde oliva médio a claro. Mas não esqueça de acrescentar objetos, almofadas, etc, nos tons terrosos+bege+verde, ok ?
bjo
Rosana

AidÊ e dênis · 29 de novembro de 2011 às 18:24

oi,boa noite ,me tira uma duvida ,minha casa é palha tenho uma escada na sala que é de mármore travertino e eu hj comprei um sofá e fiquei muito em duvida a cor ,acabei comprando me parece que uma cor chamada castor ,eu fiz bem em ter comprado esta cor ou qual seria melhor pra minha sala ?!!! qualquer coisa iria cedo amanhã para trocar .obrigada .

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 23:01

Oi, Aidê
O castor é uma cor neutra, não há qquer problema, a não ser que vc não goste. Ela combina com praticamente qquer cores que vc queira usar, gosto com vermelho, azul e também com verde.
bjo
rosana

luciana bomfim · 29 de novembro de 2011 às 16:33

o site está de parabéns!!! estou com uma dúvida cruel .Meu rack é cinza com manchas pretas, que cor compro meu sofá. Por favor mim ajude!!!

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 21:23

Oi, Luciana,
Estas 2 cores são neutras, portanto depende mais do seu gosto, se quiser um ambiente neutro, pode usar cinza claro a médio, um prata por exemplo. Se quiser uma coisa mais impactante: vermelho ou laranja são boas cores
bjo
Rosana.

Gabriela · 29 de novembro de 2011 às 13:46

Boa tarde Rosana, minha sala tem tons pasteis, meu sofa e chocolate mais ganhei duas poltonas giratorias pequenas na cor chumbo. To confusa e com medo de coloca las na minha sala. O que fazer para q elas se encaixem?
Muito Obrigada Gabi

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 19:28

Oi, Gabriela,
O chumbo e o chocolate podem deixar a área escura. Para diminuir esta possibilidade o que lhe sugiro é que use almofadas e mantas claras (em bege, cinza claro e repetindo os tons pastéis da sala, É bom tbém que o tapete não seja escuro.
bjo
rosana

Gabriela · 29 de novembro de 2011 às 00:30

Rosana boa noite. Gostaria de sua ajuda, minha sala tem tons pasteis mais ganhei duas poltronas na cor chumbo e to achando muito estranho elas junto ao meu sofá de cor chocolate. Será que estou sendo radicalpor querer as cores equilibradas ou certa?! Essas cores combinam? O que devo fazer? Muito obrigada. Bjus Gabi

Responder

Caroline · 29 de novembro de 2011 às 20:02

Boa noite! Preciso da sua ajuda!!! Minha sala tem as paredes claras teto branco, piso de porcelanato tipo perola clarinho e as paredes também… Colocamos um painel de tv marrom escuro o móvel também e meu marido quer colocar o sofá com uma cor marrom ( tipo um couro). Não sei se combina ou o que eu posso fazer para combinar… Não sei se marrom escuro ou um marrom caramelo ou se deveria fazer outra cor… Fico com medo de ficar muito pesado… O que você acha?! Posso fazer marrom e equilibrar com um tapete e a cortina?!
Adorei suas dicas
Obrigada,

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 13:50

Oi, Caroline,
Pelo que entendi, as paredes e piso são claros. Se a sala não for muito pequena ou os móveis não forem grandes demais para ela e a iluminação natural for boa, pode não pesar. E vc está certa em coloca tapete e cortina claros. Além disso, acrescente almofadas e objetos tbém claros e alegres.
bjo
Rosana

Marcia Souza · 29 de novembro de 2011 às 15:46

Boa tarde Rosana Silva, minha sala as paredes são pintadas com a cor algodão egípcio (um tom creme) com uma parede na cor marrom não muito forte com grafiato, tem um painel com rack na cor carvalho evora com gavetas pretas e o piso puxado para o bege, ontem comprei um sofá na cor suede lilas nem muito claro e nem escuro e 02 poltronas na cor bege claro com ramos de flores na cor próxima do sofá, estou numa tremenda dúvida se vai combinar e se fica melhor o sofá marrom seguindo as paredes. Por favor me ajude!!

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 12:31

Oi, Marcia!
As cores que vc usou na sala todas são neutras. É provável que o sofá fique bem sim. Acrescente almofadas que tenham as cores das poltronas, marrons e talvez vermelho ou azul, que podem ser usados tbém em objetos.
bjo
Rosana

Julia Maria dos Santos Silva Alexandrino · 29 de novembro de 2011 às 22:32

Olá!
Adorei as suas dicas e gostaria muito de sua ajuda. Tenho em minha sala um sofá de canto cinza escuro, as paredes são pintadas de verde vale(bem clarinho) e tenho uma parede com uma textura linda pintada de verde floresta (bem escuro) e quero muito trocar o sofá, dar um outro visual p sala, e não sei q cor comprar. O q você me sugere? Aguardo ansiosa seu retorno. Bjos e até lá.
Abraços
júlia.

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 18:46

Oi, Julia,
O marrom fica muito bem com o verde e é uma boa cor para sofá. Sugiro um que puxe para o chocolate, com um tiquinho de vermelho em sua composição.
bjo
Rosana

flavia · 29 de novembro de 2011 às 14:43

Oi! Adorei suas dicas! E gostaria de uma opiniao. Tenho consultorio de psicologia as paredes estão da cor gelo. Qual é a cor indicada para as poltronas. A sala nao é muito grande, mas tem boa claridade.

Responder

Rosana Silva · 29 de novembro de 2011 às 00:15

Oi, FLávia,
Vc não falou sobre as cores de outros móveis… De qquer forma, o gelo é uma cor neutra e tendo a sala boa claridade, vc pode inclusive colocar cores mais escuras nas poltronas. Também vai depender do estilo do seu consultório esta escolha. Se ele for mais descontraído, uma estampa pode dar mais alegria, mas se quiser ser mais clássica pode usar cores lisas, neutras ou que não sejam vivas demais ou um listrado discreto, por exemplo.
Enfim, tenho poucas informações para lhe dar uma sugestão mais pontual.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!